Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

Michela Wakami 01/07/2021

É uma carta extremamente íntima, que na minha opinião não deveria ter virado livro, e sim ter ficado no âmbito familiar.
Uma carta extremamente, cheia de mágoas e rancores em um relacionamento que faltou diálogo e principalmente amor.
Obs: essa edição, está bem fraquinha, o final ficou confuso, fiquei sem saber se era uma resposta do pai ao filho.
@diariodeumaletrologa 12/07/2021minha estante
Sim, é uma resposta do pai ao filho. Também fiquei confusa, mas reli e interpretei como sendo uma réplica para Hermann.

Michela Wakami 12/07/2021minha estante
Oi Gabriela, fiquei achando isso, mas não sei se é a edição ou se realmente foi feito assim, mas fica subentendido.

Iana 18/04/2022minha estante
Foi feito assim. Franz imagina a resposta do pai e escreve. Finaliza daquele jeito mesmo o manuscrito dele.

Evelyn 16/02/2023minha estante
Não sei se é exatamente uma resposta do pai, uma vez que (dizem) o pai nunca leu a carta.

Michela Wakami 16/02/2023minha estante
Mistério.?

anicca 22/02/2023minha estante
Não é uma resposta do pai, porque a carta sequer chegou a ser enviada. No final, Kafka imagina uma réplica do pai, mas não passa de um exercício imaginativo.

Tangerina 16/12/2021

Acho que seria de uma enorme indelicadeza avaliar com menos de 5 estrelas algo tão íntimo como Carta ao Pai.

Kafka foi certamente uma grande representação de como a figura paterna autoritária danifica e leva a desgraça a confiança de um filho, e é nítido o quão permanente é o dano, tendo em vista o traço melancólico que ele estampa em suas obras.

?Minha atividade de escritor tratava de ti, nela eu apenas me queixava daquilo que não podia me queixar em teu peito.?
Mesmo tentado ao máximo se distanciar do peso que seu pai fora em sua vida, existiu sempre o desejo desesperado da aprovação do mesmo, e isso veio a refletir tanto em sua vida pessoal, quanto em sua vida profissional.

Profunda, cheia de antigos e presentes sentimentos amargos e agudos, esta carta nos despeja um enorme peso, e junto uma fadiga instantânea.
gabriel 16/12/2021minha estante
Parabéns pela resenha, já adicionei à minha lista, parece um tema muito relevante.

Tangerina 16/12/2021minha estante
Obrigada. ?Carta ao Pai? foi realmente uma carta de Kafka para seu pai(embora não tenha sido entregue).

Marina 18/08/2022minha estante
Concordo muitoo que a carta depois deixa a gente com essa fadiga, durante a leitura mesmo já se sente o peso das ações, impossível não sentir pena do Kafka.

Raul Maciel 20/07/2010

Carta ao Pai - Franz Kafka
Feita com a intenção de revelar ao pai sentimentos guardados durantes anos, essa carta acaba sendo uma grande autobiografia de Kafka - Carta ao Pai ajuda a entender Kafka (tanto Franz Kafka quanto o estilo Kafka de escrever). Com palavras duras, esse livro consegue em alguns pontos ser de uma leitura pesada, porém sem por isso afastar o leitor, justamente pelo contrário: quanto mais duro se torna o livro, mais prende o leitor. Kafka oscila entre a loucura e a genialidade como poucos e talvez Carta ao Pai seja a maior prova disso.
Lucas.Sperandei 31/08/2014minha estante
Há partes no livro que são realmente emocionantes... Quando entramos na cabeça do Franz, logo quando ele está explicando o por que da carta, já nos é transferida toda a angústia que essas mágoas deviam proporcionar na vida dele... realmente uma obra prima...

Sirius 08/01/2023

07 de Janeiro - Carta ao pai Franz Kafka
A carta que o Franz escreve é tão intima, dolorida e triste, não deveria ter sido publicada :( Pensando que ele se sentiu assim durante toda a vida é angustiante.)

- ?Da sua poltrona você regia o mundo. Sua opinião era certa, todas as outras, disparatadas, extravagantes, meshugge, anormais. ?

- ?Podia também ser o caso de você não ter opinião alguma sobre um assunto e, consequentemente, todas as opiniões possíveis relativas a ele precisavam ser sem exceção erradas. ?

- ?Você assumia para mim o que há de enigmático em todos os tiranos, cujo direito está fundado, não no pensamento, mas na própria pessoa. Pelo menos assim me parecia.?

trizisreading 05/12/2023

Expectativas e desilusões parentais
Essa obra é, na verdade, uma carta escrita em 1919 por Franz Kafka ao seu pai, Hermann Kafka, um comerciante, com o qual Franz não tinha um bom relacionamento.

"Carta ao pai" é uma catarse, Kafka derrama nas linhas dessa carta todo seu sentimento nutrido aos longos dos anos em face das atitudes de seu pai, tanto para com ele quanto com os seus irmãos, mas que indiretamente acabaram recaindo sobre ele de alguma forma.

É perceptível que o relacionamento de ambos é bastante conturbado, seu pai parece desejar que o filho seja para sempre seu dependente. Quando Franz conquista a independência financeira, percebe-se que o pai ainda o rebaixa no sentido moral, de modo que ele seja sempre um exemplo a ser seguido, mas nunca alcançado. Assim, Franz se sente dependente moralmente do apoio do pai, fato que acaba afetando sua vida de diversas formas, tais como ele diz que sempre se sentia culpado e inseguro sobre outros aspectos na vida.

Lendo essa carta, percebi que realmente nenhuma experiência é totalmente isolada. Embora meu relacionamento com meu pai não seja completamente idêntico ao de Franz com seu pai, pude me ver em diversos trechos do livro.

Por fim, embora a carta não tenha cumprido o propósito pelo qual ela foi feita: ser lida pelo pai. Me pergunto se trouxe de alguma forma, paz interior para o autor nos seus últimos anos de vida. E, embora ele tenha desejado que seus escritos fossem queimados, fico grata por esse pedido não ter sido obedecido porque, de certa forma, essa leitura nos traz consolo ao coração.

Hellena14 17/02/2024

Doloroso...
Doloroso demais entender o que Kafka escreveu nessas cartas. Se identificar na culpa que ele tanto sentia e compartilhar com ele essa dolorosa rejeição. O modo como ele escreve sobre esses sentimentos e o autoconhecimento necessário pra admitir tudo o que ele admitiu, entender tudo que ele entendeu e colocar tudo isso em palavras é absurdo.

Maria17758 11/02/2023

Esse não é um texto feito para ser lido por todos, analisado e criticado, mas sim um desabafo totalmente sincero e dolorido de um filho eternamente marcado pela convivência com seu pai: um homem frio, absurdamente crítico e, nas palavras do próprio Kafka, tirano. Esse livro aumentou exponencialmente o meu amor pelo Kafka, me doí muito por ele e por como a relação dele com seu pai o moldou, sendo ele uma pessoa tão sensível e com uma necessidade tão grande de agradar (o que nunca acontecia, se tratando de um homem que julgava e condenava qualquer aspecto de sua vida). Essa carta é incrível e serve tanto para afirmar como a escrita dele é brilhante quanto para compreender como toda a produção literária dele, no fundo, foi influenciada por um único e importante aspecto da sua vida: a sua relação conturbada com o pai.

Adriano 19/01/2023

Fascínio e desconforto estiveram lado a lado em minha experiência lendo "Carta ao Pai", de Franz Kafka. A sensação de estar lendo algo tão íntimo e pessoal é no mínimo estranha.

Durante nove dias, durante o mês de novembro de 1919, Kafka escreve uma imensa carta, destinada à seu pai. O autor, então com 36 anos, ao notar a falta de aprovação e o desagrado de seu genitor em relação ao seu segundo noivado, resolve redigir o documento onde colocará para fora toda sua dor e angústia em relação à sua relação com Hermann Kafka.

O autor inicia o manuscrito de mais de 100 páginas falando ao pai sobre o medo que sente do mesmo, e ao longo do texto percorre todo o histórico da difícil relação. Podemos acompanhar os motivos do afastamento de pai e filho, e perceber em Hermann uma figura fria, autoritária, e incapaz de oferecer afeto aos filhos. Todo esse aparente desprezo ao longo do tempo, faz Kafka se autodepreciar, se vendo como um ser inferior, e reverbera fortemente em sua obra ("A Metamorfose", por exemplo, ganha novos significados após a leitura dessa carta).

Ainda que a carta apresente uma característica literária muito forte, e que nunca tenha sido de fato entregue (a mãe de Kafka chega a afirmar ao filho que seu pai nunca a leria), Kafka em muitos momentos deixa clara que sua intenção inicial era sim fazer o documento chegar às mãos do pai.

A edição publicada no Brasil pela editora L&PM merece destaque, e seria minha recomendação à quem tiver interesse na obra, pois a vejo como uma edição definitiva. Todo o processo de tradução, feita por Marcelo Backes, é impecável. Além de explicar o processo de tradução, o tradutor e escritor nos oferece um prefácio esclarecedor, mais de 50 notas de rodapé (algumas enormes, e todas excelentes em cumprir seu papel de esclarecer e situar o leitor), um glossário com os nomes de parentes e locais citados no texto de Kafka, bem como de algumas expressões que surgem ao longo do manuscrito, e uma cronologia bibliográfica resumida sobre a vida do autor.

madu.zi 04/03/2024

"Você me perguntou recentemente por que eu afirmo ter medo de você."
Eu não tenho palavras para descrever o quanto despedaçado meu coração está depois de ler essa obra. Foi uma leitura muito sofrida e melancólica, muito porque me identifico com a situação em que o Franz se encontrava, com a diferença que se trata da minha mãe. É chocante a forma como o próprio pai do Franz foi responsável por todos os seus medos e inseguranças que perduraram até o dia da sua morte, machuca mais ainda em saber que as duras críticas e ofensas de seu pai fez com que ele avaliasse as próprias obras e escritos de maneira tão sem valor e até pediu para que as queimassem após a sua morte. É complexo pensar que essa carta quase não veio à luz, por se tratar de um assunto tão íntimo e pessoal, mas graças a ela somos capazes de ver de uma maneira clara a influência do Sr. Kafka na vida de seu filho, de modo negativo, onde em todas as suas obras somos apresentados a personagens que são a personificação de seu pai, com o mesmo comportamento tirânico e centralizador.
Não posso deixar de exaltar a qualidade da escrita do Franz nessa carta, não é novidade, mas essa carta é absurdamente bem redigida, bem elaborada, apesar de se tratar de um desabafo de anos sendo reprimido e humilhado, isso prova mais uma vez o tamanho talento do Franz como escritor, o que é sabido por todos no planeta.
Eu, do fundo do meu coração, queria que a infância dele tivesse sido melhor e mais amena, mesmo que isso custasse as obras impecáveis do Franz posteriormente, mas ele merecia algo melhor, diferente de todo esse sofrimento e humilhação.

Wamarisen 12/10/2023

Melancólico e doloroso
Essa carta é tocante. A escrita, a tradução que jura ser próxima do orignal, é feita de uma forma muito única para mim tanto que eu consigo ler os parágrafos grandes sem me entendiar e confundir mas não apenas pela identificação, mas a estrutura e o resto flui tão bem ?

Ao ler uma obra de Kafka vai ser impossível eu não lembrar dessa carta, não só mexeu comigo mas também ficou nítido que suas obras eram uma forma de expressar o que sentia em relação ao seu pai. Eu me identifiquei, me senti acolhida ao perceber que há tantas possibilidades de interpretação sobre uma situação na infância, e eu tive as mesma que o autor, não consigo abandonar os momentos felizes mesmo que os amargos sejam abundantes.

Essa carta me serviu como uma referência do que eu posso acabar me tornando em alguns anos caso eu não consiga superar essa relação que tenho com meu pai.
Enfim, a biblioterapia não planejada que me custou lágrimas e emoções.

Dilalilac 15/12/2021

"Eu não podia sofrer uma súbita metamorfose"
É difícil resenhar sobre essa carta...
Impecável, quero ler tudo do Kafka. Estou um pouco obsecada por ele desde que li A Metamorfose. Toda hora me pego pesquisando alguma coisa da vida dele ou desenhando algo sobre ele.
O Kafka tem uma argumentação fora do normal, e apesar de ser uma carta pessoal, não me senti confusa sobre os acontecimentos em momento algum. Muitas vezes eu precisava reler coisas, mas isso se deve ao fato de que é muita informação, muita coisa pra absorver.
E é muito doloroso ver como a criação influência tanto na formação, como ele ficou marcado e frágil por coisas que ao pai dele eram absolutamente banais.
Como Kafka escreve em um momento:
"O que para você não tem consequências pode ser a tampa do meu caixão"
É preciso muito cuidado ao se tratar de pessoas, nós nunca temos absoluta certeza do que nossos atos são capazes de fazer além de si, como eles ecoarão no outro.
Eu só posso dizer que no final eu só queria dar um abraço nele. Quero ler tudo o que ele escreveu. E que é uma pena ele ter destruído 90% do que escreveu. Quando a gente destrói o que faz, em geral há um ódio por si mesmo muito grande. Espero do fundo do coração que ele tenha se amado em algum momento.
Edu 15/12/2021minha estante
eu tbm sou obcecado por ele kkk recentemente li uma biografia dele bem boa escrita por um autor francês, recomendo. se chama Kafka: Biografia

Dilalilac 15/12/2021minha estante
Edu, muito obrigada, com certeza vou ler ?

dmitrivileheart 15/12/2021minha estante
amei sua resenha! me deu ainda mais vontade de ler

Leandro190 27/12/2022

Violação de correspondência
De acordo com o art. 151 do código penal a violação de correspondência é um crime que corresponde a "devassar indevidamente o conteúdo de correspondência dirigida a outrem" e, inclusive, tem pena de detenção prevista podendo chegar a seis meses. A leitura desse texto do Kafka tem um pouco dessa violação. É uma espécie de diálogo que ele e o pai nunca tiveram, senti-me meio "bisbilhoteiro" durante a leitura porque o que ali está descreve uma angústia muito grande e de foro totalmente íntimo, mas Kafka é domínio público e suas dores, de alguma forma, são as nossas dores, por isso inocentei-me instantaneamente ao fim da leitura. Alerto aos futuros leitores dessa obra que é preciso cuidado nessa leitura, porque a devassa, de fato, quem faz é o próprio Kafka que, ao se expor pode também revelar ou nos conscientizar das nossas próprias mazelas afetivas familiares.

Ingrid_mayara 19/01/2018

Palavras tristes para leitores sensíveis
Eu teria tanto a dizer sobre Carta ao Pai, que a quantidade de palavras talvez fosse superior ao próprio livro. Acho que ele não é (e nem será) o melhor da minha vida, mas certamente é um dos mais importantes.

Recomendo esse livro às pessoas que não possuem o hábito de pronunciar a famigerada expressão "mimimi". Se você gosta de drama familiar narrado em primeira pessoa, leia-o, simplesmente.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt

Thamiris.Treigher 30/09/2023

Que leitura intensa!
"Querido pai, tu me perguntaste recentemente por que afirmo ter medo de ti. Eu não soube, como de costume, o que te responder, em parte justamente pelo medo que tenho de ti, em parte porque existem tantos detalhes na justificativa desse medo, que eu não poderia reuni-los no ato de falar de modo mais ou menos coerente. "

Assim começa "Carta ao pai" de Franz Kafka, e pelo trecho inicial já dá para ter a ideia da intensidade que é esse livro.

Escrita em 1919, Kafka destrincha toda a relação complicadíssima com seu pai, que desde a infância lhe provocava medo, insegurança, tristeza e diversos sentimentos negativos que cresceram e aumentaram com o passar dos anos. O autor o descreve como tirano, regente, rei e Deus. "Da tua poltrona, tu regias o mundo".

A vida de Kafka girou sempre em torno da relação com o pai, seja para agradar, para chamar atenção, para evitar conflitos e para buscar aprovação. Influenciou profundamente, e de forma muito tóxica, todas as áreas da sua vida, com seus sucessivos fracassos: saúde, trabalho, relacionamentos.

Até o fato de Kafka nunca ter casado e formado uma família se deve à relação com o pai. Ele confessa explicitamente ter feito de suas noivas um meio para se libertar do pai. Porém, essas relações nunca avançaram justamente por causa do pai, que criticava suas escolhas. Me parece que Kafka dispensou tanto sua energia nessa relação sugadora, que não sobrou nada para que vivesse bem em qualquer área da sua vida.

Kafka expõe suas mágoas, angústias feridas, sentimentos e dores advindas dessa relação. Apesar de ter tido a intenção se entregar a carta para seu pai, isso de fato nunca aconteceu. O motivo sempre será um mistério.

"Por que Kafka jamais entregou a Carta ao pai a seu destinatário, nunca ficou claro. Se por ventura achou que ele de fato não se interessaria por ela ou se passou a duvidar do valor documental do manuscrito, ficará sendo um mistério."

Um livro íntimo, forte, angustiante e comovente. Um trecho que acredito que resume perfeitamente a influência do pai durante sua vida é esse: "Às vezes imagino o mapa-múndi aberto e tu estendido transversalmente sobre ele. Então tenho a sensação de que para mim entrariam em consideração apenas as regiões que tu não cobres ou que não estão ao teu alcance. De acordo com a imagem que tenho de teu tamanho, essas regiões não são muitas nem muito consoladoras".
Carolina.Gomes 04/10/2023minha estante
Thami, n sabia. Confesso q pela temática de Kafka, sempre o imaginei c uma personalidade bastante conflituada. Com razão.

Thamiris.Treigher 04/10/2023minha estante
Carol, inclusive nessa Carta a gente entende muito sobre as motivações das obras dele!

Ana 14/11/2022

meio traidor da parte do max brod publicar algo tão pessoal, uma carta que nem mesmo foi entregue ao destinatário, né? fora que é uma decisão editorial que só foi feita em 50, quando a família do kafka já tinha sido toda morta no holocausto? vacilo demais. dito isso, virou uma das minhas obras literárias favoritas jkkkkkk esclarece bastante a inspiração para a maior parte dos escritos dele. a figura do pai-juiz e toda a força tirânica que há na paternidade e no judiciário é um aspecto da obra kafkiana que me fascina demais. essa carta também se tornou importante pra mim pela identificação profunda que senti com a educação recebida pelo kafka (infelizmente)