Nuvem da Morte

Nuvem da Morte Andrew Lane

Resenhas - Nuvem da Morte

Lara 05/09/2011

O propósito do Andrew Lane é mostrar o Sherlock Holmes como um menino normal que, depois de passar por traumas na infância e adolescência, se tornou o adulto problemático que nós conhecemos nos livros do Conan Doyle.

Primeiramente, eu não concordo com a visão do Lane. Pra mim, Sherlock nunca foi uma pessoa normal: não creio que ele tenha sido um menino melancólico e desesperado por ter amigos. Na minha mente ele sempre foi esquisito, muito mais inteligente do que os outros e completamente ciente disso. Não duvido que a habilidade em luta que ele tem quando adulto seja por ele ter aprendido a se defender depois de apanhar na escola por ser o moleque chato, intrometido e estraga prazeres que sabe demais sobre tudo e todos que adora mostrar a própria inteligência.

Se é pra explicar a personalidade esquisita de Sherlock, seria bom encontrar uma explicação para a do irmão dele, Mycroft Holmes. Mycroft não é tão problemático quanto o irmão caçula mas, em compensação, é um dos fundadores do Diogenes Club, lugar onde conversar é proibido. O que quero dizer é: os Holmes são esquisitos - pra mim só isso já é uma ótima desculpa.

Duas coisas que me irritaram principalmente enquanto eu lia: a primeira é que o Lane fez parecer que a explicação de certas ações do Sherlock adulto foram copiadas de coisas que ele viu outros fazerem quando era criança, e assim fica como se o nosso caro detetive não fosse a criatura bizarra e única que nós conhecemos, mas sim alguém que "pegou emprestada" a personalidade alheia pra se tornar tal personagem. A segunda é ele parando de pensar no crime e em coisas importantes para pensar em uma garota e nos cabelos dela caindo pelos ombros e ah, vá. Cadê o Sherlock obcecado por resolver quebra-cabeças? Pra não falar da falta de interesse em mulheres que ele tem no Cânone, mas isso dá uma ótima discussão, então deixa pra lá. Aposto que a explicação vai ser que ele perdeu o grande amor da vida dele quando era jovem e por isso resolveu viver no celibato etc.

A história e o caso são legais, mas o livro não parece em nada com Sherlock Holmes. As deduções não são muitas e nem muito empolgantes, o que imagino que vá melhorando nos próximos volumes da série, quando o Sherlock for ficando a cada vez mais experiente, mais esquisito e mais parecido com ele mesmo.

Concluindo, se você nunca tiver lido a obra original ou se tiver mas não for um fã cheio de frescuras (que eu, como já devem ter percebido, sou), provavelmente vai gostar de A Nuvem da Morte.
Gabriel Aguilar 21/01/2013minha estante
Eu nunca li a obra original,mas pretendo ler um dia.

Eu gostei de Nuvem da Morte,e provavelmente vou continuar gostando mesmo depois de ler a obra original,porque eu penso que esse livro é pra lermos sem comparar tanto com a obra de Doyle,é outro escritor e praticamente é outro personagem também.
Pode ser que minha opinião mude,mas esse é o meu ponto de vista atualmente.

Srta.Dorothy 05/05/2013minha estante
Eu não li a obra de Andrew Lane, justamente por esses aspectos.
Eu sou realmente apaixonada por Sherlock Holmes, e leitora do tipo cheia de frescura. hahahaha xD
Achei uma mancada do escritor em colocar o personagem como sendo uma versão de Sherlock Holmes adolescente, pois é inevitável que surja essas comparações.

Lara 21/05/2013minha estante
Gabriel, discordo completamente disso. Se não é para comparar com a obra do ACD, ou se é pra considerar como outro personagem, então o nome Sherlock Holmes deveria ser tirado do título. Não importa se a história se passa num passado desconhecido aos leitores ou em um universo alternativo: as características do personagem devem ser mantidas. Entendo que o Andrew Lane quis mostrar como o Sherlock chegou ao adulto brilhante que conhecemos desde sempre, mas ele simplesmente acabou com a essência do personagem na tentativa de fazer isso.

Lara 21/05/2013minha estante
Srta.Dorothy, eu acho a ideia super válida, o problema é que não dá pra chamar esse garoto do livro de Sherlock Holmes. Deve ter muita fanfic pela internet sobre a infância dele que é muito melhor que o livro lol.

Leticia 17/10/2013minha estante
Eu não li, mas pela descrição, você queria que o Sherlock Holmes jovem fosse como um "Artemis Fowl".

Lara 19/04/2014minha estante
Letícia, eu queria que o Sherlock Holmes jovem fosse como um Sherlock Holmes jovem. E o Artemis Fowl tá mais pra Moriarty, pelo menos no começo da saga.

dom 05/09/2011

mudou minha opinião sobre estes livrinhos infanto juvenis
muito interessante de se ver como tudo começou,como o jovem SHERLOCK holmes aprendeu suas habilidades e como tudo teve inicio.um modo pratico e facil de leitura q te faz distraçoes e pensamentos sobre diversas situações e enigmas!!!vale a pena galera