Miss Brontë

Miss Brontë Juliet Gael

Resenhas - Miss Brontë

Maria.Barreto 23/02/2024

Miss Bronte
Uma história de amor e superação!
Ao mesmo tempo que é muito triste,é uma narrativa de amor, paciência e superação.

Mabu 31/10/2023

Muito bem, vamos lá.
confesso que poderia sinceramente passar a tarde inteira e mais umas horas da noite só escrevendo sobre como ler esse livro é uma experiência engrandecedora, que a vida das irmãs Brontë é objeto de estudo muito reflexivo e inspirador, especialmente se tratando da época em que essas irmãs viveram e as coisas que sacrificaram para existir como bem eram, do jeito que eram, lutando por um espaço tão predominantemente masculino que era e ainda é o romance.

mas quero começar e finalizar com uma crítica.

quando li "Miss Brontë", em nenhum momento consegui desvincular o fato de que essas pessoas de fato existiram, de fato foram reais. Que as dores que passaram foram dores verdadeiras, que os sonhos que tiveram foram sonhos de mulheres que vieram da pobreza, que tiveram a vida das irmãs arrancadas e morreram prematuramente antes mesmo de desfrutarem a beleza das coisas da vida ? principalmente Charlotte, que mal havia redescoberto a felicidade e faleceu de forma tão triste.
o livro não quer que você pense nessas pessoas como personagens fictícios, e, na minha opinião, é exatamente aí onde peca e acerta.

na maior parte das vezes, a verossimilhança com as verdadeiras Brontë foi algo que auxiliou na construção de identificação com as personagens, bem como no impacto quando as tragédias passaram a acontecer. mas eu não consegui me sentir em nenhum momento confortável quando a autora ? tantas vezes brilhante na hora da escrita ? começou a relatar os momentos de maior intimidade entre Arthur e Charlotte.

ver ao longo de todo o livro a forma como Arthur e Charlotte tinham grande importância em serem reservados e de repente começar a receber informações sobre como deve ter sido suas primeiras relações sexuais foi bem chocante para mim, não pelo ato em si mas sim porque essas pessoas não são criação de alguém; elas foram reais.
Acredito que houve uma certa falta de tato na hora de retratar as coisas, o que me deu um certo desconforto nessa parte da leitura, mas, de resto, o livro é impecável.

Dri 30/06/2023

Espetacular
Após ler, com alguma dificuldade, a biografia de Charlotte Brontë escrita por Elizabeth Gaskell e estudar alguns artigos acadêmicos sobre a vida da família Brontë, me deparei com essa preciosidade: uma ficção biográfica. De forma romanceada, com diálogos que parecem saídos de Jane Eyre e competente pesquisa histórica, a autora descreve a vida da família de forma brilhante. Na falta de publicações brasileiras da pesquisadora Juliet Barker, esse livro supre com dignidade essa lacuna. Mesmo tendo passagens e alguns personagens ficcionais, a parte biográfica domina a grande maioria da narrativa. Acompanhei com emoção o desenrolar da trama, as dolorosas perdas de Charlotte Bronte, sua luta com sua saúde física e mental até o breve casamento feliz. Acho que Charlotte viveu sempre num limbo: entre sua dura realidade de filha de um pároco pobre e orgulhoso e o desejo de viver de sua escrita, viajar, ser amada. Quando estudou em Bruxelas e conviveu com a nata da sociedade literária de Londres ela teve vislumbres de seus desejos se tornando realidade. Com relutância e coragem conseguiu sair do mundo de suas fantasias literárias e aceitar o amor de um homem real: Arthur Nicolls. Um dos melhores livros que já li. Um presente para os admiradores brasileiros das irmãs Brontë.

a_adri 24/06/2023

Ficção biográfica das Brontë
Tendo como foco na Charlotte, o livro conta desde o início da história de quando as três irmãs escreviam poemas e romances em casa e seguindo de seus livros publicados com pseudónimos, e claro, todo o drama em suas vidas sendo simples filhas de um reverendo e com um irmão alcoólatra e problemático.
O livro te transporta para todo o contexto histórico, é maravilhoso saber mais a fundo sobre a família Brontë, como e em que circunstâncias os livros de Charlotte, Emily e Anne foram escritos. Até então só li "O morro dos ventos uivantes" e estou completamente inclinada a ler todos os livros das irmãs.

eveaguiar 02/05/2023

Um história de romance sobre a vida das irmãs Brontë, com um pouco de invenção mas a maior parte da história baseada em acontecimentos reais. Amei!

Mari.Vasconcelos 26/04/2023

Apaixonante
É um romance biográfico e com isso já diz tudo.
Juliet Gael é uma admiradora das irmãs Brontë, em especial de Charlotte. Apesar das inúmeras pesquisas e estudos, ela deixa claro que alguns fatos foram omitidos, alguns detalhes "romantizados" mas que em suma, há verdades incontestáveis no livro.
Eu fiquei muito curiosa sobre a obra das irmãs, até porquê até então só li O Morro dos Ventos Uivantes(único livro publicado de Emilly Brontë) e fiquei apavorada e apaixonada ao mesmo tempo.
Fiquei imensamente fascinada com a história dessa família, sua genialidade e seus infortúnios
Além dos romances das irmãs, a autora sugere que seus leitores também leiam outros livros que servem como documentários.

Aqui já está anotado as sugestões e meu espírito de fofoqueira está curiosíssimo.

"Quando crianças, sonhávamos em ser autoras e, se fizemos algo importante na vida, foi isso:escrevemos. Se os outros sonhos fracassaram, não tem importância; se nunca nos casarmos, não será uma grande decepção para nenhuma de nós, mas não quero me arrepender por ter tido essa chance um dia e tê-la perdido."

nathaliavirginia.meirelles 25/02/2023

Dor e sofrimento.
Miss Bronte é um livro muito bom, com uma história que prende o leitor e nos deixa curiosos com relação à como era a vida das irmãs Bronte e como elas conseguiram escrever os livros que as tornaram famosas, mesmo passando por todas as dificuldades. Vale a pena ler, porque é baseado em histórias reais, com poucas coisas romanceadas no sentido fictício. A partir daqui, vou falar como me senti ao ler esse livro. Não sei se é justamente por ser baseado na realidade das irmãs e principalmente da Charlotte, se é pq elas realmente sofreram tudo aquilo, eu me senti mal lendo. Não tô falando que essa leitura gera gatilhos, mas é um livro que trás uma energia muito pesada, triste, melancólica. Em vários momentos, me senti pra baixo enquanto lia. Me animava bastante ver a forma como as irmãs bronte desenvolviam seus livros e como lidavam com a vida. Também me animou muito o romance entre Charlotte e Arthur. Mas sempre que eu começava a ficar tranquila com relação à algo que acontecia na história, algo pesado, implacável, acontecia e me derrubava de novo. Não sei se é o momento em que li esse livro, talvez se um dia eu reler, não me sinta assim. Mas nesse momento, Miss Bronte me remete a dor e sofrimento, a emoções negativas.

Coelho 21/02/2023

Irei levar muitos meses para perder a sensação de ?casa? que esse livro me trouxe. Nossa protagonista era sem duvidas frágil de corpo, mas tinha um coração forte, e enfrenou a vida com muita coragem. Charlotte superou a vida e nunca recusou a chance de amá-la. Quanto à Arthur, me apaixonei pelo amor que ele tinha por Charlotte, o quanto ele sabia amar, não só a esposa, mas o mundo a sua volta. Era um homem gentil.
Depois desse livro maravilhoso, nunca irei deixar de olhar com carinho os membros da família Brontë, fico feliz de não ter tido preguiça de ler. De qualquer forma, me prendeu no primeiro capítulo.

laurinha lero 10/01/2023

Esse livro foi uma grata surpresa!
Minha irmã me obrigou a ler e disse que não tinha como eu não gostar e de fato, ela acertou em cheio.
Miss brontë tem uma dose de biografia e uma dose de romance, uma biografia romanceada Kkkkk
E você percebe pela escrita da Juliet, o quanto amor ela tem pela família brontë, em especial pelas irmãs.
Esse livro me emocionou muito e me levou a olhar as irmãs com outros olhos (graças a generosidade e respeito da autora) principalmente a Emily.
Finalizando, leia quando puder, compre pra ter em casa, principalmente você que é fã das obras das geniais irmãs brontë.
E para quem não conhece, esse livro aqui é uma boa introdução :)
Mauro.Santos 11/01/2023minha estante
Entrou para metas de 2023

Ehkew 18/04/2022

Foi uma experiência linda
Embora eu soubesse que era uma "biografia" eu li como se fosse um romance e foi lindo. A história de toda a família é Interessante. E na minha opinião todos deveriam ler esse ou alguma obra das Irmas Bronte pois é incrível e tem pra todos os gostos.

Maisa 17/04/2022

O poder da leitura e da Escrita
Uma família com talentos incontestáveis. Fiquei impressionada com a desenvoltura e o fato de que três irmãs conseguiram se tornar célebres escritoras, cada uma a seu modo, com suas característica individuais e de maneira impactante.
Uma biografia romanceada: portanto nos deparamos aqui com fatos e não fatos das vidas dos irmãos brontë para além das linhas de suas obras, Charlotte( autora de Jane Eyre entre outras obras ) Emily ( O morro dos ventos uivantes ) e Anne Brontë (Agnes Grey e outros ) e Branwell que teve um papel não literário mais influenciou de certa forma as irmãs, essa biografia nos aproxima e cativa a querer saber ainda mais o porquê fizeram tanta diferença na literatura, principalmente em uma época em que as mulheres não tinham voz nem vez.
A seguir um trecho do livro que me causou vontade de bater Palmas:
" Retrato as mulheres como as vejo, e para mim são honestas e reais. Se o público se recusa a reconhecer essa realidade, posso deixar de lado minha pena, e não voltar a incomodá-los. Da obscuridade vim; à obscuridade posso retornar" ( discurso de Charlotte Brontë aos críticos- por Juliet Gael)
Pelo bem da literatura e para a multidão de leitores que conquistou, as irmãs Brontë não retornaram à obscuridade, mas trouxeram luz e abriram caminho para que outras escritoras pudessem também ter voz e vez, fizeram história sem sombra de dúvida.
Recomendo a leitura!

unload_wind 18/02/2022

Um romance maravilhoso
Comecei a ler sem saber quase nada sobre a história dessa família, ou, em especial a de Charlotte. A obra me fez ficar ainda mais fascinada pelo que elas escreveram. Em especial por retratar com tanta singularidade a personalidade de cada uma. Gostei muito e recomendo para todos os que querem saber mais sobre a história delas.

Bruna Tiene 11/12/2021

Nunca tinha lido um romance biográfico, e amei!!!

Apesar de não conseguir saber se, toda a história das irmãs Brontë, não foi um tanto romantizada aqui, pois eu imaginava que elas haviam passado por coisas mais pesadas com o pai e o irmão.

De qualquer forma, o livro é bem escrito me deixou simplesmente apaixonada pela rotina simples e muito criativa dessas irmãs!!

E Arthur, que já me conquistar logo nas primeiras páginas, foi a cereja do bolo!!!

Fiquei curiosa para saber mais sobre a vida dessa família tão diferente e importante!!!!