Nuvem da Morte

Nuvem da Morte Andrew Lane

Resenhas - Nuvem da Morte

Dani 23/07/2015

Aqui nesse livro, Sherlock ainda é um adolescente, ele tem catorze anos, mora na Inglaterra e estuda na Escola Deepdene para Meninos. Suas férias de verão chegaram, e agora ele vai ficar esse tempo na casa do tio Sherrinford e da tia Anna, num lugar chamado Farnham. Sherlock não quer ir. Ele quer ficar em casa com o pai e o irmão Mycroft. Mas ambos estão ocupados com o trabalho, e então Sherlock vai ter que ir para Farnham querendo ou não.

Nessa cidade, tudo é normal, como em qualquer outro lugar inglês. Só que num dia enquanto caminhava por um bosque junto com o seu tutor o sr. Crowe, ele viu uma nuvem estranha e agitada em cima de alguma coisa, ele não conseguia identificar o que era aquilo. Quando a nuvem foi embora, Sherlock se aproximou para ver o que era aquilo jogado no chão, ele viu uma coisa horrível. O corpo de um homem cheio de bolhas purulentas e vermelhas. O homem estava morto. Que horror.

Essa morte chega aos ouvidos dos moradores e todos começam a achar que é alguma especie da peste bubônica ou qualquer doença mortal. Porém Sherlock não acha que seja uma doença, ele imagina que tenha algo mais envolvido, e tem coisas que confirmam isso. Agora ele vai ter que descobrir o que esta realmente acontecendo, até que algo pior aconteça.

Obs: Eu li " o jovem Sherlock Holmes - nuvem da morte" pela primeira vez em 2012 ou 2013. E achei ele incrivel. Antes desse livro eu nunca tive nenhum outro contato com Sherlock Holmes e seu mundo, mas agora que eu reli Nuvem da morte, estou com muita vontade de asssitir os filmes, séries e ler mais coisas sobre Holmes. Eu gostei tanto.

Sherlock Holmes é um personagem muito famoso criado pelo Arthur Conan Doyle. Então, nos livros de Andrew esse personagem tão amado volta para sua adolescencia onde rolam várias tretas e talz. Na serie O jovem Sherlock Holmes se tem publicado no momento 6 livros, onde apenas 4 foram lançados aqui no Brasil.

O livro é muito bom, coisa de se ler rapido, tipo, em dois ou três dias, mas uma coisa que me incomodou foi que muitas vezes o cenário da história troca de repende, e não tem nenhuma pausa, ai eu ficava confusa. Por exemplo: Sherlock estava lá num barco, lutando, tentando proteger a própria vida, quando assim que ele terminar, ele ja esta deitado dormindo e pronto. E eu fico meio que: "Uai, ele num tava no barco, que diacho ele ta fazendo na cama?". Entende? Não tinha um espaço para separar o cenário. Mas fora isso... Leia, que você vai gostar muito. Demais da conta.

site: http://refugiand0-se.blogspot.com.br/2015/04/resenha-o-jovem-sherlock-holmes-nuvem.html

Débora Borba 12/12/2014

My young Sherlock
Meu caro Sherlock jovem,
Estimo muito conhecer como você era antes de ficar mundialmente famoso. Como fã de seus contos, esse livro superou minhas expectativas, apesar de não ser escrito pelo seu criador, Sir Arthur.
Ver como era inseguro, dá-me vontade de aventurar-se pelo mundo.

Rhuan 21/09/2015

Incrível
Nuvem da Morte é o primeiro livro da série O Jovem Sherlock Holmes, e na minha opinião Andrew Lane obteve sucesso na meta que é retratar a infância de Sherlock, trazendo à tona a origem de possíveis traumas, amores e características existentes no Sherlock de Sir Arthur Conan Doyle. Como ainda não li os livros de Arhur, não conheço os atributos que compõe o Sherlock 'original', mas Andrew Lane me fez envolver e adentrar a história de modo que, como um bom romance policial, eu tentasse desvendar os mistérios junto com os personagens e o passar da história. Sobre esses mistérios, creio que vá dificultando ao longo dos livros, devido à idade e experiência adquirida pelo personagem ao decorrer do tempo.
No primeiro livro, Sherlock tem apenas 14 anos e está em um mundo completamente desconhecido para ele. Ele passa as férias na casa de seus tios, em Farnham, porque o irmão Mycroft andava muito ocupado com seu trabalho no governo, e assim, não pôde cuidar dele em Londres. Ao passar das páginas Sherlock conhece novas pessoas e desenvolve amizades essenciais para a história. Enfim, Nuvem da Morte é um livro com uma trama envolvente e divertida, com a narrativa muito bem desenvolvida, e personagens carismáticos, como uma criança sem medo (e noção) do perigo que vive pelo fato de ser demasiadamente curiosa. Leiam!

Ket 22/03/2013

A resenha de hoje é sobre uma releitura do personagem Sherlock Holmes, feita pelo autor Andrew Lane e que chegou às livrarias do Brasil no ano passado: O Jovem Sherlock Holmes – Nuvem da Morte.

Nesta versão do personagem, Lane nos apresenta Holmes com 14 anos. É um jovem inteligente, nascido em uma família inglesa influente, mas que não possui amigos, dividindo seu tempo entre a rígida escola Deepdene para meninos e as férias de verão na casa da família. No entanto, ao final do período letivo, o garoto recebe a notícia de que não poderá passar as férias em casa e precisará conviver durante um longo e terrível período com tios que nunca conheceu, em Farnham.

Contra a vontade, o jovem Sherlock se prepara para passar pelas férias mais monótonas da sua vida… Mas ele não imagina que, pelo contrário, vai viver uma aventura, que vai ser o início de sua prodigiosa carreira como detetive.

Inteligente, reservado e extremamente curioso, Sherlock se envolve em um mistério envolvendo duas mortes intrigantes, abelhas africanas e uma “nuvem da morte”, sempre acompanhado pelo fiel e recente amigo, Matt Arnatt, um menino que vive nas ruas e por seu professor, Amyus Crowe.

O que eu mais gostei no livro? Que Andrew Lane nos dá um início para a lenda que é Sherlock Holmes. Quem já leu algum dos romances originais de Arthur Conan Doyle com certeza deve ter se perguntado como Sherlock se transformou naquele homem extremamente perspicaz, inteligentíssimo e peculiar. Como foi a infância dele? Do que gostava? Será que alguma vez na vida ele se apaixonara por alguém? Tinha amigos? São essas e outras perguntas que Lane tenta responder na série de livros do jovem detetive. Para ele, Holmes vai passando por uma série de situações e aventuras que vão moldar seu caráter ainda novo e o transformar no incrível detetive.

O livro, publicado pela Intrínseca, possui 282 páginas e traz o trechinho do início do próximo romance O Jovem Sherlock – Parasita Vermelho, no final. Sobre o trabalho da editora, nem precisamos comentar, pois estamos bem acostumados ao trabalho caprichado da Intrínseca, não é? Perfeito, como sempre. Capa bonita e ótima diagramação.

Muito bom.

DaviBS 28/10/2019

Sherlock Holmes
O Jovem Sherlock Holmes: A Nuvem da Morte é um livro, que foi produzido em 2011 por Andrew Lane e publicado pela editora Intrínseca, onde o jovem Sherlock parte para suas férias de verão na casa de seu tio e têm aprendizados com Amius Crowe.
Em um dia normal ele encontra um cadáver pálido com bolhas vermelhas e dias depois outro cadáver com os mesmos sintomas e começa a investigar e descobre sobre uma fábrica e um barão misterioso.
O livro contém 282 páginas de mistério e suspense, gêneros que eu gosto muito porque praticamente sempre o final é chocante, inesperado e bem feito.

Leitora 05/05/2023

Foi uma leitira rápida e leve, com muitas referências ao Sherlock original, de uma maneira muito simples e muito gostosa de ler

JG hunt 13/06/2023

Copia
Basicamente lembra MUITO Percy Jackson. Talvez tenha sido usado de inspiração? Sim, mas parece que eu tô lendo a historia de Percy Jackson com os personagens trocados para os de Sherlock Holmes. Se eu soubesse que era assim, eu lia Percy Jackson, principalmente pq a história não é lá grandes coisas.

Helen.Goes 30/07/2021

Livro bom pra quem quer sair da ressaca literária, tem a literatura fluída bastante fácil de compreender oq está acontecendo e uma trama bastante interessante sem muita enrolação (oq eu adoro livros sem muitas enrolações) mas as vezes acabo que sherlock só saiu vivo por sorte mesmo pq ele se mete em cada rolê doido que eu fico ??¿

giu 14/10/2020

Um livro "água com açúcar" mesmo sendo de crimes e mistérios. Ótimo para ler em um finalzinho de noite após um dia cansativo.

Camila 19/09/2011

Nuvem da Morte
Não há como negar que Sherlock Holmes seja um dos personagens mais famosos da literatura, não é mesmo? Por isso fiquei bastante curiosa quando soube do lançamento dessa série, chamada "O Jovem Sherlock Holmes". A intenção de Andrew Lane foi, claramente, nos mostrar um pouco mais sobre a infância de Sherlock e sobre como ele desenvolveu suas técnicas de investigação. Esse primeiro livro me pareceu voltado muito mais para a ação do que para o raciocínio lógico, tão presente nos livros escritos por Sir Artur Conan Doyle! O mistério foi um pouco óbvio, mas acho que essa era a intenção, já que o Sherlock dessa história é apenas um garoto.

www.leitoracompulsiva.com.br

Bruna Fernández 24/02/2012

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br
Quando fiquei sabendo do lançamento dessa série do Andrew Lane aqui no Brasil senti um misto de empolgação e decepção. Empolgação porque eu sou vidrada nas histórias do Conan Doyle – criador do Sherlock – e adoro o personagem e uma certa decepção prévia, por simples medo de estragarem a infância de um personagem tão amado pelos leitores de romances policiais. Mas acho injusto julgar uma obra sem ao menos ter lido – ou tentado ler – então resolvi encarar a leitura e, pra variar, não me arrependi.

Como o próprio autor destaca em uma nota ao final do livro, Conan Doyle nunca falou muito da infância de Holmes. Tudo o que nós sabemos, através de seus quatro romances e inúmeros contos, é que Holmes tem um irmão mais velho, Mycroft, e possue toda uma forma peculiar de organizar seus pensamentos e deduções. Mas nunca soubemos como ele se transformou nesse exímio detetive. É exatamente isso que Andrew Lane tenta destacar na primeira aventura dessa série.

Nos deparamos com um Sherlock adolescente, apenas 14 anos, e que ainda não possue o cérebro afiado que conhecemos. Ele chega a ser um garoto quase comum, o que dá uma sensação estranha para quem já leu alguma obra de Conan Doyle. Ele estuda em um colégio para meninos e tem que passar as duas férias na casa dos tios, dos quais nunca conheceu pessoalmente, pois seu pai foi viajar, sua mãe está muito doente e seu irmão mais velho, Mycroft, trabalha em Londres e não pode ficar com ele. Como qualquer adolescente quando é forçado a fazer algo que não deseja, Sherlock se mostra contrariado. Porém, não de forma revoltada e insolente como muitos adolescentes do século XXI fariam, afinal, a história se passa por volta de 1860 e o autor torna o ambiente muito verossímil à época.

As férias de Sherlock prometem serem as piores de sua vida: os tios são esquisitos e a empregada da família, Sra. Eglantine, parece estar pronta a fazer o dia a dia do jovem o mais completo inferno. Mas logo Sherlock faz uma amizade com um garoto de sua idade chamado Matty Arnatt, que presenciou uma morte muito estranha e misteriosa, afirmando ter visto uma “nuvem negra”. Depois de formar essa amizade, o jovem Holmes descobre que seu irmão contratou um tutor para suas férias, um americano chamado Amyus Crowe. Durante a sua primeira lição com o professor, Sherlock encontra um corpo e presencia a mesma “nuvem de morte” que Matt descrevera a ele. A partir daí, a aventura se desenrola.

A figura de Amyus Crowe evidentemente funciona como um mentor para Sherlock, pois é ele quem ensina o garoto a pensar, a usar a lógica e o raciocínio – marca registrada do detetive quando adulto. Espero que o tutor apareça nos futuros livros e continue a moldar a mente do jovem detetive, que já no final do primeiro livro está bem diferente de como começou. Outra personagem que entra nessa aventura ao lado de Sherlock, Amyus e Matty é a garota Virginia. Filha de Amyus, ela é diferente te todas as garotas que nosso jovem protagonista conhece: usa calças, monta em sua égua como se fosse um homem e possue atitude de sobra. Consigo imaginar Sherlock se apaixonando por ela e acabou perdendo-a de alguma maneira, pois se a premissa do autor é mostrar como se formou o caráter de Holmes, é a melhor explicação para a solidão do detetive em sua vida adulta.

Pra quem é fã do detetive, essa série promete e é leitura obrigatória! Quem conhece a obra de Doyle notará pequenos detalhes de Lane que se amarram com os romances mais antigos de Sherlock Holmes, provando que a ideia do autor de nos mostrar um infância mais próxima o possível da “realidade” de Holmes foi muito bem trabalhada. Se você não gosta do detetive ou nunca leu nada a seu respeito dele, essa é uma ótima oportunidade para fazê-lo. Acrescento ainda que é uma ótima escolha pra quem gosta de livros de mistério e muita ação.

TRK 09/10/2012

Review - O Jovem Sherlock Holmes: Nuvem da Morte
(LEIA ESSA RESENHA NO BLOG: http://thereviewkingdom.blogspot.com.br/2011/12/review-o-jovem-sherlock-holmes-nuvem-da.html) !!

Oi pessoal!! EU SEI, EU SEI, atrasei minha resenha em um dia. Mas eu estava ocupadíssimo lendo O Poder dos Seis fazendo coisas construtivas para a minha vida e acabei esquecendo de aparecer aqui pra resenhar esse MARAVILHOSO livro. Bom, como vocês vão descobrir logo logo lá no NUPE (mais especificamente, no dia 4 de Janeiro), eu estou numa fase SUPER Sherlock Holmes e livros de mistério. Tirando as séries que eu já havia começado e estou lendo os volumes seguintes, eu tenho lido apenas coisas de mistério e, mais especificamente, do Sherlock, meu novo melhor amigo. Com isso, eu logo fiquei FISSURADO nesse lançamento da Intrínseca, e já vinha namorando o livro há algum tempo na livraria.

Então veio o Natal. E aí já viu, né? Ele foi o meu presente. Então vamos à resenha em si.

Eu pensei que não fosse exatamente gostar no início, porque me desculpem, acho que o estilo do Arthur Conan Doyle, o autor original de Sherlock Holmes, nunca iria poder ser copiado. Além do mais, se copiassem, pensei que ficaria algo podre e sem graça, muito plágio.

Mas todos os meus preconceitos caíram quando li os primeiros capítulos do livro. Sherlock está com catorze anos e vê o seu primeiro cadáver e soluciona o seu primeiro crime neste livro. É fantástico!!

Sherlock, neste livro, estuda na escola Deepdene para Meninos, em Londres. A época são as férias de verão, e Sherlock descobre que seu pai foi convocado para se juntar a uma base militar na Índia (?) e ele não vai poder ficar com a família nas férias. Sua mãe está doente com a convocação do pai, sua irmã é pouco citada no livro e seu irmão, Mycroft Holmes (que eu descobri que aparece SIM nos livros do Arthur Conan Doyle [desculpa, galera, sou fã mas ainda não consegui ler todos os livros do Holmes]) tem um trabalho em Londres e não pode cuidar de Sherlock.

Ele então vai para a casa de um tio esquisito que tinha uma briga com seu pai até pouco tempo atrás, mas que foi solucionada, e o sítio dele fica na pequena cidade de Farnham. Sherlock pensa que as férias vão ser um saco, mas elas acabam por se tornar as melhores de sua vida!

Ao lado de Matty Arnatt, um menino-de-rua que logo se torna o melhor amigo de Sherlock em Farnahm, de seu tutor, Amyus Crowe e da filha dele, Virginia Crowe, Sherlock descobre um mistério que pode colocar a segurança de toda a Inglaterra em risco! E tudo isso na pequena cidade de Farnham.

O livro é MUITO bom, tem um ritmo super gostoso mas não muito rápido. As descrições tomam sim uma parte do livro, mas por incrível que pareça, mesmo eu não gostando de livros muito descritivos, acho que funcionou direitinho! Me conquistou e ME FEZ TER MUITA VONTADE DE LER O PRÓXIMO LIVRO DA SÉRIE, que vai se chamar O Parasita Vermelho!

NOTA: 10.

ivanafs2 23/06/2012

as melhores partes
Os melhores trechos desse livro são:
a definição de integral
um problema de lógica que é apresentando
é abordada a reprodução das flores, mas com o uso de termos que as escolas do Brasil não adotam
e como reconhecer as expressões das pessoas quando estão mentindo.
Muito boom.
jessikfreitaas 20/08/2012minha estante