A hora da estrela

A hora da estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Giesps 18/05/2024

Meu livro favorito do universo, Clarice Lispector foi GÊNIAL nesse livro, fiquei sem reação em diversos momentos, ri, chorei, simplesmente perfeito.

enzodacruz 17/05/2024

Eu não posso fazer nada
Macabéa vive inerte à tristeza da própria realidade, enquanto essa tem um controle metalinguistico genial sob a obra de seu próprio criador.

Muito além de uma contextualização despretensiosa, a caracterização específica desse narrador nos trás uma construção estrutural interessante que, para mim, carrega e embeleza essa obra.

Ao decorrer da narrativa, torna-se óbvio nas primeiras páginas que a vida de Macabéa nada é além de um acontecimento que nem ela percebe que realmente está acontecendo. Mesmo que, ainda assim, cruelmente propositado. Essa faceta paralela ao seu entendimento perturba o seu criador, que percebe logo aos primeiros vestígios de existência da personagem, que a realidade da nordestina molda-se por si dentro do seu próprio processo criativo.

Assim como Rodrigo, que demonstra-se abalado por esse parasitismo narrativo quase que incontrolável da surgida personagem, também me enxerguei perturbado enquanto lia ?A hora da estrela?, logo que notei estar diante de um livro onde o sofrimento é inevitável, dentro e fora de sua própria história.

Maria21822 17/05/2024

A vida é um sopro...
Esse livro é tão deprimente, tão sensível , tão Clarice... Um soco no estômago.Macabéa é uma das personagens mais completas que já vi, ela é tão ignorante, tão indiferente, ao mesmo tempo que é tão ingênua, tão sofrida , essa dualidade faz com que a história dela seja tão bonita e identificável.

manda47 17/05/2024

A Hora da Estrela ?
"A Hora da Estrela" é uma das obras mais emblemáticas de Clarice Lispector, publicada em 1977, pouco antes de sua morte. A narrativa é conduzida por Rodrigo S.M., um escritor que se propõe a contar a história de Macabéa, uma jovem nordestina que migra para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor. O estilo da autora, marcado pela introspecção e pela linguagem poética, confere à obra uma profundidade singular.

Macabéa é uma personagem singular na literatura brasileira. Sua vida é marcada pela insignificância e pelo anonimato, refletindo a condição de muitas pessoas marginalizadas. Ela é uma personagem que vive na pobreza, trabalha como datilógrafa e mora em um quarto alugado, compartilhando com outras mulheres. Sua existência é permeada por uma ignorância quase infantil, mas também por uma pureza que a torna trágica e tocante.

O narrador, Rodrigo S.M., se apresenta como um autor que luta para dar voz a uma personagem que, na vida real, provavelmente passaria despercebida. Sua relação com a protagonista é ambígua, oscilando entre a compaixão e o distanciamento. Rodrigo não apenas narra a vida de Macabéa, mas também reflete sobre o próprio ato de escrever, conferindo à obra uma camada metalinguística que é característica do estilo de Lispector.

O romance explora temas como a solidão, a invisibilidade social e a busca por identidade. Macabéa, apesar de sua vida banal e sem grandes acontecimentos, é um reflexo da condição humana em sua essência mais despojada. A autora utiliza a personagem para questionar o sentido da existência e a busca por significado em um mundo frequentemente hostil e indiferente.

O estilo de Lispector em "A Hora da Estrela" é marcado por frases curtas e impactantes, que frequentemente rompem com a linearidade narrativa tradicional. A linguagem é simples, mas carregada de significado, o que torna a leitura uma experiência intensa e introspectiva. A estrutura fragmentada e os momentos de fluxo de consciência reforçam a sensação de proximidade com a mente das personagens.

O desfecho da história é trágico e abrupto, ressaltando a fragilidade da vida de Macabéa e, simbolicamente, de tantas outras pessoas marginalizadas. A morte da protagonista, atropelada por um Mercedes-Benz, é um fim cruel e irônico, que intensifica a crítica social presente na obra.

"A Hora da Estrela" é um livro que convida à reflexão profunda sobre a condição humana, a pobreza, e a busca por sentido em um mundo frequentemente indiferente. Clarice Lispector, com sua escrita única e poderosa, entrega uma obra que permanece relevante e provocadora, oferecendo ao leitor uma experiência literária inigualável.

gvnx.ass 17/05/2024

Não tão insossa quanto Macabéa, mas quase isso
Um dos melhores livros que já li. Apesar de curta, e até um pouco triste, a história é encantadora. Dá a sensação de ser "um pouco Clarice", por entender o que se quer dizer com o contexto e personagens. Adoro a sinceridade da Clarice ao escrever, como quem não tem medo que o leitor se ofenda - ou se identifique -, uma obra de arte.

maria 17/05/2024

Nós mulheres meio macabéa
Seria engraçado se um táxi me pegasse me atropelasse e eu morresse... ?????????????????

Lari P 16/05/2024

Caramba? não esperava por isso.
Foi minha primeira obra da Clarice Lispector, uma autora que sempre quis ler. De início, levei um ?baque?, estava tão confuso (ainda mais devido a minha inexperiência com a escrita da Clarice), que tive que reler várias e várias vezes para compreender cada parágrafo (e ainda refletir sobre o que foi escrito). Porém quando começou a história em si (dando uma ignorada nos devaneios do Rodrigo S. M. Kkk), ficou bem mais claro.
Consegui entender bem a crítica da autora envolvendo a ignorância da sociedade perante pessoas como Macabéa (extremamente pobres), e como elas não possuem nenhuma chance de ter uma vida e experiências dignas de um ser humano.
Ele tem como protagonista uma personagem que ninguém quer por num lugar de importância e visibilidade (e isso ocorre não só na ficção). Refleti muuuuito sobre o livro e indico para todo mundo! Deveria ser uma leitura obrigatória no mundo em que vivemos hoje.

Joaquim 16/05/2024

Esse foi o meu primeiro contato com Clarice e agora sei o motivo pelo qual ela é tão aclamada tanto como escritora quanto pelo intelecto.
Fiquei encantada com a sensibilidade e ao mesmo tempo profundidade que a autora escreveu o livro, sabendo retratar de modo venerável a realidade brasileira principalmente no que tange ao nordeste e a figura feminina.

Anna Lopes 16/05/2024

Pq demorei tanto pra ler?
Eu realmente não tem cacife pra pensar em fazer uma resenha que faça jus à essa obra. Ameeei demais essa escrita direta mas ao mesmo tempo diz tanto com as suas metáforas e poesias.
A macabea realmente me quebrou por dentro e eu terminei o livro no chão.
Não sei nem o que eu esperava mas entregou tudo kkkk
Amei a sensação do narrador que conversa com o leitor, fiquei agoniada com o começo mas fui me engajando mto com a escrita e quando vi ja tinha terminado. Enfim, tudo pra mim!
Anna Lopes 16/05/2024minha estante
Af, tem uns erros no meio mas não dá mais pra editar

Lay 16/05/2024

Esse livro é uma experiência
Primeiro que eu fiquei muito curiosa sobre tudo e sobre descobrir como iria acontecer a hora da estrela! Tenho muitas teorias. Achei tudo muito interessante. Queria muito conhecer Macabéa e saber q ela não era só o que o narrador dizia dela! Kkkk
Lay 16/05/2024minha estante
Eu dei risadas mas também fiquei triste com esse livro

cristalxm 16/05/2024

Simplesmente clarice
Um livro curto, que vale muito a pena a leitura.
Recomendo e concluo que Clarice Lispector realmente é um gênio da literatura brasileira.
"Tinha o que se chama de vida interior e não sabia que tinha.
Vivia de si mesma como se comesse as próprias entranhas."

Camilla.Conti 16/05/2024

Quem já não se perguntou: sou um monstro ou isto é ser uma pessoa?
Um livro curto, porém denso, não é para ler em uma sentada, precisou, para mim, de ser lido aos pouquinhos, em migalhas.
Acompanhamos a vida de Macabéa a partir da ótica de um narrador super intelectual, que, diga-se de passagem, eu achei um CHATO! Mas, felizmente, a chatice dele não foi capaz de me causar desinteresse pela vida da personagem, muito pelo contrário!
Macabéa é uma nordestina que se mudou para o Rio de Janeiro e trabalhava como datilógrafa, mas a querida é a própria moradora da Coitadolândia pelas diversas situações que ela acaba passando ao longo da vida.
Fiquei com a reflexão: será que na vida sou uma Macabéa? Que leva uma vida medíocre, do início do fim?
Enfim, esse livro me tocou e, como eu disse, me fez ter diversos pensamentos...
Foi o primeiro livro que li de Clarice, quero ler mais e mais e mais, e, inclusive, reler "A hora da estrela"

sarah com h 15/05/2024

Livro de mulher maluca
Muito babadeiro esse livro aq tá
Me identifiquei com a Macabéa (??) mas achei o livro muito bom e reflexivo, mas já era de se esperar né mores, quem escreveu foi a Clarisse

ThaAs.Llya 15/05/2024

? A hora da estrela ?
Esse é o primeiro livro que eu leio da Clarisse Lispector, achei que a leitura ia ser muito densa e tediosa, mas não, eu amei a história do livro, e de como eu como leitor, consigo me identificar com Macabéa, que livro bom