O Monge e O Executivo

O Monge e O Executivo James C. Hunter

Resenhas - O Monge e o Executivo

Karina Rangel 20/05/2012

UMA AULA DE LIDERANÇA
Este livro é sem sombra de dúvidas uma aula sobre liderança,James C. Hunter nos ensina em poucas páginas e com uma história intrigante e interessante, como ser um Bom Líder, Liderar e Muito sobre Liderança(para não dizer TUDO).Eu acredito que todos que exercem uma posição de liderança em suas vidas deveriam ler este livro, para que pudessem aprender com ele, assim como eu estou aprendendo.
INDICO A TODOS!!!!

Erika 28/04/2012

Entendendo mais sobre a essência da liderança.
O monge e o executivo é um livro que prende a atenção do leitor desde o primeiro capitulo. Ele é narrado por um empresário, chamado John, que desde criança passa por coincidências com o nome Simeão.
Quando John começa a passar por uma fase difícil em sua vida, sua mulher e seu chefe o convencem a ir a um mosteiro cristão para alguns dias de reflexão. Lá ele conhece um ex-executivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos, Leonard Hoffman. Dentro do mosteiro ele havia sido batizado como Simeão, quando John soube disso, teve certeza que aquelas coincidências tinham algum significado e agora esperava que ali naquele mosteiro ele conseguisse encontrar respostas para muitas de suas perguntas.
Simeão passa a dar palestras todos os dias para o grupo de pessoas que estavam no mosteiro com o mesmo objetivo de John, colocar ideias no lugar e tentar descobrir porque estavam encontrando dificuldades para desempenhar seus papéis de líder.
Durante as aulas Simeão procura deixar claro para o grupo que liderança não é o mesmo que poder. Pois poder costuma funcionar somente num período muito pequeno de tempo, já a liderança que é executada através da autoridade, se for desempenhada com entusiasmo e preocupação em relação às necessidades dos subordinados faz com que as pessoas se sintam importantes e deem o melhor de si no trabalho.
Outro tema abordado por Simeão foram os paradigmas. Todo bom líder deve não só saber identificar os velhos paradigmas, mas também se adaptar a novos. Pois algumas vezes eles podem até atrapalhar a vida das pessoas, porém em outras eles podem ajudar e muito.
É importante lembrar que nenhum líder consegue desempenhar seu papel de maneira devida se não tiver vontade, pois é somente essa vontade que faz com que ele esteja certo de que vale a pena satisfazer as necessidades que seus subordinados demonstram. Afinal, ser líder não é apenas liderar, mas também servir e se sacrificar. Dai vem uma frase muito interessante citada por Simeão “comportamentos positivos acabarão produzindo sentimentos positivos”.
O autor finaliza o livro citando as recompensar que o líder terá se demonstrar esse tipo de comportamento. Um ambiente agradável, alegre e de maior rendimento, sem sombras de duvida.
A meu ver, o livro é muito interessante, principalmente para quem está exercendo ou irá exercer algum cargo de liderança. Pois ele ensina como fazer uso da autoridade sobre as pessoas de forma saudável e respeitosa, mostrando que um líder tem que ter acima de tudo humildade, caráter e respeito por seus liderados. Pois pessoas felizes produzem mais.

Peppa 24/04/2012

Maravilhoso!!!
Deliciosa leitura! Um livro para ser lido e relido! Adorei, li e já dei de presente a várias pessoas. Para quem exerce ou está se preparando para exercer um cargo de chefia/liderança, deveria ser "leitura obrigatória", em especial, para os que ocupam cargo na esfera pública.

Tomaz 03/05/2012

A linguagem utilizada é muito ruim
Me senti uma criança de 7 anos lendo o livro.
A linguagem é muito tola, beirando a infantilidade.
Parecia que estava assistindo aqueles desenhos do canal cultura ou programas tipo GLUB GLUB e RA TIM BUM.
Para não ser injusto, vale salientar que não sou fã de livros de auto ajuda e este livro é um livro, na minha opinião se encaixa na categoria.

Domingos 12/05/2012

A bíblia do líder eficaz...
saber definir a diferença entre poder e autoridade, é a base principal para o sucesso deste livro...
devido a isso, tenho incentivado todos os meus funcionarios a degustar estes valiosos principios, pois devido a tais tenho mudado o perfil de atendimento ao cliente na minha empresa, e os resultados tem sido excelentes...

obrigado james, que DEUS o inspire a lançar mais joias como esta para quebrar velhos paradigmas deste antiquado sistema comercial que vivemos
que DEUS o abençoe...

Marcelob 24/05/2012

Leitura agradável
Um livro curto mas com informações substancias, cheio de sabedorias e frases motivadoras, vale a pena a leitura, abrange lições profissionais e familiares, com alguns clichês e peculiaridades, recomendações de livros e frases de pessoas eminentes.
" de nada vale aprender bem, se não fizermos bem."
" somos senhores e senhoras, atendendo e/ou servindo, senhores e senhoras."
recomendo, uma leitura rápida e agradável.

Elissandro 18/06/2012

O Monge e O Executivo
Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos. Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. "O Monge e o Executivo" é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.
Excelente livro, traz várias e diferentes experiências sobre liderança, mostra que buscando e seguindo alguns princípios básicos de convivência pode-se conquistar a confiança e o engajamento das pessoas em qualquer situação. A obra nos leva a uma viagem pela consciência, o que estamos fazendo certo, ou o que estamos fazendo errado, enumera várias qualidades que ja nascemos com ela ou que podem ser adquiridas com o passar dos tempos, mostra ainda que precisamos mudar nossa forma de nos relacionarmos com as pessoas, seja no trabalho ou na família e até com os amigos. A liderança é descrita como autoridade conquistada e nao imposta, uma liderança com amor, mas nao amor em forma de sentimento, mas sim, o amor em forma do servi. Ser lider acima de tudo é ser servo do outro, liderar não é encostar-se no poder, mas sim, correr atrás de uma autoridade, só que uma autoridade conquistada com sacrifico, muita dedicação e acima de tudo com muito amor. A grande virtude de um lider esta na forma como trata a pessoas, sempre com respeito, cuidado e responsabilidade.

Marcio 15/06/2012

Leitura clara e direta sobre liderança.
Livro expõe definições bem claras sobre liderança, estimula bastante a execução desses terms no dia a dia. Gostei muito.

Vivi 18/06/2012

O Monge e o Executivo
O livro é do tipo auto-ajuda com um pouco de estória. Trata-se de um homem, John, que não está sabendo ser líder da empresa em que trabalha e também não está conseguindo exercer autonomia sobre sua família. É uma história muito boa para quem quer melhorar e aproveitar ao máximo de sua vida. Apesar de ter um pouco de história, o livro não mostra o final de John com sua família ou na empresa que trabalha.

Igor 16/06/2012

O monge e o Execultivo
O monge e o Execultivo e um dos livros mais detalhados sobre como liderar no mercado de trabalho.
Ele consiste em ensinar-lhe tecnicas de como lidar com situções extremas como intriga em setores, como fazer o crecimento de setores dentre outros.

Carlão 30/06/2012

Grandeza silmples
Ótima leitura para refletir em como nosso comportamento influência nosso destino e nossos próprios sentimentos.
Nada surreal, muito pelo contrário. Fala sobre atitudes que conhecemos muito bem, porém são esquecidas ou destruidas pela frieza de toda sociedade e vivência. Com certeza após a leitura não há como permanecer indiferente a velhos hábitos prejudicias a outros e principalmente a nós próprios. Recomendadísssimo!!!

Bruno 09/07/2012

Um dos trechos do livro que acho que sintetiza muito o que aprendi ao lê-lo:"Nosso objetivo aqui como seres humanos é evoluir para a maturidade espiritual e psicológica. Isto é o que agrada a Deus. Amar, servir e doar-nos pelos outros nos forçam a sair do egocentrismo. Amar aos outros nos faz sair de nós mesmos. Amar aos outros nos força a crescer."
"...aparentemente Jesus Cristo não queria dizer que nós devemos fazer de conta que as pessoas ruins não são ruins, ou nos sentir bem a respeito de pessoas que agem indignamente. O que ele queria dizer era que devemos nos comportar bem em relação a elas."
"...quando Jesus disse para "amar seu próximo", ele estava pedindo para que tivéssemos afeto por ele."

Bárbara 26/07/2012

O livro mostra a importância da liderança e do bom relacionamento entre líder e empregados narrando a história de John Daily, um bem sucedido executivo. Sua vida parecia equilibrada mas de repente percebe que sua sua vida estava desmoronando em diversas áreas.
Após alguns acontecimentos ele atende a um pedido de sua esposa Rachel e do Pastor da igreja que frequenta, ele decide participar de um retiro em um mosteiro e fica interessado por saber que Leonard Hoffman, um reconhecido ex-executivo, se encontra neste mosteiro como frade, a partir daí começa um aprendizado, não somente para ele mas também para o leitor que o acompanha.
É um livro para repensar em atitudes, o autor demonstra diversas experiências que ao segui-las qualquer um pode tornar-se uma grande líder. Algumas coisas que são óbvias para alguns, passam desapercebidas para outros.
Algo que chama atenção é o modo do personagem tratar o amor e a vontade, alguns princípios para se tornar um bom líder. Após esta exímia explicação de James Hunter fica mais fácil ter a compreensão de algo tão claro e importante.

André 17/07/2012

Poder e Liderança
O livro mostra a diferença entre liderança e poder, quando uma pessoa ameaça para executar tarefas, utiliza o poder e uma das consequências é o isolamento profissional e social, quando utiliza a liderança às tarefas são executadas sem a necessidade de ameaças, cada uma tem sua prioridades e sistemas de medição de desempenho melhorando o entrosamento entre as pessoas.

André Gonçalves 17/07/2012

Uma oportunidade para nos recriarmos
Foi um livro que me fez pensar em atitudes e reações. Usando termos corporativos, um livro que agrega muito valor para o desenvolvimento de nossa inteligência emocional e obviamente nossa espiritualidade.