Nuvem da Morte

Nuvem da Morte Andrew Lane

Resenhas - Nuvem da Morte

Inlectus 25/09/2015

É bom.
Não se compara a Sir Artur Conan Doyle, mas é bom.

Amauri Felipe 21/06/2015

Resenha de "O Jovem Sherlock Holmes - Nuvem da Morte"
Sherlock Holmes é um dos personagens mais conhecidos da literatura inglesa, reconhecido internacionalmente como o maior detetive do universo ficcional, com traços e personalidade própria, que podem ser destacados sua mente lógica e raciocínio rápido, que lhe permite resolver qualquer caso sem sair de seu apartamento em Londres, onde trabalha como detetive particular, tendo como parceiro seu amigo Watson.

Mas como terá sido a infância dele? Como terá sido sua vida, antes de conhecer Watson, antes de ser detetive, morar num apartamento em Londres, antes de decidir seguir a vida para o combate e o desvendamento de crimes? O que terá causado seu peculiar comportamento, como o isolamento das pessoas? Nesse livro, vemos claramente que Lane explora esses elementos, ele é descrito como um adolescente normal, com fome de aventuras, e uma capacidade lógica um pouco superior para sua idade. Apesar de toda a trama ser bem construída, esta edição desapontou muitos fãs, principalmente a ligação entre os fatos, primeiro: quando ele tentava escapar do galpão, distendeu um tendão, e quando conseguiu, saltou um muro; mas o tendão não tinha distentido? segundo: quando estava num rio em um barco, sendo puxado por um cavalo na margem, ele passou por baixo de uma ponte, e foi atacado. A corda devia ter soltado, ou enroscado na lateral da ponte, mas isso não aconteceu e o cavalo continuou puxando. Ainda há um fato: a violência. Nos livros de Conan Doyle, Sherlock Holmes tenta evitar que pessoas saiam feridas de suas tramas; mas no livro vilões são cortados e jogados ao fundo de rios, pessoas pegam fogo e quando um bandido cai, Sherlock vai lá e chuta o queixo dele, quebrando-o. Uma violência desnecessária.

Mas, de resto, o livro é bom e a história é ótima.

Marcos Pinto 26/01/2015

Poderia ser melhor
Sherlock Holmes, antes de ser um grande detetive, foi uma criança como qualquer outra. Ele estudava em um colégio apenas para garotos e tinha pouquíssimos amigos. Exatamente por isso ele ansiava entrar de férias; porém, quando esse feliz dia chegou, ele teve uma triste notícia: ele não poderia ir para casa, teria que passar dois meses na casa de seus tios.

Lá, além dele não ser bem-vindo, sofria de tédio, pois não havia nada para fazer. Ele temia ter as piores férias de sua vida. Mas nada é tão ruim que não possa piorar, não é isso? E nesse caso piorou: seu irmão contrata um tutor para lhe dar aulas durante as férias. Certamente nada estava dando certo para o jovem Holmes.

Contudo, durante uma de suas aulas no bosque adjacente à casa de seu tio, Sherlock encontra um cadáver. Porém, o mais esquisito é que o corpo do defunto estava coberto de bolhas. Ele resolve que precisa descobrir de qualquer jeito o porquê o homem morreu. E, a partir de então, suas aulas talvez não sejam mais tão chatas.

“O jovem sentiu a pressão a pressão no peito, mas controlou as emoções. Se aprendera uma lição durante seu tempo em Deepdene, era que uma pessoa nunca deveria demonstrar emoção. Caso contrário, isso seria usado contra essa pessoa” (p. 15).

Andrew Lane criou um livro muito ambicioso e que promete mostrar como Sherlock Holmes começou a se dedicar a ser um grande detetive. Uma das promessas do livro foi cumprida: realmente é um excelente livro policial para jovens. Porém, na minha visão, na maior das promessas o autor não logrou êxito: recriar Sherlock durante a adolescência.

O protagonista apresentado em nada lembra o Sherlock da vida adulta e isso, em muitos momentos, fez com que eu desconfiasse que ele não fosse o verdadeiro Holmes. Apesar de o garoto ser bastante curioso, algumas das principais características do detetive adulto foram esquecidas: excentricidade e um pensamento dedutivo muito acima da média.

Apesar dessa minha desconfiança em muitos momentos, o livro não é ruim. Aliás, para adolescentes que nunca leram uma verdadeira obra do Sherlock, ele certamente será eletrizante. Como livro de suspense policial ele cumpre seu papel. Mas para quem já é fã do famoso detetive, o livro será uma decepção, no mínimo.

“Sherlock duvidava de que a matemática pudesse algum dia ser importante, e a deixara de lado. Ele adoraria “encher o depósito de sua mente” com coisas como arte e música, que considerava interessantes, mas equações era algo que podia dispensar” (p. 54).

Embora haja diferenças na criação de Holmes, é impossível não elogiar a escrita simples, interessante e ágil do autor, além da ótima revisão e diagramação realizada pela Intrínseca. Com folhas amarelas, espaçamento e letras de tamanho agradável e um livro bonito, a leitura se torna ainda mais agradável.

De uma forma geral, o livro é bom e é indicado para quem nunca teve contato com a escrita do Arthur Conan Doyle e quer conhecer uma possível faceta de Holmes. Porém, os leitores mais adultos talvez não consigam se conectar ao protagonista.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2015/01/resenha-o-jovem-sherlock-holmes-nuvem.html

Cilmara Lopes 29/10/2014

Não é um jovem qualquer
Classifiquei com 3 estrelas, mas essas 3 equivalem á 5 comparadas com muitos livros que tentam fazer alusões á alguns histórias.
Andrew Lane escreve bem e desenvolve bem a história, minha única crítica é referente aos detalhes, ele podia ter sido "Tolkiniano" e empregado mais detalhes, mesmo que dobrasse o volume de páginas, seria enriquecedor neste gênero.
O jovem Holmes traz fragmentos de "Tin, Tin", "Denis, o Pimentinha" e talvez até do jovem "Potter" ....

"As encrencas não o perseguem, e sim seu senso de justiça vai ao encalço desses enigmas!!!"

Lais562 30/01/2014

Muito Bom!
Este livro conta a história do famoso detetive mundial Sherlock Holmes de uma forma nunca antes vista. Sherlock tem apenas quatorze anos quando é obrigado a se afastar da família e principalmete de seu irmão mais velho Microft. Ele então vai para a casa dos tios Sherrinford e Anna onde passa os dias entediado e não tem absolutamente nada para fazer. Para piorar o garoto não consegue tirar da cabeça o fato de que a governanta da casa, a Sra. Eglantine, tem alguma influência sobre seus tios por se comportar como se fosse uma membra da família. Sherlock se cansa de ficar dentro da enorme casa dos tios o tempo todo e sai em busca de algo interessante e acaba conhecendo o jovem c Arnatt que na verdade é um órfão que vive mudando de cidade em cidade. Os dois acabam virando amigos. Tempos depois Microft, o irmão de Sherlock, envia um novo tutor para o garoto: Amyus Crowe.

"Não deixe ninguém formular o problema por você, porque eles podem induzi-lo ao erro. Tome os fatos descritos e formule você mesmo o problema de maneira lógica, que permita sua solução."

O menino então começa a ter aulas com o Sr. Crowe. Em uma dessas algo inesperado acontece: Eles encontram um cadáver de um homem com muitas bolhas no rosto. Inicialmente os dois pensam que é alguma nova peste que está assolando o país, porém ao olhar mais de perto eles vão encontrar novas pistas. Neste novo mistério nada é o que realmente parece e Sherlock vai precisar da ajuda de Amyus, sua filha Virgínia e Matthew mais do que nunca se quiser evitar o fim da Grã-Bretanha!

site: http://lendoumsonho.blogspot.com.br/

Naty 15/01/2014

Nuvem da morte
Nesse livro Sherlock entra no mundo de deduções, aventura e perigos. Ele se encontra com 14 anos sua mãe está com uma grave doeça e seu pai em uma das viagens do exercito. Seu irmão então decide que ele ficará melhor na casa de seus tios, lá ele conhece seu primeiro amigo, Matt. Matt é um garoto de rua e que "presenciou" um crime onde uma nuvem parecia ter vontade propria e que ela havia matado um homem. Essa hipótese é descartada até Sherlock presenciar a morte de um dos empregados da casa de seus tios e então ele começa a desvendar todo esse misterio.

Nathy 04/12/2013

O Jovem Sherlock Homes: Nuvem da Morte – Andrew Lane – #Resenha | O Blog da Mari
Quem acompanha as resenhas no blog sabe que meu gênero favorito tanto no mundo dos livros quanto nas séries é o policial, pois amo ver a forma como a mente de um assassino está funcionando naquele momento para cometer tamanhos crimes. E no que se refere a Sherlock Holmes sou completamente fascinada com a perspicácia desse detetive, até o momento não tive nenhum problema com as adaptações feitas com seu passado e com os fatos que o levaram a se tornar uma pessoa que sabe como se utilizar de sua inteligência, porém fiquei um pouco decepcionada com a versão apresentada por Andrew Lane e o período de adolescência desse detetive que tanto encanta as pessoas.

Com a narrativa em terceiro lugar, mas com o foco totalmente voltado para Sherlock Holmes o leitor embarca em mais uma grande aventura, ou assim vista pelo rapaz. Não achei que esse primeiro caso foi algo excepcional ainda mais porque logo quando a segunda morte apareceu desconfiava do poderia ter causado as mortes e ainda que não soubesse o motivo do porque essas mortes acontecerem eu não consegui achar a explicação muito plausível, parecia mais que o autor estava jogando alguma coisa para satisfazer o leitor. Em muitos momentos a leitura se torna cansativa e com acontecimentos bem desnecessários que não fazem nenhuma influência na resolução do caso.

'Na primeira vez que Matthew Arnatt viu a nuvem da morte, ela flutuava para fora da janela do primeiro andar de uma casa perto de onde ele vivia.'

O personagem principal Sherlock me parece muito mais infantilizado do que estava esperando, porém consigo compreender seus comportamentos quando se depara diante de situações realmente inusitadas. A curiosidade e o desejo de resolver enigmas caraterísticas do personagem em todas as adaptações continuam firmes nessa e em muitos momentos cheguei a cogitar que se não fosse tão determinado talvez não passasse por vários dos perigos. Gostei da forma como o personagem foi crescendo ao longo do livro e passando a ter novas caraterísticas e comportamentos visíveis em sua vida já adulta, de algum jeito Andrew conseguiu inovar e ao mesmo tempo manter o personagem que tanto gosto.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: site: http://www.oblogdamari.com/2013/11/o-jovem-sherlock-homes-nuvem-da-morte-andrew-lane-resenha.html

Natalia.Santos 15/02/2017

A descoberta do talento
Os livros do Jovem Sherlock Holmes retratam como ele era antes de se tornar o maior detetive do mundo. E em especial, o "Nuvem da Morte" fez Sherlock conhecer de forma mais intensa e aprofundada seu talento para os enigmas e sua vontade de estar junto do perigo. Com livros totalmente diferentes dos clássicos de Arthur Conan Doyle, o autor traz aventuras emocionantes que te prendem do começo ao fim, momentos de tensão que te deixam sem fôlego, formas inovadoras de mostrar como o crime é articulado à nossa volta. Neste primeiro livro, Sherlock desperta para uma realidade totalmente diferente da que conhecia, e não irá deixar que as coisas andem do jeito que os criminosos querem.

Com esse livro, percebemos que nem tudo é o que parece. Vimos a inteligencia das pessoas ao planejar um crime, que você pode se meter em um perigo enorme por causa da curiosidade e como uma amizade verdadeira é importante.

Com certeza, irá se apaixonar por cada história.

Só Sobre Livros 25/05/2013

O jovem Sherlock Holmes
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/01/o-jovem-sherlock-holmes-carla-cristina.html

Mavi 03/05/2013

O jovem Sherlock Holmes - Nuvem da morte
Nunca tinha passado pela minha cabeça que a história seria á respeito do próprio Sherlock aos catorze anos, imaginava que seria outro garoto com a mesma sede de informação que o detetive mais famoso do mundo tinha. Apesar da obra original ter sido escrita há muito tempo atrás e ter muito pouco revelado sobre como era Holmes durante a infância, adorei o livro exatamente por isso. Por ser um começo que o autor não deu á ele. Eu imaginava o Sherlock exatamente como estava descrito no livro, com aquele "poder" de dedução desde pequeno. Para quem gosta das aventuras desse detetive, o livro vai ser bem legal, pelo fato de explicar o vácuo que Sir Arthur deixou.

Mateus 23/03/2013

Sherlock Holmes Nuvem da Morte
eu achei o livro Sherlock Holmes Nuvem da Morte um livro bom pois se conhece um novo sherlock um sherlock jovem,de pensamento rapido,extrategico e que continualmente aprende coisas novas com seu tutor Amyus Crowe, o livro fala das primeiras amizades de sherlock e de sua primeira vinda a Londres,é um livro com muita açao e aventura e retrata o primeiro caso de SHERLOCK HOLMES.

Marcela 17/02/2013

Um novo Sherlock Holmes.
Confesso: demorei a engatar neste livro. Bastante. Apesar de o enredo ser interessante, o personagem principal ser um nome que é ícone mundial e a leitura ser fácil, alguma coisa me detinha, não me deixando prosseguir de imediato. No mais, tem-se vários elementos para a construção de uma história interessante.

Pra começo, devo dizer que senti falta da presença do Dr. Watson. Claro, como a história se passa durante a juventude de Sherlock, então é meio lógico que o futuro detetive mais famoso do mundo ainda não tenha conhecido seu grande amigo e parceiro de investigações, John. Porém, Holmes não fica desacompanhado aqui. Pelo contrário. Para completar o vazio deixado pela ausência de John Watson, temos Matt Arnatt – um órfão morador de rua na Inglaterra do século XIX –, Amyus Crowe – um homem inteligente que fora contratado, dos EUA, para ser tutor de Sherlock enquanto esse está hospedado na mansão Holmes, em Farnham – e, Virgina Crowe – única filha de Amyus, que se torna uma espécie de "interesse amoroso" de Sherlock, ainda que sutilmente.

Sherlock Holmes, aqui, é apresentado como um garoto normal, ingênuo e solitário, em seus 14 anos. Matt e Virgina representam os poucos amigos que ele conseguiu fazer até então. Amyus Crowe apresenta-se como o seu mentor no mundo da investigação: é ele quem induz Sherlock a pensar dedutiva e logicamente, ensinando-lhe várias táticas adquiridas com o trabalho que executava, nos EUA.

O mistério acerca da “nuvem da morte” foi sendo desvendado aos poucos e, a resposta era muito mais simples e racional que o esperado. Mas o interessante não fora o fato, em si, mas as maneiras como chegamos a ele. E, nessa questão, Andrew Lane conseguiu se sair muito bem, desenvolvendo cada pensamento e os interligando de uma manheira bem arranjada.

Apenas “uma pulga” persistiu em ficar na minha orelha: a enigmática Sra. Eglantine – a governanta da casa de seus tios em Farnham. Espero, sinceramente, que o mistério sobre a mesma seja desvendado a partir dos próximos volumes. E sim, eu pretendo continuar lendo a série, embora não seja uma das minhas prioridades no momento.
Kammy Krysthin 13/04/2013minha estante
Já tentou ver SHERLOCK série britânica da BBC? É muito boa, outra também é Elementary, mas que foge muito da ordem dos livros, onde o John é uma mulher, interpretada pela Lucy Liu, tem Perception que é uma versão do Sherlock, mas diferente. Recomendo a primeira e a ultima se gostas.

Marcela 13/05/2013minha estante
Kammy, ambas as séries estão na minha listinha de "vou ver" sim... Hoje, estou acompanhando umas 5 séries diferentes, das quais 3 já estão pertinho da season finale. Assim que acabarem, começarei a dar uma olhada melhor nas outras séries da minha lista.

Comecei também a ler "As Aventuras de Sherlock Holmes". Interessante ver como pequenos detalhes que passam despercebidos pela maioria são captados até a essência por Holmes. Robert Langdon, outro personagem admirável, em muito me lembra dele também.

Aline Basilio 25/01/2013

Aventura jovem
Resenha no BLOG

jessikfreitaas 20/08/2012minha estante

Phelipe 18/11/2012

linguagem da percepção
O livro e muito bom, por sua história e por seus modos de pensar, diante de problemas mencionados como a nuvem da morte
Um jovem de quatorze anos e seprofessor decifram un misterio que assombra uma região Que e visitada por amynus crower em sua viagem de londres