Angústia

Angústia Graciliano Ramos

Resenhas - Angústia

ephemelis 08/06/2023

Queria dar mais estrelas, mas esse livro é tão abertamente machista, racista e pró escravidão que não dá!!! é uma experiência incrível, mas não dá. ter que dar uma nota é impossível.

maduxz 08/06/2023

Angústia
Apesar de ser uma leitura obrigatória para a Fuvest, eu gostei muito.
Acho que vai ser um dos melhores.

Bárbara_22 02/06/2023

Não é uma leitura fácil, no começo é super confuso mas depois se torna mais fácil de compreender, e se torna em algumas partes angustiante de ler

Mariana812 28/05/2023

?Os armadores rangiam. O que eu precisava era ler um romance fantástico, um romance besta, em que os homens e as mulheres fossem criações absurdas, não andassem magoando-se, traindo-se. Histórias fáceis, sem almas complicadas. Infelizmente essas leituras já não me comovem?.

OssosDePapel - Instagram 28/05/2023

Foi impossível não lembrar de Crime e Castigo.

O fluxo da narrativa desperta mesmo a noção de angústia. É irregular e desconfortável.

O autor dá saltos no tempo e até usa o início para complementar o final. Esse recurso remete a um círculo eternamente a girar e acentua o sentimento que dá título à obra.

Mari 28/05/2023

Embora curto, não é uma leitura fácil. A narrativa é um fluxo de consciência que a todo tempo mescla passado, presente e devaneios, um se sobrepondo ao outro.

Entendo a comparação com Crime e Castigo pelo estilo da narrativa, como também pela ação de Luís, que assim como Raskólnikov, comete um crime e, logo depois, adoece, como uma forma de autopunição por não saber lidar com o que fez, e o leitor mergulha ainda mais fundo na mente do personagem.

É um livro interessante, com incontáveis trechos reflexivos e bem escritos (o talento de Graciliano é muito perceptível), mas acho que é necessário o tempo certo para lê-lo, pois do contrário acredito que muitos possam acabar achando chato e abandonando a leitura.

Obs.: Angústia é tipo Dom Casmurro que foi longe demais. É o que provavelmente o Bentinho gostaria de ter feito rs

Renato375 26/05/2023

Dentista e Psicólogo, dois hábitos que devemos adotar.
Angústia, escrito entre os anos de 1935 e 1936, foi a terceira obra publicada por Graciliano Ramos. À época, o escritor vivia em Maceió ? Alagoas, e trabalhava como diretor na Instrução Pública do Estado. Vencedor do Prêmio Lima Barreto - 1936, foi eleito um dos melhores romances brasileiros por grandes críticos e escritores, tais como Octávio de Faria, Lúcio Cardoso, Rachel de Queirós e Jorge Amado.

O título já diz muito sobre a obra. Um homem submerso em pensamentos aflitivos que tem muita dificuldade em se relacionar com as pessoas, e que por conta de uma paixão entra em estado de paranoia severa. Para além da estória de Luís da Silva, Angústia faz uma crítica seca, dura e direta sobre o Brasil; suas mazelas sociais e como a mudança dos costumes na virada de século estava refletindo na sociedade.

O início do livro é bastante confuso e pode desanimar o leitor, mas não se deixe desmotivar pois logo tudo fica mais fluido. Ao final vale voltar ao primeiro capitulo e relê-lo. A 84ª edição (2020) conta com um ótimo posfácio escrito pelo Silviano Santiago.

LetAcia 24/05/2023

Ok, esse é o segundo livro que eu li para o vestibular e realmente gostei kkk

?Angústia? é realmente angustiante ?
Por mais que tenha muitos flashbacks e não seja separado em capítulos, eu até que achei fácil de ler.
É um livro para ser lido mais de uma vez.
Maria 08/06/2023minha estante
Amiga também vou ler para o vestibular e deixa eu te perguntar. Você demorou para ler? Pq eu vejo gente falando que realmente angustiante ler isso

LetAcia 15/06/2023minha estante
Eu não achei tão difícil, mas li já ?sabendo? oq iria acontecer. Estou fazendo isso com quase todos os livros para o vestibular kkk tô achando beeem mais fácil de interpretar assim

Thiago.Napier 24/05/2023

Trecho que descreve o livro + minha experiência + conselho
Como diz o posfácio da edição da record: "... a caracterização do personagem de Luís da Silva se dá pela figura dominante de incompatibilidade. Incompatibilidade de temperamentos... Angústia [...] é um romance onde laços de intimidade familiar e amorosa, ou de amizade profunda, não são atados. Laço é morte. Pedaços de corda e corpos de cobra pululam pelo romance... A solidão é o estado natural do narrador/personagem, isto porque a aproximação do outro corrompe: ' Eu queria gritar e espojar-me na areia como os outros. Mas meu pai estava na esquina [...] e não consentia que me aproximasse das crianças, certamente receando que me corrompesse. Sempre brinquei só. Por isso cresci assim besta e mofino".
A personagem é pura neurose.
O regionalismo e a volta ao passado não me prenderam, mas me esforcei pelo clássico. As palavras difíceis me pegaram o ritmo de ler.
Alguns momentos serão bons, de certeza, pois a escrita-narrativa não falha em contar uma história plausível para a dor universal. A raiva dos superiores, dos burguêses, a raiva de quem ama, a raiva das mulheres e até raiva do povo pobre. A raiva é descrita com maestria.
Vale a pena ler. Se você puder ler mais do que o autor escreveu do que uma pessoa desapercebida leria, vale a pena e lerá melhor que eu. Tenha paciência com o passado dele e relacione com quem ele é hoje. Se pegar isso, vai melhorar a leitura em 100%.
Eu confesso que não pude dar devida importância à obra que tem, porém pude pegar alguns momentos bacanas e a crítica ao governo vargas e à urbanização é massa. Mostra a personagem fragmentada.

maryfirst4 20/05/2023

Primeira leitura ?????????? do ano!!
Não esperava que essa ia ser uma leitura cinco estrelas, mas fui surpreendida positivamente
que livro incrível! intrigante, interessante, envolvente; eu amei!
teve um começo, meio e fim muito bom e não ficou uma ponta sem nó.
a única coisa ruim foi que haviam partes em que ele trocava de assunto ou entrava em uma linha de pensamento muito abruptamente, e eu ficava um pouco perdida; mas no geral, foi um livro estranhamente muito bom!!!
swiftsfield1 21/05/2023minha estante
LACRE

amante de romances 20/05/2023

Não é meu estilo
"Angústia", de Graciliano Ramos, é um livro que foi publicado enquanto o autor estava preso, ou seja, não houve revisão de seu texto. E para aqueles que se interessam pela temática, isso deve ser uma maravilha. Entretanto, não sou parte desse grupo, então senti a leitura se arrastar oor décadas. Aqui a gente acompanha o Luis da Silva, um funcionário público, descendente do coronelismo, que vai viver numa metrópole varguista e acaba sendo confrontado com as relações interpessoais da cidade grande. Ele se apaixona pela vizinha, cria uma rivalidade imensa, porém sem coragem de externalizá-la, por Julião Tavares, e vive num bairro pobre, com personagens muito representativas de pessoas nessas condições. Ao longo da narrativa, Luis vai se mostrando cada vez mais obcecado com Marina, um verdadeiro paranóico, o que se reflete na escrita. Parágrafos chegam a ter mais de 3 páginas, o narrador se repete por diversas vezes, e é inevitável a divagação. Foi uma experiência interessante de leitura, mas não a repetiria.

dudalfreire14 18/05/2023

Obra prima da literatura
Angústia tem uma das escritas mais belas e únicas que já encontrei. Graciliano Ramos utiliza de uma forma as palavras, tão expositivas e sentimentais, que transforma angústia, uma história ordinária, em uma obra extraordinária, mostrando somente a grandiosidade da escrita do Graciliano. Quando alguém é capaz de escrever assim, sabe-se que o papel dele no mundo era ser Escritor, com E maiúsculo pois alguém com esse talento jamais irá somente escrever, como irá compor histórias com a maior das maestrias, inventar narrativas e reinventar a língua de tal maneira que nunca, em 100 anos, haverá alguém igual.

Laisa.Gonzaga 17/05/2023

Fuvest boboca
Não é ruim ?? o negócio é que toda a confusão do Luis da Silva te deixa confuso neeeeee, então a leitura fica BEM PESADA, demorei horrores pra ler esse querido

completamente maluco da cabeça

Fernanda1901 17/05/2023

Livro denso não pela história, mas pela forma de escrita. Angústia ao se sentir preso a trama de uma mente que pensa e devaneia ao se sentir amarrado a realidade.