Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

Júlia 23/01/2024

Se o narcisismo precisasse ser resumido?
Essa obra é realmente pesada, a escrita é crua e a leitura é dolorosa. acho que só terminei porque era curta. me engatilhou muito, mesmo eu nunca tendo sofrido em uma relação de narcisismo, mas pelo simples fato de conhecer essa personalidade. é um livro difícil de ler, mas muito verdadeiro. não é para qualquer um, talvez não seja para ninguém na verdade, visto que a carta é ao pai de kafka, talvez por isso o desconforto constante enquanto lia. se já não é, esse livro literalmente deveria ser obrigatório na faculdade de psicologia, porque se alguém me pedisse para resumir os estragos gerados de uma relação narcisista, eu entregaria esse livro. *para mim não faz sentido dar uma nota, mas tem que dar.

livia.lanzoni 23/01/2024

Carta ao pai
Não tenho palavras pra descrever o quanto essa carta mexe comigo. Ele consegue expressar tão bem as situações e os sentimentos que eu consegui sentir com ele mesmo nunca tendo passado por isso.

emiwvy 22/01/2024

..."o que restou vivo não pode ser calculado."
Fico em um impasse entre ter tido a oportunidade de ler essa carta e achar que ela é extremamente pessoal e não deveria ter sido publicada. mas aqui está e como fiquei mal enquanto lia, kafka derramou tudo nessas páginas, ele não poupou nenhum detalhe. a gente percebe que a relação dele com o pai tomou cada parte de sua vida, e ele estava sufocando o tempo todo por isso. kafka não mentiu quando se referiu ao pai como "a medida de todas as coisas".

Maria2140 22/01/2024

Triste
O livro é otimo e não quero falar sobre escrita e de como foi a leitura (fluída ou não), é uma carta, algo muito pessoal, é uma vida, um relacionamento de pai e filho que não foi dos melhores, uma relação que inspirava medo, vergonha, sobretudo tristeza.

jade 21/01/2024

Meu mano kafka tem alguns daddy issues? muito foda, uma experiência incrível ler esse livro. gostei pra caramba!

Evellyn 21/01/2024

- CARTA AO PAI
Que carta pesada, você sente tudo do início ao fim, pesado ver como a relação deles foi conturbada do desde o início, e quase não tiveram momentos "felizes", uma leitura boa, porém creio que não devia ter se tornado algo tão íntimo um livro público.

Lucikelly.Oliveira 20/01/2024

Um tapa doeria menos que receber esta carta
Querido pai, você me perguntou recentemente por que eu afirmo ter medo de você. Como de costume, não soube responder, em parte justamente por causa do medo que tenho de você, em parte porque na motivação desse medo intervêm tantos pormenores, que mal poderia reuni-los em uma fala.(?)
Para você as coisas pareciam ser mais ou menos assim: trabalhou duro a vida toda, sacrificou tudo pelos filhos, especialmente por mim, e graças a isso eu vivi ?a larga?, desfrutei de inteira liberdade para estudar o que queria, não precisei ter qualquer preocupação com meu sustento e portanto nenhuma preocupação; em troca você me exigiu gratidão -você conhece a ?gratidão dos filhos? -mas pelo menos alguma coisa de volta, algum sinal de simpatia; ao invés disso sempre me escondi de você (?)

anacmgodoy 20/01/2024

Emocionante
Em alguns trechos é impossível não se sentir tocada com os relatos tão fortes de memórias infantis. É uma carta necessária para aqueles que desejam ter filhos, embora eu ache triste ela ter vindo a público contra a vontade de Kafka e ter exposto uma intimidade familiar que não deveria ser conhecida por terceiros. Apesar disso, foi uma ótima leitura.

_ijaqline 20/01/2024

"Se você fizesse um resumo do que pensa de mim, o resultado seria que na verdade não me censura de nada abertamente indecoroso ou mau, mas sim de frieza, estranheza, ingratidão. E de fato você me recrimina por isso como se fosse culpa minha, como se por acaso eu tivesse podido, com uma virada do volante, conduzir tudo para outra direção, ao passo que você não tem a mínima culpa, a não ser talvez o fato de ter sido bom demais para mim.
Esse seu modo usual de ver as coisas eu só considero justo na medida em que também acredito que você não tem a menor culpa pelo nosso distanciamento. Mas eu também não tenho a menor culpa. Se pudesse levá-lo a reconhecer isso, então seria possível, não uma nova vida ? para tanto nós dois estamos velhos demais ? mas sem dúvida uma espécie de paz; não a cessação, mas certamente um abrandamento das suas intermináveis recriminações.
não esperava nenhuma salvação, fazia muito tempo que havia renunciado a ela."

nós mulheres totalmente kafka (com daddy (e mommy) issues).

analeet 20/01/2024

Como pode um homem de praga que viveu nos anos de 1800 ter os mesmos pensamentos que eu?

?Se resumires teu veredicto a meu respeito, te darás conta de que não me acusas de nada indecoroso ou mau, mas sim de frieza, estranheza, ingratidão. E tu me acusas de tal modo, como se fosse culpa minha, como se eu pudesse, com uma guinada no volante, por exemplo, conduzir tudo para outra direção, ao passo que tu não tens a menor culpa a não ser talvez pelo fato de ter sido demasiado bom para comigo.?

?eu era demasiado obediente e calava de todo, me escondia de ti e só ousava me mexer quando estava tão distante a ponto de o teu poder não mais me alcançar, pelo menos diretamente.?

Bastava a gente estar feliz com alguma coisa, sentir-se realizado com ela, chegar em casa e expressá-la, para que a resposta fosse um suspiro irônico, um sacudir negativamente a cabeça, um tamborilar de dedos sobre a mesa: ?Já vi coisa mais interessante?

?Tenho de pedir encarecidamente, no entanto, que não te esqueças de que nem de longe acredito em alguma culpa da tua parte. Tu influíste sobre mim conforme tinhas de influir, só que tens de parar de considerar uma maldade especial da minha parte o fato de eu ter sucumbido a essa influência. Eu era uma criança medrosa, é claro que apesar disso também fui teimoso, como toda criança é; claro que minha mãe também me estragou com seus mimos, mas não posso acreditar que eu tenha me mostrado difícil de ser conduzido, não posso acreditar que uma palavra amistosa, um pegar pela mão tranquilo, um olhar bondoso não pudesse conseguir de mim tudo o que se queria.?

Ana Paula 20/01/2024

Qualquer julgamento que eu fizer sobre Kafka estará equivocado.
Só posso concluir que ele tinha um mente bem confusa e interessante.

Miireexs 19/01/2024

Recomendo
Impactada logo no começo, não posso dizer se é bom ou não por se tratar de uma carta pessoal.
Dolorosa de se ler e triste, pelo que vi, essa carta nunca foi entregue. O tanto de magoa que ele tinha guardado, triste.
E essas frase me pegou muito, na real a carta toda.
“Seja como for, éramos tão diferentes e nessa diferença tão perigosos um para o outro, que se alguém por acaso quisesse calcular por antecipação como eu, o filho que se desenvolvia devagar, e tu, o homem feito, se comportariam um em relação ao outro, poderia supor que tu simplesmente me esmagarias sob os pés, a ponto de não sobrar nada de mim”.

''Eu teria sido feliz por tê-lo como amigo, chefe, tio, avô, até mesmo (embora mais hesitante) como sogro. Mas justo como pai você era forte demais para mim ''

cocaineazy 19/01/2024

Me destruiu
??Meu pai. Ele se preocupa comigo. O amor muitas vezes tem o rosto da violência?? Kafka, em sua carta, escreve o quanto a relação dele com o pai o perturbava sempre, tanto que na maioria das suas obras tem alguma referência ao seu relacionamento conturbado com seu pai. É uma carta pequena e, mesmo assim, você sente como o Kafka se sentia e se ressentia ao pai. Hermman Kafka deixou Franz no quintal com frio à noite quando era menino, pelo amor de deus.

Kafka queria se libertar do pai e com isso, quis se casar para poder ter a liberdade que, em suas palavras, era a independência do homem ( construir uma família ) porém, Kafta nunca se casou, apenas noivou e em meus achismos, penso que talvez ele não queria um casamento por conta da sua relação conturbada com o pai, talvez, ele não queria se casar e ter filhos por ter medo de ser igual ao pai, mas isso é só outro achismo meu.

É uma carta triste, melancólica; que te faz querer chorar e explica muito bem quando ele se sentia e é uma pena que não tenha sido entregue ao devido destinatário :( talvez, lendo como Kafka se sentia, o pai poderia pedir desculpas( ? ou pelo menos falar, dizer o porquê dessa ignorância toda aos filhos? foi devida a morte dos filhos? ou ao passado que Hermmam enfrentou? bem, é uma dúvida que ficara na minha cabeça por um bom tempo.

?Eu já te disse alguma vez que admiro meu pai? Que ele é meu inimigo e eu dele, conforme nossas naturezas o determinaram, isso tu sabes, mas além disso minha admiração por sua pessoa talvez seja tão grande quanto meu medo diante dele?

Biblioteca Álvaro Guerra 18/01/2024

A Carta ao pai é uma peça fascinante da obra de Franz Kafka. Dificilmente algum filho pôde escrever ao pai carta mais pungente do que esta

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788571646841