O Mundo é Plano

O Mundo é Plano Thomas L. Friedman

Resenhas - O Mundo é Plano

Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Mundo é Plano" é uma obra que analisa a era da globalização e as transformações que ocorreram na sociedade em decorrência das tecnologias de comunicação. A partir de uma visão otimista, o autor descreve as mudanças em diversos países e como a globalização pode ser benéfica para todos, caso haja uma participação justa e consciente de cada nação.

Friedman apresenta um panorama histórico, desde o início da globalização, passando pela era da internet, e chega até o surgimento de um novo tipo de globalização, a partir de 2000. O autor analisa também as consequências da globalização no mundo do trabalho, na economia, na cultura e na política.

O livro é dividido em três partes: A primeira, "O Mundo é Plano", que descreve a mudança dos valores e a criação de uma nova ordem global; a segunda, "Achatando o Mundo", que trata da tecnologia e sua influência na globalização; e a terceira, "Impulsionando o Novo", que analisa a nova ordem mundial e os desafios que ainda devem ser enfrentados.

Friedman destaca que a globalização é uma tendência irreversível e que a maneira como lidamos com ela pode determinar o futuro da humanidade. Ele acredita que a interdependência entre países pode ser positiva, desde que cada nação tenha sua identidade preservada.

Este livro é indicado para quem se interessa pela área de globalização, história mundial, política e economia internacional, e para aqueles que buscam entender as transformações sociais ocorridas no início do século XXI.

Principais ideias:

A globalização é uma tendência irreversível e está transformando a sociedade e a economia mundial;

A internet é a principal responsável pela nova ordem global, permitindo a comunicação instantânea e a conexão entre as pessoas em tempo real;

A globalização pode ser benéfica para todos, desde que haja uma participação justa e consciente de cada nação;

A interdependência entre países pode ser positiva, desde que cada nação tenha sua identidade preservada;

A globalização tem impacto em diversos setores, como o trabalho, a economia, a cultura e a política;

A globalização pode ser a causa de conflitos, mas também pode ser um instrumento para a solução de problemas globais, como a pobreza e a desigualdade social.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Joabe.Carmo 18/01/2023

Insight
História, tecnologia, geopolítica, economia, sustentabilidade, corporações, miséria, poder, ambição... Não necessariamente nessa ordem. Quando aprendemos questões como essas que envolvem o mundo em que vivemos, passamos a ter uma visão mais clara do quanto melhor ou pior o mesmo pode ser. A responsabilidade vem à tona e nos faz enxergar que somos capazes e devemos colaborar mais e melhor do que o pouco ou o nada que fazemos ao deixarmos de lado ao menos parte do nosso histórico, reincidente e destruidor ego.

Mauricio186 23/05/2022

Bom Jornalismo, Má Filosofia
Esse livro é superconsagrado e fez um enorme sucesso quando surgiu, e eu também reconhecerei suas qualidades: muito antenado, muito ligado às principais tendências e transformações de sua época, traz depoimentos de pessoas embasadas, bem posicionadas sobre o que testemunhavam - leitura muito recomendável para quem deseja visualizar aqueles primeiros anos do milênio (muito engraçado o Autor explicando aos leitores da época o que era um jovem desconhecido noticiando algo, o que agora é absolutamente corriqueiro).
O que me desagradou, ao ponto de tornar difícil terminar a leitura a partir do meio do livro, foi o tom intelectual e até "filosófico" que o Autor foi tentando imprimir ao longo da sua explanação. Na verdade, a "filosofia" por trás do seu livro é decididamente pobre - um tosco otimismo, tipo coaching, sobre sucesso e progresso que nunca se pergunta, nem vagamente, sobre o sentido geral de todo esse frenético formigueiro humano. Nem sempre consegui me empolgar tanto com as maravilhas dos novos recursos tecnológicos como Friedman, mas eu devo ser um dos últimos remanescentes de uma subespécie em extinção.
Hoje o livro está um pouco datado, mas continua sendo uma boa exposição jornalística sobre o impacto da internet no mundo em sua primeira década de existência - um tema, convenhamos, ainda fascinante. Não deve ser lido, porém, como uma reflexão geral sobre aquele momento - apesar dos eventuais esforços do Autor.

Luciana 25/12/2021

Extraordinário
Leitura provocadora sobre formas de trabalho. E de forma coerente traz o plano de ação possível para as mudanças fundamentais vividas por nosso mundo.

Guilherme.Stonas 27/04/2021

Livro Fundamental
O livro é imprescindível e extremamente didático, ilustrativo e riquissímo em paralelos e conexões e cases a respeito do processo da Globalização, e suas benesses e claro maléficios. Traça um panorama muito informativo do início do séc XXI e alguns processos históricos que ajudaram a construí-lo, como a queda do Muro de Berlim. Tem um cap. que chega a antever com mais de uma década a atual Pandemia e algumas de suas consequências no âmbito econômico e de abastecimento/(vacinas) o que me deixou perplexo. Livro de leitura um pouco cansativa mas que recompensa pela quantidade de conteúdo que entrega.

alex 26/01/2021

O Mundo é Plano, de Thomas Friedman
Ufa! Demorei, mas acabei.

Leitura puxada. Não pelo tom jornalístico-professoral nem pela complexidade, mas pela extensão, repetição de afirmações e looping das teses apresentadas.

A edição original é de 2004 e a tese central é boa e firme. Além disso, pode-se dizer que o livro envelheceu bem (ele sinaliza e antecipa algumas tendências que vimos uma década depois).

No entanto, é muito mais extenso do que precisaria ser. Como jornalista, o autor baseia suas conclusões em (muitos) exemplos, não em pesquisa aplicada (o que acaba por entregar muito achismo sem base). Possui, ainda, uma visão bem romântica e ingênua reservada ao grupo dos vencedores históricos (viés que irrita um pouco em diversas passagens). E, por fim, parece que no último quarto da obra, o autor se perdeu, tentando concatenar ideias diversas, sem uma conclusão clara da obra.

Chico Jr 30/11/2020

Obra mais que atual...
Um dos melhores livros que já li. A capacidade de síntese do autor é fabulosa. Escrito no início dos anos 2000, o autor aborda temas importantíssimos que estamos vivendo agora. O livro auxilia qualquer leitor atento e com desejo de mudança a sair do estado de putrefação da alienação...

Martins 20/04/2020

A terra é redonda, o mundo é plano

O planeta de fato não é plano, mas o fenômeno da globalização que integrou diversos setores estruturais do sistema capitalista, possibilitou a planificação no mundo, horizontalizando os acontecimentos e consequentemente a rapidez de seus alcance e efeitos na civilização.
Envolvendo esse fenômeno há dez forças que atuam para transformação no mundo numa perspectiva achatada. Agora, as forças que planificam a percepção mundial não são capazes por si mesmas de desverticalizar as relações humanas. Livro muito bom. Pois, a visão plana do mundo, expõe as limitações, os dilemas humanos e possibilidades que surgem a partir dai de rever ou reinventar a história.

Biblioteca Álvaro Guerra 29/01/2019

O mundo é plano - uma breve história do século XXI
"O livro O mundo é plano, de Thomas L. Friedman relata sobre um fenômeno que vem ocorrendo no mundo em consequência da globalização. A expressão que deu origem ao título do livro refere-se à facilidade de comunicação, transporte, terceirização e união de mercados que parece extinguir as barreiras político-geográficas existentes."

Leia a resenha completa acessando este link: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-mundo-e-plano-uma-breve-historia-do-seculo-xxi/76288/

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-7302-863-8

Mr. Jonas 30/12/2018

O Mundo é Plano
Em ?O Mundo é Plano?, o premiado jornalista americano Thomas L. Friedman nos ajuda a entender como o mundo ficou tão plano por causa da globalização. No livro, o autor conta diferentes histórias e examina questões cruciais para a civilização mundial, além de tratar sobre a nova fase da globalização: a globalização 3.0. Ele parte da premissa de que a globalização 3.0 deixou o mundo achatado, desconstruindo as barreiras entre as pessoas, países e continentes. Com isso, o Estados Unidos e os países em desenvolvimento, principalmente, precisam aprender a se aproveitar da globalização e a controlar os impactos negativos advindos dela, se quiserem continuar avançando. O autor descortina a globalização no mundo atual, ilustra os efeitos e os impactos da internet e da tecnologia, ilustra os grandes acontecimentos históricos que levaram à situação atual da globalização e explica como o EUA e outros países precisam agir para se saírem bem-sucedidos da situação. O livro apresenta uma análise da globalização, seus êxitos e fracassos, do ponto de vista de um respeitado jornalista norte-americano.

Ricardo.Leal 14/08/2018

O mundo é plano
O livro faz uma trajetória do instante em que se inicia a chamada planificação do mundo em que vivemos hoje. Uma leitura fácil mesmo para os leigos como eu em assuntos de globalização empresarial e suas consequências. Ótimo para se ter uma ideia de como as coisas aconteceram é ainda irão acontecer .

Renasom 10/08/2017

O mundo é plano
Bastante interessante! Repleto de informações interessantes e importantes sobre os ataques terroristas nos EUA em 11 de setembro, sobre a queda do muro de Berlim e também de como se popularizou o uso da internet, entre outras. Muito bem escrito. Abordando eventos que revolucionam e ainda revolucionam o mundo.

DouglasPires 09/07/2017

Leia rápido
Antes que as profecias aconteçam...

MauricioTiso 09/08/2016

O Livro traz informações muito ricas de como se estruturou o processo de novas oportunidades através do uso da tecnologia e da livre competição, abordando desde as vantagens obtidas através da inovação em mercados abertos e competitivos até as perdas com o Terror e com os setores que migram através de custos menores para se manterem competitivos.
O que mais gostei é que ele não traz uma solução empacotada, apesar de o Autor deixar muito clara a sua posição, mas sim os diversos lados dessa mesma moeda que é o desenvolvimento. Para mim foi muito mais uma fonte de informação e reflexões sobre o livre comércio do que sobre a globalização em sí.
A dinâmica de leitura é ótima, numa estrutura bem jornalística, porém para os mais ansiosos vale o aviso que o Autor esmiúça bastante os detalhes e se detém por um longo tempo no raciocínio. Lendo o Livro em 2016, muito dos fatos narrados já são uma realidade hoje o que precisa de ressalvas durante o processo de leitura.
Recomendo à todos que queiram aprofundar sua opinião sobre liberalismo vs protecionismo, uso da tecnologia e possibilidades de ganho de competitividade (Principalmente o 2 como fonte de insights).

Hildeberto 15/06/2016

Trata-se de um livro bastante interessante. O autor correlaciona as novas tecnologias (principalmente da comunicação) com a globalização. Para eles, as transformações iniciadas com o surgimento dos computadores pessoais e da internet mudam por completo a forma de interação entre as pessoas, as empresas e os Estados, possibilitando cada vez mais movimentos de aproximação. Porém, Friedman não desconsidera que a globalização pode trazer (e traz) coisas ruins, desde a exclusão de algumas partes do mundo a facilidade de grupos terroristas atuarem. Não negando isso, sugere que deva-se seguir uma conduta que incentive as pessoas a participarem da construção desse "Mundo Plano", principalmente através de mecanismos de inclusão.

É uma teoria bem fundamentada. Na segunda edição, o autor rebate algumas críticas. Discordo de algumas resenhas aqui no Skoob que consideram o livro enviesado ideologicamente ou com excesso de patriotismo norte-americano. O autor adota uma perspectiva de interpretação que não se pretende absoluta e que, portanto, pode e dever ser debatida e, se possível, refutada. Tendo isso em mente, a abordagem de Friedman pode ser útil para todos aqueles que buscam entender o atual Sistema Internacional e válida para a elaboração de análises.

Ps: o livro já foi escrito a dez anos!!! O Skoob nem existia naquela época. O que autor diria dos acontecimentos dos últimos 10 anos?