Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

Julia4928 25/03/2024

" por que ele não me deixou viver no mundo, no seu mundo "
Que vontade de dar um abraço no kafka, se não fosse essa relação conflituosa que o kafka tinha com o seu pai suas obras não existiriam, " minha atividade de escritor tratava de ti, nela eu apenas me queixava daquilo que não podia me queixar junto ao teu peito ". Suas obras ficam mais claras depois da leitura de carta ao pai, kafka sempre será um autor importante não importa o quanto tentem reduzir as suas obras, afinal para kafka " tudo aquilo que não tem a ver com literatura o aborrecia ".

ð© ð 24/03/2024

Melancólico
Já li esse livro umas 3 vezes, mas em momentos diferentes da vida, e cada uma delas eu tive uma interpretação diferente, e que com toda certeza me pegou em todas elas.

via meu pai em certas frases, mas como vivi pouco com ele, creio q acabava vendo muito mais minha mãe, e assim, de todas vezes q eu lia eu chorava.

é um bom livro, bem sentimental, e quem tem problemas (existe alguém q não tenha?), ou desentendimentos com os pais vai sentir o peso desse livro.

tharcifernandes 22/03/2024

*insira o meme "pai" do fiuk e fábio jr*
talvez esse seja o primeiro livro que achei tão mais tão íntimo que durante a leitura me sentia uma intrusa lendo sobre uma relação complicado entre kafka e seu pai (o que me deu um pouco de gatilho pois nós pessoas com daddy issues) mas do início ao fim eu senti na escrita do kafka essa delicadeza e sem fúria ou rancor que ele possa ter guardado do pai e tentando compreender em alguns momentos como o pai se comportava de tal jeito o que levou a ter essa atitude com ele mas sério kafka me entende tanto.

LetAcia1104 22/03/2024

Daddy issues
The neighborhood teria orgulho de você, Kafka.
Simplesmente sensacional, só fico triste porque esse velho não leu suas cartas.

évelyn 19/03/2024

Uma obra íntima e triste.
Essa é uma carta muito íntima e pessoal do Kafka, que na minha opinião não deveria ter sido publicada que nem as outras obras dele!! Essa carta divaga sobre como uma péssima relação com os pais pode afetar a vida adulta, e fazer com que nos tornarmos pessoas confusas, inseguras e sem autoconfiança!
Lendo essa carta, eu só queria abraçar o Kafka e dizer o quanto ele é uma pessoa legal e um ótimo escritor.

Cocotinha 18/03/2024

Íntimo
Acho incorreto dar nota a escritas pessoais, como cartas e diários, ainda mais quando é tão íntimo e fala tanto sobre relações entre a sua família e tudo que o torna ele.

Maria11725 18/03/2024

Ao avesso
Kafka tem uma escrita rasgada, no sentido de perfurar a pele do leitor e expor o que há de mais vivo, visceral e humano - e isto é para além do metafórico -. Sentimentos, ou melhor, ressentimentos que só anos de terapia poderiam tornar mais suportável a vivência com estes é exposto magistralmente pelo escritor. Concluo com duas perspectivas: o "pai" em discussão pode realmente ser a figura paterna com todas as suas falhas, ausências e mágoas que o autor carrega e uma outra é a própria transmutação - tão presente nas obras de Kafka - de algo que almeja ser, que ele desejava ser, porém de tão fraco não conseguiu, algo semelhante ao super-homem de Nietzsche.

Ingryd 18/03/2024

Se Kafka se sentia um fracasso, que dirá eu
Uma carta muito honesta do Kafka que abrange seus traumas, mágoas e conflitos com o pai, um homem cruel e arrogante. Foi uma leitura densa apesar das poucas páginas e confesso que me identifiquei em alguns momentos, me deixou bem reflexiva.

15/50 Lidos de 2024

Rebeca1433 16/03/2024

Ele merecia o mundo
Kafka mostra como a falta de responsabilidade emocional dos pais afeta um adulto, Kafka cresceu inseguro tanto que quando morreu pediu para um amigo queimar todos os manuscritos.
Acho que é uma leitura forte, ele merecia ter uma resposta de seu pai
O pai dele deveria ter se desculpado com ele por tudo

Wivy.Lima 16/03/2024

Lavando roupas sujas - muito sujas
O que deveria ter sido um confronto em relação a implicância de seu pai com seu casamento, fez com que Kafka revelasse de seu íntimo traumas e medos originados por aquele que deveria, antes de tudo, tê-lo protegido.
"Meus escritos tratavam de você, neles eu expunha as queixas que não podia fazer no seu peito?. Ler isso faz com que tudo mude em relação aos demais livros de Kafka.

Synxther 16/03/2024

Uma obra intima e reveladora
Cartas ao pai dá ao leitor ou ate mesmo aos fãs de kafka bastantes explicações por de suas histórias. Todas ela vem de seu relacionamento com o pai, que é alguém autoritário. Por este motivo vemos bastante que na maioria de suas obras, há uma figura de autoridade subjulgando um ser fraco.

Maria3897 13/03/2024

Um livro forte
Há controvérsias acerca de se Kafka realmente planejava entregar a carta ou não (o mais provável é que ele tenha desistido no meio do caminho, imagino que pelo tom da carta, por ela ter o potencial de gerar conflitos e dele receber uma resposta dilacerante em retorno).
Foi brutal lê-la. Há muitos aspectos que pude identificar em diversas relações pessoais e senti-me exposta diante de mim.
A profundidade do autoconhecimento de Kafka para que pudesse escrever algo assim é assustadora. Deve ter havido muito tempo de reflexão sobre o assunto.
Recomendo a leitura, mas com cautela. Devastou-me um pouco?

ArthurGM 13/03/2024

" Eu perdi a autoconfiança diante de ti, que foi substituída por uma consciência de culpa ilimitada "
A carta em si é muito interessante e a forma que o kafka aborda nessa autobiografia a sua relação com o pai, sobre a inferioridade, a negação do seu eu, e os problemas que vê na criação é impressionante. MAS foi atrapalhada na minha visão a edição ser fraca e comentada ( não curto muito ) e atrapalhou a minha leitura.

Andréia 13/03/2024

Eu não vou nem opinar sobre a carta em si. Só uma coisa me decepciona: o fato de essa carta ter sido publicada. Alguns trechos da obra foram mencionados antes de serem publicados, mas não precisava ter sido a carta toda. Claro que ela tem sua importância, principalmente para entender alguns personagens ou acontecimentos nas obras do autor. Mas sinceramente, não precisava disso. Tem coisas que precisam ser deixadas no âmbito em que estavam para ser deixadas.

iszbellz 11/03/2024

Carta ao pai ??
Este livro era originalmente uma carta com mais de 100 páginas feita de Franz Kafka para seu pai, onde ele expressa toda a sua mágoa pelo homem autoritário que o fez ser um garoto fracassado e assustado.
Uma carta extremamente pessoal que acabou nunca sendo entregue, acho incrível que nessa carta você conhece boa parte da vida de Franz (principalmente sobre a sua relação com seu pai) e assim consegue se colocar no lugar dele, e certas vezes até se identificar.
Eu simplesmente amei o livro, por mais que a carta seja de cortar o coração, eu recomendo muito!

?É bem possível que, mesmo que tivesse crescido totalmente livre da sua influência, eu não pudesse me tornar um ser humano na medida do seu coração.?

?Eu teria sido feliz por tê-lo como amigo, chefe, tio, avô, até mesmo (embora mais hesitante) como sogro. Mas justo como pai você era forte demais para mim.?

?Você se equivoca por completo se acredita que, por amor e fidelidade, eu faço tudo pelos outros, e por frieza e traição, não faço nada por você e pela família.?

??Você decerto exagera, e como os jovens sempre fazem, sente demais que as pequenas coisas são grandes exceções.??