A Ilíada

A Ilíada Homero...



Resenhas - Ilíada


447 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Asleep 19/09/2023

Cadê o cavalo de Tróia cadeeee
Minha experiência lendo Ilíada foi estranha. Quando o li o primeiro Canto eu achei genial, incrível, impecável aí veio o segundo canto e me deu uma broxada monstra, me esforcei muito pra ler 20 páginas nada interessantes. E assim, seguiu minha leitura: por vezes os cantos eram ótimos envolventes e muito emocionantes, outros eram beeemm chatos; mas,de modo geral a obra é incrível, mesmo que a leitura não possa ser.

Uma das coisas que mais gostei foi o fato de que o narrador se limita a apenas relatar: os personagens falam e agem por se mesmo deixando a interpretação para o leitor; como coloca Peter Jones em sua introdução
" Sua recusa a interpretar cenas para nós, preferindo permanecer à distância e simplesmente relatar o que aconteceu e quem disse o que a quem, nos concede espaço para respirar, interpretar o que acontece. Se por exemplo, perguntarmos qual é a moral de Ilíada ou o que Homero quer que pensemos de Aquiles ou da da vida, será difícil dar uma resposta definitiva."

Outra coisa que vale comentar é a humanidade dos personagens (até os deuses são humanizados), as mortes são acompanhadas de pequenas descrições ou características do morto, o que compaixão por qualquer figurante; a tristeza no encontro entre Heitor, sua esposa e filho chega ser quase palpável, há um sentimento de eminente tragédia (mesmo que a obra já seja uma tragédia). A humanidade é principalmente vista no final do livro: o que entendimento entre o Príamo e Aquiles no final, a devolução do corpo de Heitor, a culpa em Aquiles.

É impressionante como o velho do Homero conseguiu fazer uma obra que é, desde sua criação aos dias de hoje, um exemplo de literatura palmas pra ele Clap clap.

Enfim, recomendo a leitura, se tiver medo de achar chato ou difícil você é um otário que tá perdendo um livro foda.
comentários(0)comente



Lucas 16/09/2023

Muito encurtado.
Essa, realmente, não é a edição mais apropriada pra uma boa leitura. O ritmo é acelerado, pela redução. O núcleo foi mantido, mas se perde muito, ainda. Importante dizer que não falo de toda Ilíada, mas dessa edição.
Ótimo livro; a mitologia, com as atuações dos deuses a todo momento; os relatos de violência; a fidelidade insana à pátria; as relações entre bravura e covardia; os valores e costumes. Um grande relato sobre crenças e valores, sem dúvida.
comentários(0)comente



Braguinha 01/09/2023

Game of Thrones de antigamente
Uma grande história com grandes personagens, onde deuses do Olimpo se juntam a meros mortais (porém, grandes guerreiros, como Aquiles). Uma história atemporal, com menções à mítica Troia. Fica ainda mais interessante ao saber que realmente Troia existiu e que muito provavelmente a guerra descrita neste também. Ao ler “Ilíada”, fica claro de onde surgiram grandes estórias contemporâneas, como “O Senhor Dos Anéis” ou a saga “Game Of Thrones”.

comentários(0)comente



Bianca 29/08/2023

Foi dificil mas valeu a pena
Confesso que teve momentos que achei a leitura massante mas a reta final compensou, muitos momentos eletrizantes, emocionantes e muito tristes.
comentários(0)comente



Eliza.Obryen 29/08/2023

Neste livro temos a história do herói Aquiles que lutou na guerra de troia. O livro se trata da ira desordenada e as consequências de sua cólera, inclusive para ele próprio.
comentários(0)comente



Mari M. 27/08/2023

Início de quase tudo
Adorei a experiência de ler/ouvir esse que é pai dos clássicos (rs). Foi uma história que naote deixa entediado de forma nenhuma pelo contrário. Como é sonora, ler a peça te faz imaginar a ação, ouví-la ainda mais. Gostaria de ver encenada um dia. Amei muito.
comentários(0)comente



Balbino.Farias 21/08/2023

Clássico indiscutível da literatura ocidental.

Por mais que conheçamos o relato, acompanhar a história nas palavras de Homero soa a princípio um pouco estranho por conta da linguagem, mas assume dimensões homéricas (daí o uso do termo) quando se acostuma com a narrativa e a forma oral como esta é feita.

Vale comentar também que a tradução ajudou muito no processo de descobrimento e deslumbramento do qual o leitor se apropria durante a leitura.
comentários(0)comente



Augusto.Baldo 17/08/2023

A Ilíada, uma marca na história
Ótimo livro. É interessantíssimo ler algo produzido há tanto tempo, mesmo que em uma adaptação claramente diferente da original (eu não conseguiria ler esse texto em prosa). E serve como um estudo direto da mitologia e de como os gregos levavam a religião politeísta ao seu dia a dia para quase tudo. E é também divertido tentar imaginar o que aconteceu realmente durante essas intervenções divinas projetadas por Homero (ou quem quer que tenha criado a história originalmente). Não recomendo para todos, é uma leitura que exige paciência, mas ler a Ilíada como um livro histórico, filtrando o conteúdo de fácil compreensão (excluindo os incontáveis parágrafos narrando a árvore genealógica de personagens que aparecem só pra morrer), e com um foco na guerra e nos resultados disso, é um deleite. E claro, conhecer um dos romances mais óbvios da história, entre Aquiles e Pátroclo, também é um prazer.
comentários(0)comente



Anne 16/08/2023

Recentemente, decidi mergulhar nos clássicos literários e a "líada" rapidamente chamou minha atenção. A leitura é massiva, o que é de se esperar dado o contexto, e a complexidade da linguagem, o que demanda de uma atenção dedicada. No entanto, essa narrativa se tornou uma experiência gratificante.
O que mais me cativa é a habilidade de mergulhar nos eventos e contextos históricos retratados. Através das palavras de Homero.
A habilidade de Homero em capturar as complexidades da psicologia humana e retratá-las em meio a cenários de guerra e heroísmo é curIoso.
Nessa jornada literária, percebo a importância da análise crítica e reflexiva das narrativas passadas. A "Ilíada" não é apenas um relato épico de batalhas e feitos heróicos, mas também um portal para compreender a complexa interconexão entre a história e os elementos fundamentais da natureza humana.
comentários(0)comente



liz 14/08/2023

Conclusão: aquiles é gay
Achei incrível, do começo ao fim, acompanhar essa história tão densa e carregada de sátiras, folclores e nomes. não achei que iria gostar tanto por carregar o peso do título, mas na verdade foi bem fluido e rodeado de ação.
comentários(0)comente



Sa Klabacher 13/08/2023

Finalmente matei minha curiosidade
Desde que li percy jackson e me apaixonei pela trama deuses X mortais, morria de vontade de ler a Iliada e a Odisséia a partir dos textos originais. Aí criei coragem e comprei o Box da Penguin com esses dois livros e (obviamente) comecei pela Ilíada.

Gostei muito da história e achei bem interessante. Muito divertido ver os xingamentos da época, a briga entre os deuses e tudo o que ela desencadeia na história. Também gostei do fato de que podemos ter uma noção de como era a realidade/dia a dia dos gregos naquela época, porque, apesar de ser uma história fictícia (provavelmente), temos alguns vislumbres de tradições e conceitos muito comuns naquela época.

Li por curiosidade e diversão, então nem me apeguei em detalhes muito históricos ou de estrutura do texto. Mas de forma geral, achei bem legal e acredito que valha a leitura pra quem também tem curiosidade. Só fiquei meio desapontada porque o livro não mostra a morte do Aquiles, e tb algumas partes eram bem chatinhas (como as mil descrições de fatos não tão relevantes).

Inclusive a edição da penguin, com o prefácio e a introdução, são muito bons pra complementar a experiência da leitura! Ansiosa pela Odisséia.
comentários(0)comente



cat 11/08/2023

Um clássico. Achei bem mais interessante de ler do que a odisseia, porem um pouco mais confuso de acompanhar a história.
Daniela 11/08/2023minha estante
Por favor,, essa edic é boa?


Daniela 11/08/2023minha estante
Edição*




Thyago57 10/08/2023

Necessário
A ilustre história de Homero, sobre a imensa disputa entre troianos e gregos que durante quase uma década se destruíram em prol do orgulho, como Aquiles disse: ? Os deuses a quem somos tão devotos, sempre nos fazem sofrer.? A glória prometida pelos deuses trouxera de fato algum benéfico? Quando foi que eles perceberam que a vida do seu semelhante era melhor que a centralização de um poder. O poder deixa a gente cego.
comentários(0)comente



Bruna Peixoto 04/08/2023

Muito bom. Aquiles é o personagem principal, mas Heitor se destaca bastante. Aquiles é um guerreiro jovem e que tem no apoio dos deuses a origem de sua força. Já Heitor é um guerreiro comum que é ajudado por alguns deuses, principalmente Ares e Apolo.
comentários(0)comente



Elionai.Gomes 01/08/2023

Um clássico é um clássico
Indispensável a leitura dessa obra, considerada a primeira da literatura ocidental.

Homero é um gênio, consegue prender a atenção do início ao fim, com uma escrita super dinâmica e fluida. Em alguns momentos a leitura é um pouco repetitiva e cansativa, especialmente na descrição das batalhas, mas nada que atrapalhe o que pra mim é a essência do livro, que é a observação do caráter e das atitudes de cada personagem. Nesse sentido, apesar de Aquiles ser considerado por muitos o grande herói da epopeia grega, quem ganhou meu coração foi Heitor.

O contato com a mitologia grega também é muito curioso, especialmente quando os deuses expressam emoções puramente humanas.

Resumindo, um livro sobre o qual eu não tinha nenhuma expectativa, mas que valeu a leitura de cada página, e ainda colocou Odisseia e Eneida na minha lista interminável de livros para ler.
Elionai.Gomes 01/08/2023minha estante
Obs. Edição lida: Penguin com tradução do Frederico Lourenço.




447 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |