Nuvem da Morte

Fernanda 10/04/2020

Fiquei surpresa

Bianca Martins 06/11/2013

Não é um Doyle...
Para quem é apaixonado pelos livros do Conan Doyle será um pouco decepcionante.

Andrew Lane aborda a vida do Sherlock com seus 14 anos de idade, onde pelo que foi narrado, ocorre o primeiro caso de investigação em que Sherlock está envolvido e ativo.
A vida e sentimentos do jovem Sherlock foram mais importantes, neste livro, que o desenvolvimento do caso. Não me veio aquela sensação e vontade de devorar o livro em uma única noite para saber o que iria acontecer no próximo capítulo.
Logo nas primeiras páginas, Sherlock faz uma dedução de como seu irmão chegou à escola, que foi muito exagerada se comparada com sua capacidade dedutiva contada ao decorrer da história.

O livro é um Young Adult (não sei se ele foi classificado assim, mas foi o que eu senti ao lê-lo).
Arrisco dizer que quem ama o Sherlock com seus 30 e tantos anos do Conan Doyle não vá gostar muito do jovem Sherlock de Andrew, pelo simples fato de que Sherlock é Sherlock e que só o Conan Doyle seria capaz de descrever como foi a infância/juventude dele.
Andrew foi muito corajoso se arriscando em descrever um personagem tão forte e conhecido. Para mim não funcionou (apesar de que provavelmente eu lerei toda a série).

Resumindo:
Achei um YA bom, com um caso fraco, alguns acontecimentos que não condizem com uma possível realidade (as cenas de escape são muito fracas e surreais). A cronologia em que foi apresentado a forma em que Sherlock adquiriu os seus conhecimentos foi razoável.
Muitos personagens (acho que todos os principais) não foram resolvidos e com certeza serão utilizados ao longo da série.

Daiane 29/08/2017minha estante
undefined

Nicole673 13/04/2023

Um bom livro de mistério
Aqui vemos o Sherlock menor, uma sombra do Sherlock Holmes que conhecemos. Acho que uma das melhoras frases do livro é do Matty:
?- Aprendi que você precisa de alguém que tome conta de você, ou então suas ideias lógicas acabarão por matá-lo.? E é exatamente isso KKKK ele é inteligente porém impulsivo acredito que é por conta de estar na adolescência e é aí que entra o Amyus Crowe ensinando os princípios de raciocínio lógico e do processo dedutivo moldando as qualidades do Sherlock. Foi uma aventura gostosa de se ler, um plot sobre vilão interessante e criativo, personagens com reais e com camadas, confesso que queria mais mas passo pano ao autor já que é o primeiro livro da saga. Recomendo quem estiver procurando um livro divertido pra passar o tempo lendo com uma pegada de mistério!

anna 06/03/2022

uma boa história, mas não de sherlock holmes
estou lendo este livro pela segunda vez. agora, depois de ler a obra completa de conan doyle, tive uma opinião completamente diferente sobre ?nuvem da morte?. o enredo do livro é bom e cheio de ação e aventura, porém desta vez foi quase impossível não fazer uma comparação sobre a personalidade do personagem sherlock dos livros originais, e é nesse ponto que pude perceber algumas diferenças. acho que neste livro, mesmo apresentando uma versão mais jovem e inexperiente do famoso detetive, algumas de suas características acabaram se perdendo, e em alguns momentos não consegui sentir de fato a essência do personagem que tanto amo, fator que fez com que a leitura não me prendesse tanto.

Lucas 04/10/2012

No início pode até parecer empolgante e 'fácil de ler', mas quando faltou 40 páginas pra eu terminar, já não aguentava mais. Achei massante e cansativo.

Ana Paula 07/07/2022

Loucura total
Um livro muito envolvente, ação do começo ao fim sem contar na mente brilhante de Sherlock e do Crowe. Da até pra aprender a pensar igual o Sherlock! "A informação é a base de todo pensamento racional. Busque-a. Procure-a com assiduidade. Encha o depósito de sua mente com tantos fatos quantos couberem nele. Não tente distinguir entre fatos importantes e triviais: todos dão potencialmente importantes." - Amyus Crowe

mai 10/06/2020

não me prendeu muito no começo, mas no final não conseguia parar de ler
Uvaverde 13/06/2020minha estante
Oi! Gostaria muito de ter este livro! Poderia me dizer onde comprou? Nos sites em que procuro não há em estoque... :(

mai 13/06/2020minha estante
oi! pior que danhei em um projeto na escola! você já tentou procurar na Amazon? normalmente tem lá!

mai 13/06/2020minha estante
ganhei*

Bianca 07/09/2011

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br/blog/
“Você acha que o conhece? Pense duas vezes.”

Na minha adolescência li vários livros e vi muitos filmes sobre Sherlock Holmes, personagem criado por Arthur Conan Doyle.

Eu adorava o mistério e encantamento que sentia com as histórias. Então, quando soube que a Editora Intrínseca lançaria uma nova série chamada O Jovem Sherlock Holmes, escrita por Andrew Lane, tive a certeza de que leria.

Conhecer o jovem Sherlock e fazer parte de suas aventuras era maravilhoso para mim, justamente por ter imaginado e vivido do meu jeitinho minhas próprias peripécias com Holmes.

“Se há fatos importantes é possível esclarecer qualquer coisa.” – pág. 98

“O vento sacudia as folhas das árvores atrás de Sherlock. Ele deixava a mente divagar, tentando não pensar no passado ou no futuro, vivendo apenas o momento por tanto tempo quanto pudesse.” – pág. 24

O primeiro volume se chama Nuvem da Morte.

Preciso falar alguma coisa da capa? Foi paixão à primeira vista. Adorei! Toda a diagramação é agradável aos olhos.

Como já era de se esperar, o autor quer nos mostra como seria Sherlock Holmes em sua adolescência. Quem já leu os contos e romances de Arthur Conan Doyle sabe que Holmes já aparece adulto.

Nesta história, o garoto é forçado a passar as férias escolares com tios que ele não conhecia. A falta do que fazer dura pouco, sua mente observadora, curiosidade e a solidão em que se encontra logo o envolverão num grande mistério.

A narrativa é em terceira pessoa. Em alguns momentos é minuciosa, quase um pedido para prestarmos atenção aos detalhes.

Holmes se sente inseguro e abandonado no começo, mas dificilmente ele permite que alguém perceba.

“O jovem sentiu a pressão no peito, mas controlou as emoções. Se aprendera uma lição durante seu tempo em Deepdene, era que uma pessoa nunca deveria demonstrar emoção. Caso contrário, isso seria usado contra essa pessoa.” – pág. 15

Cada personagem foi bem-construída, mesmo as secundárias possuem características únicas.

O mistério em si é embasado e crível. Apesar de ser uma série, a ação deste volume foi concluída. É claro que deixando pontas para os próximos.

Foi muito interessante ver o lado jovem de Sherlock, perceber que algumas de suas aptidões são genéticas e compartilhadas com membros de sua família e outras foram aprendidas com o tempo.

É com Amys Crowe que ele descobrirá que dedução e observação são coisas distintas.

“Crowe parecia capaz de conversar com jovens como se eles fossem adultos, e sua mente trabalhava de maneira lógica: para chegar a conclusões, usava evidências como degraus, em vez de saltar diretamente para o fim do caminho.” – pág. 97
Foi uma ótima leitura.

O próximo volume se chama Parasita Vermelho e ainda não foi lançado no Brasil.

Recomendo.

Gis 19/05/2020

Nuvem da Morte
Bom livro para passar o tempo.

Juh flor 16/11/2020

Bom, porém nem tanto...
O livro (que atenção, não é o Doyle!!) conta a história do Sherlock Holmes porém jovenzinho (estilo o filme enola holmes ksksks), onde ele começa a se envolver em crimes misteriosos, onde ele começa a obter seus ?poderes? de observação e tudo o mais. Porém, não esperem se surpreender, pois essa releitura do Sherlock vem a ser meio desgastante em várias partes do livro, tanto é que eu quase o abandonei. Portanto, eu insisti e terminei gostando da história no geral, por isso a nota.

Bubble 11/07/2020

Comece aqui
Sendo bem breve, se você quer conhecer a história do Sherlock Holmes, comece com esse livro. Já li outros livros dele adulto e achei chato... Mas, conhecendo essa série, acredito que as histórias do S.H. ganharam um novo significado pra mim. Estou ansiosos para ler os próximos livro e reler outros.

Maenis 30/12/2020

O início da lenda
Leitura fácil e gostosa. Achei ótimo a ideia de contar a adolescência do Sherlock, como ele era na escola, como suas deduções começaram, como ele foi instruído e a curiosidade e ?necessidade? de se meter em encrencas rs

Mari.Study 25/07/2020

O Jovem Sherlock Holmes: Nuvem da Morte
Sinceramente não achei que condiz com quem Sherlock realmente é! Neste livro ele está mais social, menos desconfiado, fazendo menos deduções... O livro seria ótimo se tirasse o personagem/nome do Sherlock e troucasse por outro. Realmente não senti que aquele era Sherlock.
O conflito em si é bom, mas não é nada que nos prenda muito (pelos menos foi o que aconteceu comigo) já que em certos momentos algumas coisas ficaram bem explícitas/previsíveis.

giu 14/10/2020

Um livro "água com açúcar" mesmo sendo de crimes e mistérios. Ótimo para ler em um finalzinho de noite após um dia cansativo.