A hora da estrela

A hora da estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Dani 26/07/2024

Deslumbrada
Já escutei várias vezes que ler Clarice não é fácil, e pra mim não foi, de início achei tudo muito solto, me perdia na história, voltava a página e lia se novo, mas no fim AMEI. É uma escrita muito linda, ela encanta, envolve, mexe fundo com nossas emoções. Mas confesso, vou ter que ler de novo, e mais de uma vez. Vale muito a pena !!

felipelbina 26/07/2024

Lembro que minha professora de português do ensino médio passou o filme baseado nesse livro na sala pra eu e meus colegas de classe assistirmos e desde então eu tinha muita curiosidade de ler o livro. O filme é realmente bem fiel à obra, que é muito boa. Foi minha primeira vez lendo qualquer coisa da Clarice Lispector e eu adorei. A personagem da Macabéa é digna de pena e Clarice consegue expor isso por meio da escrita. Diversos momentos eu, como leitor, me senti mal por ela e pela forma como ela era tratada. O final me deixou bem reflexivo.

Jussara 26/07/2024

Na adolescência eu li a história de Macabéa, mas não fez tanto sentido pra mim na época, só me inspirou piedade. Mas agora adulta, o sentimento ao terminar é de vida não vivida, é da esperança não concretizada.

Anabloli 26/07/2024

A hora da estrela é aquele livro que durante a leitura te faz pensar e repensar o que leu, te faz questionar se realmente aquilo é aquilo ou outrem.

Barbara.Duarte 26/07/2024

Um clássico com motivo.
Gente é uma leitura curta e muito envolvente. O narrador é um escritor que diz ter um personagem na cabeça e não consegue se livrar dele a não ser escrevendo e então a história começa.

Os personagens são intrigantes e trás reflexões atrás de reflexões de vida...li depois de assistir o filme que foi recuperado e estava nos cinemas. RECOMENDO O LIVRO E TBM O FILME.
Bruxa Verde 26/07/2024minha estante
amooooo esse livro ?

Barbara.Duarte 26/07/2024minha estante
Amei tbm! Já assistiu o filme?

Camila 26/07/2024

"Este livro é um silêncio"
"Juro que este livro é feito sem palavras. É uma fotografia muda. Este livro é um silêncio. Este livro é uma pergunta."
Mesmo já tendo lido o livro outras vezes, consegui rir, sentir/ refletir o que não havia experimentado antes.
Fica muito fácil de ver a Clarice no Rodrigo S.M (narrador) ao se lembrar de sua última entrevista e isso dá ainda mais beleza à obra.
Por isso, não me incomodou a demora em começar a história propriamente dita.
Macabéa é o retrato de muitas mulheres que vivem "num limbo impessoal, sem alcançar o pior nem o melhor. Ela somente vive, inspirando e expirando."

Sophia729 26/07/2024

Clarice lispector é a autora de quem está acostumado a ler há anos, pq eu como uma mera mortal não entendi absolutamente nada. (taaa entendi 60%, mas só isso) ?
e outra: a pobi da macabéa mds? só sofre

Carla 26/07/2024

Leitura complexa, Macabéa é invisível a sociedade e acha que é feliz assim, mas na verdade por vários momentos ela demonstra que não é tão alegre, mas ela não conhece outra vida e não sabe o que mais desejar, porque ela é obediente, ela é dócil e nunca se indigna.

Mendes 25/07/2024

Transformador
Eu saio dessa leitura totalmente apaixonada pela Clarice L. E ao mesmo tempo odiando ela pelo final da Macabéa. É a primeira obra que li dela e eu só quero ler mais ??, simplesmente eu amei a história, sua visão e conexão com o mundo. Me identifiquei em diversões momentos da narrativa e é claro que sua escrita não é tão fácil de entender. Mas, é de uma singularidade e tanta, eu sinto que eu entrei num caminho sem volta. Eu recomendo demais, leem quantas vezes forem precisos pra entender.

PS: me surpreendi muito com o final, esperava mil coisas menos o que aconteceu. Mas é ela né gente, o jeito de ser da Clarice é o que encanta. A gente não entende mas sente tantas coisas sabe? É incrível. Só leem. ?????

Jukc. 25/07/2024

Simplesmente o maior né
Eu não tenho nem o que dizer desse livro, eu simplesmente senti demais esse livro, me conectei de verdade. Clarice como sempre servindo mto

Stefanny.Figueired 25/07/2024

Clarice é espetacular.
Não tem palavra que melhor descreva Clarice. Essa mulher, que apesar de ser atemporal, estava anos à frente de seu tempo, apresenta uma escrita avassaladora e inquietante.
A Hora da Estrela foi a primeira leitura que realizei da autora, e sem dúvidas uma das melhores que já tive o prazer de ler. Fiquei impressionada em como se pode enxergar a Clarice tanto no autor narrador quanto na Macabeia, protagonista da história. Me surpreendeu mais ainda ver a mim mesma nos dois personagens também - mas é isso que faz a autora ser tão gigante: a humanidade tão bem descrita, crua e pura em seus personagens. Eles são reais, por isso são identificáveis. E Macabeia é mais que real, é quase um estado de espírito, um sentimento.
E falando em sentimento, a escrita de Clarice é puro sentimento. A maneira que ela brinca com as palavras é indescritível. Sou eternamente grata de ser brasileira e poder ler esse texto no original, tenho certeza que é uma experiência única, onde só Clarice é capaz de proporcionar com poucas páginas de escrita.
Talvez o único defeito do texto é o vazio causado quando se chega ao fim da história. Você se sente acabado, esgotado e derrotado, porque sabe que nenhuma próxima leitura jamais chegará perto do que foi A Hora da Estrela.

lynch3 25/07/2024

Segunda leitura!!
Esse é o tipo de livro que chega pra você na hora certa
Ano passado eu o li e achei maravilhoso, mas não me atingiu da maneira que eu esperava
Esse ano o reli e foi como um abraço
Indico, mas só se estiver preparado para ter o coração quebrado e abraçado repetidamente...

Alice1030 25/07/2024

Macabéa. É certo que todos nós em algum momento da vida nos sentimos sozinhos. Mas a Maca não, ela ERA sozinha. Uma criatura tão pequena que ninguém se importava. Não tinha o que comer e quando tinha era muito pouco. Diziam que era feia mas sei não, acho que feio mesmo era quem não tinha a coragem de sorrir pra ela.
Clarice retrata em " a hora da estrela" a vida de uma nordestina, e ao contrário do que vemos nos dias atuais, essa nordestina era frágil, pequena,insignificante. O oposto de uma grande nordestina que vimos fazer sucesso a pouco tempo atrás, a Juliete.
Mas por que trazer a Juliete nessa resenha? Porque ao mesmo tempo que ela era o oposto de Macabéa, elas tinham muito em comum, a solidão. Não que a Juliete tenha sido sozinha por toda vida, mas a Maca não tinha ninguém além de si mesma. Uma foi sozinha durante um curto tempo, a outra foi sozinha a vida inteira. Depois de ler o livro fiquei parada, pensando, quem passa por mim todos os dias e eu faço dele tão insignificante que não lhe dirijo nem o olhar? Sinto muito por todos esses que são tão excluídos a ponto de se tornarem um nada.
Clarice você foi cirúrgica com essa história, o Rio de Janeiro continua lindo, mas continua enorme e sem oportunidade aos mais fracos, as Macabéas e aos excluídos.
Me envolvi emocionalmente nessa história (e como não se envolver?) justamente porque li em um momento que me sentia muito sozinha.
Recomendo muito a leitura e viva Clarice Lispector!! ???

Thawanny1 25/07/2024

Te coloca para refletir...
Linda obra da Clarice e saber o contexto que é sua última obra antes de falecer torna tudo mais profundo, sensível e questionável. Fala sobre vida, morte, família e cotidiano. Foi tocante e acolhedor refletir com o narrador e chega a ser irritante lidar com o jeito pacífico e a calmaria de Macabéa.