Ilíada

Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

Gloria.Araujo 02/09/2021

A Ilíada (em grego antigo: ?????, AFI: [i?liás]) é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, de autoria atribuída ao poeta Homero, que narra os acontecimentos decorridos no período de 51 dias durante o nono e penúltimo ano[1] dos dez anos da Guerra de Troia, conflito empreendido para a conquista de Ílio ou Troia, cuja gênese radica na ira (?????, mênis) de Aquiles.

Criadordej 25/08/2021

Diomedes é melhor do que o Aquiles kkkkk.
Devo dizer que ao ler a obra me encantei com a magnifica construção de personagens sei que é um pouco exagerado de minha parte, mas adorei o Diomedes, fico pensando como nunca ouvi falar dele antes, um baita guerreiro.

Henry 24/08/2021

Leitura rápido.
Pra quem gosta de uma aventura - contada não em forma de poema, como é a obra original- esse livro é um prato cheio. O autor conta toda a estória de Troia e um pouco (pouquinho mesmo) dos personagens, só pra te situar na estória. Ele tem uma escrita simples, porém te atrai e te prende de forma mágica. Deve ser o encanto de ler, não sei. Recomendo.

Malu_zanetoni 22/08/2021

Ilíada : Guerra de Tróia
Conta um pouco de como a guerra foi ocasionada , desde o começo menciona personagens marcantes da mitologia como : Zeus , Atena , Ares ,Discórdia , Hércules , Heres ?. E também Paris ,Heitor ,Menelau , Agamêmnon , Odisseu , Helena ? é uma história super interessante e muito válida a leitura !

Marcella 22/08/2021

A cidade de Tróia está sitiada pelos aqueus, que buscam recuperar Helena, esposa do Rei Menelau, sequestrada por Páris. No exército grego, Aquiles, semideus e principal soldado, é insultado por Agamenon e, em sua fúria, decide não mais lutar. Com sua retirada, os troianos, liderados por Heitor, conquistam diversas vitórias em batalha, e a situação dos aqueus se complica. Aqui começa a narrativa de Ilíada, um épico sobre guerra e vingança, que se desenrola através dos dias finais do conflito entre essas cidades.
O personagem principal é Aquiles. Apesar de ele aparecer efetivamente em poucos cantos, toda a história gira em torno de sua tragédia, e todos os acontecimentos levam ao seu confronto final com Heitor.
Desde o canto I, nós leitores já sabemos a sorte dos personagens principais, através da reunião dos deuses no Olimpo. Quem decide tudo aqui são eles, a ponto de quase não existir livre arbítrio. Na verdade, os heróis até tem opção de mudar o seu caminho, mas sabem que, se não seguirem a vontade dos deuses, seu futuro será terrível. E acima de tudo, quem decide o destino de cada um é Zeus. Não importa a habilidade dos exércitos ou a qualidade individual de cada soldado. Não importa a presença de Apolo e Atenas no campo de batalha, lutando cada um por seus preferidos. Quando Zeus decide por um lado, este será o vencedor. O máximo que pode acontecer é algum outro deus interceder por um ou outro herói, como Afrodite frequentemente o faz para salvar Páris.
A descrição das batalhas é crua e direta, e as mortes são bem detalhadas ao ponto da carnificina. Não há romance na morte de um homem trespassado por uma lança, com seus intestinos jorrando para fora do corpo.
A maneira como Homero escreve é muito interessante. Por ser um poema estruturado em cantos, há muita repetição de frases, que compõem uma harmonia rítmica à história. Claro que, com a tradução, não há a melodia original de um canto, mas é possível perceber essa estruturação sonora.
Por fim, a tradução da editora Penguin é excelente, tornando o texto de fácil compreensão apesar de seu estilo.
A leitura não é tão difícil quanto parece. É um clássico que merece ser lido em algum momento da vida.

EduardoCDias 22/08/2021

Gregos e troianos.
Contando a Guerra entre Gregos e Troianos, na tentativa daqueles resgatarem Helena, sequestrada por Páris, filho do rei de Troia. Muito sangue, muita violência nas descrições, mas extremamente gostoso de ler. A intervenção dos deuses na guerra muda o curso desta por várias vezes. Mas onde está o famoso cavalo de Troia?

Anderson.Hoch 07/08/2021

Ilíada lida
Na categoria 10-Um livro sobre guerra, do Desafio Livrada, escolhi A Ilíada. O desafio do Livrada! é uma oportunidade de sair da zona de conforto, conhecer novas leituras e desencalhar livros da estante.
Foi o caso da obra atribuída à Homero, que narra a história da Guerra de Tróia, com muitos elementos da mitologia grega. Há alguns anos na minha estante, decidi e pude ler esta história, nesta edição em prosa, e com certeza valeu a pena, não à toa é um clássico.

Beatriz 01/08/2021

O formato em verso pode parecer assustador de início, mas a escrita tem um tom de oralidade que deixa a leitura muito fácil!

Essa leitura pra mim foi um projeto divertido, li com calma, anotando e pesquisando, e achei uma experiência muito rica.

Em questão de plot, a maioria das pessoas já sabe o que acontece mas isso não tira o interesse, pelo contrário: ter uma noção do plot facilita e o muito o entendimento. Tem algumas partes um pouco arrastadas, mas são bem poucas e na maior parte é muito envolvente e tem alguns cantos muito emocionantes.

Não me arrependo nem um pouco de me dedicar a essa leitura, e espero que Odisséia seja tão bom quanto!

Marcio Claver 26/07/2021

Ilíada
É um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, de autoria atribuída ao poeta Homero, que narra os acontecimentos decorridos no período de 51 dias durante o nono e penúltimo ano dos dez anos da Guerra de Troia.

Tiago 19/07/2021

A obra dispensa apresentações, foi uma leitura muito agradável a Ilíada é grandiosa ,porém senti dificuldade nós primeiros capítulos ,mas após me adaptar ao estilo e vocabulário pude aproveitar essa preciosidade.

SamuellVilarr 14/07/2021

Ilíada, Homero.
Me sinto agraciado e deslumbrado com a experiência de ter lido a Ilíada. Aqui, de maneira concreta, me foi possível realmente ver a admirável e digna arte da literatura, percendo as cenas, os personagens, os diálogos, tudo isso compõe uma grandeza imensa, muito bem desenvolvida. Consegui visualizar que existe uma grandeza na arte literária de um valor magnânimo, a Ilíada de Homero é simplesmente surpreendente. A obra é composta por versos, diferentemente de um romance que é normalmente feito em prosa, pois aqui, se denomina epopeia seu gênero característico. A obra traz uma grande síntese de revoltas, sentimentalismos, guerras e batalhas, personagens extremamente bem desenvolvidos, com uma grande composição referencial da mitologia grega, talvez a maior referência do assunto, além disso, é a obra fundadora da literatura ocidental, fundamentada em seu estilo próprio que conquistou o imaginário do ocidente e ainda conquista de maneira relevantemente grande. As características dos deuses e a sua ligação sublime com os personagens terrenos demonstra uma grande maneira de conduzir e desenvolver a narrativa e todas as caracteristicas psicológicas e de caráter filosófico presente nas aspirações e pretensões dos personagens. Grandes batalhas, uma enorme dimensão geográfica da Grécia, uma obra não somente fundadora da literatura, mas também, fundadora da língua grega moderna. Os acontecimentos são de estima importância, pois eles conduzem todo o desenvolvimento da história. A famosa guerra de troia complementada com as características de narração, do herói Aquiles "de pés velozes" e outros personagens, de eventos e de referências e diálogos, desvelam os mais diversos e importantes aspectos dos personagens e da história como um todo, a Ilíada é simplesmente esplêndida e real, demonstra um desvelamento da nossa condição humana e de nossa consciência, é um exercício de caráter e uma enorme referência para a literatura e para a humanidade, realmente muito boa.

Lilian_89 14/07/2021

Clássico

Uma leitura fascinante. Por mais que já conhecemos a narrativa de ilíada por filmes e séries ler a obra foi uma experiência fantástica.
A narrativa gira em torno da guerra entre gregos e troianos após um dos filhos do rei de Tróia ter raptado a esposa do grego Menelau, em uma visita à sua casa, o que além de tudo fere as leis da hospitalidade.

Assim, Menelau e seu irmão Agamêmnon reúnem seus vassalos e amigos para navegarem para Tróia e destruírem a bela cidade de Ilíon, retomando a esposa roubada.
Entre os grandes reis que acompanham Menelau e Agamêmnon estão Aquiles e Ulisses, e ao longo da narrativa vemos como ocorre um dos fatos mais emblemáticos da narrativa - a briga de Agamêmnon e Aquiles e então a recusa de Aquiles em ajudar os gregos na guerra.

Somente após muitas mortes de gregos e quase derrota, Aquiles aceita que seu melhor amigo e companheiro Pátroclo vista sua armadura e lute junto aos gregos para aliviar o que parecia ser a derrota dos gregos. Infelizmente, porém, Heitor, grande guerreiro troiano e filho do rei Príamo, vence e mata Pátroclo em duelo às portas da cidade de Ílion, fato esse que irá despertar a ira de Aquiles e seu retorno para a guerra até que Heitor seja por ele morto em vingança à Pátroclo.

A narrativa se encerra após Aquiles ter matado Heitor e após muito humilhar seu corpo recebe dos deuses a incumbência de devolver o corpo ao rei Príamo, que com ajuda dos deus Hermes chega até a tenda de Aquiles e implora pela devolução de seu filho morto para que o enterre com as honras devidas.

Uma leitura realmente fascinante, recomendo demais. Agora é partir para terminar a narrativa lendo Odisséia.

Fernanda.Lopes 12/07/2021

Não é à toa que é um clássico
A Ilíada é um dos grandes clássicos da literatura e não é à toa. Além de nos transportar para o mundo mítico da Grécia Antiga, a narrativa é envolvente e não perde em nada para um livro contemporâneo que te prende do início ao fim.

De início, o estilo e a forma podem causar estranheza ao leitor atual, mas essa edição é rica em recursos para eliminar essas dificuldades e a própria leitura, conforme avança, vai se tornando muito tranquila.

Um texto incrível e que vale cada página de leitura!

Douglas Mesquita 20/06/2021

"Cantai-me ó musa a ira de Aquiles filho de Peleu, que...
... ficou pistola com o rei e não quis mais lutar na guerra."

As melhores partes são as batalhas e as tretas entre os deuses. Mas de longe a mais surpreendente foi a luta final de Aquiles contra Heitor, não tem nada a ver com o filme(!) e é muito engraçada.

Não é tão difícil quanto me fizeram acreditar por muitos anos. Há também a facilidade de ser uma boa tradução, longe daquelas super complexas com a ordem das palavras toda invertida. Basta ser alfabetizado, literatura serve primeiramente para entreter e contemplar a beleza da narração.