Angústia

Angústia Graciliano Ramos




Resenhas - Angústia


690 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Maria Isa 03/07/2023

Graciliano eu te amo
"Angústia" foi o primeiro contato que tive com Graciliano Ramos. A complexidade das personagens e a narrativa com fluxos de consciência me fizeram imergir na mente de Luís da Silva.

Com um tom de crítica social típico de Graciliano, você sente todas as raivas, as dores e as - claro - angústias do protagonista.

Não tenho palavras para descrever a genialidade de Graciliano, pois sinto que seria reducionista se ao menos o ousasse. Só direi que com certeza as suas demais obras acabaram de entrar para a minha TBR!

Apenas adentrem nesse romance com a ideia de que tudo vai fazer sentido no final.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vinicius.Anklam 01/07/2023

O livro poderia ter 160 págs. 200 págs de muita enrolação de delírios do personagem que você nem sequer sabe se é de verdade ou não. Não nego que o ápice do livro é o final e até que bem empolgante. Como que um livro desse, que é mais eficiente que sonífero está nas escolas, deve ser por ele ter sido barrado na época da ditadura militar e como o autor ficou preso por um tempo,exigiu que esta porcaria fosse exibida para crianças no ensino fundamental. Ótimo remédio para você que sofre de insônia. Se você deseja se aprofundar nesse espectro e sintoma do ser humano que é a angústia, leia Kierkegaard "Desespero Humano".
Lethy_21 01/07/2023minha estante
Vou ler esse de noite kkkkkkkk




moacircaetano 30/06/2023

Belo romance, porém considerei-o algo irregular, com longos trechos excessivamente descritivos e redundantes, confesso que algumas vezes saltei umas linhas (sacrilégio?)
comentários(0)comente



surtosdepapel 30/06/2023

A construção da loucura
A prosa de graciliano, como sempre, não decepciona. apesar de causar certa estranheza de início, principalmente por conta do fluxo de consciência e mergulho intimista nas personagens, é única e inconfundível. entretanto, o livro, em certos momentos, assume uma monotonia incomoda (entendo que faz parte da construção de luís da silva e sua paranoia que dá tom à narrativa, mas não deixa de tornar parte do livro entediante). em suma, gostei apesar de algumas ressalvas, agora quero ler São Bernardo!
comentários(0)comente



soubarroca 30/06/2023

Angústia, de Graciliano Ramos
Demorei pra engrenar a leitura de "Angústia", mas depois disso o livro foi ficando cada vez melhor.

Obra muito poética e sensível, expressa muito bem todo o sentimento de pequenez do personagem e faz o leitor sentir a todo instante que está em lugar apertado demais.

Um tapa na cara atrás do outro. Preparada para ler todo o repertório de Graciliano.
comentários(0)comente



xsznep0 27/06/2023

Desagradável
Sinceramente se posso definir essa leitura em uma palavra, seria desagrado. Cometi o grave erro de ter escolhido especialmente essa obra como o primeiro contato com o autor.

O livro possui uma atmosfera mais pessimista, o que era esperado, mas em muitos momentos isso se torna excessivo e cansativo. A proposta do autor realmente era causar angústia mas sinceramente só me estressei.

O protagonista realmente é alguém repugnante no meu ponto de vista, um obsessivo por Marina e por auto aprovação, sempre se intitulando como alguém muito justo e intelectual por conta de sua profissão e por "ser homem". O fato de ele possuir conceitos arcaicos como ele ser "machista e racista" particularmente já era de se esperar em uma história da década de 30, mas é muito decepcionante a forma que esse personagem não se desenvolveu em absolutamente NADA. Tive uma expectativa de mudança sobre os valores desse personagem mas claramente não ocorreu por conta dos vários cenários hipotéticos que ele criava em sua mente toda vez que se sentia ameaçado, se colocando sempre na figura de vítima ou justiceiro.

O cenário do livro me chamou atenção pois é bem escrita, as famílias vizinhas realmente são bem descritas com histórias reais, não são aqueles personagens que aparecem e somem de repente, tem o mínimo de descrição, mas, particularmente, considerei as histórias dos vizinhos muito mais interessantes e queria mais aprofundamento (mesmo que fosse na visão do protagonista como a obra se retrata).

A única linha de história que realmente me prendeu foi a sua desavença com Julião Tavares, um homem mesquinho que tudo que queria possuía, ele é uma espécie de "vilão" soberbo que realmente trouxe mais intensidade nessa desavença, realmente trazendo interesse. O final dessse embate foi esperado mas realmente me prendeu. (sem spoilers haha)

Não recomendo caso seja a primeira interação com o autor. É uma leitura muito lenta, complexa, não considero muito interessante para uma leitura do dia-a-dia sem ser a fins de estudo.

Essa foi minha primeira avaliação, aceito correções ou opiniões! :)
comentários(0)comente



dosesdeliteratura_ 26/06/2023

Angústia, psicopatia e perseguição!
Sem dúvidas temos um mestre da literatura nacional: Graciliano Ramos.
A forma de escrita desse autor me levou a lugares inimagináveis. Temos aqui, um personagem com extremos problemas mentais e sociais, que na minha visão, causam essa perseguição, obsessão, e posteriormente uma psicopatia por algo que talvez nem aconteceu. E quantas pessoas nos dias atuais passam por milhões de ?angústias? diariamente?
É de fato um livro forte, que te faz pensar e muitas vezes sentir o que o protagonista sente.
Inegavelmente, a literatura nacional é uma das joias desse país
Nota 8/10
Rafael Nini 26/06/2023minha estante
Excelente resenha!!! Dá até vontade de ler a obra!




mariana 25/06/2023

Angústia (Resumo Fuvest)
- Segunda geração do modernismo (30)
- Graciliano Ramos tava preso quando foi publicado antes do Estado Novo de Getúlio Vargas
- Acontece em Maceió
-> Ao longo de 1930
-> Narrado em primeira pessoa (narrador personagem)
-> Protagonista: Luís da Silva
-> Livro é um desabafo e depois de 30 dias de algo ruim, ele conta tudo o que aconteceu até o acontecimento ruim, o porquê da angústia
-> narrativa fragmentada (nao-linear) igual a cabeça angustiada dele - memória
- Críticas da segunda geração modernista (regionalista): Espaço; pobreza; vida dura
- Luís da Silva já nasce em um momento de decadência da família/fazenda
- Cresce nas ruas
- Luis escreve artigos e poemas } metalinguagem no livro (uma obra literária falando sobre como é vender literatura)
- Luís se apaixona pela vizinha, Marina!!!!
- Luís meio cult; Marina superficialidade, futil, gostava de dinheiro, meio vazia
- Luís e Marina noivam mas ela queria um casamento chique e ele é pobre
- Julião Tavares: Gordao e vermelho, imbecil, oposto do Luís da Silva
- Um dia Marina ta conversando com Julião Tavares e Luís ve e briga com ela por ciúme e eles terminam
- Magina começa a namorar Julião !!! Luís fica malucoooo
- Luís começa a ouvir na parede compartilhada Marina
- Marina fica grávida do Julião e ela aborta, quando sai da clínica Luís encontra ela e xinga muito ela
-> crítica à forma violenta como algumas questões sociais são abordadas
- Luis, por estar tão transtornado e maluco, segue o Julião enforca ele por trás e mata ele
-> depois do crime ele sente um sentimento de Vitória "matei ganhei isso ai!!! ganhei"
-> logo depois fica arrependido e angustiado
- o livro começa pelo fim / termina pelo começo (o grande desfecho, é na verdade, o ponto de partida)
- linguagem: objetiva, conciza, econômica, seca
- fluxo de consciência -> se passa mais na cabeça e sentimentos do que nas ações ou diálogos
- forte viés socialista -> crítica ao capital
comentários(0)comente



Alec.Ferreira 24/06/2023

Um clássico não tão bom assim
Não se engane pelo título, se a ideia do título "Angústia" passa a ideia de dor sofrimento e intensidade não é o que você deva esperar ao abrir as páginas, é um livro sobre obsessão memórias e raiva, um romance sem romantismo apenas um olhar carnal perante ao seu objeto de desejo. Não é todo ruim a obra, você tem noção de como era a rotina e a vida por meados de 1900 em Maceió e até ri algunas vezes lendo, nada além disso, difícil se emocionar ou ficar tenso, você lê na esperança de melhorar e não melhora.
Vania.Cristina 01/08/2023minha estante
Eu gostei. Goi difícil e perturbador, mas marcante pra mim


Alec.Ferreira 01/08/2023minha estante
Jura? Eu achei que isso livro não foi para mim. O Luís me incomodava, a leitura, me incomodava tudo.




Carolzinha41 23/06/2023

Realmente angustiante
O livro Angústia, escrito por Graciliano Ramos, conta a história de Luis, um homem solitário que vive no sertão de Alagoas com Vitória, que é a sua empregada, e trabalha escrevendo artigos em um jornal local. A obra é contada pela perspectiva de Luis que se mostra pessimista e desgostoso com grande parte dos acontecimentos de sua vida: o trabalho, seus colegas, vizinhos, dívidas e livros, inclusive narra que todos os romances que lê são ruins e que escreveria um bem melhor.

Para muitos a obra pode ser cansativa por esses aspectos e pelo fato do livro fazer jus ao seu título, com a história se passando inteiramente sob a perspectiva de Luis, suas memórias, vivências e desejos (que algumas vezes conseguem ser grotescos). Angústia pode ser confusa de início, já que a história é circular, ou seja, seu começo é seu final. Também causa confusão até o leitor se habituar com as voltas repentinas que o protagonista faz cronologicamente.

Por fim, Angústia é um livro complicado, embora quando o leitor chega a sua última página tenha a vontade de retornar ao início e reler tudo para compreendê-lo melhor.
comentários(0)comente



Makme 22/06/2023

Importante mas não me cativou
Tem temas importantes, reflexões possíveis, mas achei cansativo e não gostei. É gosto pessoal mesmo mas eu não leria se não fosse obrigado e, tendo lido, não recomendo pra ninguém como livro gostoso de ler. É livro de estudo, pura e simplesmente.
comentários(0)comente



helena 17/06/2023

"tenho a impressão de que estou cercado de inimigos, e como caminho devagar, noto que os outros têm demasiada pressa em pisar-me os pés e bater-me nos calcanhares."
comentários(0)comente



Sophia.DaAvila 14/06/2023

Angústia.
O livro descreve muito bem como é angustiante a vida de uma ser humano normal, e todas as adversidades que ele passa ao longo do seu crescimento.
comentários(0)comente



690 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR