O Monge e o Executivo

O Monge e o Executivo James C. Hunter

Resenhas - O Monge e o Executivo

Viri 21/01/2024

Vc é um gerente ou um líder?
Gostei muito do livro. Se você já liderou uma equipe, por menor que ela tenha sido vc irá se identificar com algumas questões abordadas.
Acho que todos que fossem liderar deveriam ler, antes de assumir a posição.
Adorei quando o monge cita o maior líder q tivemos na Terra e exemplifica seus conceitos os tornando de fácil entendimento e uso no dia a dia.
Recomendo a leitura a qualquer pessoa que segue: Faça aos outros o que gostaria que fizessem a vc!
Boa leitura!

Samuel._.jrs 16/01/2024

Sensacional
Livro curto e super simples, ótima narrativa e ensinamentos profundos, fiquei espantado com a base de ensinamento usada por Simeão ?? esse vai ser levado pra vida!

Lívia GM 10/01/2024

Princípios para uma boa liderança
Já li alguns livros que falavam a respeito de liderança e em um deles, inclusive, o conceito de liderança servil abordado nesta obra era exposto. No entanto, creio que esta se diferencia das anteriores por seu tema ser exclusivamente os princípios da liderança, que se aplicam a todo e qualquer líder, independentemente de qual seja o seu campo de atuação. Se hoje eu precisasse indicar um livro sobre o tema, certamente este seria o escolhido. Isso porque ao longo da obra encontrei reflexões muito relevantes, orientações em relação ao nosso comportamento diante dos nossos liderados que eu mesma já presenciei o quão importantes e válidas são.

Como alguém que já passou pela liderança de diferentes grupos, posso atestar o quanto desafiador é exercer essa posição. Por vezes, fracassamos por não compreender a melhor dinâmica a ser aplicada a cada contexto e conjunto de pessoas que estão sob a nossa responsabilidade. Um dos pontos que a obra aborda é sobre o uso do poder e da autoridade, o poder é visto como uma "faculdade" que pode ser acionada, mas que tende a ser impositiva, através da qual se toma decisões que não levam em consideração a visão dos liderados e suas respectivas opiniões. Ao contrário da autoridade, definida como a "habilidade de levar pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa da sua influência pessoal" (p. 29). E é aí que reside o seu diferencial. Você pode, sim, ter um grupo que abraça as suas ideias, que lhe apoia e respeita sem fazer o uso desse poder impositivo. Algo que descobri ao longo das minhas experiências é que as pessoas não gostam de apenas serem mandadas, elas gostam e precisam ser ouvidas para que se sintam parte atuante do grupo. Ao terem as suas sugestões aderidas, muda-se seu nível de envolvimento com o grupo.

Outro ponto crucial que a narrativa nos traz é a respeito do cultivo dos relacionamentos entre o líder e seus liderados. Quantas e quantas vezes focamos tanto naquilo que precisa ser feito, nas metas e objetivos a serem atingidos e nos esquecemos de nutrir o relacionamento com os envolvidos nesse processo. Eu já fui esse tipo de líder e hoje luto fortemente contra essa tendência. Aprendi que preciso me conectar às pessoas as quais lidero, quero saber como estão, o que tem acontecido em suas vidas, como estão os seus estudos, as suas famílias. Acreditem, é terrível a sensação de conviver semanalmente com pessoas com as quais você só se aproximará para sondar ou cobrar algo que precisa ser feito. Pois, cria-se uma imensa lacuna entre tais partes, vão este que pode resultar na falta de comunicação do grupo, cuja a consequência pode ser um grupo cuja a identidade reflete apenas a face do seu líder. Com o passar do tempo, as próprias relações entre os integrantes do grupo, do ministério, são prejudicadas.

Além disso, devo destacar o conceito de liderança servil trazido pelo autor. De acordo com ele, "o papel do líder é servir" (p. 53). É impossível não atrelar esta afirmação com o ministério de Jesus na terra, o autor mesmo, através da personagem Simeão, traz esta ponderação. Jesus foi o maior exemplo de liderança servil que pudemos ter. Ele mostrou aos seus discípulos que apesar de ser Deus, o supremo líder da sua igreja, Ele os servia. Para mim, esse estilo de liderança encontra sustentação na minha experiência de liderança atual. Um dos meus princípios norteadores nessa trajetória é que eu deveria não apenas querer o suporte dos meus liderados e de outros colaboradores do meu grupo, mas deveria ajudá-los em suas demandas, independentemente de estarem relacionadas com o meu grupo ou não. E hoje, graças a Deus, desfruto de um suporte imenso por parte desses, fato que mostra que devemos, sim, servir.

Por fim, destaco o seguinte princípio: "o líder deve incentivar e dar condições para que as pessoas se tornem o melhor que podem ser" (p. 58). Não sei se você como líder já teve ciúmes porque um dos seus liderados estava se destacando em seu trabalho. Creio que essa pode ser uma propensão natural do ser humano, pois, quando isso acontece, você acaba deixando de ser o centro das atenções. Mas tentemos agir de um outro modo, pense comigo: um grupo excelente reflete a excelência individual de seus integrantes. Se eu tenho pessoas no meu grupo as quais se comprometem com a nossa causa e se dedicam intensamente a elas, o resultado do trabalho que desenvolveremos ultrapassará as expectativas almejadas. Outro ponto é: você terá um exemplo a seguir. Por vezes, somos aquele em que as pessoas do grupo se espelham, afinal, somos os que os conduzem. No entanto, com o passar do tempo, acabamos por esgotar aquilo que podemos oferecer como fonte de inspiração para eles, tudo que tínhamos já os apresentamos. Ou mesmo, ficamos desmotivados por estarmos fazendo sempre o mesmo e não tenho nenhuma nova inspiração. E é aí que também essas pessoas que se destacam no grupo podem atuar positivamente. Ao longo dos 3 últimos anos vi pessoas sob a minha liderança que se destacaram em diferentes áreas - no ensino, nas artes, na didática, nas missões e assim por diante - e posso afirmar com toda a convicção que eles foram e são exemplos para mim.

Este foi um pequeno resumo do que pude encontrar na obra, creio que a sua liderança pode ser enriquecida com a leitura da narrativa completa.

maiaemaia 04/01/2024

Amor
Que livro fascinante! Em todos os sentidos. Uma leitura leve, mas que te faz refletir sobre as lideranças ao seu redor e sobre a sua liderança na própria vida. Como a mudança de comportamento e como pessoas influentes seguindo os princípios mais simples conseguiram marcar a história. Uma verdadeira aula de humanidade, que te faz refletir sobre você mesmo e te transporta para aquela sala de aula discutindo os princípios de autoridade, amor, caridade, honestidade e humanidade. Um livro que toda pessoa deveria ler!

Pr. Gabriel Costa 03/01/2024

Tudo ao seu tempo
Quando ele livro encabeçou na lista do mais vendido no Brasil e todos comentavam sobre ele, o que desejou veio para adquirí-lo. Porém outras prioridades eram mais urgentes naquela época.

Demorou, mas hoje eu posso confirmar que é um livro excelente, cada lição e emoção transmitida toca a mente ao passo que é impossível a pessoa não ser tocada por essa obra para ser uma pessoa melhor.

Dê um passo de cada vez e mudança virá.

Andrecruz.psi 30/12/2023

Uma manual sobre liderança
Essa é a segunda vez que leio esse livro, a primeira vez foi no ano de 2012, época em que comecei a trabalhar.

Lembro que em algum momento ouvi um líder falar sobre esse livro.

E depois o meu conceito sobre liderança mudou drasticamente e utilizei os ensinamentos dele para nortear a minha posição como liderado na empresa.

Agora em 2024 vou assumir um cargo de liderança e não poderia deixar de lê-lo novamente.

O próximo sobre esse tema é o:

Como se tornar um líder servidor, também do mesmo autor, acredito que seja uma continuação no Monje e o Executivo.

Carol Martins 29/12/2023

É reflexivo, mas nada profundo demais
O livro é bonzinho, me fez refletir sobre alguns assuntos e esclarecer alguns outros, mas ñ foi nada q me desse uma super ?virada de chave?.

Cristiano 25/12/2023

O livro me surpreendeu positivamente, desde que comprei o mesmo tinha um certo preconceito de ser levado para uma narrativa religiosa.

Porém gostei da abordagem, e dos ensinamentos, achei bem profundo!

Pela primeira vez ouvi falar do amor não como sentimento, e sim como ação; O Contexto traz abordagens importantes sobre liderar com amor, que ser líder exige determinados sacrifícios, intenções sem ações de nada adiantam.

Verdadeiramente é um livro que vale a pena ler!

Anita Pêssego 22/12/2023

Uma lição sobre Amar
O Monge e o Executivo debate sobre o papel do líder nas organização no que diz respeito as relações humanas.
Nossas escolhas impactam a vida das pessoas ao nosso redor, e na posição de liderança as consequências podem ser desastrosas.

Um ex executivo que agora vive em um mosteiro como frade debate durante 7 dias com um grupo de diretores de empresa, escolas, clínica e militares sobre leis de moral, ética, relacionamento, religião, sobre as escolhas erradas que estão levando-os a ruína. As lições práticas tiradas neste te fará refletir sobre o modo como julgamos as pessoas com base nas nossas vivências e visão de mundo.

Vale a pena a leitura, super indico!

Fernanda2633 21/12/2023

Um livro pequeno, facil e rápido de ler , consegui absolver e utilizar no dia a dia várias coisas que aprendi no livro. Adorei bastante

mariaheloisab 18/12/2023

O Monange e o Executivo
Eu achei um livro muito importante , fala sobre como se tornar um líder na sociedade e sobre o relacionamento com a população. Acredito que por eu não ser acostumada com esse tipo de leitura , demorei mais tempo em relação a outros livros. Recomendo esse livro pra pessoa que gostam desse gênero e quererem de alguma forma aprender a conviver em sociedade. Minha nota foi 3,5 , pois não gosto muito desse tipo de leitura , mas me permitiu a evoluir meu pensamento sobre o relacionamento e liderança , aprendi que não devemos mudar nossa personalidade para agradar as pessoas, não confundam hábitos ruim , com personalidade.

Maria.Barreto 18/12/2023

O monge e o executivo.
Confesso que por várias vezes peguei esse livro na estante e relutei a lê-lo.
E agora que resolvi ler me surpreendi demais. É um livro cheio de reflexões maravilhosas. Apenas leiam.

KEL 17/12/2023

96 | O Monge e o Executivo
Reflexões interessantes sobre a vida e a liderança.

O livro me pegou de surpresa por ensinar e apresentar o que ele propõe de forma leve e descontraída, usando os personagens para mostrar ao leitor o que ele precisa entender.

Foi uma boa experiência, tirei bons ensinamentos sobre o que é ser um líder. Uma forma diferente de encarar a liderança.

Bruno Campos 15/12/2023

Esse livro tem duas faces
Este livro é como se fosse uma palestra em forma de narrativa. É um livro que fala diretamente sobre liderança, servidão, amor e compreensividade de modo que seu enredo tem seu foco total nos ensinos. Para a base narrativa foi necessário apenas um prólogo para estabelecer personagens, tempo e lugar e uma curta finalização. Assim, todos os personagens colocados, suas personalidades e situações envolvidas são dispostos de forma a ensinar sobre o tema da forma mais aprofundada. Isso se comprova no trabalho do autor, que é consultor chefe na área de RH, instrutor e palestrante.

Dessa forma, a narrativa do livro não é rebuscada, pelo contrário, ela só faz o básico. Isso pode incomodar quem não perceber a intenção do livro, que é transmitir o conhecimento do autor através de uma linguagem mais acessível e confortável. Certamente não é o entretenimento. Os diálogos são muito óbvios e os personagens tem um estranho comportamento de participação. Dentro do âmbito profissional, chamamos isso de exposição, que é quando o autor usa um personagem para entregar diretamente as informações da história, mas é um recurso usado de forma ruim e até infantil no livro. Mas, novamente, essa não é a intenção do livro nem a formação acadêmica do autor, o problema é que devido ao seu prólogo alguém pode pensar que existe uma trama verdadeira ocorrendo e talvez se interessar pela história, mas não será entregue. Porém, é dessa forma que o autor consegue explicar seu aprendizado sem deixar maçante para o leitor.

Portanto, esse livro pode ser uma faca de dois gumes para o público. Quem pensar em ver uma trama envolvente poderá sair frustrado, enquanto quem perceber que o livro é fundamentalmente uma palestra terá seu desejo acima do que poderia esperar. É um bom livro e vale a pena a leitura.

TonCardoso 11/12/2023

Leitura Obrigatória.
Aquele livro que te entrega tudo, te faz refletir sobre tudo, sobre tua vida inteira, te coloca pra pensar em coisas que tu não está acostumado, te faz ver coisas de formas diferentes do que tu está acostumado.