A hora da estrela

A hora da estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Maria10053 08/05/2024

Resenha? Não sei.
"Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever".
Eu não sei o que dizer desta história, sinceramente. É diferente. Uma escrita de fato interessante a da Clarice!
Uma vida tão simples e insignificante a de Macabéa. Realmente não sei o que dizer. Como explicar? Só lendo para entender, ou não. Clarice é alguém que está me despertando certa curiosidade. Quando penso em descrevê-la, em explicá-la, me falta palavras. Realmente não sei. O que estou dizendo (ou melhor, escrevendo)? Esse livro me deixou assim "coisada".
Enfim. Leiam se quiserem.

Cesar Garcia 08/05/2024

Triste e estranho
O livro conta a história de Macabea. Uma mulher simples, nordestina e sem grandes perspectivas.
O livro conta essa história triste, de forma poética, mas muito incômoda.
Senti uma escrita xenofobica, a descrição de Macabea e dos nordestinos é sempre enviesada e pouco respeitosa. Não sei se a intenção da autora era realçar a inocência e a simplicidade da personagem ou se ela tinha realmente uma visão errada dos nordestinos.
Um outro fator é o começo do livro, que é lento e muito chato.
O que vale é a escrita da autora, diferente, estranha e triste.
Mas é um livro para refletir.

Amanda3913 08/05/2024

(explosão)
A escrita da Clarice é única. Li esse livro durante a escola quando adolescente, e a releitura agora me permitiu várias sensações que antes não foram alcançadas. Sincero e potente.

bolchegirl 08/05/2024

Nos arrasta moço sem ter visto a vida
É realmente um soco no estômago e uma lição você não esperar até o último minuto pra viver.
Quem gostou de a hora da estrela vai refletir bastante (de uma forma meio melancólica) ouvindo a música "Na hora do almoço" do Belchior.
"E eu inda sou bem moço pra tanta tristeza
Deixemos de coisas, cuidemos da vida
Senão chega a morte ou coisa parecida
E nos arrasta moço sem ter visto a vida."

w3.b_.elly 08/05/2024

No começo, eu fiquei meio confusa com a linguagem do livro, mas logo me acostumar, na minha opinião, a Macabéa merecia um final feliz, ela é um anjinho, maravilhosa, enfim, o livro é bom, é um livro tão simples, mas também tão complexo.

Be__nights 07/05/2024

Ou toca ou não toca
Clarice estava certa quando falou sobre suas obras que: não é o nível de inteligência que te faz entender, mas sim o nível de conexão.
Ou toca, ou não toca.
Que livro sensacional. O tipo que vem acompanhado de uma ressaca literária, afinal, todo o resto se torna sem graça perto da sensibilidade do drama da Macabéa.
Quanta pureza, quanta delicadeza e emoção.
É o tipo de livro que faz você parar a leitura por alguns minutos e fechar o livro pra raciocinar o que acabou de ler. É a palavra que se faz quarta dimensão.
E bom, por enquanto é tempo de morangos.

lana.cardeal 07/05/2024

Impossível não amar a escrita de Clarice Lispector,sua escrita consegue lhe prender de uma forma em que você não quer mais parar de ler.Esse livro me cativou bastante e me deixou bem impressionada em como ela levava as coisas na maior naturalidade.

gy.arjo 07/05/2024

A hora da estrela
"Os que me lerem, assim, levem um soco no estômago para ver se é bom. A vida é um soco no estômago". E foi com essa sensação que eu fiquei ao finalizar a leitura, como quem leva um soco no estômago. Apesar de demorar muito para começar a nos contar a história de Macabéa, A hora da estrela, é uma leitura que vale a pena, que nos traz várias reflexões sobre a vida.

Será que eu realmente estou vivendo ou só deixando os meus dias serem os dias roubados da morte?

Lena77_ 07/05/2024

A escrita de Clarice Lispector é maravilhosa e muito inteligente. Para ler "Hora da Estrela" tive que parar e voltar várias vezes para entender, e sinceramente, eu ficava entediada quando aparecia o Rodrigo S.M. Mesmo tendo dificuldade na leitura, foi gratificante ler e me fez refletir bastante sobre algumas coisas.

Manuzit 07/05/2024

Primeira vez lendo Clarice Lispector. Sinceramente eu amei o jeito da escrita, como ela escreve tudo que ela tá pensando na hora é incrível, isso traz uma comunicação com o leitor e eu acho isso muito bom. A macabéa é uma personagem que enxerga felicidade em pequenas coisas ela é inocente como se não soubesse nada sobre a vida, eu queria só salvar ela daquilo tudo porque que vida ruim, passei muita raiva com o Olímpico que homem ridículo!!!! O livro traz muita reflexão sobre a vida e isso tá me fazendo pensar demais sobre. Simplesmente incrível o livro.

kaique.lv 07/05/2024

Me entreguei ao livro e me senti o próprio narrador
Macabéa me matou. A hora da estrela me provocou sentimentos de fatalidade, pena e alegria. Eu gostava de ver como Macabéa tinha sua então inocência, porém não gostava de como essa inocência apareceu. Foi muito difícil engolir o final do livro; Clarice Lispector alugou um triplex na minha mente com essa obra dela e com certeza eu vou ler de novo.

Emilly_Ss 07/05/2024

-"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."

Clarice tem essa maneira só dela de escrever. Única. Macabéa é a representação da mulher brasileira, uma personagem já abatida pela vida e sem pespectiva de futuro. Clarice retrata todos aqueles que a vida derrubou no instante em que nasceu.

israelluna 07/05/2024

Se você tiver paciência e conseguir passar da chatissima introdução do livro, da introdução da história (só agora que a gente começa a ler de verdade alguma coisa da autora) e se acostumar mais com a escrita da Clarisse Lispector (não totalmente, acho que ela é genial demais pra isso) você vai encontrar a leitura muito fluída e cativante que é A Hora Da Estrela
Um livro cheio desses quotes marcantes que a gente geralmente vê solto por aí

akamnds 07/05/2024

.Quanto ao futuro.
A hora da estrela é, entre muitas coisas, um lamento cotidiano. Macabéa, uma nordestina alienada em sua própria existência, mais uma entre tantas mulheres que não sabem a verdadeira infinidade de ser.
Clarice mesmo ao assumir outro papel em sua escrita como Rodrigo, não consegue passar despercebida. Em essência, Clarice está ali e talvez sua tentativa de sair da história tornou sua existência ainda mais presente.
Macabéa é uma entre tantas. Diante de nós existem diversas Macabéas, que mesmo inconscientemente, anseiam por um sentido.
sentido de.
A hora da estrela monstra o mundo sem lentes. O mundo é assim, cruel. E em um grito silencioso, a vida escapa furtivamente pela porta dos fundos.

Cláudia 07/05/2024

Tão poucas páginas, e eu precisei parar e respirar fundo tantas vezes.

Clarice cria até um falso autor para seu livro, o narrador Rodrigo S.M., mas nem assim consegue se esconder. O desejo de desaparecimento, que a morte real logo depois consolidaria, se frustra. (Amazon)

Macabéa vive de forma miserável, alienada à própria existência, passando seus dias ouvindo a Rádio Relógio e sem grandes aspirações. Seu breve romance com Olímpico de Jesus, que esmaga o coração da gente a cada diálogo, acaba logo, quando é trocada por sua amiga, levando-a a buscar consolo em uma cartomante que lhe promete um futuro brilhante, contrastando com sua realidade sombria.

"Escrevo por não ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens. Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse a sempre novidade que é escrever, eu me morreria simbolicamente todos os dias. Mas preparado estou para sair discretamente pela saída da porta dos fundos." (narrador Rodrigo S.M, a própria Clarice Lispector)

"E Macabéa, com medo de que o silêncio já significasse uma ruptura, disse ao recém-namorado:
? Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?"

"Sabe o que eu mais queria na vida? Pois era ser artista de cinema. Só vou ao cinema no dia em que o chefe me paga. Eu escolho cinema poeira, sai mais barato. Adoro as artistas. Sabe que Marylin era toda cor-de-rosa?
E você tem cor de suja. Nem tem rosto nem corpo para ser artista de cinema
Você acha mesmo?
Tá na cara"