Nuvem da Morte

Nuvem da Morte Andrew Lane

Resenhas - Nuvem da Morte

Oliver 09/05/2013

Resenha – O Jovem Sherlock Holmes: A nuvem da morte.
Ainda não li nenhum dos livros do Sherlock Holmes escritos por Conan Doyle. Não posso fazer nenhuma comparação muito severa entre o Sherlock do Andrew Lane com o Sherlock criado pelo Doyle, mas com base no pouco que sei sobre Holmes e os poucos parágrafos soltos que li dos livros do Doyle, Lane sobe retratar muito bem Sherlock.
Recebi críticas de todos os lados quando perguntei as pessoas o que acharam dos livros. Muitas pessoas falando que não esperavam isto do Sherlock, que ele está muito sentimental nesta serie escrita pelo Lane e que na mente deles o Holmes seria um garoto que nunca se socializou e que nunca manteve grande afeto por muitas pessoas, assim como o personagem adulto. Eu discordo. Acho que a personalidade de um adulto se constrói com o tempo. As pessoas que criticaram deveriam pensar que o Sherlock não nasceu com um cachimbo na boca, e agindo de forma extremamente perspicaz. Isso é algo que se constrói. Então as próprias criticas me fizeram querer ler estes livros. Mostrando como surgiu a lenda Holmes e como ela se construiu com o tempo. Como o garoto começou a se interessar desde jovem a desvendar mistérios e como foi desenvolvendo essa habilidade.
Não encontrei motivos para reclamar do Sherlock criado por Andrew, acho que ele conseguiu descrever um excelente Sherlock Holmes adolescente. Mostrando o desenvolvimento do personagem e o modo como ele se torna um investigador, sem se esquecer de que se trata de um garoto na puberdade, com dúvidas sobre garotas e com vontade de fazer amigos. Neste livro, Sherlock aprende muito com o seu tutor, Amyus Crowe, que, segundo Sherlock, lhe ensina como pensar.

“- Você pode deduzir quanto quiser, mas dedução é inútil sem conhecimento. A informação é a base de todo pensamento racional. Busque-a. Procure-a com assiduidade. Não tente distinguir entre fatos importantes e triviais: todos são potencialmente importantes.”
Com esses ensinamentos, o jovem Sherlock Holmes está em boas mãos. Com seu novo tutor a filha dele e um amigo inesperado, Sherlock se envolve numa trama que promete outros bons livros.
“Até onde você sabia, isso podia ter sido alguma coisa que causava a praga. Alguma coisa contagiosa.
- Sim – Disse Sherlock, soltando a palavra de um jeito mais parecido com ‘Si-i-i-m’.
- Então, você arriscou sua vida com base no fato de que achava que todo o mundo estivesse errado, e que você poderia provar que estavam errados.
- Acho que sim. – Virginia estava certa: solucionar o mistério havia sido mais importante para ele que a própria segurança.”
Termino o primeiro livro já com muita vontade de começar o segundo. Andrew Lane está de parabéns pelo livro, e as capas de todos são fenomenais, daquelas que não se consegue tirar os olhos. O jovem Sherlock Holmes é uma incrível leitura.
Reh 02/07/2013minha estante
ótima resenha! vou ler :)

CleideMagalhães 09/07/2013minha estante
Parabéns pela resenha, vou adquirir! ;)

Uvaverde 13/06/2020minha estante
Adorei a resenha!

Lara 05/09/2011

O propósito do Andrew Lane é mostrar o Sherlock Holmes como um menino normal que, depois de passar por traumas na infância e adolescência, se tornou o adulto problemático que nós conhecemos nos livros do Conan Doyle.

Primeiramente, eu não concordo com a visão do Lane. Pra mim, Sherlock nunca foi uma pessoa normal: não creio que ele tenha sido um menino melancólico e desesperado por ter amigos. Na minha mente ele sempre foi esquisito, muito mais inteligente do que os outros e completamente ciente disso. Não duvido que a habilidade em luta que ele tem quando adulto seja por ele ter aprendido a se defender depois de apanhar na escola por ser o moleque chato, intrometido e estraga prazeres que sabe demais sobre tudo e todos que adora mostrar a própria inteligência.

Se é pra explicar a personalidade esquisita de Sherlock, seria bom encontrar uma explicação para a do irmão dele, Mycroft Holmes. Mycroft não é tão problemático quanto o irmão caçula mas, em compensação, é um dos fundadores do Diogenes Club, lugar onde conversar é proibido. O que quero dizer é: os Holmes são esquisitos - pra mim só isso já é uma ótima desculpa.

Duas coisas que me irritaram principalmente enquanto eu lia: a primeira é que o Lane fez parecer que a explicação de certas ações do Sherlock adulto foram copiadas de coisas que ele viu outros fazerem quando era criança, e assim fica como se o nosso caro detetive não fosse a criatura bizarra e única que nós conhecemos, mas sim alguém que "pegou emprestada" a personalidade alheia pra se tornar tal personagem. A segunda é ele parando de pensar no crime e em coisas importantes para pensar em uma garota e nos cabelos dela caindo pelos ombros e ah, vá. Cadê o Sherlock obcecado por resolver quebra-cabeças? Pra não falar da falta de interesse em mulheres que ele tem no Cânone, mas isso dá uma ótima discussão, então deixa pra lá. Aposto que a explicação vai ser que ele perdeu o grande amor da vida dele quando era jovem e por isso resolveu viver no celibato etc.

A história e o caso são legais, mas o livro não parece em nada com Sherlock Holmes. As deduções não são muitas e nem muito empolgantes, o que imagino que vá melhorando nos próximos volumes da série, quando o Sherlock for ficando a cada vez mais experiente, mais esquisito e mais parecido com ele mesmo.

Concluindo, se você nunca tiver lido a obra original ou se tiver mas não for um fã cheio de frescuras (que eu, como já devem ter percebido, sou), provavelmente vai gostar de A Nuvem da Morte.
Gabriel Aguilar 21/01/2013minha estante
Eu nunca li a obra original,mas pretendo ler um dia.

Eu gostei de Nuvem da Morte,e provavelmente vou continuar gostando mesmo depois de ler a obra original,porque eu penso que esse livro é pra lermos sem comparar tanto com a obra de Doyle,é outro escritor e praticamente é outro personagem também.
Pode ser que minha opinião mude,mas esse é o meu ponto de vista atualmente.

Srta.Dorothy 05/05/2013minha estante
Eu não li a obra de Andrew Lane, justamente por esses aspectos.
Eu sou realmente apaixonada por Sherlock Holmes, e leitora do tipo cheia de frescura. hahahaha xD
Achei uma mancada do escritor em colocar o personagem como sendo uma versão de Sherlock Holmes adolescente, pois é inevitável que surja essas comparações.

Lara 21/05/2013minha estante
Gabriel, discordo completamente disso. Se não é para comparar com a obra do ACD, ou se é pra considerar como outro personagem, então o nome Sherlock Holmes deveria ser tirado do título. Não importa se a história se passa num passado desconhecido aos leitores ou em um universo alternativo: as características do personagem devem ser mantidas. Entendo que o Andrew Lane quis mostrar como o Sherlock chegou ao adulto brilhante que conhecemos desde sempre, mas ele simplesmente acabou com a essência do personagem na tentativa de fazer isso.

Lara 21/05/2013minha estante
Srta.Dorothy, eu acho a ideia super válida, o problema é que não dá pra chamar esse garoto do livro de Sherlock Holmes. Deve ter muita fanfic pela internet sobre a infância dele que é muito melhor que o livro lol.

Leticia 17/10/2013minha estante
Eu não li, mas pela descrição, você queria que o Sherlock Holmes jovem fosse como um "Artemis Fowl".

Lara 19/04/2014minha estante
Letícia, eu queria que o Sherlock Holmes jovem fosse como um Sherlock Holmes jovem. E o Artemis Fowl tá mais pra Moriarty, pelo menos no começo da saga.

Itazin 24/11/2020

A trama toda é bem envolvente e bem escrita. Gosto muito desse cenário da Inglaterra mais antiga tudo nublado e afins kkkk.
Eu não consegui imaginar a resolução do misterio e achei que foi bem inteligente.

Estava com um pouco de expectativa nesse livro e nao foi bem o que eu esperava, mas foi uma leitura bem tranquila e gostosinha.

Depois de ler essa série quero ler o "original" lá kkkkk talvez comprar o box quem sabe.

Geovana.Romanoff 19/10/2023

Impressionante
Ótima escrita, história intrigante e emocionante.
Sherlock Holmes adolescente me impressionou bastante, mesmo pequeno fazia coisas grandes

Pequod.3 08/09/2022

Mais uma releitura de um livro da minha infância, nostálgico e empolgante, mais uma boa história, gosto bastante de personagens já consagrados sendo escrito por outros autores, se cria novas perspectivas e histórias interessantes.

Neste livro temos um jovem sherlock "promissor", que virá a se tornar o que conhecemos, com breves momentos de genialidade, ao mesmo tempo, engraçado, ingênuo e porquê não apaixonado.

Bruno 12/01/2021

Recomendo muito essa série.
Temos a oportunidade de conhecer uma versão adolescente de Sherlock Holmes, com muita ação, suspense e investigação
Gostei muito, e recomendo a todos, apesar de que nem todos livros da série estão disponíveis em português, mas quem lê em inglês é possível ter acesso aos outros livros.

Arthur Peixoto 13/01/2021

Sherlock um pouco diferente...
Esse é o primeiro livro de uma série que retrata, ou tenta mostrar, as aventuras de Sherlock Holmes na adolescência, como começou a se desenvolver até tornar o grande e famoso detetive inglês. O livro possui muita ação e mistério, porém o desenvolvimento da personalidade e atitudes do personagem não me agradaram, que ao meu ver, descaracterizaram um pouco o perfil excêntrico de Holmes, junto a sua inteligência, esperteza e senso aguçado de observação. No momento não tenho vontade de continuar a leitura da série, mas quem sabe no futuro...
Bruno 13/01/2021minha estante
'tenta mostrar'
que isso!!! kkkkkkkkk

thizreads 26/05/2021

O nascer de uma lenda
A única pergunta que eu me faço nesse momento é: Por que demorei tanto para ler esse livro?
Meu Deus, como eu amei.

Eu adorei o desenvolver da história, achei que não foi uma coisa demorada, e achei também que o autor não colocou coisas desnecessárias, ele foi bem específico.
E acho que ele conseguiu passar o que queria, que realmente O NASCER DE UMA LENDA.

Só fiquei chateada pq não rolou beijo ????

Natalia.Eiras 01/06/2012

Este não é um livro de Sherlock Holmes
Antes de mais nada, quero dizer que este não é um livro publicado por Sr. Arthur Conan Doyle, ou verdadeiro criador de Sherlock Holmes, mas um novo conto criado por Andrew baseado em Sherlock, e esse é o problema...
Neste livro, Andrew tenta retratar Sherlock ainda criança/ adolescente quando tinha apenas 14 anos. Até ai, tudo bem. O problema é que ele mostra um Sherlock que era uma criança normal, e que devido a diversos traumas passou a construir uma personalidade marcante como a que vemos nos livros publicados por Sr. Arthur Conan Doyle.
Pra quem acompanha as histórias de Doyle, imagina um Sherlock completamente diferente na infância. Ele não podia ser uma criança normal; para nós, realmente fãs, a versão de Sherlock criança deveria ser uma mistura de nerd (passando o dia inteiro entre livros e microscópios, sem amigos no colégio interno que estudou) com aquele olhar da Vandinha Addams (nada acontece ao meu redor...que tédio...bando de gente estúpida...), e um faro para mistérios como Tim Tim (mas sem o cachorro).
Wednesday ou como a conhecemos: Vandinha Addams.
Neste livro vemos um menino que quer passar as férias escolares com o irmão Mycroft (alô! Eles não se dão muito bem nos livros originais, logo, por que tanto amor fraterno neste livro?!) e fazer amigos (alô de novo! Sherlock não liga para as pessoas, ele só se interessa em desvendar as coisas, logo, por que ele se importaria em fazer amigos durante as férias?!).
Isso sem contar que eu encontrei uma falha no roteiro que não passaria despercebido por Sherlock. Imaginem a seguinte situação:
Você esta em um bote, navegando pelo rio, e este bote é puxado por um cavalo que esta amarrado por uma corda ao bote, e o animal vai andando a margem deste rio. A sua frente existe uma ponte, e você é atacado nesta ponte, mas consegue atravessa-la e escapar do perigo. O que há de errado neste história?
Pensem....
Resposta: Como você conseguiu atravessar a ponte sem ficar preso em uma das pilastras, já que o barco passa por baixo da ponte e você esta preso a uma corda no cavalo que esta na margem??? No mínimo, a corda enroscaria na pilastra da ponte, e você teria que soltar o cavalo cortando a corda. O personagem do livro fez isso? Não!! Nem mencionou o fato...
Vejam bem, a história não é ruim....apenas não é uma história digna de Sherlock Holmes, e estampar o livro com o nome Sherlock, para fazer os fãs comprarem achando que encontrarão seu detetive favorito e descobrirem que foram enganados?! Tenha dó!!
Quer conhecer uma adaptação de Sherlock muito boa? Fidedigna ao livro e que realmente é a personificação do personagem criado por Sr. Arthur Conan Doyle? Então assista ao seriado produzido pela BBC!!
jessikfreitaas 20/08/2012minha estante

Aly 09/09/2012minha estante
Adorei sua resenha! Eu estava pensando em ler o livro, mas, depois de ler sua opinião (e a de outras pessoas) me convenci de que é melhor eu reler os clássicos de Conan Doyle.

Francisco 65 21/11/2016minha estante
Ótima sua resenha!
Você sabe que quando li o trecho do bote amarrado ao cavalo e passando sob a ponte, não acreditei que o autor tinha "comido uma bola" desse tamanho, até voltei umas páginas para ver se eu não tinha pulado algum trecho. Mas, não! O bote ficou amarrado ao cavalo(que seguia pela margem) e passou por debaixo da ponte. Um absurdo!
Outro absurdo: como um garoto de 14 anos derrota facilmente o Sr. SURD, que o próprio autor comenta que ele é um homem grandalhão.
Livro fraquissimo!

Luiza 13/05/2020

Muito bom!
Sempre falo da minha dificuldade em ler livros que se passam em séculos passados, mas este foi, com certeza, um dos livros de leitura mais leve que já li. A ideia do autor foi realmente magnífica. O livro ficou guardado por muito tempo e como me arrependo de não ter lido-o antes. Perfeito!

ness 26/07/2021

O jovem Sherlock Holmes: Nuvem da Morte - Resenha
Sherlock Holmes foi meu primeiro amor. Antes dos cinco anos, eu já conhecia as histórias e as grandes aventuras do detetive.

Se passaram anos e anos e eu não pensei nele. Parecia que eu até havia esquecido de tudo o que a história me deu: a paixão pelos livros.

Lembro como se fosse hoje de minha parente lendo para mim as grandes aventuras do grande Sherlock. Eu ouvia atentamente e olhava para as miúdas letras nas páginas, passando os dedos por elas.

Essa paixão por livros nunca foi embora e nunca irá. Eu, com a idade que tenho, já sei que profissão quero seguir. Tenho livros e livros que posso chamar de meus. Com a idade que tenho, já vivi mil vidas e espero viver mais três milhões.

Nesse mês, a mesma parente que lia Sherlock Holmes para mim quando eu era menor me emprestou esse livro. Logo tudo o que eu vivenciei, todas as aventuras que me levaram ao que sou hoje passaram pela minha cabeça.

Minha versão pequena sentada na cadeira próxima ao armário de livros escutando atentamente as aventuras do melhor personagem fictício da história. Minha versão pequena comprando seu primeiro livro. Minha versão mais atual transferindo seus livros para as prateleiras. Minha versão atual sentada na cama lendo um livro mais pesado que um tijolo.

Agora estou aqui, emocionada, terminando de ler O jovem Sherlock Holmes: Nuvem da Morte. Mas dessa vez é diferente. Porque eu posso ler sem precisar de ajuda da minha parente.

Agora estou aqui, sentada na minha cama removendo o marca página da última página do livro.

Agora estou aqui, lembrando do meu passado.

Agora estou aqui, agradecendo a minha parente por me apresentar o mundo dos livros, o melhor mundo de todo o universo.

????? ????? ????, agradecendo a Sherlock Holmes, meu primeiro amor e o melhor personagem fictício e detetive do mundo. Você me viu crescer enterrada em livros grossos e me verá crescer mais e mais assim. Eu lembrarei de você quando estiver velhinha de cabelos brancos, sentada em uma cadeira de balanço com filhos já adultos e lendo um livro grande e grosso. Esse livro contará uma de suas grandes aventuras. ?? ????? ??? ?? ????????.

Com amor

V.

Cardoso47 16/02/2022

Aqui Sherlock é um adolescente e precisa ficar na casa de seus tios. Nesse lugar ele conhece um outro adolescente que logo se torna seu amigo.
Esse amigo presenciou uma cena muito estranha, onde percebeu uma estranha fumaça sair de perto do corpo de um homem morto.
Depois de uns dias sherlock presencia a mesma cena, só que em um outro homem, também morto.
Eles então partem para uma aventura a fim de desvendar o mistério sobre a morte de tais homens.

Adoro esse livro pq me lembra da minha adolescência

Madu 26/05/2021

Decepcionante
O Personagem principal está totalmente diferente do Sherlock criado por Arthur Conan Doyle. Entendo que nesse livro Holmes é apenas um adolescente, mas não justifica essa mudança tão brusca na personalidade do mesmo. É uma história fluída e o mistério é ok. Andrew Lane poderia ter criado essa história sem ter colocado como protagonista o Sherlock, teria sido melhor!

Elisabete 20/02/2021

O jovem Sherlock Holmes de Andrew Lane
A ideia do livro é boa. Ele conta a vida de Sherlock na adolescência, sua família, seus amigos e onde estuda. Mas sua escrita não me prendeu. Então, ficou muito difícil e cansativo de ler esse livro.

gleicepcouto 23/03/2012

Sherlock Holmes adolescente mostra que inteligência e juventude podem andar de mãos dadas na literatura
Sherlock Holmes está de volta. Mas não o super detetive de 33 anos, já com sua perspicaz mente lógica, ótimo lutador de boxe e esgrimista. Apesar de seguir para esse destino, aqui, ele ainda tem 14 anos.

O escritor Andrew Lane, um inveterado fã do personagem de Arthur Doyle, propõe com a série O Jovem Sherlock Holmes, lançado pela Editora Intrínseca, mostrar como o astuto adolescente Sherlock se transformou no mestre da dedução e raciocínio lógico.

Em Nuvem da Morte, volume de estréia da série, Holmes, pela primeira vez na vida, se vê envolvido em uma morte misteriosa. Tudo começa quando ele vai passar suas férias com os estranhos tios, e até então desconhecidos, Sherrinford e Anna, em uma cidade chamada Farnham. Ele não queria, mas não teve escolha quando seu pai teve que viajar às pressas para a Índia e seu irmão, Mycroft, não poderia ficar com ele devido aos seus compromissos no trabalho.

O que estava fadado a ser a pior e mais monótona férias de sua vida muda completamente quando uma pessoa é encontrada morta em um bosque, no limite da propriedade de seus tios. O motivo da causa mortis é uma incógnita, o cadáver está repleto de pústulas. Uma fumaça negra que se move sob o corpo, que desaparece sem deixar rastros, só faz aumentar o enigma.

A partir de então, o adolescente Sherlock Holmes, junto com seus novos amigos Matthew (um esperto garoto órfão e sem teto) e Sr. Crowe (um tutor americano contratado pelo irmão de Sherlock para lhe ajudar nos estudos), fazem de tudo para descobrir o que está por detrás desta morte.

Não precisa ser conhecedor do “velho” Sherlock Holmes para ler a série, mas é interessantíssimo quando você o conhece. Clara e sutilmente, percebe-se características do “jovem” detetive que terão repercussão no ‘adulto’.

O autor foi muito feliz nesses paralelos entre o “novo” e o “velho”, sempre respeitando certos limites. Até porque Doyle pouco revelou sobre a juventude de seu personagem. Basicamente, Lane pegou essas escassas informações acerca de Sherlock e as projetou em sentido contrário (para o passado) de modo que pudesse levar ao personagem criado por Doyle.

Um bom exemplo é Mycroft. A ligação de Holmes com o irmão é tão genuína e coerente, que você passa a acreditar que eles devem ter tido, apesar de distantes, uma relação de admiração mútua.

É importante também identificar a insegurança desse garoto de 14 anos e como seu aprendizado foi desenvolvido. Afinal, Sherlock Holmes não virou o melhor detetive da Inglaterra de uma hora pra outra.

A narrativa, que se adapta de acordo com a situação – detalhista e sensorial quando tem que ser descritiva, e empolgante nas ações -, é forte e concisa. Lane realmente te transporta para a Inglaterra do século XIX, e faz você suar de tensão junto com Holmes a cada ação – cenas muito bem escritas e complexas, com várias idas e vindas.

Com uma storyline coesa e personagens bem desenvolvidos, Andrew Lane comete poucos erros. Talvez, peca um pouco na extensão de suas cenas de ação – na metade delas, tinha que parar para pegar fôlego, principalmente no final do livro. O outro deslize é logo na dedicatória, mas não posso explicar sem correr o risco de soltar um spoiler (quando ler o livro saberá a que me refiro). No geral, entretanto, o autor faz uma obra revigorante e inteligente, trazendo esperança para a literatura estrangeira infanto-juvenil – hoje, recheada de livros acéfalos.

Andrew Lane é inglês e autor de outros romances, e livros dedicados a filmes e personagens importantes. Além deste, a série, por enquanto, tem mais três volumes: Parasita Vermelho (ainda sem data de lançamento no Brasil, mas já em processo de tradução), Black Ice e Fire Storm (lançados no ano passado nos EUA).

jessikfreitaas 20/08/2012minha estante

Alexandre 10/11/2012minha estante
Olá, tudo bem. Achei muito interessante a tua resenha. Eu nunca li livro algum sobre o Sherlock Holmes, apenas o conheço por ser um excelente detetive. No caso, assisti os dois filmes lançados. Dizem que é bom sempre ler primeiro livros e depois assistir a filmes, e é bem isso mesmo. Hoje percebo a tamanha importância desta razão. Estava um pouco em dúvida em relação a leitura deste primeiro livro, mas logo de cara quando nas primeiras páginas do primeiro capítulo já fiquei preso ao livro. Agora então com esta resenha, ficou muito mais fácil e ainda mais empolgante.