Sidarta Hermann Hesse

Resenhas - Sidarta

Daniele.Bertolo 15/02/2024

Livro perfeito. Uma escrita lírica e fluida. Cheia de conhecimento, de emoção. De frases que se sente. A história de Buda, da busca pelo divino e a vida terrena escrito como convite para sentir o seu próprio caminho.

Helomiot 15/02/2024

"O oposto de cada verdade é igualmente verdade"
Sidarta apresenta o percurso de um jovem brâmane em busca da iluminação. Durante esse longo caminho, a insatisfação com as doutrinas e a falta de direções práticas o faz mudar a direção diversas vezes.

A escrita de Herman Hesse é um pouco truncada, com sentenças curtas; não tenho certeza se é uma característica do autor ou da tradução.

Gostei muito do livro, o Lobo da Estepe está na fila e espero que seja tão bom quanto esse.

debora-leao 14/02/2024

A história de uma vida enquadrada a partir do espírito
Fevereiro está sendo um mês ótimo para minhas leituras. Eu, que faço aniversário neste mês e que raramente dou cinco estrelas para algum livro, li três consecutivos que não consegui encontrar razão para penalizar com a perda de nenhuma fração de nota. Assim também é com a leitura de "Sidarta", clássico de Herman Hesse: até onde discordo dele, eu o respeito, por ser incapaz de fazer diferente, após reconhecer sua altivez.

Sidarta é um livro doce, constituído totalmente de encanto, que te obriga a parar e ler devagar para não o devorar. De fato, fiz isso algumas vezes, pausando, esticando o tempo de leitura, não porque fosse difícil, mas porque queria ouvir meus sentimentos enquanto lia a história deste personagem. A narrativa é um deleite. Mesmo sem usar técnicas como o fluxo da consciência, Hesse nos conduz com maestria ao interior da alma de Sidarta, em seus melhores e piores momentos, sem esconder nada. Manteve tudo leve e constante, próximo ao fim do livro, advoga contra as palavras, grande ironia para um escritor que, valendo-se justamente delas, consegue mostrar uma vida em tamanha dimensão como jamais vi antes.

Hesse acerta no nível de detalhes que dá, nos momentos que avança o tempo, fazendo-o transcorrer na nossa mente de leitores de forma acelerada, preenchendo lacunas com o ritmo que ele pede: efêmero, exceto pelos pequenos progressos que desembocam no que ele descreve. Hesse usa a metáfora (será mesmo uma?) do rio, e ela própria, tão importante para a história, poderia descrever seu próprio livro, que parece circular do seu fim para seu início.

É um livro para aquecer o coração pois é leve. Leve na narrativa, leve nos acontecimentos, leve nas reflexões que, apesar de numerosas e profundas, são ditas com doçura, fazendo os olhos lacrimejarem em reconhecimento e mesmo (porque não dizê-lo) em inveja. Apesar de invejar, alegro-me em saber que alguém, desprovido de doutrinas (a todas rejeitou), portador de uma poderosa subjetividade como é Sidarta, não se afogou em si. Boiou, despreocupado com o tempo, e me deu esperança na vida, no tempo, na beleza das coisas e até mesmo na dor, na ilusão. Foi uma experiência profundamente espiritual, superando a possível decepção que vem da expectativa criada. Ler "Sidarta" me deu esperança em um sentido, ainda que seja só meu. No fundo de meu ser, gostaria que o livro não tivesse acabado, de mantê-lo comigo por algum tempo mais, mas agora me esforço para reconhecer o fluxo das coisas perfeitas e apenas agradeço. Obrigada por isso.
Vania.Cristina 15/02/2024minha estante
Ótima resenha Débora. Adorei. É um livro muito especial mesmo.

debora-leao 16/02/2024minha estante
Obrigada, Vânia! ? Essa eu escrevi 10 minutos após terminar o livro... Estava muito impactada (ainda estou). Gostei muito!

nay.gba 10/02/2024

Sidarta me enfeitiçou
Sidarta é daquelas leituras deleite.
Mais um favorito da vida.

O clássico nos conduz a uma jornada que entre a Sansara e o Nirvana, está o Eu.

Transcrição do Prefácio:
"Não se pode dizer, que o conteúdo da visão de Hesse seja totalmente novo. Não é. Mas a magia de seu Sidarta é. O que nos maravilha, aqui, é essa magia, a magia ausente das filosofias e das psicoterapias, a magia da arte literária, a magia da poesia."

Apesar de curta, a narrativa é bastante profunda. Demorei dias pra fazer fluir a leitura, então, abandonei a ansiedade e retomei com a mente serena e aberta a absorver Sidarta.

Leitura Recomendada.

Kaju 05/02/2024

Sidarta é um livro curto, porém intenso.
Narra a jornada do fundador do budismo e nos faz refletir junto de suas angústias, alegrias, amores, decepções! Incrível.

Lu 01/02/2024

História impactante
Um formato de leitura que eu não estou acostumada, mas adorei conhecer essa história.
Dando a nota pela história mesmo, a forma de escrita não me lembro, talvez fosse meio seca (?). Realmente não lembro

Pam 06/02/2024minha estante
Achei

Pam 06/02/2024minha estante
Uau

Giu Aguiar 24/01/2024

Reflexivo, cheio de aprendizados
O ascético real como supremo Buda era Sidarta Gautama, mas, no livro, o Sidarta é um jovem seguidor de Gotama, o Buda, até partir em uma jornada de encontro pessoal e espiritual ao Sublime.
Sidarta significa ?aquele que atinge seus objetivos?. Em sua busca pelo Brama, a força eterna e infinita, ele sofrerá desvios até perceber seu propósito, unido ao Átman, o seu eu, sua alma, até alcançar o Om, a perfeição, em meditação.
Tem que estar aberto a conhecer sobre essas doutrinas e pensamentos. Os ensinamentos de Buda, apesar de Sidarta ir atrás da sua própria sabedoria e iluminação espiritual, são transmitidos. Seu verdadeiro mestre é o rio. ?Todas as coisas são nossos mestres se soubermos ouvi-las.?
Gostei de seu destino precioso e sagrado. Sidarta descobriu seu caminho sereno pelas suas próprias forças. Ouviu o canto do pássaro, o Om, teve um sono profundo e acordou refeito. ?Tive de pecar, para que pudesse tornar a viver.?
Tive uma experiência mais pessoal com a leitura, por isso tão prazerosa, por já gostar das ideias budistas.
O budismo prega a busca pelo nirvana, o estado perfeito de extrema paz mental absoluta, através dos ensinamentos de superação total do sofrimento.

Wanderson.Pill 24/01/2024

Adoro a forma como as narrativas do Hermann Hesse nos imergem no nosso eu interior. Senti isso em todas as suas principais obras (Demian e o Lobo da estepe). Não poderia ser diferente nessa obra colossal. Amei os ensinamentos do Sidarta.

Elô 23/01/2024

Uma ficção espiritual poderosa e abundante de conhecimento!
Potencial livro favorito de todo agnóstico. Ler ele uma só vez é simplesmente insuficiente! Inúmeros questionamentos que percorrem em nossa mente durante a vida são respondidos de forma lindíssima nessa história!

Rach 20/01/2024

A iluminação não é linear
Sidarta nos mostra, a partir de sua jornada, que o caminho da iluminação não é linear, não é racional, e muito menos, previsível.

A história é muito envolvente, apesar dos primeiros capítulos soarem eruditos demais. Talvez esse seja o reflexo do próprio Sidarta, sua vida começa na erudição e vai se tornando mais leve conforme o tempo passa.

Aliás, tempo? Ah, o tempo! Belíssima reflexão sobre o tempo que Sidarta nos presenteia.

Carolina2705 17/01/2024

Um livro que fala sobre as indagações da vida e os inúmeros jeitos de se viver. Amei conhecer mais sobre a filosofia do budismo e da meditação

v de vanisse 16/01/2024

Maravilhoso
Estou meio devastada com final desse livro? e que livro, meus amigos! Recomendo bastante a leitura, é rapidinha mas bastante memorável. Já quero ler mais obras do autor.

Ricardo533 15/01/2024

Sidarta
Muito interessante a forma de se contar a história. Os personagens são humanos e a escrita bem fluida e simples, fácil de compreender

Maria.Barreto 14/01/2024

Sidarta
Sidarta é um livro para ser lido com calma e atenção, só assim consegue-se entender seus ensinamentos.