Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka




Resenhas - Carta ao Pai


686 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Hello.Danni 25/02/2024

Uma lavação de roupa suja!!!
O livro começa legal. Expondo sentimentos que todo filho tem. Todo mundo tem uma certa mágoa dos pais, nem que seja subconsciente (Froid já falou sobre isso). Essa identificação da minha parte, durou bem pouco.
Mas conforme o livro vai andando...me deu a impressão de estar vendo um episódio de Casos de Familia, do SBT.
Pow, o livro não traz uma reflexão geral entre o relacionamento entre pais e filhos. É uma carta do autor pro SEU PAI. Citando eventos que pra o leitor não faz diferença alguma. Mas entendo que pra ele eram importantes.
A narrativa é bem dele pra ele mesmo...ou para alguém que está por dentro do que ele tá falando..não faz vc entrar na história.
Ahh como akela vez que aconteceu isso...ou akela situação tal...(achei muito irrelevante pra quem esta lendo, sem fazer questão de ambientar o leitor)

Eu comparo a experiência desse livro assistir alguém se masturbando. Vc não sabe o que motivou akilo, só tá vendo a pessoa se aliviar.

Agora, uma coisa não podemos negar, ele odiava o pai. Isso dá pra sentir.

Confesso que roubei nesse livro. Apelei p audiobook.

Botei razoável pq eu acho que vc precisa pelo menos saber do que se trata esse livro...vai que rola um papo sobre ele em uma mesa de bar....p ter argumento pra pelo menos dar a sua opinião.
comentários(0)comente



mnnuela 23/02/2024

..Na carta expus as queixas que não podia fazer em seu peito
? Leitura de Fevereiro:

Cara... não sei nem por onde começar!!! Qualquer filho que passa por problemas partenos (ou maternos) com certeza seria facilmente atravessado por uma leitura como essa, como foi o meu caso.

É realmente muito forte e triste, mas ao mesmo tempo, existe um ar narciso, exagerado e egoísta por parte de Kafka (talvez por justamente lermos somente a versão/visão do mesmo), mas é como ele mesmo coloca em seu livro, né:

"[...] Porque nossas necessidades eram completamente diferentes: o que me arrebata é capaz de deixa-lo quase insensível e vice-versa; o que em você é inocência, em mim pode ser culpa e vice-versa; o que para você não tem consequências pode ser a tampa do meu caixão".

Com isso, não tenho mais nada para falarrrrrrr?
comentários(0)comente



Dayanna 23/02/2024

É difícil ler a carta, com tantos sentimentos tão fortes, e saber que nunca foi entregue. Por outro lado, talvez Kafka só precisasse colocar no papel o que provavelmente remoía diariamente por anos, independente de quem lesse. E quem nunca, né?

As notas dessa edição são acréscimos muito úteis para nós contextualizar com os acontecimentos aos quais ele se refere e que naturalmente não detalharia na carta, visto que o destinatário original, seu pai, já os conhecia. Além disso, acrescentam citações a outros textos nos quais Kafka comenta temas e visões semelhantes. É uma edição claramente feita com muito cuidado.
comentários(0)comente



Lorrainecrst 23/02/2024

Kafka tem essa coisa, mais sentimento que palavras
Um dos meus favoritos ?

Querido pai, tu me perguntaste recentemente por que afirmo ter medo de ti. Eu não soube, como de costume, o que te responder, em parte justamente pelo medo que tenho de ti, em parte porque existem tantos detalhes na justificativa desse medo, que eu não poderia reuni-los no ato de falar de modo mais ou menos coerente. E se procuro responder-te aqui por escrito, não deixará de ser de modo incompleto, porque também no ato de escrever o medo e suas consequências me atrapalham diante de ti e porque a grandeza do tema ultrapassa de longe minha memória e meu entendimento.
comentários(0)comente



rgabbit 22/02/2024

"Eu teria sido feliz em ter a ti como amigo, como chefe, como tio, como avô, até mesmo (embora já mais hesitante) como sogro. Mas justamente como pai tu foste demasiado forte para mim."

Uma carta bastante pessoal e dolorosa de se ler.
comentários(0)comente



osaif 21/02/2024

Visceral
Esse livro vai além de qualquer leitura por hobbie; é entrar no profundo e mais íntimo do kafka, é deixar cada palavra e metáfora te destroçar e te atingir de maneira cruel.
Para mim, foi sobre analisar sua obra e ver como aquilo sempre esteve ali, aquele parasitismo, opressão e luta sempre estiveram ali.
Não há palavas que descrevam o sentimento dessa experiência.
comentários(0)comente



Madu Oliveira 21/02/2024

Daddy Isshues
Go and cry little boy
O REI DOS PROBLEMAS COM O PAPAI
UM ÍCONE SOFREDOR INJUSTIÇADO
Eu sabia que tinha um motivo pra eu gostar tanto da escrita desse cabra
comentários(0)comente



Ma Passos 20/02/2024

Uma ótima introdução às obras de Kafka
Confesso que eu estava muito ansiosa para ler esse livro, pois vi muitas pessoas comentando que ler as obras do Kafka sabendo do conteúdo dessa carta muda completamente o modo que você as entende.

Um livro curto e fácil de ler, mas que talvez se torne indigesto por conta do conteúdo. Por vezes confuso porque é muito íntimo, e os leitores não conhecem algumas informações, mesmo que tenha as N.T.

Acho difícil alguém ler e não se identificar com pelo menos algum tópico. Crianças feridas, tornam-se adultos feridos.

A resenha em destaque diz que não deveria ter sido publicada por ser algo muito íntimo, eu discordo. A carta pode fazer as pessoas realizarem que os pais podem ser tóxicos, que consanguinidade não deveria ser mais importante do que a saúde mental. Kafka também não queria que suas outras obras fossem publicadas, mas elas o deram reconhecimento suficiente para ele se tornar um dos maiores escritores. Sem conta que essa carta deve ser um prato cheio para estudiosos da psicologia, psiquiatria e psicanálise.

Com certeza eu lerei outras obras do Frantz Kafka.
comentários(0)comente



JoAo.Spener 20/02/2024

Levei um considerável tempo para digerir o livro, mas pra além do livro, a relação de pai e filho que era nutrida nas letras desse livro.

O tempo se justifica em uma identificação das minhas próprias relações e a própria relação que tenho em relação a mim mesmo.

É um livro curto, mas que para mim é um livro que aos poucos se lê, sem pressa. O importante é deixar os sentimentos virem, os pensamentos serem pensados.
comentários(0)comente



laissa33 20/02/2024

Tudo que o kafka escreve eu amo ?
nem sei o que falar nessa resenha , sério.
A carta e tudo em si do livro tem um sentimento bem profundo, e bem pessoal ( coloca bem nisso). Pretendo fazer uma releitura, porém com outra edição.
comentários(0)comente



lucasssfds 19/02/2024

O relato visceral de uma relação complexa e cheia de percalços. Só alguém que tem pai (ou pais) controladores, narcisistas e manipuladores podem, de forma aterradora, serem tocados pelas diversas passagens desta obra que descrevem uma relação de dependência e abuso.
Em vários momentos, porém, me senti meio cansado e perdido. Acho que vai precisar de algumas leituras mais pra frente a fim de que eu absorva propriamente tudo o que foi dito aqui. Mas, mesmo assim, isso aqui é uma coisa linda, e minha introdução à literatura desse autor incrível.
comentários(0)comente



koriana 18/02/2024

Painho issues
Adquiri depressão profunda depois de ler isso e me identificar com o menino franz kafka mt bom nota 10 chorei bastante
comentários(0)comente



Alana 18/02/2024

A carta não entregue de Kafka se destaca pela sua eloquência, culpando o pai pelos seus fracassos. Mesmo que a carta nunca tenha chegado ao destino, as palavras revelam como isso afetou profundamente a autoconfiança de Kafka. A leitura faz a gente pensar bastante sobre a vida e suas complicações, mostrando como é difícil aceitar que cada um tem seus próprios objetivos. A carta continua sendo impactante, mesmo depois de tanto tempo, trazendo à tona sentimentos e reflexões profundas sobre como nos relacionamos uns com os outros.
comentários(0)comente



Hellena14 17/02/2024

Doloroso...
Doloroso demais entender o que Kafka escreveu nessas cartas. Se identificar na culpa que ele tanto sentia e compartilhar com ele essa dolorosa rejeição. O modo como ele escreve sobre esses sentimentos e o autoconhecimento necessário pra admitir tudo o que ele admitiu, entender tudo que ele entendeu e colocar tudo isso em palavras é absurdo.
comentários(0)comente



Matheus.Infante 16/02/2024

"Ora, no fundo você é um homem bom e brando, mas nem toda criança tem a resistência e o destemor de ficar procurando até chegar a bondade."
Muitos não gostam deste livro (que é mais uma carta). mas é essencial para entender as obras de Kafka. O mais difícil é ler e se identificar rs
comentários(0)comente



686 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR