Os Barcos de Papel José Maviel monteiro

Resenhas - Os Barcos de Papel

1 | 2 | 3 | 4

Carol 02/12/2019

Resenha- Os Barcos de Papel
Os Barcos de Papel, de José Maviael Monteiro, conta a história de dois irmãos, André e Miguel, que ganharam um porta avião e um navio de brinquedo. Por esse motivo, eles convidam o amigo Josué para brincarem no rio. No mesmo dia, eles conhecem Quito, um garoto pobre que normalmente fabrica seus próprios brinquedos.
O novo amigo chama os meninos para brincarem em rio no meio da floresta no dia seguinte. Já no outro dia, os garotos se aventuram pela floresta cheia de mistérios. O livro gira em torno disso.
Achei a história meio infantil, mas já esperava isso. São poucas páginas e a história se desenvolve muito bem, menos no fim do livro, quando do nada tudo é resolvido. .
Apesar disso, acredito ser uma ótima leitura para uma criança ou um adolescente. Na verdade, eu com meus 23 anos gostei também

site: https://www.instagram.com/p/Bz1PUU_D0jV/

Gabardo 05/11/2019

Barcos de papel
Quito, Miguel, André e Josué resolveram explorar uma caverna que encontraram durante o passeio, mas acaba se perdendo. Essa caverna esconde Mais surpresas que eles imaginam. Como escapar dessa situação? Leia para saber. Este livro é ótimo para pessoas que são aventureiras e que gostam de suspense. Minha faixa etária é a mais de 8 anos. Esse livro foi escrito por José Maviael Monteiro da série vaga-lume. Leia para se aventurar.

Morgana Brunner 10/07/2019

Os barcos de papel - José Maviael Monteiro
Oiii, gente, tudo bem?
Hoje venho trazer a resenha de um livro que estava entre os acumulados na estante. Para quem acompanha o blog e o instagram deve perceber a minha paixão pelas obras da Editora Ática clássicas, cheias de séries e ilustrações que nos remetem a infância e este não foi outra coisa, quando vi logo me apaixonei e desde então comecei a leitura o quanto antes.

Os barcos de papel é uma aventura em que prende o leitor do início ao final, pode-se perceber que é uma história até triste que nos ensina sobre as diferenças que as classes podem trazer em questão das crianças, que esse poder de quem tem mais dinheiro, não existe para uma verdadeira amizade se iniciar.

Miguel, André e Josué, eram amigos a bastante tempo, como vizinhos. Faziam tudo junto, iam passear e se divertir, a brincadeira que mais gostavam era de levar seus barcos e navios a água para boiarem e assim competir de quem conseguiria ir mais longe, quem ganharia tal aposta, era a única diversão que tinham e até certo ponto conheciam. Mas, estranhamente alguém estava os observar e tentar entender o porquê de estarem fazendo isso.

Era Quito, um menino, que tinha seus brinquedos feitos por si, que não ligava para brinquedos caros, pois assim acreditava que não tinham o devido valor. Já os outros meninos não acreditaram quando viram seu barco de madeira e achavam que logo não iria aguentar a água e assim afundar, mas tiveram uma grande surpresa e desde assim criaram uma nova amizade e novos encontros estavam a serem marcados para novas brincadeiras.

Diante disso, resolveram que iriam se encontrar no lago perto da casa de Quito e navegar com seus barquinhos, Quito com seus simples e os outros meninos com o que ganharam de seus pais. Estavam ansiosos para a chegada do grande dia e assim todos estavam querendo que o amanhã chegasse logo. Quando foram se encontrar, estavam empolgados e ansiosos para conhecer o tal lago onde a mãe de Quito lavara suas roupas, chegaram e se encantar com a beleza, como era grande o lugar, resolveram investigar e conhecê-lo melhor. Todos assim estavam tranquilos, até que algo mistério aconteceu, cada um foi sumindo aos poucos trazendo um alvoroço visível na face dos meninos, será que conseguiriam sair de onde se meteram? Ou seria apenas umas aventura qualquer? Eis que nem eles sabiam o que acontecera, mas precisariam de ajuda de todos que estavam ao dispor. Um grande mistério e aventura se inicia...

Os Barcos de Papel foi um livro rapidinho que tive a oportunidade de ler, realmente muito cativante cada palavra escrita pelo autor, cheia de mistérios e aventuras que ninguém ao certo pudera imaginar, nos vicia e nos faz sentir pena de cada cena que estava para acontecer durante a leitura.

A edição que tenho é bem usadinha, tem as marcas de mãos que muitas pessoas pegaram e assim não cuidaram muito bem, pois a capa está solta. Além do mais, as folhas são amareladas e as letras são grandes, com diversas ilustrações trazendo as principais cenas a serem lidas.

A maneira em que o autor escreve é cativante e nos leva a conhecer outro mundo, claro que além daquela mensagem que expliquei no primeiro parágrafo falando sobre, não possui palavras difíceis, sendo de fácil compreensão.

site: https://segredosliterarios-oficial.blogspot.com/2019/02/os-barcos-de-papel-jose-manuel-monteiro.html

Samuel.Inacio 20/08/2018

Os Barcos de Papel
O livro que eu li conta a historia de 3 garotos que gostavam de brincar de barquinhos .
Decidem brincar em um lago que fica no meio de uma floresta . Eles encontram um novo garoto e se enturmam também juntos nessa aventura .
Leia este livro e veja as aventuras também o que pode acontecer com eles .
E esse livro se chama " Os Barquinhos de Papel '' entre também nesta aventura .

Mr. Jonas 03/02/2018

Os Barcos de Papel
Quatro garotos descobrem uma caverna misteriosa. Intrigados, eles penetram em lugares cada vez mais estranhos e acabam se perdendo. Participe dessa aventura subterrânea, em que a sorte de quatro meninos pode estar navegando num barco de papel!

Fabio Vergara 12/12/2017

Dica de leitura: Os Barcos de Papel (Brasil. 1980)
Sinopse: Ao explorar os arredores do lago em que brincavam, quatro garotos descobrem uma passagem para caverna escondida.

Nota (0-10): 6.

Em certas situações, o rústico leva vantagem sobre o sofisticado. A diferença, por vezes, se resume a determinar classes sociais. Assim, Monteiro constrói OBdP. Por isso, o autor destaca Quito, menino pobre que sempre tem um ás na manga e boas ideias. Cada brinquedo, embora delatem as diferenças sociais, demonstra, na prática, a ruptura da segregação: os barcos eletrônicos funcionam bem no princípio, mas são as traquitanas de Quito, feitas à mão, que solucionam os problemas. Apesar da boa premissa, OBdP tem muitos problemas, principalmente do meio pro fim. Nenhum personagem é aprofundado, você até esquece que os quatro protagonistas estavam em apuros. A inserção de Carlão e Setevidas no enredo pareceu um “retcon” sem-vergonha, e o epílogo ficou com cara de “ué!?”, tal parece ser a pressa em concluir o texto. Integrante da saudosa Coleção Vaga-Lume, OBdP até entretém, mas está longe de ser fundamental. Infelizmente, as dobraduras de Quito vão ficar esquecidas num canto da prateleira...

Aventura de aprender 26/11/2017

O livro fala sobre um grupo de garotos que resolve brincar em um lago, acham uma caverna e se perdem. Entretanto, lá há bandidos usando como esconderijo. Os bandidos se aproveitam pra pedir resgate e ganhar dinheiro dizendo que os sequestraram. Não é exatamente de suspense nem tem mistério, mas mesmo assim eu gostei porque é uma boa aventura.

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/45000699-livros-lidos-em-2015

Silvia.Leticia 14/01/2017

Leitura divertida
Comentários mais detalhados no meu blog:

Li este livro em dois dias por conta da correria, mas que poderia ter sido lido em apenas uma tarde, visto que a linguagem é a narrativa são bem simples.
A história aparenta sem rasa demais, no entanto é possível tirar dela alguns assunto importantes, tais como as diferenças entre as classes sociais e o julgamento que fazemos de pessoas por conta de suas roupas simples; trote de sequestro pedindo resgate; o cobertura demasiada detalhada dá mídia em casos de desaparecimentos ou sequestros, dentre outros.
Li este livro para indicar aos meus alunos do sexto ano, visto que trata-se de uma história que mostra como a curiosidade infantil pode causar possíveis problemas. A leitura é tranquila, a história é de fácil compreensão pela quantidade reduzida de personagens...Enfim, é divertido. Indico

Emile Escatena 28/11/2016

Muito bom hahaha
Quando eu li esse livro deveria estar na terceira serie ,algo assim, ou seja, faz muito tempo que li e na época eu era uma criança!
Esse livro marcou muito pra mim,pois foi o primeiro livro que li e gostei,. A partir dele eu passei a ler todos os livros que a escola recomendava!
Esse é um livro de aventura , infantil ,mas bem legal que toda criança deveria ler!
Super recomendo!
Roh 01/08/2017minha estante
Me identifico com você, foi meu primeiro livro e Tb foi nessa mesma idad.

Josivaldo 18/11/2016

Os barcos de papel
Os irmãos Miguel e André saem à rua para brincar com seus brinquedos, ganhos no dia anterior, e decidem convidar o amigo Josué. Munidos de uma bela miniatura de transatlântico, um caminhão e um porta aviões os jovens decidem descer a rua e ir brincar num rio que corria a alguns metros de onde estavam. E lá que conhecem Quito, um garoto humilde, que à distância os observava e admirava seus brinquedos modernos, cuja condição financeira nunca o possibilitaria possuir um dos brinquedos. Apesar de não agradar muito , os meninos iniciam uma amizade com o garoto que, os convida a ir brincar em outro rio que fica a alguns quilômetros. Chegando nesse local os meninos adentram numa misteriosa caverna e uma vez em seu interior não conseguem mais sair. Perigos, sustos, morcegos, fome, dois bandidos que os mantém sob a mira de uma arma e muita aventura é o que OS BARCOS DE PAPEL vem nos oferecer. Mais um dos títulos da maravilhosa série Vaga-lume.
Thais.Santos 08/05/2019minha estante
Quem é Os Personagens secundários Do Livro

ma 12/09/2016

Os barcos de papel
Esse livro conta a história de quatro garotos chamado Miguel, André,Josué e Quito que decidem explorar uma caverna, lá dentro eles acabam se perdendo .Tentando achar uma saída Quito acha um rio, os garotos aproveitam dessa situação para arrumar comida como pescando peixes . Porém um dia os garotos recebem uma visita de dois ladrões chamado Carlao e setevidas que para eles são apenas bombeiros , os ladrões aproveitam disso e decidem chantagear seus pais oferecendo o resgate por trinta milhões , só que no dia do resgate são pegos e acabam sendo presos. Enquanto isso na caverna os garotos tentam achar uma saída, até que Quito tem a idéia de fazer barquinhos de papel, então os garotos são resgatados e todos ficam felizes. Opinião :Eu gostei muito desse livro , pois ele me ensinou que não só devemos pensar sempre nas coisas boas , mas também devemos pensar nas atitudesuas dos nossos atos

Andre Gama 08/09/2016

Um tesouro da aventura infanto juvenil
Li Os Barcos de Papel, do autor sergipano José Maviel Monteiro quando era adolescente e me apaixonei pela história. É um dos meus livros favoritos da série Vaga-Lume e olha que isto é um fato e tanto. Fiquei com medo de reler o livro e acabar com o encanto, mas tomei coragem e segui André, Miguel, Josué e Quito pelo labirinto das grandes pedras, entremeadas de arbustos e mato alto, até a grande aventura de suas vidas.

Um livro curto, de 79 páginas, com 22 capítulos, mas totalmente envolvente. Mesmo nos dias de hoje em que não tenho mais 12 anos de idade. Uma grande aventura com surpresas, sustos e perigos que me fizeram fazer uma viagem no tempo para os anos 80.

Leia a resenha completa no link abaixo:

site: http://www.garotosperdidos.com/2016/09/os-barcos-de-papel-jose-maviael.html

jony 09/09/2015

os barcos de papel
eu gostei do livro pois conta a historia de quatro crianças e uma delas era pobre,ele vão brincar e se perdem dentro de uma caverna por muitos dias, seu pais ficam preocupados,os ladroes pegam eles e pedem muito dinheiro para o resgate

Emanuel Xampy Fontinhas 21/07/2015

Curiosidade infantil
Este é um dos que eu me lembro de ter lido na escola, e foi muito bom reler e relembrar as peripécias dos quatro meninos curiosos que se perdem numa caverna e passam por poucas e boas tentando encontrar a saída.

RjNegreiros 17/04/2015

Resenha: Os Barcos de Papel
A história é simples, posso dizer até que curta. Em menos de 80 páginas ela já nos foi contada. Porém, acredito que a simplicidade foi justamente o ponto forte do autor, afinal, ele estava escrevendo para crianças e jovens, e queria que a história fosse bem compreendida, e que fosse atrativa à elas.

E também tem um forte cunho social. retratando a realidade do país no que diz respeito à pobreza, e aos crimes aqui cometidos. No começo da história, somos apresentados a André e Miguel, filhos de um capitão-do-mar, ou seja, um militar da marinha. Também a Josué, filho de um respeitado advogado. E, por último, à Quito, o filho mais velho de um pobre marceneiro da região, e de uma lavadeira

site: http://mylittlemetaphor.blogspot.com.br/2015/04/resenha-os-barcos-de-papel.html

1 | 2 | 3 | 4