Angústia

Angústia Graciliano Ramos

Resenhas - Angústia

xsznep0 27/06/2023

Desagradável
Sinceramente se posso definir essa leitura em uma palavra, seria desagrado. Cometi o grave erro de ter escolhido especialmente essa obra como o primeiro contato com o autor.

O livro possui uma atmosfera mais pessimista, o que era esperado, mas em muitos momentos isso se torna excessivo e cansativo. A proposta do autor realmente era causar angústia mas sinceramente só me estressei.

O protagonista realmente é alguém repugnante no meu ponto de vista, um obsessivo por Marina e por auto aprovação, sempre se intitulando como alguém muito justo e intelectual por conta de sua profissão e por "ser homem". O fato de ele possuir conceitos arcaicos como ele ser "machista e racista" particularmente já era de se esperar em uma história da década de 30, mas é muito decepcionante a forma que esse personagem não se desenvolveu em absolutamente NADA. Tive uma expectativa de mudança sobre os valores desse personagem mas claramente não ocorreu por conta dos vários cenários hipotéticos que ele criava em sua mente toda vez que se sentia ameaçado, se colocando sempre na figura de vítima ou justiceiro.

O cenário do livro me chamou atenção pois é bem escrita, as famílias vizinhas realmente são bem descritas com histórias reais, não são aqueles personagens que aparecem e somem de repente, tem o mínimo de descrição, mas, particularmente, considerei as histórias dos vizinhos muito mais interessantes e queria mais aprofundamento (mesmo que fosse na visão do protagonista como a obra se retrata).

A única linha de história que realmente me prendeu foi a sua desavença com Julião Tavares, um homem mesquinho que tudo que queria possuía, ele é uma espécie de "vilão" soberbo que realmente trouxe mais intensidade nessa desavença, realmente trazendo interesse. O final dessse embate foi esperado mas realmente me prendeu. (sem spoilers haha)

Não recomendo caso seja a primeira interação com o autor. É uma leitura muito lenta, complexa, não considero muito interessante para uma leitura do dia-a-dia sem ser a fins de estudo.

Essa foi minha primeira avaliação, aceito correções ou opiniões! :)

dosesdeliteratura_ 26/06/2023

Angústia, psicopatia e perseguição!
Sem dúvidas temos um mestre da literatura nacional: Graciliano Ramos.
A forma de escrita desse autor me levou a lugares inimagináveis. Temos aqui, um personagem com extremos problemas mentais e sociais, que na minha visão, causam essa perseguição, obsessão, e posteriormente uma psicopatia por algo que talvez nem aconteceu. E quantas pessoas nos dias atuais passam por milhões de ?angústias? diariamente?
É de fato um livro forte, que te faz pensar e muitas vezes sentir o que o protagonista sente.
Inegavelmente, a literatura nacional é uma das joias desse país
Nota 8/10
Rafael Nini 26/06/2023minha estante
Excelente resenha!!! Dá até vontade de ler a obra!

mariana 25/06/2023

Angústia (Resumo Fuvest)
- Segunda geração do modernismo (30)
- Graciliano Ramos tava preso quando foi publicado antes do Estado Novo de Getúlio Vargas
- Acontece em Maceió
-> Ao longo de 1930
-> Narrado em primeira pessoa (narrador personagem)
-> Protagonista: Luís da Silva
-> Livro é um desabafo e depois de 30 dias de algo ruim, ele conta tudo o que aconteceu até o acontecimento ruim, o porquê da angústia
-> narrativa fragmentada (nao-linear) igual a cabeça angustiada dele - memória
- Críticas da segunda geração modernista (regionalista): Espaço; pobreza; vida dura
- Luís da Silva já nasce em um momento de decadência da família/fazenda
- Cresce nas ruas
- Luis escreve artigos e poemas } metalinguagem no livro (uma obra literária falando sobre como é vender literatura)
- Luís se apaixona pela vizinha, Marina!!!!
- Luís meio cult; Marina superficialidade, futil, gostava de dinheiro, meio vazia
- Luís e Marina noivam mas ela queria um casamento chique e ele é pobre
- Julião Tavares: Gordao e vermelho, imbecil, oposto do Luís da Silva
- Um dia Marina ta conversando com Julião Tavares e Luís ve e briga com ela por ciúme e eles terminam
- Magina começa a namorar Julião !!! Luís fica malucoooo
- Luís começa a ouvir na parede compartilhada Marina
- Marina fica grávida do Julião e ela aborta, quando sai da clínica Luís encontra ela e xinga muito ela
-> crítica à forma violenta como algumas questões sociais são abordadas
- Luis, por estar tão transtornado e maluco, segue o Julião enforca ele por trás e mata ele
-> depois do crime ele sente um sentimento de Vitória "matei ganhei isso ai!!! ganhei"
-> logo depois fica arrependido e angustiado
- o livro começa pelo fim / termina pelo começo (o grande desfecho, é na verdade, o ponto de partida)
- linguagem: objetiva, conciza, econômica, seca
- fluxo de consciência -> se passa mais na cabeça e sentimentos do que nas ações ou diálogos
- forte viés socialista -> crítica ao capital

Alec.Ferreira 24/06/2023

Um clássico não tão bom assim
Não se engane pelo título, se a ideia do título "Angústia" passa a ideia de dor sofrimento e intensidade não é o que você deva esperar ao abrir as páginas, é um livro sobre obsessão memórias e raiva, um romance sem romantismo apenas um olhar carnal perante ao seu objeto de desejo. Não é todo ruim a obra, você tem noção de como era a rotina e a vida por meados de 1900 em Maceió e até ri algunas vezes lendo, nada além disso, difícil se emocionar ou ficar tenso, você lê na esperança de melhorar e não melhora.
Vania.Cristina 01/08/2023minha estante
Eu gostei. Goi difícil e perturbador, mas marcante pra mim

Alec.Ferreira 01/08/2023minha estante
Jura? Eu achei que isso livro não foi para mim. O Luís me incomodava, a leitura, me incomodava tudo.

Carolzinha41 23/06/2023

Realmente angustiante
O livro Angústia, escrito por Graciliano Ramos, conta a história de Luis, um homem solitário que vive no sertão de Alagoas com Vitória, que é a sua empregada, e trabalha escrevendo artigos em um jornal local. A obra é contada pela perspectiva de Luis que se mostra pessimista e desgostoso com grande parte dos acontecimentos de sua vida: o trabalho, seus colegas, vizinhos, dívidas e livros, inclusive narra que todos os romances que lê são ruins e que escreveria um bem melhor.

Para muitos a obra pode ser cansativa por esses aspectos e pelo fato do livro fazer jus ao seu título, com a história se passando inteiramente sob a perspectiva de Luis, suas memórias, vivências e desejos (que algumas vezes conseguem ser grotescos). Angústia pode ser confusa de início, já que a história é circular, ou seja, seu começo é seu final. Também causa confusão até o leitor se habituar com as voltas repentinas que o protagonista faz cronologicamente.

Por fim, Angústia é um livro complicado, embora quando o leitor chega a sua última página tenha a vontade de retornar ao início e reler tudo para compreendê-lo melhor.

Makme 22/06/2023

Importante mas não me cativou
Tem temas importantes, reflexões possíveis, mas achei cansativo e não gostei. É gosto pessoal mesmo mas eu não leria se não fosse obrigado e, tendo lido, não recomendo pra ninguém como livro gostoso de ler. É livro de estudo, pura e simplesmente.

helena 17/06/2023

"tenho a impressão de que estou cercado de inimigos, e como caminho devagar, noto que os outros têm demasiada pressa em pisar-me os pés e bater-me nos calcanhares."

Sophia.DaAvila 14/06/2023

Angústia.
O livro descreve muito bem como é angustiante a vida de uma ser humano normal, e todas as adversidades que ele passa ao longo do seu crescimento.

Guilherme Vechiato 14/06/2023

Livro Angustiante
Eu tinha a ideia de ler Vidas Secas, mas Angustia ficou disponível no KU, então acabei pulando algumas leituras para iniciar este.

O romance de Graciliano Ramos consegue nos entreter de uma maneira impactante, pois entramos literalmente na cabeça do personagem principal, em seus pensamentos, em suas lembranças, visão do mundo e das pessoas ao seu redor.

Luis não é um personagem que você vai morrer de amores, ele possui várias camadas, e todas tem um grau de cobrança forte. No trabalho, nas amizades, no passado, tudo parece incomodá-lo e ao mesmo tempo ele está acomodado com a vida que leva. Existe uma crise existencial muito grande.

Você precisa de um tempo para se acostumar com a maneira da escrita, pode ser que essa não linearidade do tempo e dos pensamentos dificultem sua leitura.

O autor vai se utilizar da história para passar seus pensamentos sobre questões políticas, sociais, psicológicas em um momento cheio de mudanças que estava acontecendo no Brasil daquela época.

Angustia é o título perfeito para essa história. É angustiante ler a queda física e mental desse personagem principal. Ele acaba definhando por pensar demais em coisas que ele dizia não se importar, ele deixa de fazer coisas por martelar em sua cabeça situações inexistentes. Será que não somos assim também em nossas vidas? Se importar demais por situações que não vão mudar quem somos, o que fazemos?

Uma dica é ler o início de livro após o término, algumas questões que parecem ficar em aberto, vão ser sanadas. É um livro cíclico, e quando descobri isso, fiquei ainda mais impactado com essa história. Quanto mais penso nela, mais eu gosto.

Soso:)) 14/06/2023

Identificação
Encontrei um Luís da Silva dentro de mim.
A forma como Graciliano Ramos desenvolve todo o ambiente é muito envolvente e realmente te leva a 1930.
O tempo psicológico me fez sentir cada vez mais íntima da história, como se realmente fosse um ombro direiro de Luís.
Recomendo muito!!!
( já entrou na lista dos meus favs )

Gabyz 13/06/2023

Um livro que li mais rápido do que esperava, um dos poucos clássicos que li que gostei ,mas fica atrás do meu querido memórias póstumas. A história em sim é muito interessante e tantas verdades trazidas .

starlight 11/06/2023

Angústia
Adoro o fluxo de consciência e poder acompanhar a complexidade dos pensamentos do protagonista (Luís continua sendo um estranho, principalmente a obsessão dele pela Marina e o jeito que ele descreve ela), a linguagem não é tão difícil e a narrativa pode ser meio cansativa no início, mas acho que flui muito bem. Superou minhas expectativas, principalmente a cena final.

Beatrys 10/06/2023

Raramente percebo qualquer coisa que se relacione comigo
Clássico da década de 30, em meio ao caos político, nacionalmente com o golpe de 30 e a nível internacional com a crise de 29 e as crescentes tensões entre as colônias e os Impérios europeus. Ler esse livro quase 100 anos depois, com a efervescência política atual onde tu é politizado, é no mínimo angustiante.
Luís da Silva, vem de uma família em decadência que perdeu terras. Cresceu no sertão, tinha consciência política e religiosa. Mas com a perda das terras, ele trabalha com jornalismo. Apesar de ser rude e bruto, é inseguro e apaixonado, personalidade arrogante, mas caminha pelas ruas com a cabeça baixa e isso o torna um personagem complexo. ?Quanto mais me vejo rodeado mais me isolo e entristeço. Quero recolher-me, afastar-me daqueles estranhos que não compreendo, ouvir o Currupaco, ler, escrever. A multidão é hostil e terrível.?
É letrado, intelectual e sensível ?O amor para mim sempre fora uma coisa dolorosa, complicada e incompleta.?
Mesmo apaixonado não consegue ser amável com Marina, a presença de Julião o atormenta.
Posso dizer que a leitura não é fácil, me perdi, várias vezes voltei e li tudo de novo. Isso às vezes é empolgante em alguns casos, mas nesse livro foi cansativo porque ele é denso. Temos narrativas do passado e logo vamos para diálogos no presente, sempre passando por parágrafos reflexivos.
A leitura nem sempre tem que ser fácil para ser boa e prazerosa , mas nesse caso até o Graciliano reconheceu certa redundância. Mas ele não é um bom parâmetro, sempre foi muito autocrítico.
Tive bastante dificuldade, às vezes foi chato, mas realmente acredito que devemos nos desafiar literariamente como exercício para melhora da qualidade de leitura.
Ótima obra do regionalismo, o autor escreve bem demais, amei vidas secas. Espero aproveitar mais ?Angústia? em uma futura releitura.
?Como certos acontecimentos insignificantes tomam vulto, perturbam a gente! Vamos andando sem nada ver, o mundo é empastado e nevoento. Súbito uma coisa entre mil nos desperta a atenção e nos acompanha.?

jackpveras 09/06/2023

Leitura Angustiada
Ler as páginas dessa incrível obra é a garantia certa de um turbilhão gratuito de angústia. Narrador mágico, dotado da capacidade de angustiar as pessoas que mergulham em sua prosa perturbadora e desassossegada. Vale a pena pela inquietação e perturbação experimentada em cada página.