Carta ao Pai

Carta ao Pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

moony.ester 25/08/2024

Carta ao pai
Como cada ação de um pai tem influência na formação de uma criança. cada suspiro que esse homem deu moldou a personalidade do filho dele.

?[?] fugi de tudo aquilo que, mesmo a distância, me lembrasse de ti.?
?por todos os lados eu acabava culpado sob teus olhos.?

Carolina3498 25/08/2024

Sem comentários
Meu deus todo o peso que esse texto carrega é surreal. apesar da profundidade das questões entre kafka e o pai de certa forma você consegue ver algumas poucas (espero) semelhanças na sua vida, e acho que a principal, a maior delas é considerar seus pais como medida de todas as coisas. claro que pra ele, é muito exacerbado mas se pararmos pra pensar, acho que nós nos sentimos assim pelo menos na primeira década de nossas vidas.
e acho que é bem palpável o desgosto que ele sente pelo pai. as palavaras que ele escreve pesam demais.

clara! 24/08/2024

Algumas partes incríveis (hot take!), outras confusas e entediantes. A leitura foi válida para compreender mais sobre o autor e a influência da relação com o pai em sua obra. Porém, não sei se cabe avaliar uma carta que nem para mim foi escrita.

bitoumaniaca 23/08/2024

Apesar de ter dado Cinco Estrelas para o livro, não me sinto no lugar de avaliar a obra, principalmente pelo fato de ter sido escrita para uma única pessoa ler, sem o objetivo de ser "boa" ou "ruim", apenas para colocar os pingos nos "i's.
Porém, admiro a coragem de Kafka de escrever uma carta como essa, eu jamais teria coragem de escrever ou falar sobre minhas mágoas com meus pais, mesmo as minhas sendo muito mais suaves e simples do que as que ele tinha.
Pai do Franz era um verdadeiro idiota, mas se não fosse ele, Kafka não teria escrito obras tão maravilhosas, visto que o passado moldou o escritor que ele se tornou.

Carol749 22/08/2024

Extremamente brutal , o livro mostra que as vezes algumas experiências humanas realmente não são individuais, em momentos é muito fácil se colocar no filho que faz um relado de coração aberto ao pai.

O mais interessante nesta edição são os comentários do tradutor que relacionam algumas passagens com a obra do autor que em muito momentos se mistura em um relato quase autobiográfico.

jardim 21/08/2024

Comecei esse livro com 0 expectativas, nao é muito falado e foi meu primeiro do kafka, achei a escrita muito boa e bem fluída, fiquei confusa em algumas partes e acabei me identificando em outras.
Demorei umas 2 semanas pra terminar, não me prendeu muito já que não é muito meu estilo preferido de livro.
Achei tudo muito pessoal, em algumas partes senti que estava invadindo a vida do autor, mas acredito que era o objetivo.
Tenho mais 2 livros do Kafka e espero gostar mais dos outros, mas não foi uma leitura jogada fora, com certeza não, me fez pensar sobre minha relação com meu pai e talvez achar que Kafka tenha se vitimizado em algumas partes do livro.

Maria 21/08/2024

Gostei muito
É uma leitura bem forte e profunda, da pra ver que ele foi bem direto, acredito que por isso tenham coisas que sejam mais pro pai dele entender a referência, mas tem tantas frases fortes e que valem a pena ser refletidas

Cami Vitória 20/08/2024

Carta Visceral
É uma carta muito forte, realmente visceral. Sou da opinião que não deveria ter se tornado livro, por ser algo extremamente pessoal. Da vontade de pedir desculpas ao Kafka por ter invadido sua privacidade, sua alma lendo essas palavras.
Mas por outro lado, essa escrita me ajudou muito a entender melhor o estilo de escrita do autor e quero muito reler obras dele que li no passado e não compreendi como deveria.
É muito triste saber que toda a vida Kafka foi refém desse relacionamento tóxico com o pai, as escolhas que fez na vida e inclusive seus escritos são tudo resultado dessa convivência caótica e impotência diante dessa relação.

"Eu teria sido feliz por tê-lo como amigo, chefe, tio, avô, até mesmo (embora mais hesitante) como sogro. Mas justo como pai você era forte demais para mim."

spideyfan 20/08/2024

"Eu teria sido feliz por tê-lo como amigo, chefe, tio, avô, até mesmo (embora mais hesitante) como sogro. Mas justo como pai você era forte demais para mim"

Rodolfo | @_rodolfo92 20/08/2024

Em "Carta a meu pai" Kafka, através de uma escrita emocionante e visceral, faz um relato pessoal e comovente acerca do comportamento tirânico do pai.

wtfr0g 20/08/2024

O Franz Kafka tem daddy issues? ?
Meu deus ele muito gente como a gente que tem muitas coisas escritas sobre as negligencias fraternas.

Enfim é muito sobre colocarem uma expectativa em cima de você ainda criança e acabar crescendo frustrado com medo de tudo mas principalmente de fracassar e ter que lidar com o fracasso não só no âmbito pessoal mas com o exterior familiar. Algo que só nós irmãos do meio que cresceram sendo os ?filhos perfeitos? iríamos entender. (e no caso o franz kafka filho mais velho que ao invés de ter as regalias teve às expectativas).

Frases que sigo pensando (penso no livro inteiro)

?É bem possível que eu, mesmo se tivesse crescido totalmente livre da tua influência, não pudesse me tornar um ser humano na medida em que o teu coração o desejava.?

broullinduvide 19/08/2024

Haja coragem para escrever isso tudo
"Eu teria sido feliz por tê-lo como amigo, chefe, tio, avô, até mesmo (embora mais hesitante) como sogro. Mas justo como pai você era forte demais para mim [...]" ? Franz Kafka.

É definitivamente uma leitura sensível, até de certo modo rica em intromissão (considerando o pedido do próprio autor, a não divulgação da carta). Destaca muitos fatores que me são familiares, é como se o Kafka roubasse algo meu que não conseguisse pôr em palavras até ler da perspectiva de outro alguém.

Ana Beatriz 18/08/2024

Como é fácil ser desprezado
Ler pela primeira vez uma obra do Kafka me fez sentir vários sentimentos, sentimentos que o próprio autor poderia está sentindo no momento em que escreveu. A trama começa com o Gregor acordando já transformado, e acredito que isso é uma metáfora para depressão e o cansaço que o personagem sentia ao bancar a sua família, e sendo desprezado mesmo assim, percebemos que o Grego pensou que a sua irmã estaria ao seu lado, mas vemos no final que ninguém estava e só queriam que ele morresse logo, já que ele se tornou um fardo para a família, mesmo ele sendo o único acordando cedo para o trabalho e sustentando as mordomias da dita família. É muito fácil ser desprezado quando você passa por uma situação difícil e não tem ninguém ali para conversar ou ajudar você, tratando como fardo e achando que em algum momento a pessoa irá voltar ao que era.
broullinduvide 19/08/2024minha estante
Oioi! Não é esse o livro, é A Metamorfose

J K 18/08/2024

Uma carta que nunca deveria ter sido publicada como livro
Me sinto errada até mesmo de avaliar o conteudo desse livro, é algo íntimo demais, um apelo escrito de um filho para um pai, é uma carta sensível e como leitor a única coisa que posso fazer é admirar a coragem do Kafka de colocar os sentimentos em carta (mesmo que ela nunca tenha sido entregue) e admirar as obras publicadas pelo escritor.

Descanse em paz Kafka, você teria odiado a imagem que você tem hoje.