Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

Michela Wakami 01/07/2021

É uma carta extremamente íntima, que na minha opinião não deveria ter virado livro, e sim ter ficado no âmbito familiar.
Uma carta extremamente, cheia de mágoas e rancores em um relacionamento que faltou diálogo e principalmente amor.
Obs: essa edição, está bem fraquinha, o final ficou confuso, fiquei sem saber se era uma resposta do pai ao filho.
@diariodeumaletrologa 12/07/2021minha estante
Sim, é uma resposta do pai ao filho. Também fiquei confusa, mas reli e interpretei como sendo uma réplica para Hermann.

Michela Wakami 12/07/2021minha estante
Oi Gabriela, fiquei achando isso, mas não sei se é a edição ou se realmente foi feito assim, mas fica subentendido.

Iana 18/04/2022minha estante
Foi feito assim. Franz imagina a resposta do pai e escreve. Finaliza daquele jeito mesmo o manuscrito dele.

Evelyn 16/02/2023minha estante
Não sei se é exatamente uma resposta do pai, uma vez que (dizem) o pai nunca leu a carta.

Michela Wakami 16/02/2023minha estante
Mistério.?

anicca 22/02/2023minha estante
Não é uma resposta do pai, porque a carta sequer chegou a ser enviada. No final, Kafka imagina uma réplica do pai, mas não passa de um exercício imaginativo.

Ivanildo16 25/03/2023

A libertação
A carta de libertação de Kafka a toda tirania e insatisfação do seu pai. O reconhecimento do seu valor como escritor. A vontade de tomar suas decisões, mesmo sem aprovação. A comparação de não querer ser igual a quem nunca o amou.
lolo :) 27/03/2024minha estante
como assim vc nao deu 5 estrelaassssssss

Ivanildo16 27/03/2024minha estante
Kkkkkkk, adoro o Kafka. Li outros livros dele. Sou meio chato para dar cinco estrelas. Talvez seja porque também escrevo. Enfim, perdoe-me por não dar 5 estrelas para Carta ao pai.

lolo :) 28/03/2024minha estante
haushauahsu perdoo só um pouco einn kkkk

Ivanildo16 28/03/2024minha estante
Rsrsrsrs. Tá certo ??

Magasoares 24/11/2017

Um homem doente.
Um pai por mais erros que cometa na educação do seu filho(a), é e sempre será para que o filho se torne um homem forte, mas o pai de Franz Kafka esqueceu que os filhos não são todos iguais, tem caráter diferentes. O pai não sabia que em vez de estar criando um forte, estava criando um fraco. Essa carta não foi uma vingança contra o pai, e sim uma culpabilização pelo seu fracasso. Depois de todos os esforços do pai para que ele se tornasse um homem forte e seguro, se tornou foi num fraco e um imbecil!
Má Contato 18/01/2018minha estante
Durante todo o tempo fiquei pensando numa frase de minha mãe, sobre as atitudes dos pais: ?por mais que a gente erre, nunca fazemos as coisas com a intenção de errar?. Fiquei sabendo que essa carta nunca chegou ao real destinatário (o pai) e ainda bem, né! Imagina ouvir todas essas asneiras do filho... coitado!!! Nao se pude culpar os pais por aquilo que voce se torna. Isso, pra mim, é covardia!

Magasoares 18/01/2018minha estante
Verdade Má, covarde e um fraco.

Magasoares 18/01/2018minha estante
Verdade Má, covarde e ingrato.

Sheila 31/01/2018minha estante
Acho que a leitura serve aos pais, para não criar filhos como iguais. Pq eles não são! Os pais devem se importar com a individualidade dos filhos sem fórmulas prontas de linha de fábrica. Talvez naquela época a "boa intenção" ainda fosse uma desculpa aceita mas não dá mais para usar essa.

Eliza.Beth 24/11/2021

Grande Kafka
Essa carta esclarece muito a relação do Kafka com o pai. Eles não tinham uma relação afetuosa, amistosa.
O Kafka não tinha uma figura masculina na qual pudesse se apoiar e isso fez muita falta para ele.

Ele pegou todas as suas frustrações, medos e dores e despejou tudo isso em grandes obras literárias, sempre colocando uma figura paterna abusiva ou uma figura autoritária (inspiradas no seu próprio pai).

Essa carta só aumentou minha vontade de ler todas as suas obras e um dia ler sua biografia.
Julia Mendes 25/11/2021minha estante
Elizabeth, que bom que vc gostou!.Morro de vontade de ler esse livro ?.

Eliza.Beth 25/11/2021minha estante
Julia, eu adorei. Realmente o Kafka tem alguma magia sinistra que nos encanta.
É bem pessoal, mas dá uma boa noção de como ele se sentia em relação ao pai. Acho que vc vai gostar tbm ?

Julia Mendes 25/11/2021minha estante
Tô sentindo que sim! ? Em 2022 vou tentar ler "Carta ao pai", "Na colônia penal" e reler "A metamorfose". ???

Eliza.Beth 25/11/2021minha estante
Excelente escolhas ?

lequeer 10/11/2023

Kafka é muito corajoso ao escrever uma carta onde confronta o pai e tenta resolver sua relação com ele. No fim da carta, ao se despedir, ele diz que faz isso para que os dois se resolvam e possam morrer e viver tranquilamente. Foi uma leitura intensa e marcante, imagina ser genial a ponto de sua carta virar um livro.
Juliana.Ribeiro 10/11/2023minha estante
quero muito ler esse

lequeer 10/11/2023minha estante
leiaa!! muito bom

Juliana.Ribeiro 11/11/2023minha estante
vou ler!!!

Lili 02/01/2016

Desabafo
Releitura em uma outra edição, e desta vez gostei mais.

Resumo do livro: "Pai, se eu sou um merda a culpa é sua".

Fica claro que o pai tinha uma personalidade dominadora e que exercia uma grande influência em tudo o que Kafka pensava e fazia. Da parte da "vítima" fica a dúvida se ele era anormalmente sensível ou se o pai era realmente tão destrutivo. Obviamente nada se conclui; apenas fica explicada toda a angústia que se sente na leitura de outras obras, como "O processo" e "A metamorfose".
Gabriela 03/01/2016minha estante
Acho que a parte do "Fica claro que o pai tinha uma personalidade dominadora" responde a parte do "Da parte da "vítima" fica a dúvida se (...)".

Lili 03/01/2016minha estante
Hummm... Discordo. O pai com certeza faria algum "estrago", mas acho que o fato de esse estrago ter sido tão grande pode indicar que o filho era anormalmente sensível também. Se todos os filhos de pais dominadores se sentissem tão abalados quanto ele descreveu no livro, a humanidade estaria extinta.
Ele levou uma vida terrível e nunca se recuperou dessa influência - a própria carta foi escrita quando ele já tinha 36 anos. Por isso digo que um dos dois estava acima da média: a destrutividade do pai ou a sensibilidade do filho. Não estou com isso dando razão para o pai, apenas considerando que a maioria das pessoas consegue levar a vida adiante mesmo com esse tipo de problema. Com sequelas sim, mas menores do que as que ele descreve na carta.

Gabriela 03/01/2016minha estante
Não posso argumentar com o "Se todos os filhos de pais dominadores se sentissem tão abalados quanto ele descreveu no livro", porque não li o livro, mas é fato que pais dominadores causam estrago na vida dos filhos. A extensão do estrago é que varia.

Tangerina 16/12/2021

Acho que seria de uma enorme indelicadeza avaliar com menos de 5 estrelas algo tão íntimo como Carta ao Pai.

Kafka foi certamente uma grande representação de como a figura paterna autoritária danifica e leva a desgraça a confiança de um filho, e é nítido o quão permanente é o dano, tendo em vista o traço melancólico que ele estampa em suas obras.

?Minha atividade de escritor tratava de ti, nela eu apenas me queixava daquilo que não podia me queixar em teu peito.?
Mesmo tentado ao máximo se distanciar do peso que seu pai fora em sua vida, existiu sempre o desejo desesperado da aprovação do mesmo, e isso veio a refletir tanto em sua vida pessoal, quanto em sua vida profissional.

Profunda, cheia de antigos e presentes sentimentos amargos e agudos, esta carta nos despeja um enorme peso, e junto uma fadiga instantânea.
gabriel 16/12/2021minha estante
Parabéns pela resenha, já adicionei à minha lista, parece um tema muito relevante.

Tangerina 16/12/2021minha estante
Obrigada. ?Carta ao Pai? foi realmente uma carta de Kafka para seu pai(embora não tenha sido entregue).

Marina 18/08/2022minha estante
Concordo muitoo que a carta depois deixa a gente com essa fadiga, durante a leitura mesmo já se sente o peso das ações, impossível não sentir pena do Kafka.

AndrA65 02/08/2020

Espelho em forma de livro
Com espelho estou me referindo que este livro reflete exatamente a maneira como são algumas relações entre pais e filhos.
É impossível fazer a leitura dessa obra sem identificar características em comum com o escritor, mesmo que sejam mínimas.

Todas as dores, pressões, paranóias e inseguranças alimentadas no pobre Kafka por parte de seu pai nos faz refletir, porque a maneira que o Kafka lida com tudo isso é extremamente racional, entendendo o lado do pai ao mesmo tempo que não o poupa de franqueza quando necessário, atitude que nós, "filhos injustiçados", carecemos e muitas vezes desprezamos.

É muito comum utilizarmos exemplos de terceiros e regras de outras famílias para explicar as nossas injustiças familiares, mas Kafka vai além: o desgraçado possui todo um mundo voltado às dores que o mesmo sentia em sua infância e adolescência, e toda essa dor e impotência é refletida em suas obras através do tão conhecido "sentimento Kafkiano".

Essa é uma leitura extremamente necessária para entender o resto de suas obras. Sabendo disso, desejo-lhes uma ótima leitura e um lenço à disposição, vocês irão precisar.
Larinha ð 02/08/2020minha estante
Parabéns pela resenha, com certeza vou adiciona-lo a lista e futuramente lê-lo.

Lara 09/11/2020minha estante
massa, andré!! o que mais me tocou foi exatamete a compreensão dele, apesar daquela criação ter afetado sua vida inteira. para além da compreensão de outras obras se faz necessário p apresentar uma outra perspectiva na relação paternal/maternal.

AndrA65 09/11/2020minha estante
Maravilhoso

Fer Paimel 03/04/2021

Ainda estou me adaptando ao estilo de escrita do Kafka. Acho bem formal e cheio de divagações.
Gostei desse livro, porém, pois mostra uma parte interessante da vida e personalidade dele... um lado um pouco rancoroso e mal resolvido com problemas paternos...
Ainda quero ler mais livros dele.
Daniel.Azevedo 04/04/2021minha estante
A mãe dele o convenceu a não publicar essa carta pra impedir que o pai lesse

Fer Paimel 04/04/2021minha estante
Daniel, tudo o que eu leio do Kafka, só consigo pensar que ele precisava de muita terapia!!

Daniel.Azevedo 04/04/2021minha estante
Infelizmente não deu tempo porque ele morreu jovem

Dilalilac 15/12/2021

"Eu não podia sofrer uma súbita metamorfose"
É difícil resenhar sobre essa carta...
Impecável, quero ler tudo do Kafka. Estou um pouco obsecada por ele desde que li A Metamorfose. Toda hora me pego pesquisando alguma coisa da vida dele ou desenhando algo sobre ele.
O Kafka tem uma argumentação fora do normal, e apesar de ser uma carta pessoal, não me senti confusa sobre os acontecimentos em momento algum. Muitas vezes eu precisava reler coisas, mas isso se deve ao fato de que é muita informação, muita coisa pra absorver.
E é muito doloroso ver como a criação influência tanto na formação, como ele ficou marcado e frágil por coisas que ao pai dele eram absolutamente banais.
Como Kafka escreve em um momento:
"O que para você não tem consequências pode ser a tampa do meu caixão"
É preciso muito cuidado ao se tratar de pessoas, nós nunca temos absoluta certeza do que nossos atos são capazes de fazer além de si, como eles ecoarão no outro.
Eu só posso dizer que no final eu só queria dar um abraço nele. Quero ler tudo o que ele escreveu. E que é uma pena ele ter destruído 90% do que escreveu. Quando a gente destrói o que faz, em geral há um ódio por si mesmo muito grande. Espero do fundo do coração que ele tenha se amado em algum momento.
Edu 15/12/2021minha estante
eu tbm sou obcecado por ele kkk recentemente li uma biografia dele bem boa escrita por um autor francês, recomendo. se chama Kafka: Biografia

Dilalilac 15/12/2021minha estante
Edu, muito obrigada, com certeza vou ler ?

dmitrivileheart 15/12/2021minha estante
amei sua resenha! me deu ainda mais vontade de ler

Gabi 16/04/2023minha estante
Eita, é tão ruim assim?

Gusta . 16/04/2023minha estante
não é isso, eu só desisti de comentar do final

Maju Deolindo 11/12/2020

Meu primeiro contato com o autor
É uma carta extremamente íntima para ter sido publicada.
Obs para quem sabe da história da publicação: Se eu fosse o Kafka tinha voltado do Além para puxar o pé do amigo q publicou essa carta contra a minha vontade.
Renan 18/01/2021minha estante
Quando puder leia, " A Metamorfose" é muito bom e é um livro bem sucinto.

Maju Deolindo 22/01/2021minha estante
Já tenho esse livro e pretendo começar a ler logo

Aline 13/12/2013

Carta a Mim Mesmo
Eu vou para o inferno depois dessa, mas preciso falar:

Kafka escreveu essa carta para quê? Para convencer-se de sua incrível sensatez diante da arrogância do pai?
Gente, me desculpe, mas colocar-se em posição de vítima diante da autoridade familiar não é novidade desde os tempos das cavernas.

Desculpe, Kafka.
Ana 12/02/2017minha estante
Posição de vítima?
A descrição do temperamento do pai não põe de forma nenhuma Kafka em posição de vitima.
Há diversas maneiras de se exercer esta tal de posição de "autoridade" qua há muito tempo os pais já deixaram de exercer.
Hermann Kafka exercia pátrio-poder diante de Kafka e sua família. Sobrevivente, Kafka apesar de todos os seus problemas, conseguiu seguir a carreira que queria - o pai impedia que ele excrevesse - e se libertar do poder soberano antes das leis que estabelecem que o pai tem direitos e "deveres".
Não há descrição de como as famílias viviam no tempo das cavernas.
Apesar do pátrio poder se analisarmos Rei Lear e algumas outras obras poderíamos fazer diversos contrapontos.
Acho que Kafka não é o autor ideal para representar vítima. Subverter é preciso.
Ao contrário, ainda conseguiu manter o senso de humor que escapa a muitos leitores mas não a Felix Guattari. - "Kafka: Por uma Literatura Menor".

Aline 13/02/2017minha estante
Ana, só achei que foi tinta demais para pouco. Tanto que a carta nem chegou no destinatário. E "desde os tempos das cavernas" foi uma metáfora. Eu poderia ter escrito "desde os tempos do guaraná-de-rolha" ou "da vovó-moça". Sinceramente, é difícil acreditar que alguém tenha lido ao pé da letra.
Dica: de vez em quando vc tem que aceitar que algumas pessoas podem discordar ou não gostar de alguma coisa, por mais absoluto que seja o clássico. O argumento que você usou foi justamente o que eu considerei exacerbado neste livro.

Isabel331 16/08/2023

Um desabafo extremamente denso.
A priori, fiquei com receio de ler esta obra, pois ela é uma carta extremamente pessoal que talvez só quem era da família conseguiria entender de fato as nuances, sentimentos, etc, que Kafka declarou.

Kafka nos mostra como o abuso psicológico/verbal consegue ser mais danoso que a violência física. O tratamento de seu pai refletiu diretamente no seu comportamento, nas suas obras escritas, nos seus relacionamentos, etc.

Entretanto, não vou mentir que, por ser uma carta com mais de 80 páginas, em alguns momentos eu me perdia e me cansava da leitura, pois o autor tende a escrever parágrafos e frases extremamente longas.

É uma obra muito interessante, especialmente para os estudantes/profissionais de Psicologia, porém saiba que é uma leitura muito densa e que pode cansar.
Diego642 21/08/2023minha estante
Não sei como vcs podem dar nota baixa para esse tesouro da literatura de um dos autores mais influentes do século XX. Acho incrível! A nota dos besteiróis que vcs lêem deve estar lá no alto, certeza!

Isabel331 23/08/2023minha estante
Agr pronto, eu falei que a obra é um lixo por acaso? Eu literalmente falei que era uma leitura interessante e rica de significados, mas por ter um cunho bastante pessoal e nós não sabermos sobre todas as dinâmicas da família Kafka, talvez em algum momentos nós nos perdemos, além de ter parágrafos imensos, oq EU acho um pouco cansativo.

Não sou obrigada a favoritar uma obra só porque ela é clássica ou de um autor famoso.

Cibele 21/04/2020

dois dias de rancor
isso não é uma resenha.

quem aguenta este homem ter escrito essas páginas de profundo rancor do pai é um guerreiro.
Maju 31/07/2020minha estante
Concordo kkkk Metamorfose me conquistou, mas essa carta, misericóridaaa

Maju 31/07/2020minha estante
Concordo! Metamorfose me conquistou, mas essa carta, misericórdia kkkkkk