Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

beca 29/04/2024

Rip franz kafka, você iria amar o album the tortured poets departament da taylor swift!

é sempre interessante saber um pouco da vida de um autor e ter uma ideia de como ele criava suas obras. é muito fácil perceber as relações entre a relação do kafka com o pai e suas obras fictícias. essa edição além de trazer tudo isso no prefácio, ainda tem ótimas notas de rodapé e notas de tradução que auxiliam bastante na compreensão da carta.

alinepickles 28/04/2024

Pelo hype que fazem desse livro, esperava mais dele. A escrita é maçante, e apesar de eu compreender e de sentir empatia por Kafka, não me senti presa a narrativa.

Zattinha0 27/04/2024

Cresci sem Pai, que Sorte a Minha!
Meu pai saiu de casa quando eu tinha 3 anos de idade. No começo foi duro, enquanto criança não sabia ao certo interpretar todas aquelas mudanças e sentia falta de uma coisa que nem sabia exatamente o que era, apenas que existia. Entretanto, com o passar da idade, não só me acostumei com aquela realidade, como também passei a gostar dela.

Não há motivo para negar a existência de feridas que não entendo em sua totalidade, as quais somente me dei conta devido às poucas vezes em que ousei olhar para elas. Ainda assim, sempre que podia abstrair meus sentimentos com relação a isso, prática que se tornou fácil com toda a indiferença exercida por mim ao longo dos anos, eu sempre me senti sortudo quanto à ausência paterna. O motivo disso é bem simples, eu tive duas mães que supriam qualquer necessidade de Amor e afeto, mas também que na minha concepção seria impossível substituir por alguma referência melhor.

Pra que arriscar ser criado por alguém pior, o qual muito influenciaria na criação da minha pessoa e personalidade?

Franz Kafka me retomou esse sentimento. Sentimento de que sorte a minha poder crescer sem pai, pois mesmo que sempre soube dos impactos que os pais possuem sobre seus filhos, visualizar isso de forma tão detalhada como o livro nos mostra(ainda que na vida real, certamente, há uma complexidade muito maior) aumenta muito mais minha convicção em minha crença.

Ademais, um dos meus sonhos é ser pai, e o livro traz excelentes exemplos do que não ser como um, assim como minha própria experiência de paternidade já o fez. Apesar disso, gostaria de esclarecer que entendo que não vivemos em um mundo dicotômico, e a própria noção de culpa é extremamente relativa, ainda que ela exista de forma tão material que chega a ser quase palpável. No fim, pode ser que aquilo seja apenas a totalidade do que a pessoa tem para ofertar, o que não deixa de ser uma pena as vezes isso ser tão pouco.

Inclusive, me intriga muito todos os momentos que o autor retira a culpa de seu pai. Me pergunto se ele somente diz isso para apaziguar o caráter conflituoso da carta visando o objetivo de melhorar seu relacionamento, ou ainda se ele sofreu tanto desse mal, que apesar de descrevê-lo com tamanha precisão, não o reconhece em sua natureza. Pode ser também que ele apenas acredite nisso, vai saber, eu mesmo sou uma pessoa que tendo a descredibilizar a maldade.

Para finalizar, gostaria de ressaltar um quesito técnico que muito me agrada em Kafka. Advogado que era, é fantástico poder acompanhar uma argumentação racional e coerente. Se as pessoas soubessem se expressar e se colocar em palavras dessa forma, os conflitos seriam resolvidos muito mais facilmente. Todavia, o livro explícita que Franz não era um bom resolvedor de conflitos, pois há um abismo enorme entre escrever e falar, sobretudo falar à alguém.

Daniellarodrigues 25/04/2024

Daddy issues
Uma longa carta ( que nunca foi entregue) onde Kafka explica como ele se tornou um adulto disfuncional.

beca 25/04/2024

?Naqueles momentos eu me estendia no leito e chorava de felicidade, e choro ainda agora enquanto escrevo.
Você tinha também um jeito de sorrir particularmente belo, bem raro de se ver, um riso tranquilo, satisfeito, afável, que podia tornar muito feliz aquele a quem se dirigia. Não consigo me lembrar de que ele tivesse sido expressamente concedido a mim na infância, mas isso sem dúvida deve ter acontecido, pois por que você o teria negado naquela época, já que eu ainda lhe parecia inocente e era a sua grande esperança? Aliás, também essas impressões amáveis não lograram com o tempo outra coisa senão aumentar a minha consciência de culpa e tornar o mundo ainda mais incompreensível para mim.?

Lanny 24/04/2024

Foi aqui que pediram uma dose de Daddy issues?
"Às vezes imagino um mapa-múndi aberto e você estendido transversalmente sobre ele. Para mim, então, é como se entrassem em considerações apenas as regiões que você não cobre ou que não estão ao seu alcance."

O jeito que eu raciocinei lendo essa carta foi além de qualquer prova do enem. E fica muito claro como a educação, a vivência e o que observamos quando pequenos nos transformam ao longo que crescemos. Kafka foi uma criança reprimida, e quando cresceu, mesmo já liberto (porém não liberto de suas raízes com o pai) ainda se sentia preso ao que o pai queria, é como ter a independência e ser dependente, não saber o que fazer com aquilo. Muito tocante!!!

georgea 22/04/2024

Ainda não digeri bem.
O que dizer?

Me sinto enrijecida, parece que meu corpo foi coberto por uma camada nova de gesso a cada página que eu passava.

"Carta ao Pai" é um livro vísceral. Uma carta tirada do fundo do âmago do autor. Eu pude sentir tudo que Franz sentia ao escrever esse livro (talvez as similaridades que percebi entre o pai de Kafka e meu próprio pai tenha ajudado no processo sentimental da leitura). Ele não poupou palavras quando disse que "o pai, apesar de tudo ? tudo ? continua sendo sempre o pai".

Acho que nunca vou esquecer a intensidade dessa Carta.

Não gostaria de dizer mais, preciso digerir.

Mas acho que o que mais de dói, contudo, é saber que a Carta nunca foi entregue.

Debi 22/04/2024

Pais tiranos
Realmente senti a essência do Kafka, é uma carta bem intimista e consigo sentir todos os sentimentos que o cercavam sobre o pai, é interessante pq com essa carta se percebe que a escrita do Kafka é uma escrita íntima, sabe por que? Porquê ele escreve da forma mais pura e melancólica, inclusive suas obras, que se parecem muito com sua vida pessoal, não consegui deixar de associar seu pai ao pai de Gregor de metamorfose, acho que não é uma coincidência.

Lucas.Teles 22/04/2024

"Faça o que quiser..."
Carta ao Pai é uma obra que aborda a complexidade da relação pai e filho de Kafka, bem como relações atuais com as figuras paternar. Por meio de uma escrita visceral e introspectiva, a obra revela a luta interna do autor em reconciliar suas próprias aspirações com as expectativas opressivas do pai, oferecendo uma reflexão intensa sobre identidade, autoridade e liberdade.

?Faça o que quiser; por mim você está livre; você é maior de idade; não tenho conselhos para lhe dar?

marygoore 22/04/2024

Sinto como se tivesse conversado com o Kafka
Essa carta é bem pessoal, realmente não sei se ela realmente deveria ter sido publicada já que nem o remetente leu (até onde se sabe), na verdade não sei nem se o Kafka queria a fama de escritor (ele pediu pro amigo dele queimar tudo o que escreveu).

Mas tirando isso, parece que tive uma conversa bem franca com o Frank pela carta, e mesmo com o tempo tendo avançado, muitas coisas que a relação dele com o pai tinha, permanecem nos dias de hoje (infelizmente).

sarah 21/04/2024

Ler isso me pareceu uma pontada em feridas antigas, e também uma invasão de privacidade em questão ao Franz. foi uma leitura muito íntima, e simpatizo e consigo acolher a dor do autor. só me fez ter mais interesse em sua vida e obras, e essa é só a minha segunda leitura dele.

paulossant 21/04/2024

21/04
Não gosto de títulos, então vai ficar só a data mesmo.

Uma experiência incrível, Kafka consegue expor seus sentimentos por meio de escrita de uma forma maravilhosa. As situações retratadas pelo autor durante a obra são dolorosas e te forçam a ter uma empatia significativa pelo escritor. É algo que é impossível de descrever, você só consegue descobrir o que esse livro realmente tem a oferecer se você ler.

Karina 21/04/2024

Concordo plenamente com quem citou que era extremamente íntimo e, talvez, não deveria ter se tornado livro. Senti a mágoa nas pontas dos meus dedos, me ressenti junto com ele, é explícito a falta de diálogo dessa relação, espero que quando ele conseguiu colocar todo esses sentimentos em palavras, que de certa forma, ele possa ter sentido paz, alívio. Meus genuínos sentimentos para Kafka.

Rafaela.Fuchs 20/04/2024

Daddy issues
Esse livro cospe a todo momento tudo o que a psicologia nos mostra o quanto a figura superior nos afeta e a criação também
somos todos crianças feridas tentando nos curar de traumas que foram cometidos contra nossa vontade porém isso tá tão presente no cotidiano que atrapalha todas nossas escolhas e estilo de vida

?Eu me sentia miserável e na realidade não apenas de ti, mas diante do mundo inteiro.?

?Para mim sempre foi incompreensível tua falta total de sensibilidade em relação a dor e a vergonha que podia me inflingir com palavras e vereditos, era como se tu nao tivesse a menor noção da tua força.?

?Sou resultado da tua criação e minha obediência.?

A vida é mais que um jogo de paciência ;)