Ilíada

Ilíada Homero...




Resenhas - Ilíada


447 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


alntbr 06/02/2023

Ilíada
Homero foi uma surpresa agradável para mim, pensava que a Ilíada seria uma leitura tediosa. Felizmente, estava errado na minha previsão.
A primeira coisa que eu elogio é a tradução feita pelo Frederico Lourenço, é bem fluída e fácil de compreender.
A segunda foi a maneira como Homero narra, achava que se traria de uma coisa primitiva e simples pois o épico surgiu em tempos imemoriais.
Me enganei, a narração é rica e cheia de complexidades.
Os personagens tanto mortais quanto imortais são um show à parte.
Recomendo esta edição da Penguin Companhia.
comentários(0)comente



Edkarl 06/02/2023

Que jornada é essa obra
Simplesmente não imaginei que ler um livro em um ritmo tão lento e pausado pudesse ser tão prazeroso, estou em um ritmo cada vez mais acelerado, mas esse livro em especifico seria improvável de ser lido assim, muitas coisas passariam na leitura despercebido, por isso também a leitura coletiva ajudou tanto, dar tempo, mastigar, é preciso entre um canto e outro. A trama gira em torno da "colera" de Aquiles, que após perder sua escrava (ganha por merecimento de outro guerreiro em uma batalha '-') para Agamennon, outro comantante que está sendo obrigado a entregar sua escrava "ganha" da mesma maneira, se deixa levar pelo ódio e orgulho e se retira do cenario da guerra, sim ele faz uma birra que dura quase todo o momento destrinchado no livro. Acontece que Aquiles, de pés veloses, é o melhor guerreiro desse lado da guerra, do lado oposto aos troianos, o lado dos Aqueus, a partir daí muito sangue é narrado, mas, para além das lutas em campo, as relações, os vinculos, os dialogos são muito importantes na construção desse poema, como a amizade de Patroco e Aquiles, a tristeza que toma conta quando um dos guerreiros mais importantes morre, as relações familiares na guerra, enfim, é uma história de muita ação e muito drama. Recomendo!
comentários(0)comente



Dani 05/02/2023

O maior do cânone literário antigo
Eu simplesmente AMEI a experiência de ler Ilíada e ainda mais tendo lido junto com um professor fez tudo ficar melhor, por ter as explicações e curiosidades sobre a obra. Entao eu indico mt ler o canto épico, principalmente junto de outras pessoas ou de especialistas na área.
Achei essa tradução mt boa e mais fácil de entender, além da edição da penguin ser mais acessível. O livro em si é difícil de ser lido, por ser antigo, pelas barreiras linguísticas do tempo e da língua, mas após alguns cantos a gente pode se acostumar a escrita e fica mais fácil de entender e vai realmente entrando na história que é INCRÍVEL e tem tantas nuances, detalhes e conexões (ver e entender melhor sobre a cultura e costumes antigos, além do modo de canto de Homero). Eu fiquei completamente apaixonada, é uma experiência sem igual, principalmente para quem ama literatura.
Depois de ler é fácil de entender como sobreviveu por tantos séculos!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Arthur 03/02/2023

Ilíada
O que falar desse épico que já não foi dito outras mil vezes, só no resta dizer que é uma leitura que sempre me traz prazer e vontade em ler e ler e ler até que uma hora acaba e sobra apenas um certo descontentamento por ter acabado tão rápido.
comentários(0)comente



Sara 03/02/2023

Sofri, mas valeu a pena
FINALMENTE ACABEI!!

Antes de falar do livro em si, só queria ressaltar que essa provavelmente foi uma das minhas leituras mais difíceis. Claro que o fato de eu já saber a história ajudou, mas eu ainda sofri bastante pra acabar.

Sendo bem sincera, eu só decidi começar a Ilíada porque minha obsessão por mitologia grega voltou com força total depois de ler A Canção de Aquiles. E o fato de os dois livros relatarem basicamente o mesmo acontecimento (a guerra de Troia) influenciou bastante.

Sobre a história em si, tudo se desenrolou como esperado. Quer dizer, quase tudo. Eu não imaginei que iria entender o lado de Troia e realmente sofrer por causa do Heitor (o último livro quebrou meu coração, de verdade). Fui pega de surpresa, de um jeito bom, pelo fato de Homero ter mostrado ambos os lados da batalha, nem glorificando nem criticando nenhum deles abertamente.

Assim como todos os clássicos, foi uma experiência única. A escrita é meio complicada de entender, mas a quantidade de detalhes e explicações da mitologia grega durante todo o livro enriquecem muito a história, ainda mais considerando o contexto em que ela foi escrita. A Ilíada é, sem dúvida nenhuma, mais do que um livro, é uma fonte histórica.
comentários(0)comente



Patti Vieira 02/02/2023

Acho que o mais incrível desse poema épico é saber que foi lido por tantas pessoas ao longo de séculos.

Não só lido, mas inspirou tantos outros autores a produzirem obras incríveis.

A leitura não é fácil. Em alguns momentos, confesso que fiquei entediada pela extensa descrição dos personagens, mas a história é tão envolvente que não me fez desistir.
comentários(0)comente



Daiane574 24/01/2023

O cara só faz besteira, aí quando tem que assumir a responsabilidade pela coisas que fez, foge.. e outro que acaba morrendo ?
comentários(0)comente



Heloyne 23/01/2023

Aaaaaaaaa de fato foi uma aventura histórica, como foi emocionante acompanhar esta jornada épica de Homero , me sinto muito orgulhosa de mim, por ter lido um livro tão bom como é iliada .
comentários(0)comente



Lucas 21/01/2023

A cólera de Aquiles
"Canta o deusa, a Cólera de Aquiles... "
Assim começa a Ilíada, epopeia homérica de grade importância para entender o pensamento da antiguidade. Muito se sabe que a narrativa demonstra um pequeno pedaço da Guerra de Troia, de 10 anos, a epopeia retrata o vigésimo ano, como falado pela própria Helena, uma personagem principal da guerra, mas não da narrativa.
.
O poema homérico vai ter por personagem principal, Aquiles que por orgulho e irá, decide não lutar ao lado dos Aqueus. O herói grego filho da deusa Tétis com o mortal Peleu, tem um desentendimento com o Atrida Agamenon, comandante dos Aqueus, tal fato faz com que Aquiles não participe da história por um bom pedaço por causa de sua raiva. O Pelida, só vai aparecer lá pro final da narrativa por causa de seu 'amado' companheiro de guerra, Pátroclo, filho de Menécio; A muitas interpretações do que seria a relação de Aquiles e Pátroclo que Homero descreve com sentimentos, afeto, segurança e confiança. Algumas interpretações ainda na própria Grécia antiga por poéticos, dramaturgos e Platão, interpreta como amantes, algo normal para a época, viajando para um ocidente pós surgimento do cristianismo, interpreta a relação como uma fiel amizade. O fato é que eram grandes companheiros (amantes).
.
Pátroclo faz com que Aquiles vá para a guerra, mas antes que ele vá, Pátroclo morre pelas mãos de Heitor (troiano) que faz Aquiles sentir mais ódio, não como outrora por Agamenon, mas contra os troianos e especialmente, Heitor causador da perda de seu grande amor.
A mistura de orgulho por Aquiles ser um dos "grandes heróis " e a cólera carregada em seu peito, faz com que ele mate Heitor e não somente isso, como também sinta um certo prazer de ver o causador da sua grande dor, morto.
.
Não vejo os gregos como crianças, mas o fato dos deuses interferirem nas suas vidas faz com que de alguma maneira os acomode como Heitor fez, por trazer em mente sempre a ajuda externa em favor daquilo que anseio, dando poder aos mortais, assim culmina sentimentos um tanto que infantis como o de Aquiles que mata Heitor para pagar a morte de Pátroclo e assim de alguma maneira, desaparecer o sentimento melancólico e florecer o de satisfação. A paixão por Pátroclo é evidente, e paixão com toda certeza, faz com que o homem saia de si.
.
A paixão, o ódio e o terrível destino traçado pelos deuses, mexem na mente humana de Aquiles, que por natureza, não suporta.
comentários(0)comente



Luccrazy 21/01/2023

Inspiração Divina
Olha, eu demorei décadas a criar coragem para me aventurar em Homero e foi cativante, intrigante, avassalador em conhecimento.
E o melhor?!? Prazeroso. A leitura fluiu e engrenou a ponto de ficar triste com o final. É um compêndio de cultura e mitologia universal. Somente hoje entendo o porque de tal obra atravessar milênios sendo tão presente.
Super Recomendo!
Kytto 21/01/2023minha estante
Inda vou conseguir esse feito. Tou a décadas querendo ler esse livro.




Eduarda.HArlle 19/01/2023

adorei
eu nunca fui muito chegada em deuses gregos e essas coisas, achava que tinha que entender a árvore genealógica primeiro e depois partir para as histórias, mas não! lendo essa obra descobri que as coisas podem ser mais simples do que parece e que zeus é um cuzao
ghost cookies 21/02/2023minha estante
esse final me pegouKKKK falou apenas verdades !!




Raissa 19/01/2023

Q livro foi esse??
Dps de bastante tempo nessa leitura (por conta de uma ressaca anterior), finalmente terminei essa obra. Confesso q de início achei a escrita bem complicada e a quantidade de detalhes na explicação sobre as famílias/conflitos "menores" acaba sendo meio chatinha; mas ainda vale à pena!!! Da metade p final o livro fica absurdo de bom, é mta coisa acontecendo e vários personagens importantes lutando entre si. Sem a enrolação do início seria 5 estrelas, com certeza!
comentários(0)comente



Jaque 16/01/2023

Muito maneiroooo!
Caraca, eu amei! Muito maneiro mesmo.
Eu adorei que os deuses se metem em tudo kkkkk eles definem tudo, mexem em tudo, e depois ficam caindo fora kkkkk

Não entendi como confiar em um deus que está sempre mentindo, ou arquitetando coisas contra quem ele quer... Sem nenhuma regra.

Mas eu gosto de conhecer as mitologias, e amei esse livro.
comentários(0)comente



Clara.Rocha 13/01/2023

A história é muito, muitoooo boa. Mas essa tradução da Penguin só pelos deuses, não consegui ler por ele e apelei para um áudio book.
comentários(0)comente



447 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR