Memorial do Convento

Memorial do Convento José Saramago

Resenhas - Memorial do Convento

Marcos Nandi 23/11/2023

QUE LIVRO!
É até difícil de resenhar, mas vamos lá hahaha

Já li sete livros do Saramago, mas ainda acho uma das leituras mais complexas de se fazer. E não é só pela estrutura gramatical, mas pela poética, por sua intensidade, e este me exigiu muito, principalmente no lado emocional que não está lá essas coisas hahahaha.

O livro é polifônico. Possuí várias vozes que narram uma história anacrônica. Vai para o passado e ao futuro numa velocidade ímpar. Alguns fatos que acontecerão no futuro dos personagens, e que se passarão depois na história narrada no livro, se intercalam com informações dos passados dos personagens.

Junte isso, a uma dose de romance misturada com um desdém contra Portugal, e temos o plot da história.

A ação do livro se passará numa Portugal governada por João V, pai de D Pedro I (lembre-se que nosso D. Pedro I, é o D. Pedro IV na ordem de sucessão ao trono de Portugal).

Temos um rei fazendo o papel de...rei. Autocrático, egolatra e extremamente passivo com seu povo e alheio ao santo ofício que insiste em queimar "bruxas".

Casado com Dona Maria Ana, uma mulher fantoche dentro de um sistema em que a mulher só serve para "sentir as dores na lua de mel" e parir, mas que não consegue ter filhos que vingue para assumir uma eventual sucessão. Cujo único pecado é ter sonhos eróticos com seu cunhado.

Porém, dado momento, o rei promete a construção de um convento Franciscano, se Deus abrir a madre de sua esposa e gerar-lhe filhos.

O convento passa a ser então, talvez, o protagonista do livro. Todas as ações se passam em virtude dele e por ele.

Oposto a opulência real, temos uma Lisboa que cheira mal, cheia de pestes e doenças mortais, onde reside Baltasar Mateus, o Sete-Sóis, ex-combatente de guerra, cuja mão esquerda é decepada, vivendo em Lisboa como um pedinte.

Em certo domingo, num dia de santo ofício, Sebastiana Maria de Jesus, é condenada ao açoite público e ao degredo para Angola por ter visões e revelações. Sua filha Blimunda tem o dom de ver por dentro das pessoas, e se apaixonara por Baltasar.

Junto a esse casal, temos também, um padre que sonha em construir uma máquina que fizesse o homem voar. Esta passarola, também será um personagem.

Cara, a leitura é essencial! Nenhum resumo dará a dimensão desta obra prima.

mipavaneli 11/11/2023

Favorito da vida
Um dos motivos pra eu ter demorado pra escrever essa resenha é que estava digerindo a leitura e todas as marcas que deixou em mim. Também não pensei que poderia fazer jus à complexidade das personagens e essa historia tão encantadora.

No começo tive medo de não me conectar com essas pessoas tão peculiares vivendo uma realidade tão diferente (e com a escrita do Saramago em pt de Portugal kkk), mas todos se mostraram tão humanos que isso não foi um problema.

Pode ser que a leitura não funcione pra todo mundo, mas pra mim a história foi tão lúdica e com tantas nuances sobre o que é ser humano que valeu super a pena. Um favorito da vida ??

Vicky.Schneider 18/09/2023

Leitura muito cansativa, sim. Descrições detalhadas e vocabulário complexo. Mas uma construção bonita. O final ganhou meu coração. Com paciência e persistência, é uma leitura que vale o esforço.

Luana.Chuq 15/09/2023

Eu sempre fico com receio de dar nota baixa para um livro, não sei se é por questões só de gosto. Esse livro em específico demorou a me prender. Não consegui construir bem os protagonistas na minha cabeça. E foi um alívio terminar essa leitura, não queria desisti.
Espero muito que o Ensaio sobre a Cegueira seja, p mim, um livro melhor de ser liso.

Thaís 08/09/2023

Saramago dá uma ressaca literária danada. Estou aqui ainda tentando me recompor dessa história, tão real, tão inocente, tão verdadeira.

Já fazia algum tempo que não lia nenhuma obra dele, então o começo foi difícil, até encontrar o ritmo certo. Depois foi uma mistura de querer ir ao final a qualquer custo e uma dor de pensar que uma hora a história ia acabar. Pois ela acaba, e deixa aquela sensação de que podia ter durado mais. Ao mesmo tempo se fecha, nada fica solto.

Se o tema religioso não me agrada, a contextualização, mistura de ciência e religião, um pouco de obscurantismo, num período em que a Inquisição era mais ativa, provoca uma tensão de arrepiar. Amplia-se minha curiosidade pelo fato de apresentar d. João V, um rei que pouco estudamos no Brasil por não ter sido tão relevante na nossa história, pois apenas mantinha os negócios da família como já eram. Dos negócios, construções, casamentos, vamos nos remetendo ao período pre-independência, e entendendo fatores que culminaram na história que conhecemos (não a de Blimunda e Baltazar e Bartolomeu, porque essa é inédita).

Mais um que vai para a minha lista dos top tops.

Fabio.Nunes 02/08/2023

Geladeira
Memorial do convento - José Saramago
Editora: Bertrand Brasil, 2010

Um presente de um amigo - em nosso amigo oculto do ano passado - que fui logo colocando na fila para ser lido em 2023. Afinal, era Saramago né.
Esta resenha será uma confissão. Não me atirem pedras.
Já é o terceiro livro de Saramago que leio: O evangelho segundo Jesus Cristo ainda é o predileto, acompanhado de perto por Ensaio sobre a cegueira.
Mas talvez agora eu tenha melhores condições de falar sobre uma sensação incômoda que me acompanha com esse autor.
Saramago tem boas ideias, ótimas histórias, excelentes tiradas, mas me cansou.
E este livro foi derradeiro.
Ao chegar em sua metade o abandonei. Comecei a me sentir um péssimo leitor, afinal como eu não conseguia curtir um autor tão aclamado? Retomei a leitura alguns meses depois, já me sentindo um leitor mais capaz.
O que se sucedeu de diferente? Nada. Continuei com a sensação incômoda de raiva ao não entender os porquês de Saramago escrever dessa maneira peculiar, cansativa, sem respeito a várias regras linguísticas. Então uma ideia interessante se transformava num calvário; e não por sua complexidade, mas sim pela forma do texto.
Conclusão: terminei na base do ódio, por puro brio de não abandonar uma obra pela segunda vez.
E a história é boa, principalmente seu final.
Então a dica é: se você conhece o autor e curte seu estilo de escrita, então recomendo essa obra.
No mais, para mim Saramago inaugurou minha geladeira literária.

E você? Já leu Saramago? O que achou?
Max 03/08/2023minha estante
Hahahaha ?, li muita coisa dele, mas ainda acho muito pretensioso...

Nathália 18/07/2023

Preciso reler
Já li Saramago antes, mas esse achei bem difícil. A linguagem é desafiadora e os detalhes, quantidade de personagens e desenrolar dos fatos me deixaram confusa. Gostei do fim. Foi bem bonito. Mas, preciso reler com outros olhos e com maior tranquilidade, pois sinto que perdi muita coisa no decorrer da história justamente pelo vocabulário.
O bom de ler é que estamos sendo sempre desafiados, mesmo quando a gente já se acha em nível ?avançado?. Rsrs

Carol749 18/07/2023

A partir de uma promessa a ser paga por D. João V, o rei de Portugal, conhecemos a história de Blimunda, Baltasar, milhares de operários e um padre com sonho de alcance as nuvens.
Com sua habilidade de contar causos e entrelaçar historias, Saramago coloca em evidência indivíduos que não não são enxergados pela história oficial, mas que deram seu sangue, vida para a sua construção.
Com o seu imaginário único e simples somos enredado pela história que tem um final muito tocante.

Vênus_Alice 29/06/2023

Memorial do convento
Que livro! Essa história tem uma narrativa um tanto quanto diferente dos outros livros do Saramago, eu adorei.
Uma alegoria da história de Portugal, pontuando sua influência sobre o Brasil, assim como a África e a Índia.
Mescla a história da corte, com trabalhadores comuns.

Aqui há tanta crítica social, algumas descaradas e outras numa nuance de sutileza e muito bem feitas, achei incrível o humor e a troca de clima, o livro me fez rir, ficar com raiva, agoniada, triste....
Vale muito a pena a experiência.
Josiane.Lopes 29/06/2023minha estante
Quero muito ler!!!

Vênus_Alice 29/06/2023minha estante
gostei demais, acho que vale a pena!

Myrian 18/06/2023

Incrível
Saramago tem um estilo de narrativa muito interessante. A forma como ele escreve e aproveita como fundo a história real é incrível. Coloca um pouco de sobrenatural para não focar apenas na realidade. O ponto de vista dos eventos que aconteceram, tudo. Muito bom!

Erica 03/06/2023

O português de Portugal não seria problema se Saramago não tivesse apostado nas inversões pra levar o texto pro século XVII. Ficou difícil de acompanhar!
Mas à parte a forma, dá pra sentir a dificuldade que foi construir o convento. Muito boa história!
Apesar de todo mundo falar da história de amor de Blimunda e Baltasar, foi o que menos me interessou.

Mapa de personagens:
Baltasar
Blimunda
Pe. Bartolomeu Lourenço de Gusmão
Obras do convento de Mafra

Maia de Souza 29/05/2023

3.5/4 ??
O que posso dizer sobre?
Gostei da escrita, apesar dos parágrafos serem imensos e o autor só utilizar pontos e vírgulas (literalmente).

Foi uma leitura obrigatória então li por ter que ler, e acabei por não desfrutar tanto como gostaria. Sobretudo, a história de Baltasar e Blimunda é extremamente linda.

Pra mim o livro foi bem chatinho até certo ponto, mas depois que começaram a desenvolver com o padre Bartolomeu, o Sete-Sóis e a Sete-Luas ficou super interessante e divertida.

Apesar de não ter tido uma boa impressão logo de cara eu recomendo o livro para quem tenha paciência de ler, porque inicialmente pode ser meio secante.

Mafalda 25/05/2023

Não é o tipo de livro que eu gosto, como todos já devem saber Saramago tem uma escrita muito característica e só se tem duas opções ou se gosta ou não se gosta, e eu relamente não gosto.
O início até achei interessante porque não conheciamos os personagens e estavamos a começar algo novo, mas a partir do meio tornou se uma leitura cansativa.
Foi uma leitura realizada em sala de aula por isso pode ser um dos motivos do cansaço, por ser algo que o meu cérebro associava a obrigatório e não conseguia usufruir.
Mas apesar de não ter gostado, houve sempre concordâncias com certas críticas que ele fazia que poderiam ser aplicadas ainda hoje na nossa sociedade e não posso discordar que ele era realmente um escritor fenomenal.

Joana.Rebelo 23/05/2023

Memorial do convento
Gostei mas.....
Gostei mas vou ser sincera houve varias coisas que não prercebia a primeira , tipo de escrita unica mas de difícil percepção, mas a historia a linda , adoro o facto de juntar factos históricos com ficção e amooo as criticas feitas ao clero, ao rei e adoro a representação do amor ideal atreaves de Baltasar e Blimunda e o seu contraste com o amor entre o rei e a rainha

Caroline 15/05/2023

Finalmente terminei. Gostei do livro, mas do meio pro fim achei chato, sem nada envolvente que me desse vontade de continuar. Demorei horrores pra ler ele.