O Monge e o Executivo

O Monge e o Executivo James C. Hunter

Resenhas - O Monge e o Executivo

Jonas 05/06/2022

Uma lição sobre liderança
Mesmo que você não seja uma pessoa religiosa, esse livro ainda pode ser muito engrandecedor. Conceitos básicos como a diferença entre autoridade e autoritarismo, muitos conselhos no que diz respeito a interação no ambiente de trabalho, e por aí vai. Ótimas citações e uma ótima dica para pessoas que estão iniciando a vida profissional. Recomendo fortemente. Uma leitura leve.

Gey_sa 02/06/2022

Liderar é servir
Ótima leitura, com bons conselhos
Não senti muita profundidade nos personagens mas suas interações são interessantes

Fernando 31/05/2022

Uma história leve e rápida de se ler. É um livro muito bom para refletirmos a respeito do que realmente tem valor na vida é que como é importante essa reflexão junto com pessoas de pensamentos diferentes

Daniel.Duarte 28/05/2022

Maneira diferente de ver o mundo
Livro muito bom, que faz voce reconsiderar várias situações e comportamentos pessoais em sua maneira de lidar com as pessoas.
O monge e o executivo, nos apresenta uma visão diferente do mundo, e talvez a forma possivelmente, mas correta de lidar com ele, ao descrever a diferença entre poder e autoridade e como cada um destes faz com que a pessoas acatem ou não um pedido e reagem de maneiras bem distinta.
Porém, nos penúltimos capítulos deu uma caída na qualidade dos argumentos apresentados pelo autor para apresenta seus pontos sobre a liderança ao meu ver as críticas e questionamentos apresentados no final deixou a desejar. Isto, sem considerar que um dos maiores exemplos apresentado por ele não me é tão crível.
Contudo, o livro não perde sua qualidade no total, com um enredo de história trazendo um personagem para o desenvolvimento em um retiro e apresentando várias ideias através de um grupo, foi uma jogada muito boa e leve de passar os ensinamentos sobre liderança.
Aconselho o livro para quem se interessa, pois é uma leitura valiosa para o crescimento pessoal.

Marluce 19/05/2022

Liderança e Pessoas
Fala sobre liderança e o quanto é fundamental para ser um bom líder, a maneira como lidar com pessoas

Leila 18/05/2022

Não achei isso tudo...
Primeiramente devo admitir que eu estava com uma expectativa boa para com esse livro, pois na contracapa ele nos promete uma "transformação" após a leitura do mesmo. Porém devo admitir que não me senti muito tocada com os diálogos dos personagens e nem com o conteúdo que era abordado nas reuniões, talvez isso seja por eu estudar psicologia e conseguir ver que a maioria das coisas são referentes a análise do comportamento, colocadas de forma mais simples para que os leigos no assunto possam compreender. Até aí tudo bem, mas na hora que o autor pega pra falar de Freud... Kkkk não teve como, ele realmente não conseguiu esconder a aversão que tem por psicanálise. Todos podem ter suas opiniões sobre tudo, isso é óbvio. Porém do jeito que o autor colocou a psicanálise ali, qualquer pessoa que não conheça o assunto vai achar psicanálise e Freud a coisa mais terrível e sem noção do mundo. Isso eu achei golpe baixo do autor. Não havia necessidade nenhuma de colocar aquele poema "Determinismo revisitado" de autor "desconhecido" usado como piada.
Para deixar claro, minha opinião sobre as abordagens psicológicas é que por mais que elas possam ser diferentes entre si, todas merecem ser respeitadas e levadas a sério. Por mais que você discorde das ideias de alguma, é chato você colocar a sua como verdade absoluta e fazer pouco caso ou tentar desmoralizar outras abordagens.
Enfim, por mais que as conversas em grupo sempre entravam em assuntos mais filosóficos, eu achei que em diversas vezes algumas falas poderiam ser mais aprofundadas. Além de sentir que Simeão as vezes encerrava o assunto repentinamente, quando os diálogos poderiam continuar e serem muito proveitosos para todos.
Então, não vou dizer que gostei dessa leitura, mas também não vou dizer que não me agregou em absolutamente nada. Achei alguns dos diálogos até que interessantes. Eu também esperava um desfecho melhor para os personagens, principalmente o protagonista e Greg, que parecia na defensiva até nos últimos encontros, não demonstrando que "comprou" a ideia de Simeão, como ele dizia.
Se eu recomendo esse livro? Não. Mas se você for curioso leia, mas saiba que a psicanálise não é aquilo não tá kkk

Laris 16/05/2022

A arte de liderar, servindo !
Um livro que nos ensina como ser um líder seja no trabalho, em casa, no seu ministério, etc.. Para ser tornar um verdadeiro líder é necessário ter a humildade de servir ao próximo.
Muitas lições foram aprendidas, que com certeza colocarei em prática na vida .

Quotes com os melhores ensinamentos:

"E importante tratar outros seres humanos exatamente como você gostaria que eles o tratassem."

"Você gerencia seu inventário, seu talão de cheques, seus recursos. Você pode até gerenciar a si mesmo. Mas você não gerencia seres humanos. Você gerencia coisas e lidera pessoas."

"Sem confiança é difícil senão impossível conservar um bom relacionamento."

"Os escravos fazem o que os outros querem, os servidores fazem o que os outros precisam."

"...auto-realizar-se é tornar-se o melhor que você pode ser ou é capaz de ser."

"Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir." - JESUS CRISTO

"A obediência, entre outras coisas, também tem feito maravilhas para quebrar meu falso ego e meu orgulho. Essas duas características têm a capacidade de interpor-se no caminho de nosso crescimento, se deixarmos."

"Quando servimos e nos sacrificamos pêlos outros, exercemos autoridade ou influência, a "lei da colheita de que Teresa falou. E quando exercemos autoridade com as pessoas, ganhamos o direito de sermos chamados de líderes."

"Não tenho necessariamente que gostar de meus jogadores e sócios, mas como líder devo amá-los. O amor é lealdade, o amor é trabalho de equipe, o amor respeita a dignidade e a individualidade. Esta é a força de qualquer organização. ? VINCE"

"...amor não é como nos sentimos a respeito dos outros, mas como nos comportamos com os outros."

Paciência - mostrar autocontrole

Bondade - dar atenção, apreciação, incentivo

Humildade- "Ser humilde é ser real e autêntico com as pessoas e descartar as máscaras falsas.

Respeito - tratar as pessoas como se fossem importantes

Abnegação - satisfazer as necessidades dos outros

Perdão? desistir de ressentimento quando enganado

Honestidade - ser livre de engano

AMOR E LIDERANÇA
Paciência: Mostrar autocontrole Bondade: Dar atenção, apreciação e incentivo
Humildade: Ser autêntico e sem pretensão ou arrogância
Respeito: Tratar os outros como pessoas importantes
Abnegação: Satisfazer as necessidades dos outros
Perdão: Desistir de ressentimento quando prejudicado
Honestidade: Ser livre de engano Compromisso: Sustentar suas escolhas
Resultados:Pôr de lado suas vontades e necessidades;
Serviço e Sacrifício: buscar o maior bem para os outros

" ...todos estão sempre observando o que o líder faz.
...Tudo o que o líder faz envia uma mensagem."

"A única pessoa que você pode mudar é você mesmo".

Práxis: Isso é práxis. Os sentimentos virão em consequência do comportamento.

Paciência, bondade, humildade, abnegação, respeito, generosidade, honestidade, compromisso. Estas são as qualidades construtoras do caráter, são os hábitos que precisamos desenvolver e amadurecer se quisermos nos tornar líderes de sucesso, que vencem no teste do tempo.

"Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino".

"Eu não sei qual será seu destino, mas uma coisa eu sei. Os únicos que serão realmente felizes são os que buscaram e descobriram o que é servir."

"Uma jornada de duzentos quilômetros começa com um simples passo."

Leticia 15/05/2022

Nunca é tarde para mudar!
Estava em busca de algo para ler mas meus livros ainda não tinham chegados dos correios, foi quando fui pedir um livro emprestado a minha avó e ela comentou que esse livro era muito bom é que eu podia ler tranquilamente. Confesso que pensei em não ler, mas eu hoje eu percebi o quanto esse livro é rico em conhecimento, personagens bem carismáticos e uma história motivadora, leiam!

Camila 14/05/2022

Raso
O livro tem algumas mensagens interessantes, mas não achei mto profundo. TB achei a crítica q ele faz ao Freud mto rasa. Ele passa boa parte do tempo argumentando sobre como o líder tem grande influência sobre a vida das pessoas, mas ao mesmo tempo, qnd parte do ponto de vista do funcionário, ele é responsável pelas próprias escolhas. Achei mto contraditório.

Juliane.Cristina 14/05/2022

O monge e o executivo (muitos aprendizados)
O monge e o executivo, livro escrito por James C. Hunter, conta a história do executivo John Daily, que vai a um mosteiro passar uma semana para receber lições sobre liderança, já que está passando por um momento de fracasso como marido, chefe e pai.
No mosteiro John vai conhecer Leonard Hoffman, ex empresário de sucesso que largou tudo para virar monge e agora atende por nome Simeão, ele é quem vai dar as orientações ao grupo de pessoas, incluindo John, que foi em busca de conhecimentos sobre liderança nesse lugar.
O livro gira em torno de todo conhecimento repassado de forma humilde e simples a essas pessoas.
Gostei muito da leitura, é simples e fluida, apesar de não ver nada extremamente inovador, pois muito do que foi descrito já havia estudado.
Mesmo assim achei super válido conhecer essa narrativa tao conhecida e que encantou tantas pessoas.
Recomendo a leitura pra quem quer/pretende se tornar líder e também para os que já exercem essa função. Lembrando que liderança pode ser exercida de diversas formas, em casa, no trabalho, igreja, etc.
São princípios repassados que tem como premissa central o servir.
É bem interessante!

Patrick 09/05/2022

Incrível e enriquecedor
Incrivelmente bom, uma das leituras fora do nicho que eu gosto de ler que eu realmente gostei e que recomendo demais para ler, tirou diversas dúvidas que eu tinha

Reh 09/05/2022

Lições pra vida!
Eu tive que ler esse livro para a minha aula de administração, imaginei que seria um livro quase didático. Mas não esperava que fosse uma história com personagens carismáticos que nos ensina princípios de liderança sem deixar de se preocupar com a construção de fatos, mostra o crescimento e amadurecimento dos personagens.
Não me esqueço da maioria desses princípios justamente porque à cada capitulo foi abordado temas diversos com ilustrações diferentes.
É um tipo de livro que não estava acostumada a ler então fiz por obrigação, mas é muito bom até mesmo para quem não se interessa em administração ou liderança. Ele ensina verdades da vida também. Coisas que só com a idade são descobertas, por isso é um monge conversando com o executivo!

rain 05/05/2022

Um livro totalmente fora do contexto!!! Perfeito!
Ok, normalmente eu sou contra livros de autoajuda e afins, mas esse livro me pegou totalmente de jeito. No começo achava que seria mais um livro sobre Deus e religião, mas ai que me enganei lindamente. O livro tem como foco principal a liderança, mas não deixa de abordar outros tópicos como o amor ágape, felicidade e afins. Além de utilizar ótima referência de personas na história, eu realmente sai dessa leitura completamente como um novo objetivo, recomendo muito a leitura. É ótima até pra ressaca literária!
Leticia 09/05/2022minha estante
vou começar a ler hoje, espero gostar também

Kewllyta 03/05/2022

Enfadonho
Achei a leitora bem enfadonha e sem tantas "novidades", achei suas palavras bem óbvias na época que li. Eu comparo esse livro ao Pequeno Príncipe que muita gente o coloca em alta conta e eu acho bem blazé.