Nuvem da Morte

Nuvem da Morte Andrew Lane

Resenhas - Nuvem da Morte

Mateus 23/03/2013

Sherlock Holmes Nuvem da Morte
eu achei o livro Sherlock Holmes Nuvem da Morte um livro bom pois se conhece um novo sherlock um sherlock jovem,de pensamento rapido,extrategico e que continualmente aprende coisas novas com seu tutor Amyus Crowe, o livro fala das primeiras amizades de sherlock e de sua primeira vinda a Londres,é um livro com muita açao e aventura e retrata o primeiro caso de SHERLOCK HOLMES.

Ket 22/03/2013

A resenha de hoje é sobre uma releitura do personagem Sherlock Holmes, feita pelo autor Andrew Lane e que chegou às livrarias do Brasil no ano passado: O Jovem Sherlock Holmes – Nuvem da Morte.

Nesta versão do personagem, Lane nos apresenta Holmes com 14 anos. É um jovem inteligente, nascido em uma família inglesa influente, mas que não possui amigos, dividindo seu tempo entre a rígida escola Deepdene para meninos e as férias de verão na casa da família. No entanto, ao final do período letivo, o garoto recebe a notícia de que não poderá passar as férias em casa e precisará conviver durante um longo e terrível período com tios que nunca conheceu, em Farnham.

Contra a vontade, o jovem Sherlock se prepara para passar pelas férias mais monótonas da sua vida… Mas ele não imagina que, pelo contrário, vai viver uma aventura, que vai ser o início de sua prodigiosa carreira como detetive.

Inteligente, reservado e extremamente curioso, Sherlock se envolve em um mistério envolvendo duas mortes intrigantes, abelhas africanas e uma “nuvem da morte”, sempre acompanhado pelo fiel e recente amigo, Matt Arnatt, um menino que vive nas ruas e por seu professor, Amyus Crowe.

O que eu mais gostei no livro? Que Andrew Lane nos dá um início para a lenda que é Sherlock Holmes. Quem já leu algum dos romances originais de Arthur Conan Doyle com certeza deve ter se perguntado como Sherlock se transformou naquele homem extremamente perspicaz, inteligentíssimo e peculiar. Como foi a infância dele? Do que gostava? Será que alguma vez na vida ele se apaixonara por alguém? Tinha amigos? São essas e outras perguntas que Lane tenta responder na série de livros do jovem detetive. Para ele, Holmes vai passando por uma série de situações e aventuras que vão moldar seu caráter ainda novo e o transformar no incrível detetive.

O livro, publicado pela Intrínseca, possui 282 páginas e traz o trechinho do início do próximo romance O Jovem Sherlock – Parasita Vermelho, no final. Sobre o trabalho da editora, nem precisamos comentar, pois estamos bem acostumados ao trabalho caprichado da Intrínseca, não é? Perfeito, como sempre. Capa bonita e ótima diagramação.

Muito bom.

Marcela 17/02/2013

Um novo Sherlock Holmes.
Confesso: demorei a engatar neste livro. Bastante. Apesar de o enredo ser interessante, o personagem principal ser um nome que é ícone mundial e a leitura ser fácil, alguma coisa me detinha, não me deixando prosseguir de imediato. No mais, tem-se vários elementos para a construção de uma história interessante.

Pra começo, devo dizer que senti falta da presença do Dr. Watson. Claro, como a história se passa durante a juventude de Sherlock, então é meio lógico que o futuro detetive mais famoso do mundo ainda não tenha conhecido seu grande amigo e parceiro de investigações, John. Porém, Holmes não fica desacompanhado aqui. Pelo contrário. Para completar o vazio deixado pela ausência de John Watson, temos Matt Arnatt – um órfão morador de rua na Inglaterra do século XIX –, Amyus Crowe – um homem inteligente que fora contratado, dos EUA, para ser tutor de Sherlock enquanto esse está hospedado na mansão Holmes, em Farnham – e, Virgina Crowe – única filha de Amyus, que se torna uma espécie de "interesse amoroso" de Sherlock, ainda que sutilmente.

Sherlock Holmes, aqui, é apresentado como um garoto normal, ingênuo e solitário, em seus 14 anos. Matt e Virgina representam os poucos amigos que ele conseguiu fazer até então. Amyus Crowe apresenta-se como o seu mentor no mundo da investigação: é ele quem induz Sherlock a pensar dedutiva e logicamente, ensinando-lhe várias táticas adquiridas com o trabalho que executava, nos EUA.

O mistério acerca da “nuvem da morte” foi sendo desvendado aos poucos e, a resposta era muito mais simples e racional que o esperado. Mas o interessante não fora o fato, em si, mas as maneiras como chegamos a ele. E, nessa questão, Andrew Lane conseguiu se sair muito bem, desenvolvendo cada pensamento e os interligando de uma manheira bem arranjada.

Apenas “uma pulga” persistiu em ficar na minha orelha: a enigmática Sra. Eglantine – a governanta da casa de seus tios em Farnham. Espero, sinceramente, que o mistério sobre a mesma seja desvendado a partir dos próximos volumes. E sim, eu pretendo continuar lendo a série, embora não seja uma das minhas prioridades no momento.
Kammy Krysthin 13/04/2013minha estante
Já tentou ver SHERLOCK série britânica da BBC? É muito boa, outra também é Elementary, mas que foge muito da ordem dos livros, onde o John é uma mulher, interpretada pela Lucy Liu, tem Perception que é uma versão do Sherlock, mas diferente. Recomendo a primeira e a ultima se gostas.

Marcela 13/05/2013minha estante
Kammy, ambas as séries estão na minha listinha de "vou ver" sim... Hoje, estou acompanhando umas 5 séries diferentes, das quais 3 já estão pertinho da season finale. Assim que acabarem, começarei a dar uma olhada melhor nas outras séries da minha lista.

Comecei também a ler "As Aventuras de Sherlock Holmes". Interessante ver como pequenos detalhes que passam despercebidos pela maioria são captados até a essência por Holmes. Robert Langdon, outro personagem admirável, em muito me lembra dele também.

Aline Basilio 25/01/2013

Aventura jovem
Resenha no BLOG

Philip Rangel 10/12/2012

Sou um grande fã de Sir Arthur Conan Doyle, li uma grande parte de seus lançamentos acerca do nosso grande detetive Sherlock Holmes. Quando descobri que seria contado a infância de Holmes pelo autor Andrew Lane, confesso que não me animei de início, agora que criei vontade, irei acompanhar as aventuras de Holmes com seus 14 anos. Lane, abusou com todas as suas descrições como um verdadeiro fã desse grande detetive. O autor ainda procurou em não criar um personagem fantástico, apresentando sua mente brilhante com ciência e a dedução, e sim, um personagem novo, que deve começar criar uma confiança em descobrir quem são seus verdadeiros amigos e aliados para começar no decorrer da trama o interesse de usar sua inteligência e sua sagacidade tão conhecida como o conto original.
Dois Cadáveres
Um Herói Extraordinário
A Origem de Uma Lenda

Sherlock Holmes é um adolescente de 14 anos, estuda na escola Deepdene para garotos. Finalmente, depois de um período digamos de “sofrimento”, chegou suas tão esperadas férias. O que ele não esperava é que ele não iria passar suas férias em Londres do lado de seu irmão Mycroft, por estar trabalhando muito e nem ao lado de sua família, uma vez que sua mãe e sua irmã estão com uma saúde bem frágil, já seu pai está à caminho das Índias, sendo obrigado a passar suas férias na casa de seus tios, parentes que ele mal o conhece, fora isso, conviver com uma governanta desagradável.

Na casa de seus tios em Farnham, Sherlock passa seus dias nos bosques ao redor da propriedade, quando depara com um menino conhecido como Matty, um garoto que se vira sozinho para sobreviver. Nosso protagonista começa uma grande amizade com o garoto, encontrando diversas vezes e lembrando que seu irmão sempre indicou em fazer novos amigos. Ainda pelo tédio do irmão, Mycroft indica ao seu tio que contrate um tutor para ministrar aulas com Sherlock, aprimorando seus estudos durante suas férias, o Sr. Amyus Crowe. O que muitos ainda não sabem, é que seu novo tutor é muito mais do que um simples professor. A vida de Sherlock iria ser testada daqui para frente.

Todo o mistério em “Nuvem da Morte” fica por conta de Sherlock e Matthew Arnatt, ou Matty como já conhecemos. O garoto é o responsável por visualizar seu primeiro cadáver saindo de um prédio da cidade em seguida visualizando pela janela uma nuvem escura, contando que era uma espécie de praga que viu saindo dali. Sherlock de início não apresenta grande interesse, porém no decorrer dos treinamentos e instruções com seu tutor o Sr. Crowe, nosso herói também ao encontrar um novo corpo na propriedade do tio, o garoto começa a ter interesse em desvendar o que provavelmente estava acontecendo, é nesse momento que somos levados à primeira aventura de Holmes em uma aventura incrível no império britânico.

Andrew Lane, foi sensacional em sua escrita. A abordagem narrada em terceira pessoa por ser sua primeira trama só acrescentou o que iremos presenciar nas seguintes. Ele narrou após algumas pesquisas, dados que encontramos em outras tramas já espalhadas pelo mundo afora de outros autores que tentaram escrever sobre Holmes. Como Arthur Conan Doyle revelou pouco sobre a infância de nosso detetive e outros autores também não entrou em tese, Lane foi além. A leitura é com toda certeza direcionada para os jovens, deixando em um determinado momento meio óbvia e um pouco cansativa. A intenção do autor sempre foi apresentar Sherlock ainda maduro, desenvolvendo suas habilidades aos poucos, até chegar ao sucesso de Arthur Conan. O leitor maior com toda certeza vai desvendar todo o mistério antes do final do livro. Mas nada que te faça querer largar a série, pelo contrário, o interesse deve permanecer para visualizarmos todo o crescimento adiante. Os personagens secundários como Matty, a filha do Sr. Crowe – Virgínia, foram responsáveis pelo crescimento de toda trama. Espero muito que eles permaneçam nas sequências.

Leia o final da resenha: http://www.entrandonumafria.com.br/2012/12/resenha-o-jovem-sherlock-holmes-nuvem-da-morte-por-andrew-lane.html

Phelipe 18/11/2012

linguagem da percepção
O livro e muito bom, por sua história e por seus modos de pensar, diante de problemas mencionados como a nuvem da morte
Um jovem de quatorze anos e seprofessor decifram un misterio que assombra uma região Que e visitada por amynus crower em sua viagem de londres

TRK 09/10/2012

Review - O Jovem Sherlock Holmes: Nuvem da Morte
(LEIA ESSA RESENHA NO BLOG: http://thereviewkingdom.blogspot.com.br/2011/12/review-o-jovem-sherlock-holmes-nuvem-da.html) !!

Oi pessoal!! EU SEI, EU SEI, atrasei minha resenha em um dia. Mas eu estava ocupadíssimo lendo O Poder dos Seis fazendo coisas construtivas para a minha vida e acabei esquecendo de aparecer aqui pra resenhar esse MARAVILHOSO livro. Bom, como vocês vão descobrir logo logo lá no NUPE (mais especificamente, no dia 4 de Janeiro), eu estou numa fase SUPER Sherlock Holmes e livros de mistério. Tirando as séries que eu já havia começado e estou lendo os volumes seguintes, eu tenho lido apenas coisas de mistério e, mais especificamente, do Sherlock, meu novo melhor amigo. Com isso, eu logo fiquei FISSURADO nesse lançamento da Intrínseca, e já vinha namorando o livro há algum tempo na livraria.

Então veio o Natal. E aí já viu, né? Ele foi o meu presente. Então vamos à resenha em si.

Eu pensei que não fosse exatamente gostar no início, porque me desculpem, acho que o estilo do Arthur Conan Doyle, o autor original de Sherlock Holmes, nunca iria poder ser copiado. Além do mais, se copiassem, pensei que ficaria algo podre e sem graça, muito plágio.

Mas todos os meus preconceitos caíram quando li os primeiros capítulos do livro. Sherlock está com catorze anos e vê o seu primeiro cadáver e soluciona o seu primeiro crime neste livro. É fantástico!!

Sherlock, neste livro, estuda na escola Deepdene para Meninos, em Londres. A época são as férias de verão, e Sherlock descobre que seu pai foi convocado para se juntar a uma base militar na Índia (?) e ele não vai poder ficar com a família nas férias. Sua mãe está doente com a convocação do pai, sua irmã é pouco citada no livro e seu irmão, Mycroft Holmes (que eu descobri que aparece SIM nos livros do Arthur Conan Doyle [desculpa, galera, sou fã mas ainda não consegui ler todos os livros do Holmes]) tem um trabalho em Londres e não pode cuidar de Sherlock.

Ele então vai para a casa de um tio esquisito que tinha uma briga com seu pai até pouco tempo atrás, mas que foi solucionada, e o sítio dele fica na pequena cidade de Farnham. Sherlock pensa que as férias vão ser um saco, mas elas acabam por se tornar as melhores de sua vida!

Ao lado de Matty Arnatt, um menino-de-rua que logo se torna o melhor amigo de Sherlock em Farnahm, de seu tutor, Amyus Crowe e da filha dele, Virginia Crowe, Sherlock descobre um mistério que pode colocar a segurança de toda a Inglaterra em risco! E tudo isso na pequena cidade de Farnham.

O livro é MUITO bom, tem um ritmo super gostoso mas não muito rápido. As descrições tomam sim uma parte do livro, mas por incrível que pareça, mesmo eu não gostando de livros muito descritivos, acho que funcionou direitinho! Me conquistou e ME FEZ TER MUITA VONTADE DE LER O PRÓXIMO LIVRO DA SÉRIE, que vai se chamar O Parasita Vermelho!

NOTA: 10.

Lucas 04/10/2012

No início pode até parecer empolgante e 'fácil de ler', mas quando faltou 40 páginas pra eu terminar, já não aguentava mais. Achei massante e cansativo.

Lucas 07/09/2012

Matthew Arnatt, mais conhecido com Sherlock Holmes, tem 14 anos e esse é seu primeiro caso. Quando seu pai sai de casa para uma missão da Marinha, Holmes é mandado para casa de seus tios para passar suas férias, é aí que tudo começa! Depois de alguns dias, Sherlock acaba encontrando um amigo, chamado Matty, e é com ele que as aventuras surgem. Mas não é só alegria não. Mycroft, irmão de Holmes, contrata um tutor para ele, em uma de suas aulas, Crowe e Sherlock descobrem uma corpo com bolhas vermelhas no rosto, perto da mansão Holmes. Sherlock fica intrigado com os casos e resolve ir em busca de respostas.

O início do livro eu não gostei muito, mas depois as aventuras começam, investigações surgem e tudo começa a realmente ficar empolgante. Os capítulos foram bem estruturados, não encontrei nenhum erro de ortografia e a edição é bem legal também.
A narrativa é bem interessante, detalhista e sensorial quando tem que ser descritiva, e empolgante nas ações.

Sherlock olhou para o mar.
- Não consigo acreditar que acabou – ele disse.
- Não acabou – Crowe respondeu. – Agora tudo isso faz parte da sua vida, e sua vida continua. Não pode separar esses eventos, como se fizessem parte de uma história, com um começo e um fim. Você é uma pessoa diferente por causa deles, e isso significa que a história nunca acabará de verdade.
Página 275

O que causou as mortes? Quem causou? Só posso dizer uma coisa: Isso tudo não foi por acaso!,há um plano por trás dessas mortes. Leia o ‘Jovem Sherlock Holmes: A Nuvem da Morte’ da editora Intrínseca e entre nesta aventura.
Você acha que conhece o grandioso Sherlock Holmes? Pense duas vezes. Se você tem curiosidade em saber quem era Sherlock antes de ser apresentado como um dos melhores detetives, este livro é uma boa pedida!
BLOG "NOTÍCIAS & RESENHAS"

ivanafs2 23/06/2012

as melhores partes
Os melhores trechos desse livro são:
a definição de integral
um problema de lógica que é apresentando
é abordada a reprodução das flores, mas com o uso de termos que as escolas do Brasil não adotam
e como reconhecer as expressões das pessoas quando estão mentindo.
Muito boom.

Natalia.Eiras 01/06/2012

Este não é um livro de Sherlock Holmes
Antes de mais nada, quero dizer que este não é um livro publicado por Sr. Arthur Conan Doyle, ou verdadeiro criador de Sherlock Holmes, mas um novo conto criado por Andrew baseado em Sherlock, e esse é o problema...
Neste livro, Andrew tenta retratar Sherlock ainda criança/ adolescente quando tinha apenas 14 anos. Até ai, tudo bem. O problema é que ele mostra um Sherlock que era uma criança normal, e que devido a diversos traumas passou a construir uma personalidade marcante como a que vemos nos livros publicados por Sr. Arthur Conan Doyle.
Pra quem acompanha as histórias de Doyle, imagina um Sherlock completamente diferente na infância. Ele não podia ser uma criança normal; para nós, realmente fãs, a versão de Sherlock criança deveria ser uma mistura de nerd (passando o dia inteiro entre livros e microscópios, sem amigos no colégio interno que estudou) com aquele olhar da Vandinha Addams (nada acontece ao meu redor...que tédio...bando de gente estúpida...), e um faro para mistérios como Tim Tim (mas sem o cachorro).
Wednesday ou como a conhecemos: Vandinha Addams.
Neste livro vemos um menino que quer passar as férias escolares com o irmão Mycroft (alô! Eles não se dão muito bem nos livros originais, logo, por que tanto amor fraterno neste livro?!) e fazer amigos (alô de novo! Sherlock não liga para as pessoas, ele só se interessa em desvendar as coisas, logo, por que ele se importaria em fazer amigos durante as férias?!).
Isso sem contar que eu encontrei uma falha no roteiro que não passaria despercebido por Sherlock. Imaginem a seguinte situação:
Você esta em um bote, navegando pelo rio, e este bote é puxado por um cavalo que esta amarrado por uma corda ao bote, e o animal vai andando a margem deste rio. A sua frente existe uma ponte, e você é atacado nesta ponte, mas consegue atravessa-la e escapar do perigo. O que há de errado neste história?
Pensem....
Resposta: Como você conseguiu atravessar a ponte sem ficar preso em uma das pilastras, já que o barco passa por baixo da ponte e você esta preso a uma corda no cavalo que esta na margem??? No mínimo, a corda enroscaria na pilastra da ponte, e você teria que soltar o cavalo cortando a corda. O personagem do livro fez isso? Não!! Nem mencionou o fato...
Vejam bem, a história não é ruim....apenas não é uma história digna de Sherlock Holmes, e estampar o livro com o nome Sherlock, para fazer os fãs comprarem achando que encontrarão seu detetive favorito e descobrirem que foram enganados?! Tenha dó!!
Quer conhecer uma adaptação de Sherlock muito boa? Fidedigna ao livro e que realmente é a personificação do personagem criado por Sr. Arthur Conan Doyle? Então assista ao seriado produzido pela BBC!!

Aly 09/09/2012minha estante
Adorei sua resenha! Eu estava pensando em ler o livro, mas, depois de ler sua opinião (e a de outras pessoas) me convenci de que é melhor eu reler os clássicos de Conan Doyle.

Francisco 65 21/11/2016minha estante
Ótima sua resenha!
Você sabe que quando li o trecho do bote amarrado ao cavalo e passando sob a ponte, não acreditei que o autor tinha "comido uma bola" desse tamanho, até voltei umas páginas para ver se eu não tinha pulado algum trecho. Mas, não! O bote ficou amarrado ao cavalo(que seguia pela margem) e passou por debaixo da ponte. Um absurdo!
Outro absurdo: como um garoto de 14 anos derrota facilmente o Sr. SURD, que o próprio autor comenta que ele é um homem grandalhão.
Livro fraquissimo!

vagner_sam 11/05/2012

Recomendo
Na minha adolescência li vários livros sobre Sherlock Holmes, personagem criado por Sir Arthur Conan Doyle. Era fascinado pelo mistério que suas histórias me proporcionavam. Quando soube que a Editora intrínseca lançaria uma série sobre juventude de Holmes fique muito ansioso, leria com certeza.
A edição da intrínseca não deixa a desejar, é muito bem feita e a trabalho de revisão esta excelente, confesso que a capa do livro, de cor preta com um vermelho chamativo e em auto relevo, em muito me agradou. Como historiador, fiquei admirado com a pesquisa do autor sobre os detalhes da Inglaterra de 1860, respeitando costumes, arquitetura, politica e até mesmo a noção de infância da época.

O livro narrado em 3ª pessoa, conta a história do adolescente Sherlock Holmes nos seus 14 anos, ele ainda é uma pessoa "comum" como qualquer outro, a não ser por algumas particularidades, como a capacidade de raciocínio e dedução rápida. É com maestria que Andrew Lane consegue introduzir alguns personagens do universo criado por Sir Arthur na trama.
Sei que não se pode espera o Holmes adolescente seja como o Holmes de Doyle, pois ele ainda vai conhecer pessoas que vão guia-lo na sua formação até se tornar o detetive que conhecemos. Achei o livro muitas vezes lento de mais no desenrolar da trama, mostrando que Andrew não possui a maestria de Sir Arthur para articular a história.
Entretanto, Andrew faz um bom trabalho ao apresentar Sherlock as novas gerações, mostrando seu inicio de carreira, sua mente curiosa e aguçada que se o tornará no maior detetive de todos os tempos.
Foi uma boa leitura recomendo!

Veneella 27/04/2012

Mais em http://www.bookpetit.com/
Resenha Completa: http://www.bookpetit.com/2012/04/nuvem-da-morte-o-jovem-sherlock-holmes.html

(...)
Após ser forçado a ficar com os tios em Farnham, o jovem se depara com um mistério perturbador nas redondezas, gerando mortes que são atribuídas a uma praga. Mas Sherlock não está tão convencido assim, e com a ajuda de um amigo e de seu novo professor, ele sai em busca de respostas.

É interessante reparar que o jovem já possui a famosa capacidade dedutiva, memória impecável e atenção aos detalhes que viriam a torná-lo um grande detetive. Mas não pense que estamos apenas frente a um Sherlock em miniatura. Andrew fez um ótimo trabalho em criar um menino diferente, com uma inteligencia acima da média, mas que ao mesmo tempo não soa forçado ou deslocado para sua idade.

Achei o mistério todo um tanto fraquinho, mas é claro que Lane não poderia criar algo muito complexo e mirabolante para ser desvendado por apenas um menino de 14 anos. A história é plausível e aceitável, e a narrativa em terceira pessoa torna o livro uma leitura fácil. Acompanhamos Sherlock o tempo inteiro, e seus pensamentos são inteligentes e simples, o que facilita ainda mais a leitura.

(...)

M. Scheibler 12/04/2012

O jovem Sherlock Holmes, com apenas 14 anos, depara-se com inúmeros contratempos para resolver um mistério na Inglaterra. Sua capacidade de raciocínio e dedução começam a aflorar, qualidades essas que seriam o marco de suas investigações nas obras originais de Arthur Conan Doyle. Com a ajuda de seu tutor e a filha, além de um outro menino, percorrem lugares perigosos também na França.

O que soou um pouco absurdo foram as vitórias pessoais de Holmes contra homens muito mais velhos e fortes do que ele. Nesses casos, a inteligência sobressaiu à força. A observação de certas manobras, como o uso de um chicote ou mesmo o ato de andar a cavalo, foi utilizado por ele em benefício próprio.

Essa obra deixou um mistério no final indicando sua continuação. Resumindo, a história não deixa a desejar, mas também não empolga!!!

gleicepcouto 23/03/2012

Sherlock Holmes adolescente mostra que inteligência e juventude podem andar de mãos dadas na literatura
Sherlock Holmes está de volta. Mas não o super detetive de 33 anos, já com sua perspicaz mente lógica, ótimo lutador de boxe e esgrimista. Apesar de seguir para esse destino, aqui, ele ainda tem 14 anos.

O escritor Andrew Lane, um inveterado fã do personagem de Arthur Doyle, propõe com a série O Jovem Sherlock Holmes, lançado pela Editora Intrínseca, mostrar como o astuto adolescente Sherlock se transformou no mestre da dedução e raciocínio lógico.

Em Nuvem da Morte, volume de estréia da série, Holmes, pela primeira vez na vida, se vê envolvido em uma morte misteriosa. Tudo começa quando ele vai passar suas férias com os estranhos tios, e até então desconhecidos, Sherrinford e Anna, em uma cidade chamada Farnham. Ele não queria, mas não teve escolha quando seu pai teve que viajar às pressas para a Índia e seu irmão, Mycroft, não poderia ficar com ele devido aos seus compromissos no trabalho.

O que estava fadado a ser a pior e mais monótona férias de sua vida muda completamente quando uma pessoa é encontrada morta em um bosque, no limite da propriedade de seus tios. O motivo da causa mortis é uma incógnita, o cadáver está repleto de pústulas. Uma fumaça negra que se move sob o corpo, que desaparece sem deixar rastros, só faz aumentar o enigma.

A partir de então, o adolescente Sherlock Holmes, junto com seus novos amigos Matthew (um esperto garoto órfão e sem teto) e Sr. Crowe (um tutor americano contratado pelo irmão de Sherlock para lhe ajudar nos estudos), fazem de tudo para descobrir o que está por detrás desta morte.

Não precisa ser conhecedor do “velho” Sherlock Holmes para ler a série, mas é interessantíssimo quando você o conhece. Clara e sutilmente, percebe-se características do “jovem” detetive que terão repercussão no ‘adulto’.

O autor foi muito feliz nesses paralelos entre o “novo” e o “velho”, sempre respeitando certos limites. Até porque Doyle pouco revelou sobre a juventude de seu personagem. Basicamente, Lane pegou essas escassas informações acerca de Sherlock e as projetou em sentido contrário (para o passado) de modo que pudesse levar ao personagem criado por Doyle.

Um bom exemplo é Mycroft. A ligação de Holmes com o irmão é tão genuína e coerente, que você passa a acreditar que eles devem ter tido, apesar de distantes, uma relação de admiração mútua.

É importante também identificar a insegurança desse garoto de 14 anos e como seu aprendizado foi desenvolvido. Afinal, Sherlock Holmes não virou o melhor detetive da Inglaterra de uma hora pra outra.

A narrativa, que se adapta de acordo com a situação – detalhista e sensorial quando tem que ser descritiva, e empolgante nas ações -, é forte e concisa. Lane realmente te transporta para a Inglaterra do século XIX, e faz você suar de tensão junto com Holmes a cada ação – cenas muito bem escritas e complexas, com várias idas e vindas.

Com uma storyline coesa e personagens bem desenvolvidos, Andrew Lane comete poucos erros. Talvez, peca um pouco na extensão de suas cenas de ação – na metade delas, tinha que parar para pegar fôlego, principalmente no final do livro. O outro deslize é logo na dedicatória, mas não posso explicar sem correr o risco de soltar um spoiler (quando ler o livro saberá a que me refiro). No geral, entretanto, o autor faz uma obra revigorante e inteligente, trazendo esperança para a literatura estrangeira infanto-juvenil – hoje, recheada de livros acéfalos.

Andrew Lane é inglês e autor de outros romances, e livros dedicados a filmes e personagens importantes. Além deste, a série, por enquanto, tem mais três volumes: Parasita Vermelho (ainda sem data de lançamento no Brasil, mas já em processo de tradução), Black Ice e Fire Storm (lançados no ano passado nos EUA).

Alexandre 10/11/2012minha estante
Olá, tudo bem. Achei muito interessante a tua resenha. Eu nunca li livro algum sobre o Sherlock Holmes, apenas o conheço por ser um excelente detetive. No caso, assisti os dois filmes lançados. Dizem que é bom sempre ler primeiro livros e depois assistir a filmes, e é bem isso mesmo. Hoje percebo a tamanha importância desta razão. Estava um pouco em dúvida em relação a leitura deste primeiro livro, mas logo de cara quando nas primeiras páginas do primeiro capítulo já fiquei preso ao livro. Agora então com esta resenha, ficou muito mais fácil e ainda mais empolgante.