A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

fzvrae0 05/05/2024

Porque há o direito ao grito. Então eu grito
Foi o primeiro livro clássico, com uma linguagem mais complexa e obra de Clarice que li. Acabei me surpreendendo por conseguir ler com certa facilidade, apesar de ter que reler e buscar alguns significados. O livro é curto, mas traz linhas de raciocínio que você nunca para pra pensar. É um choque de realidade do começo ao fim, através do que parece ser uma simples história, mas que se desenrola pra algo muito mais profundo. Super indico a leitura!!

"Pergunto: toda história que já se escreveu no mundo é história de aflições?"

lalalup 05/05/2024

A hora da estrela e a diva Clarice
Um livro muito interessante, o primeiro livro q li com esse tipo de leitura, antiga, clássica, poética, e mais complicada do que o habitual, história boa, personagens muito bem escritos. Uma história q faz refletir, eu adoro os poemas da Clarice, e esse foi o primeiro livro dela que li, recomendo.

nivylarue 05/05/2024

Demorou mas saiu
A nordestina Macabéa, a protagonista de A hora da estrela, é uma mulher miserável, que mal tem consciência de existir. Depois de perder seu único elo com o mundo, uma velha tia, ela viaja para o Rio, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante, que lhe prevê um futuro luminoso, bem diferente do que a espera.
Clarice cria até um falso autor para seu livro, o narrador Rodrigo S.M., mas nem assim consegue se esconder. O desejo de desaparecimento, que a morte real logo depois consolidaria, se frustra.
Entre a realidade e o delírio, buscando social enquanto sua alma a engolfava, Clarice escreveu um livro singular. A hora da estrela é um romance sobre o desamparo a que, apesar do consolo da linguagem, todos estamos entregues.

Apesar de ver muitas falando sobre o quão é um livro simples de se ler e ver diversas outras pessoas comentando sobre ser o melhor livro para começar a ler Clarice. Em particular foi uma leitura de enorme complexidade e complicação por questão de história.

Estruturalmente, este é o seu livro mais ?simples? em termos de escrita, digamos assim. Aquela sintaxe moderna, os infinitos monólogos interiores misturados ao fluxo de consciência dos personagens, como ocorre em A Paixão Segundo G.H, não são tão presentes aqui como forma, mas ela mesma explica, por meio do narrador, o Rodrigo S.M., que o livro não irá complicar as coisas porque não faz sentido rebuscar a forma do romance para falar da história de Macabéa.

Ainda sobre a estrutura, o livro tem uma espécie de metalinguagem narrativa. Rodrigo S.M. é a pessoa que nos fala a respeito dessa imigrante, mas veja: esta não é a história real de Macabéa, ele nem a conhece

Em geral uma leitura extraordinária e magnífica que esta muito alem de uma compreensão. Não conseguimos compreender Clarice Lispector, apenas sentimos e aceitamos todas as duvidas e crises existenciais que ela tem a nos oferecer.

mariaavvan 05/05/2024

Amo a autora e esse foi meu segundo livro dela, mas, sinceramente, foi escrito de uma maneira em que no começo, o autor (Clarisse), enrola demais a história e demora para ter um sentido lógico. Sei que esse é um princípio da Lispector, por ela não criar o que escreve, ela apenas copia o que está escrito com vigor na sua alma.
Depois que ela começa a realmente contar, o livro mostra a realidade da mulher na época em que foi escrito. Foi como um soco de ódio no meu estômago ver como as mulheres eram, como no livro citadas, um objeto. A realidade retratada é de extrema importância, e é uma obra interessantíssima para estudos e repertórios. Mas realmente, "Um sopro de vida" é melhor!
mariii:)) 05/05/2024minha estante
tô louca para ler esse ????

mariaavvan 08/05/2024minha estante
aaaaa quando ler me conta o que achou

Rkvnin 05/05/2024

Demorei 19 anos pra ler algum livro da Clarice, me arrependo muito por demorar tanto para finalmente ler suas obras, comecei com A Hora Da Estrela e sinto que amo esse livro, entrar em uma crise existencial após ler algum livro dela acredito que seja normal. Ao terminar fiquei divagando pensando em tudo com um sentimento estranho, mas ao mesmo tempo bom (isso é possível?Acredito que sim, essa deve ser a magia da maravilhosa Clarice Lispector desperta com sua escrita). ??

gaby 05/05/2024

A vida é um soco no estômago
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Clarice Lispector, e agora eu vejo o porquê de falarem tanto dela.
No começo do livro eu me perdia nas frases, que as vezes intercalavam entre a história da nordestina e a clarice, mas depois eu fui pegando o jeito. A forma que ela se expressa é muito intensa, como se escrevesse com a alma, é muito reflexiva tb.

Sobre a história, eu achei bem envolvente, e consegui ver claramente Macabéa, seu passado e seu presente. Por mais que fosse óbvio, eu tinha um pouco de esperança sobre o final, mas vi algumas pessoas dizendo q esse é o último livro dela o que fez fazer mais sentido o fim.

Conclusão: gostei muito, achei fácil de ler e com certeza vou procurar mais!!

Ludy 05/05/2024

Macabéa teve sua Hora da Estrela
Estava animada para descobrir do que se tratavam os livros da aclamada Clarice Lispector.

Quando comecei a ler e me deparei com sua escrita, fiquei embasbacada com sua singularidade. Ironicamente, durante o livro, o narrador menciona não usar palavras complexas para tornar a leitura mais acessível.

À medida que a história se desenrolava e eu aprendia mais sobre a nordestina, pude constatar que até a pessoa mais simples consegue se tornar profunda e complexa através da escrita de Lispector. Ela descreve Macabéa, uma garota aparentemente sem nada de especial, explorando cada detalhe oculto em seu coração e alma, tornando visível para os leitores o que normalmente permanece invisível aos olhos. Isso a torna uma das personagens mais profundas e bem escritas que já encontrei.

Não vou me aprofundar nos detalhes da história para evitar spoilers, mas Macabéa teve seu momento de estrelato.

Quando soube que esse foi o último livro de Clarice, tudo fez sentido. Pretendo ler outros trabalhos dela, mas este, sem dúvida, conquistou meu coração. Muito bom. Recomendo.

ð» . 04/05/2024

Pensar é um ato. Sentir é um fato
Acho que foi o primeiro livro da clarisse que li por vontade própria, a escrita dela é realmente envolvente mas as vezes acabei me confundindo, tive que reler algumas coisas, mas no final valeu muito a pena, eu não apenas amei mas senti o livro.

"Porque há o direito ao grito.
Então eu grito."

Lunar 04/05/2024

Iniciei a leitura de A hora da estrela por causa da Bruna Martiolli. Foi loucura pra mim começar a me identificar demais com Macabea, o livro simplesmente me fez cair na real

ana vic 04/05/2024

Sou virgem, datilógrafa e gosto de coca-cola.
Eu amei tanto o livro quanto o filme, me rendeu boas reflexões e é curtinho, objetivo e complexo ao mesmo tempo. o livro tem muitos contrastes e existem tantas macabéas no brasil.
leria esse livro várias vezes até enjoar.

Priscila700 03/05/2024

(Explosão)
A história me deixou bastante reflexiva! A escrita da autora é impactante? a história em si não é algo surpreendente, mas a mensagem por trás é grandiosa.

targaryen1 03/05/2024

"Mas o vazio tem o valor e a semelhança do pleno. Um meio de obter é não procurar, um meio de ter é o de não pedir e somente acreditar que o silêncio que eu creio em mim é a resposta a meu a meu mistério."

Natanny 03/05/2024

"Não se esquecer que por enquanto é tempo de morangos."
(Está leitura foi feita para um trabalho da faculdade; a resenha está completa aqui, mas sem o conteúdo da analise crítica literária e um certo conteúdo acadêmico. Caso queira ler a análise por completo, me segue lá no instagram que está disponível no drive: @autora.nath)

"E como nada na vida é planejado, de acordo com a própria autora em seus escritos; "A Hora da Estrela" transcende a mera narrativa de Macabéa para se tornar uma reflexão profunda sobre a natureza da escrita e da condição humana. Clarice Lispector, ao assumir o papel de narrador-personagem, desafia as fronteiras entre autora e personagem, realidade e ficção, convidando-nos a examinar a própria essência da narrativa.

O constante entrelaçamento entre a voz do narrador e a da autora cria uma atmosfera de intimidade e autoconsciência, onde a arte de contar histórias se torna o cerne da discussão. Lemos a narrativa e nos perguntamos como tal complexidade pode ter sido escrita; "Lispector" — ou "Rodrigo S.M", quem dirá? — nos revela os bastidores da criação literária, confrontando-nos com as ambiguidades e os dilemas inerentes ao processo de escrita, ressaltando a complexa relação entre autor, personagem e leitor.

Macabéa, a figura central da trama, transcende sua condição de personagem para representar a humanidade em sua essência. Sua existência marginalizada e sua busca por um significado em um mundo desesperançoso ecoam as experiências de muitos marginalizados pela sociedade. A jornada de Macabéa nos confronta com as injustiças sociais e as desigualdades que permeiam nossa realidade, principalmente em território brasileiro.

A prosa fragmentada e não linear nos convida a explorar os recônditos mais profundos da psique humana. Macabéa era mesmo daquele jeito? Robson — ou Clarice — escreveu a personagem pensando em alguém, ou em milhões? Milhões de brasileiros nordestinos que vivem em condições semelhantes. Ao mergulhar nas profundezas da alma de seus personagens, Clarice vai nos desafiar a confrontar nossos próprios medos, desejos e angústias, revelando as complexidades que definem nossa humanidade.

"A Hora da Estrela" não é apenas uma obra de ficção; é um espelho da condição humana. Um espelho refletindo e exibindo para o mundo todos os pensamentos de um escritor e sua obra; seu amor e seu ódio por seus personagens, suas criações. Ao nos confrontar com as realidades cruas e dolorosas da vida, Clarice nos incita a refletir sobre nossas próprias existências e a buscar significado em meio à turbulência. É uma obra que vai nos desafiar, é emocionante e transforma, deixando-nos cativados pela profundidade e beleza da experiência literária.

site: https://msha.ke/natannysouza

ana 03/05/2024

Até tu brutus?
Quero apenas registrar os trechos que me marcaram

hoje, pensou ela, hoje é o primeiro dia de minha vida.

quanto ao futuro

estrela de mil pontas

saudade do que poderia ter sido e não foi

o silêncio que eu creio em mim é resposta ao meu mistério

acreditar chorando.