Ilíada

Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

Victor.mcrv 23/12/2021

Classico é classico
Anos fiquei com medo dos livros de Homero, sendo que já conhecia a historia e sendo sincero quem não conhece. então depois de muito medo e de varias escapadas resolvi tomar coragem e entram em meu barco rumo a troia e guerrear por dez anos, e com a ajuda dos deuses chegar a completar esse grande poema. Foi uma escolha feliz pois adorei o livro e já estou ansioso para voltar para casa com a Odisseia.

Paula.Juca 03/12/2021

Livro inesgotável...
Ler a Ilíada é um caminho sem volta, você vai querer conhecer a fundo todos os personagens e assim aproveitar melhor todo o enredo. A Ilíada é um mundo inesgotável de reflexão, ensinamento e muita cultura. Não é difícil, não é erudito demais, você vai rir (as conversas de Afrodite e Helena são hilarias kkk) vai se emocionar e vai chorar, sim, chorar de verdade. A guerra fala de deuses, de heróis, mas acima de tudo do homem comum com seus medos, limites, dor, erros e paixões. Leia e nunca mais serás o mesmo, garanto.

Djulia Azevedo 28/11/2021

Um belo clássico
Um livro desafiador com tradução rebuscada, porém belíssima! Com certeza um dos melhores livros que já li até hoje.

jakcristina 22/11/2021

Sera que Troia existiu mesmo?
Esse livro clássico narra a história da guerra.
Eu gostei! Sempre bom ouvir boas histórias

Monique 18/11/2021

Gostei muito mais de Odisseia do que desse livro. É basicamente só guerra e morte, e a linguagem, pelo menos a dessa edição, foi bem difícil de entender.

Thiago275 16/11/2021

Maravilhoso!
A Ilíada, poema épico de 15 mil versos composto por volta de 700 a.C., é considerada a primeira obra da literatura ocidental.

O poema não narra a famosa Guerra de Troia, mas sim um pequeno intervalo de menos de dois meses naquele conflito que durou dez anos: a ira de Aquiles, o maior guerreiro do exército grego.

Agamêmnon, comandante dos gregos, tira de Aquiles a bela Briseida, que ele havia obtido em um saque anterior. Humilhado perante todo o exército, o herói se recusa a lutar daí por diante, fazendo com que os gregos passem a perder a guerra. Quando a situação está desesperadora, Pátroclo, escudeiro e melhor amigo de Aquiles, entra no combate e é morto por Heitor, o herói troiano. Louco de pesar e culpa, Aquiles resolve retomar a luta, matando Heitor e selando o seu próprio destino.

A trama da Ilíada pode ser simples, mas os personagens que aqui encontramos (tanto humanos como celestiais) são complexos e profundos, passíveis de amores, ódios, culpa e compaixão.

Nesse poema, temos uma miríade de sentimentos muito humanos. Para além da guerra, Homero relata múltiplas emoções: o herói que se despede da mulher e do filho para nunca mais revê-los; um pai que é capaz de beijar as mãos do assassino do seu próprio filho para que o cadáver lhe seja restituído; a loucura e o desespero causados pela morte de um amigo.

No fim, se Homero existiu ou não; se a Ilíada é de sua inteira autoria ou não, são questões menores. O que realmente importa, nas palavras do Prof. Peter Jones, é que a guerra entre heróis no campo de batalha de Troia parece simbolizar a própria vida humana em toda a sua glória e futilidade. Em suma, é um poema poderoso, como o destino que enlaça todos os personagens (e a nós!) com sua rede inescapável.

Cello 06/11/2021

Não sei bem por que, mas sempre temi ler Homero, e por isso adiei esta leitura por muito tempo. Mas me surpreendi de forma muito agradável! Esta edição da Penguin é muito gostosa de se ler, possuindo até mesmo mapas de onde se desenvolve toda a ação, o pequeno glossário no final também é bem útil. Resumindo, é uma obra prima da humanidade que todos deveriam ler, principalmente esta edição da Penguin.

sof 04/11/2021

muito confuso
gente pelo amor de deus, não tá escrito a raiva que eu passei lendo esse livro?
a escrita do autor foi uma luta pra mim, a maioria das palavras eu não entendia nada, a ordem dos fatos tava mais confuso que a minha vida e a história tb ficou confusa

eu amo mitologia grega mas foi um sacrifico ler isso

Camillo 21/10/2021

Destino
Uma leitura magnífica,mostrando a atuação dos deuses em meio aos homens, os anseios e desejos tanto dos deuses como também dos homens,recomendo muitoo. Ao mesmo tempo em que eu estava no trem à caminho do trabalho também estava no campo de batalha em meio aos soldados e deuses observando angústias, brados e berros contra os inimigos.

DTK 08/10/2021

Para falar bem a verdade: eu ADOREI a obra. E isso foi MUITO inesperado. Comecei a ler só para acompanhar o namorado no clube de leitura, enquanto ele desanimou e parou nas primeiras páginas, eu segui pleníssima.

Já começo elevando meus agradecimentos à editora Penguin e ao tradutor Frederico Lourenço por terem criado uma tradução tão acessível ao mesmo tempo que agradável de ler e acrescida de introduções e prefácios tão bons, que apenas acrescentam à leitura.

Para os leigos, como eu, sugiro ao início assitir alguns vídeos de especialistas e comentários sobre a obra através dos séculos porque abre muito a mente, fez a minha leitura ainda melhor.

Tratando-se da obra em si: Ilíada tem uma abordagem engraçada a meu ver, é uma história sem início e fim de fato, é necessário descobrir como cada um deles se dá através das páginas, ou seja, pelo meio mesmo (isso se você já não tiver tomado os spoilers clássicos). Acho que o livro vale MUITO a pena ler, as referências são incríveis e ver por si mesmo vale cada momento.
Mas, por favor, não desanima nos pedaços em que fulaninho divino fica matando fulanos iguais de Ares ou então quando as Musas descrevem quem foi para a guerra e quantas nau levou, se o cansaço bater só passa o olho e foca nas partes com mais sustância, elas valem a pena.
Thiago275 05/11/2021minha estante
"Fulaninho divino fica matando iguais de Ares". Gargalhei pois é realmente assim! Estou na metade do livro e amando!

Kemuel.Joo 05/10/2021

Um dos primeiros textos escritos na humanidade, A Ilíada narra alguns acontecimentos da parte final da guerra de Tróia. Essa guerra teve início após Páris, príncipe de Tróia, sequestrar Helena, a mulher de seu seu albergueiro. ⁣

Apesar de a guerra ser o pano de fundo do texto, Homero escolhe um acontecimento específico do conflito para desenvolver na narrativa, A CÓLERA DE AQUILES. Em determinado momento da guerra, Aquiles, O melhor guerreiro dos Aqueus, discute com Agamêmnon, principal Comandante do exército grego, e decide se retirar da batalha com todas as suas tropas.⁣

O poema foi escrito na forma de versos tradicionais da literatura épica grega, o hexâmetro dactílico. No entanto, na edição da penguin, o tradutor optou pelos versos livres, tendo por finalidade apresentar um texto mais fluido para leitores iniciantes de Homero.⁣

A Ilíada é sem dúvidas um dos textos essenciais da humanidade. O estilo homérico, o uso de digressões para retomar outros momentos da guerra ou deixar subentendido acontecimentos pós-ilíada, além do uso da mitologia grega são pontos que tornam a experiência de leitura única. Eu tive o primeiro contato com essa história através do filme Troy, apesar de conhecer parte do enredo, achei a leitura do livro indispensável.⁣

No entanto, nem tudo no texto me agradou. A parcialidade do Homero em prol dos gregos é compreensível, visto que é um livro grego, mas em alguns momentos me incomodou, porque parecia que ele os troianos estavam sempre se dando mal. Além disso, algumas das intermináveis cenas de guerras por vezes eram cansativas, mas eu entendo que tudo isso faz parte do estilo homérico.⁣

site: https://www.instagram.com/p/CUdiJRdLmTp/

Thiago Gadelha 01/10/2021

Clássico
Achei um dos textos mais difíceis de acompanhar, mas nem por isso torna o livro chato. Pelo contrário, esse livro é pré-requisito pra quem gosta de história antiga, tem que ler por que vale a pena.

Otto 22/09/2021

Canta-me a Cólera - ó deusa! - funesta de Aquiles Pelida...
Este é um livro que dispensa apresentações, então não as farei, há gente mais inteligente e capacitada que eu para fazê-lo de modo muito mais interessante.

Partindo ao que interessa, impressões sobre a obra...fantástica! E eu explico pq: apesar de ser em verso, e da tradução que tenta simular os hexâmetros gregos antigos de Carlos Alberto Nunes, o traço de oralidade é forte e quando se capta o ritmo de cada verso a estética sintática e semântica do texto acabam por dar um ar quase místico na leitura.

Não posso negar que há momentos onde a narrativa se torna enfadonha e cansativa, vide Canto II com a contagem das Naus...é morte lenta, desculpe-me os estudiosos. Mas a quantidade de momentos nos quais a narrativa brilha em áurea ardente, como Aquiles desejoso de vingar Pátroclo, são muito superiores. É possível sentir o gosto do drama que é a vida personagens como Heitor, Priamo, Andrômaca, Aquiles, Helena e os demais.

Homero é tão especial que nomeia cada guerreiro, não importando se sua primeira e única aparição seja frente a lança de Eneias, a flecha de Teucro ou a espada de Ajax; eu nunca tinha visto isso em qualquer outra narrativa...é incrível!

Aos afobados: não há cavalo de madeira aqui...o que não é um ponto negativo visto que o 24° e último canto é tão lindo que suplanta totalmente a descrição da queda de Troia(que se não me engano vai ser narrada na Odisséia).

No mais, leiam a Iliada. Mas leiam de cabeça livre e peito aberto para ser arrebatado pela magnanimidade desta obra de quase 3 mil anos, ela não sobreviveu a toa, há muita beleza nessas palavras!!

Rodrigo 19/09/2021

Um dos melhores livros que já li
Por já ter uma noção da história, sempre deixei a leitura deste livro pra depois. Mas isso foi um grande erro! Não tinha noção do qual denso, profundo e espetacular é a obra de Homero. Como me arrependo.

Essa tradução é a única que me agradou, pois está na medida, pois não é simplista, nem extremamente enigmática de tão complexa como foi outras traduções que tentei.

natalianvn 12/09/2021

meu deus, QUE experiência ???
é emocionante entrar em contato com a poesia de Homero e acompanhar os heróis e deuses nessa batalha.
amei, me emocionei em várias partes. sensacional. ?