Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

maria.knieling 06/02/2024

Profundo!
"Carta ao Pai" de Franz Kafka é uma obra que se destaca não apenas pela profundidade de suas reflexões, mas também pela sinceridade e intensidade emocional que permeiam cada palavra. A correspondência, escrita por Kafka para seu pai, revela um mergulho corajoso nas complexidades das relações familiares e nas profundezas da psique do autor.

O texto, na forma de uma carta nunca enviada, é uma expressão franca e eloquente dos sentimentos de Kafka em relação a seu pai autoritário e exigente. A narrativa transita entre a mágoa, a busca por compreensão e a necessidade de justiça emocional. Kafka explora
minuciosamente os recantos de sua infância, detalhando as expectativas impostas por seu pai e o impacto profundo que essas tiveram em sua formação.
A escrita de Kafka, caracterizada por sua prosa única e introspectiva, permite aos leitores testemunhar o conflito interno do autor. A carta, embora dirigida ao pai, serve como um monólogo autocrítico, no qual Kafka revisita eventos passados e interpretações pessoais. Esse diálogo não enviado oferece uma visão penetrante da psicologia de Kafka e de sua relação complicada com a autoridade paterna.

A densidade temática da obra transcende a esfera pessoal, tocando em questões universais sobre paternidade, autoridade e o impacto duradouro das dinâmicas familiares. O tom reflexivo de Kafka, por vezes doloroso e, outras, melancolicamente resignado, confere à carta uma autenticidade que ressoa com muitos leitores que enfrentam desafios semelhantes em suas próprias vidas.

"Carta ao Pai" é mais do que um desabafo; é uma exploração psicológica profunda que desafia as convenções literárias. Kafka, por meio de sua prosa magistral, convida os leitores a contemplar as complexidades inerentes às relações familiares, questionando e refletindo sobre temas universais que transcendem o tempo e o espaço.

gisele.berg 05/02/2024

Por todos os lados eu acabava culpado sob teus olhos.
Acredito que essa é uma obra que está além de avaliação, pois é algo extremamente íntimo. É Kafka derramando todos os seus traumas e dores sobre o papel. Na minha percepção, é como se fosse uma criancinha chorando, pedindo colo e sendo desprezada. É angústia acumulada por toda a vida. Dói. E essa dor moldou quem ele se tornou, suas escolhas, o rumo da sua vida. E, apesar de tudo isso, percebe-se o desejo do Kafka em "fazer as pazes" com o pai. Ele só queria ser amado.

"Assim termina minha vida contigo até agora e são essas as minhas perspectivas que ela carrega consigo para o futuro."

itsnoemymoura 05/02/2024

Não tem nem como falar muito de um trem tão pessoal assim.... eu ficaria p da vida se eu fizesse um desabafo pra pai e minha família publicasse kkkk

envscoo 04/02/2024

Perdi a confiança em meus próprios atos.
?A impossibilidade da relação tranquila teve uma outra consequência, muito natural no fundo: eu desaprendi a falar. Por certo eu não teria sido, sendo outro o contexto, um grande orador, mas sem dúvida teria dominado a linguagem humana corrente e comum. Mas tu me proibiste a palavra desde cedo, tua ameaça: "Nenhuma palavra de contestação!" e a mão erguida para sublinhá-la me acompanham desde então. Adquiri junto de ti- és, quando se trata de tuas coisas, um orador excelente - um modo de falar entrecortado, gaguejante, e também isso era demais para ti, de modo que por fim calei, primeiro por teimosia talvez, mais tarde porque diante de ti eu não conseguia pensar nem falar. E uma vez que eras meu educador verdadeiro, isso repercutiu por tudo em minha vida. É sobretudo um curioso equívoco tu acreditares que nunca me submeti à tua vontade. "Sempre do contra, em tudo" está longe de ser meu princípio de vida diante de ti, conforme acreditas e do que me acusas. Pelo contrário: se eu tivesse obedecido menos, tu por certo estarias muito mais satisfeito comigo.?

nós mulheres com nossas mães meio franz kafka com o seu pai. ???

arthurcfm 04/02/2024

Carta ao Pai
Vou parafrasear o ilustre Renato Russo:

"Você culpa seus pais por tudo, isso é um absurdo, são crianças como você[...]"

Acho que essa carta não deveria ter se tornado pública. Era o desejo de Kafka entregar ao pai, não que se tornasse mais um livro de suas obras. Família sempre é complicada.

v de vanisse 03/02/2024

MAIS UMA CANETADA BEM FEITA
Franz Kafka junto de Oscar Wilde são os reis da canetada. Eu que não queria ser Hermann Kafka e Alfred Douglas quando Carta ao pai e De Profundis foram lançados.
Nem preciso dizer que chorei lendo isso aqui, né? Algumas coisas são bastante identificáveis? os pais são mais parecidos do que você imagina, do melhor ao pior.

Elizabeth 02/02/2024

Forte
Uma carta que foi escrita mas não foi entregue. Um pai das antigas, rígido. Mas como saberemos se é só a maldade de um pai ou a vontade de algo maior para que sejamos forte.

Antonele 01/02/2024

Como outras pessoas comentaram aqui, acredito também que não cabe uma avaliação. É uma carta extremamente pessoal, Franz colocou anos e anos de angústia e dor aqui?

chonps 01/02/2024

Querido pai,
Acredito que essa é uma das obras mais íntimas que já li, confesso que me senti incomodada lendo algo que não tenho certeza que o autor queria publicar e também no decorrer da leitura me identifiquei com algumas coisas que Kafka pontuava.

Carta ao pai é uma carta que Franz Kafka escreveu para o pai e que ela nunca foi entregue, aqui ele se abre e mostra o seu mundo mais íntimo. Todo momento que lia eu conseguia sentir o desespero, a vontade que Kafka tinha de ser ouvido pelo pai, de ser entendido por ele e até mesmo respeitado.

No decorrer da carta, Kafka pontua situações e ações que o pai fazia que o moldou até o último momento de sua vida. Ele conta que seu pai não era de bater em seus filhos, mas gostava de tirar o cinto e ameaçar, mostrando que seu pai fazia muita pressão psicológica.

Apesar de tudo, sentir que Kafka sentia até que orgulho do pai, ele, Hermann Kafka, batalhou muito para conseguir as coisas, Franz Kafka pontua isso muito bem, mas o pai adorava utilizar como forma de pressionar o filho, Kafka chega a dizer: “[...] trabalhaste pesado durante a tua vida inteira, sacrificaste tudo pelos teus filhos, e sobretudo por mim, enquanto eu ‘vivi numa boa’ por conta disso, [...], não precisei ter nenhuma preocupação com meu sustento e portanto nenhuma preocupação [...].”

Kafka também escreve sentir vergonha da forma como o pai tratava os funcionários, Hermann Kafka tinha um comércio que vendia tecidos e afins, Franz fala na carta que o pai gritava e xingava os funcionários e até falava que eles eram seus inimigos. Na carta, Kafka também chega a falar de momentos tranquilos, momentos em que seu pai demonstrava algum sentimento “carinhoso”, como quando a mãe de Kafka ficou extremamente doente e seu pai acabou de chorar sem saber o que fazer, mas mesmo assim Kafka não conseguia não se sentir aversão a esses momentos.

Na carta, ele mostra ser uma pessoa tímida e com problemas de se relacionar com as pessoas, também problemas com a sua própria imagem, ligando a forma como o pai o educava.

Kafka fala sobre várias coisas na carta, mas percebi algo a mais na questão da religião e casamento (um achismo meu). Sobre a religião, Kafka chega a dizer que o pai era religioso, mas não tão religioso assim, e para ele só a forma como conduzia era o certo, quando Kafka se afastou, vamos dizer assim, da religião o pai dele criticou bastante. Em relação ao casamento, Kafka ficou noivo algumas vezes, mas nunca deu prosseguimento, ele relata que quando pediu a namorada chegava a ter noites sem dormir, na vez que ele noivou com uma namorada o pai desaprovou totalmente e chegou até ameaçar a deserdá-lo. Na carta ele chega a dizer que para ele o casamento era um sinônimo de liberdade, onde ele sairia das amarras do pai, mas também constatou que o casamento do pai foi um enorme sucesso e com isso ele não conseguiria se libertar do pai, mostrando que talvez Kafka iria sempre comparar a relação dos seus pais e a dele (mais um achismo meu).

Enfim, não irei alongar mais. Como disse no início, é uma leitura muito íntima, ela revela a alma do Kafka, vamos dizer assim, apesar de sentir um certo incômodo lendo por achar está invadindo a privacidade dele, é uma forma também de conhecer o autor por trás das grandes obras já feitas.

Keniaemf 31/01/2024

A cada frase que eu lia, eu me sentia obrigada a grifar. Simplesmente amei essa leitura e a forma como a carta é tão profunda e impactante.

ClaraGostaDeLer 31/01/2024

Kafka?
Esse pai dele é um desgraçado isso sim quem ele pensa que é RAGAGAGHDJFKCKVKKFKFK kafka eu t entendo somos enguais (mas vc escreve lindamente ao ponto d eu nao entender oq eu li

rafadaluz 31/01/2024

Kafka e os "daddy issues"
Esta carta de Franz Kafka ao seu pai, Hermann, é um exemplo da autoridade que um pai tem sobre um filho homem. Para o filho, o pai é o modelo, é o primeiro ídolo, é a quem devem ser seguidos os exemplos, pois a sua palavra é a lei.

Mas o que fazer quando estas palavras, leis, são tiranas e quase nunca vem carregadas de suavidade ou leveza em se tratando da vida ou do mundo ao seu redor?

O que fazer quando nós, já dotados de consciência do mundo onde habitamos, percebemos a fragilidade do nosso ídolo, do nosso Deus? Aquele que outrora era sinônimo de retidão e dotado de todas as virtudes que um ser humano pode ter agora é um carrasco, um ditador na sua própria república imaginária.

"Carta ao Pai" é um exemplo do legado que os pais deixam aos filhos (homens) e do quão sufocantes podem ser essas relações ao silenciar e reprimir quase que toda e qualquer atitude ou traço de personalidade do filho.

irrwgular 30/01/2024

Kafka Acabou com a minha vida
Esta é uma obra que se aprofunda muito nas complexidades das relações familiares. amor, frustração e a busca pela compreensão e união são temas muito abordados na narrativa. Através das cartas, você pode mergulhar no âmago do personagem e sentir todas suas preocupações. chorei.

meduardaprr 30/01/2024

Íntimo
É forte. Senti estar entrando em um lugar proibido, de forma mequetrefe. É extremamente íntimo e expositor.
Em sua Carta ao Pai, Kafta relata diversos acontecimentos e situações em sua infância e adolescência, que mesmo afirmando que ele não tenha culpa, acarretaram em comportamentos e na própria personalidade formada do Kafka adulto.
Em alguns momentos não pude aguentar ler sequer mais uma frase, tive que fechar o livro e dar um tempo. É um desabafo intenso, é triste, é angustiante. E sinceramente, não acho que deveria ser um livro publicado.

John mayer é muito bom 30/01/2024

Os melhores escritores são os com daddy issues
Um livro ótimo pra entender a obra do Kafka no geral. É tenso acabar se identificando com algumas questões abordadas na carta. Kafka descreve seu sentimento aterrador em relação ao pai - e, por consequência, à vida - como medo, mas hoje com certeza dá pra ver o autor pela questão da ansiedade.

Enfim, baita livro pra quem quer começar a ler as obras dele já tendo o contexto por trás, afinal, Kafka mesmo fala que a literatura era um modo de escape da tirania do pai.