Ilíada

Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

Sabrina.Martines 14/05/2024

Li este aqui obrigatoriamente por conta da faculdade, então foi uma leitura bem arrastada, ainda mais pela forma como foi escrito. Sinceramente eu fiquei interessada a partir do 13° canto, então não foi tão ruim ter que acabar a leitura.

No fim das contas achei o Heitor um 🤬 #$%!& e o Aquiles um mimado. E a Helena, gente?

Marianna174 03/05/2024

Não é um assunto que me prende, mas achei legalzinho, gosto de ler esses livros super famosos para ter minha própria opinião.

leeh moon 25/04/2024

Gostei
Eu achei interessante, pois mostra um pouco sobre a cultura dele e como acontecia as guerras e tudo mais. mas eu acho que li meio dormindo, então fiquei meio confusa com o final lkk
mas eu gostei da história no geral

Karisma 24/04/2024

Emocionante
Tinha a precomcepção de que essa seria uma leitura díficil ( como foi Eneida e a Divina Comédia), mas me surpreendi pela fluidez do texto. Devo claro, ser moderada nesse ponto visto que li a versão traduzida dessa e das outras obras citadas, de modo que seria impossível chegar ao final sem o trabalho dos incríveis tradutores e claro, sem ponderar que algum deles possa ter buscado garantir uma maior acessibilidade dos livros.

Enfim, me surpreendi. Uma obra emocionante e devo dizer que sim tomei partido ao longo do texto, torcendo pelos troianos. A vaidade, afeto e medo dos diálogos humanos, são profundos e revigorantes, enquanto os diálogos dos deuses, bem, chegam a ser cômicos.

É um clássico, nem preciso recomendar. Mas se você que está lendo essa resenha precisa de um empurrão, sinta-se empurrado ?.

Por Heitor e por Tróia.

Att.
Kárisma

Edson K 19/04/2024

Terminei a leitura de um dos maiores épicos da História! Essa versão adaptada em prosa é bastante próxima da leitura em versos, rica e densa. Emocionante!

ícaro 17/04/2024

Clássico e muito bom!
Simplesmente muito bom. A história é muito bem escrita, rica em detalhes, divertida(quando se pega um ritmo) e bem dividido em cantos.
O único problema do livro é a sua dificuldade de entendimento, tanto por causa da linguagem difícil(principalmente pelo uso de orações inversas e palavras pouco usual) e também porque Homero não explica muito bem quem é quem(bom, eu senti essa dificuldade nessa parte!).
Mas não é algo que estrague o livro quando você se adapta e quando você percebe, o livro sai fluido e muito bom!

DAbora.AmAvel 16/04/2024

A Ilíada
A história se passa durante a Guerra de Tróia, um conflito entre gregos e troianos após o príncipe troiano Páris ter raptado Helena, esposa do rei grego Menelau.
A narrativa se concentra em um curto período de tempo, abrangendo cerca de 50 dias de intensos combates.
A trama se desenvolve com batalhas sangrentas, duelos heroicos e intervenções divinas, com os deuses tomando partido em favor de seus protegidos humanos.
A Ilíada explora temas como honra, glória, destino e a relação entre mortais e deuses.

Lara2409 13/04/2024

Guerra!!
Eu sinceramente, não me envolvi com a história. Mas que era interessante era. Fiquei curiosa mas não me cativou. Mas saber a origem de toda a guerra e depois e saber que não acabou aí.... Sim me cativou no final.

Gabriela.armani 07/04/2024

Para aqueles que desejam desbravar esse épico
A leitura de Ilíada foi pra mim a realização de um sonho, de poder conviver com a sensação de desbravar uma obra tão importante.
Adorei a presença dos deuses, tão importante para as vitorias e derrotas, ora dos aqueus, ora dos troianos, movidos por sentimentos tão humanos, como o amor, a raiva, ciúmes..
Seria impossível torcer por um deles, cada personagem é cheio de falhas e qualidades, o que faz com que a identificação seja muito natural e a leitura seja mais fluida.
A edição da Penguin Companhia, com a tradução de Frederico Lourenço é maravilhosa, muito simples de compreender, ainda que em versos. Os textos de apoio iniciais, de Peter Jones e E. V. Rieu, são essenciais e facilitam a leitura (ainda que com alguns spoilers rs).
Foi uma leitura emocionante e muito especial!

Anezio 28/03/2024

Certamente sou uma pessoa diferente depois dessa leitura
É difícil escrever sobre uma obra de mais de dois mil anos que ainda não tenha sido escrito.

Definitivamente daqui a mais dois mil anos a Ilíada ainda será uma obra relevante que deveria ser lida por todo mundo.

O poema em si é simplesmente obra de um gênio, não dá pra dizer outra coisa. Impossível não amar Heitor e, ao mesmo tempo, Aquiles. Não se compadecer pela situação a que se vê reduzida Andrômaca com seu filho.

Sem coração é o sujeito que não sente a dor de Príamo, beijando as mãos do Pelida, se humilhando, para ter de volta o corpo de seu filho.

Interessante tb ver que os grandes heróis são quase autômatos nas mãos de deuses falhos e vaidosos.

Sobre o livro: após o poema há alguns artigos e textos sobre a obra. Valem muito a leitura, inclusive para ler a breve comparação que a autora, Simone Weil, faz da Ilíada com a Odisseia e a Eneida.

Não vejo a hora de ler novamente essa obra. Quiçá ano que vem.

Clayton 26/03/2024

Não gostei
"Embora minhas expectativas fossem altas, achei a leitura de 'A Ilíada' um tanto tediosa. A narrativa se concentra demais em um único momento, tornando-a longa e rebuscada. Os personagens se perdem em conversas que parecem intermináveis, e a trama se desvia frequentemente para outros acontecimentos irrelevantes. A batalha central se estende por mais de 500 páginas sem um desfecho satisfatório, deixando a conclusão da guerra em aberto."

Mari G. 25/03/2024

O que mais se tem para escrever depois que surgiu A Ilíada? Até hoje presente nos textos ocidentais querendo, ou não.

Marques 25/03/2024

Não é sobre a Guerra de Tróia
A Ilíada não é uma epopeia sobre a Guerra de Tróia, embora se passa nela, e sim sobre a raiva de Aquiles.

?Canta, ó deusa, a cólera de Aquiles, o Pelida? é literalmente a primeira frase kk
A Ilíada começa com Aquiles a zangar-se com Agamemnon e acaba quando Aquiles resolve as suas desavenças e volta de corpo e alma para a guerra.

Se vens à procura de descrições sobre o cavalo de Tróia e sobre quem vence a guerra, não é o livro certo!! Vais encontrar mais informações sobre o cavalo de Tróia na Odisseia ou na Eneida.

Acho que o problema que tive foi estar à espera de assistir à guerra, o que não acontece? só temos acesso a para aí 15 dias de guerra, se tanto.

Mesmo assim, achei MUITO INTERESSANTE a dinâmica dos deuses a ajudar nas batalhas. Há descrições do Olimpo e dos palácios dos deuses marinhos, no mar, que eu apreciei bastante.
Outra coisa que me prendeu foram as discussões de Zeus e Hera, de Aquiles e Agamemnon e dos vários deuses. Nessas partes dá para dar umas boas gargalhadas!

Para alguém que ama cultura grega e ação recomendo MUITÍSSIMO!

Marcio 22/03/2024

O pai de todos os épicos
Grandioso épico na excelente tradução de Francisco Lourenço que consegue ser inteligível mas ao mesmo tempo sem perder todo o ar de reverência que envolve a narração desse embate.