O Mundo é Plano

O Mundo é Plano Thomas L. Friedman

Resenhas - O Mundo é Plano

leonaraujo.com 12/01/2009

Como uma tv pode ter peças de 10 ou mais países?
É este o tipo de indagação que o leitor precisa fazer para entender bem o que este livro propõe. O autor trata temas dificéis para um simples mortal compreender de uma forma, digamos, menos difícil. Trata basicamente sobre a globalização e as relações sociais e políticas de um mundo cada vez mais conectado e onde as relações sociais e comerciais são incessantes.

Biduca 15/01/2009

Globalizaçâo
O tema do livro é atual, e também mostra de forma indireta que o Brasil tem um longo caminho a percorrer para se integrar de maneira mais abrangente no mundo globalizado. Deixando assim, de ser apenas um exportador de matéria prima,e passando a ser um exportador de produtos com valor agregado.

Luisa 06/02/2009

Li O Mundo é Plano por indicação do meu padrasto e não me arrependi nem um pouco! Apesar da edição que eu li não ser a mais nova (isso interfere um tanto já que trata de um assunto tão atual!), é muito boa a colocação que Friedman faz sobre a globalização. A leitura é fácil, dinâmica e o livro nos ajuda a compreender o mundo no qual vivemos.

Gemarcelo 11/02/2009

Muito bom!
Como esse féla da mãe do Friedman consegue ter uma visão tão ampla dos movimentos gerados pela globalização? Esse livro é literalmente um raio-x do que se passa no mundo atualmente, desde a explicitada formação da rede mundial de telemarketers da Índia até a explicação dos processos de manufatura de um mesmo aparelho por várias partes do mundo. Nota dez!

Renali 29/04/2009

Atual
Um livro que fala sobre o "achatamento" do mundo através da WEB.Muito interessante, mas de uma leitura que exige mais atenção para você entender realmente o conteúdo que o autor quer passar, algumas vezes chega a ser repetitivo. Mas recomendo!!

Murilo 22/03/2009

Fascinante
Fiquei perplexo com a velocidade com que tudo esta acontecendo, espero que apenas coisas boas pegue carona nesse mundo veloz. Recomendo.

Félix 12/10/2009

Um relato da "Globalização local", ou seja, como o achatamento fortalece as identidades locais e regionais em vez de homogeneizar o mundo. O Thomas Friedman nos trás dados e fatos que mostra o quão é benéfico o processo de achatamento que culminou com a retirada de centenas de milhões de pessoas da miséria e os inseriu em novas perspectivas, além do apaziguamento entre países (exemplo China e a ilha de formosa) através de um processo de interdependência.

Márcia Regina 30/08/2009

"O mundo é plano", de Thomas Friedman.

Fiquei impressionada. E ainda mais preocupada. Nossos filhos vão precisar de capacitação, vontade de realizar e objetivos que realmente queiram atingir. Uma gana que sustente muito trabalho, estudo e esforço pessoal. Mas que também vai garantir muita satisfação e resultados.
O livro é interessante e dá uma visão da rapidez da evolução tecnológica e da globalização nos últimos 20-30 anos.

Como o mundo mudou! E ler sobre essas mudanças ajuda a tomar uma consciência mais clara do que simplesmente estar no meio da correnteza sendo levada pelo rio.

Livre mercado e crença no valor e no papel de mestre dos Estados Unidos são conceitos presentes em todo o texto. Ainda estou decidindo até que ponto isso me irrita profundamente e até onde invejo essa capacidade que eles têm de admirar e divulgar o próprio país.

Desde que lido com a noção de que ali está sendo apresentado um ponto de vista e não o único, recomendo sem dúvida, principalmente para quem trabalha na área de jornalismo e tecnologia.

Rodrigo 07/06/2010

Bom, mas cansativo
O livro trás ideias muito boas sobre a globalização e diversas coisas inacreditáveis que já estavam acontecendo por volta de 2004 e 2005. Nos faz refletir bastante sobre os pontos positivos da mesma e como a proximidade entre as pessoas, empresas e países pode contribuir para o melhor desenvolvimento do mundo.
É justamente aquele ideal neo-liberal que "caiu, boa porte, por terra" com a crise financeira mundial recentemente.
A releitura que ele faz sobre o islamismo, já nas últimas páginas é muito interessante e nos faz concordar com o mesmo em diversos momentos.
Apesar de nos trazer diversas conclusões interessante e diferente da realidade há alguns anos atrás, o livro é muito cansativo e em alguns momentos se torna muito repetitivo, principalmente quando se fala da internet. tive a impressão de ficar lendo a mesma coisas diversas vezes. o livro tem 540 páginas e poderia ser enxugado para umas 300 páginass sem perder conteúdo e se tornar muito mais interessante.
recomendo a leitura apenas para aqueles que se interessam pelo tema.
Quem suier ler, é bom que o faça logo, pois o livro a cada ano, vai ficando mais ultrapassado! li agora em 2010, e já achei algumas coisas ultrapassadas, já que o livro terminou de ser inscrito entre 2004 e 2005.

Cris 27/03/2010

realmente interessante,porém....
aquela parte em que o autor fala do Sr.Neeleman é como se ele tivesse saído de um livro de romance ao tom de best seller.

"Allison propõe uma nova ordem internacional de segurança,liderada pelos Estados Unidos,para tratar desse problema,com base numa doutrina dos 3 Nãos:Não as armas nucleares sem controle,Não a novas armas nuceares e Não a novos países nucleares"

"os países que perdem o bonde do desenvolvimento são como bêbados:para voltar a existir têm de aprender a ver-se como na verdade são"

parece uma dessas frases de gestão ,de auto-ajuda.regras para serem compradas , idéias para serem copiadas(até então a india e a China os copiando tudo bem ,mas e a transformação dessa postura? aí é que veremos!)

o mundo parece agir hoje com a logica marketeira,empresarial e comercial.não importa se você não acompanhar (o que é pra poucos) o mundo, se saiu da jogada acabou.O desenvolvimento só pareceu ter tido espço(o que me fez crer ao longo do livro) quando os americanos puseram a mão e aproveitaram a chance $$$$$$ de algum jeito.mas afinal o "achatamento"(não sou muito fã dessa expressão) do mundo é isso aí.a gente corre e nos comem ou seremos inevitavelmente engolidos?a força de vontade é relativa,a solução pelo trabalho é relativa.tudo têm uma relatividade conceitual e prática que torna esse prato (achatamento) atual um prato fundo e não raso!uma venda de idéias dignas de debates e posicionamentos tal qual numa certa ONU da vida.

pontos interessantes nesse livro é um resumo logístico dos produtos, do comércio, das relações entre países na mesa comercial.desde a fabricação, ao pedido,a entrega e logicamente algumas barreiras.

Fábio Valeta 09/09/2010

Esperava mais
O livro até tem algumas boas idéias, mas o autor em geral prefere mastigar alguns poucos conceitos a exaustão ao invés de se aprofundar neles. Alem de algumas besteiras como a tentativa de comparar a revolução russa com o nazismo e o terrorismo da Al-Qaeda.

E como não podia deixar de ser, várias baboseiras patrióticas (os Estados Unidos eram exportadores de sonhos, e todos os países do mundo desejam ser como ele), em especial no ultimo capitulo para piorar a obra.

Souza 09/10/2010

O Mundo é Plano, com muito para ensinar...
Recomendo firmemente a leitura deste livro para todos que querem entender um pouco da globalização que afeta o nosso dia-a-dia. Bom para todas as profissões.