A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector




Resenhas - A Hora da Estrela


5923 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


gabicarrv 30/05/2024

"sou virgem e gosto de coca cola"
A Macabéa é tão tonhoninha doce e satisfeita com a vida de tonhona simples dela que me deixou presa o livro todinho em uma noite. Não vi ela de uma forma miserável mas sim como alguém que vive no puro suco da simplicidade, uma fofa, menção honrosa ao momento dela sozinha em casa dançando e curtindo a solitude
comentários(0)comente



Cris609 29/05/2024

Como no próprio livro diz: "a vida é um soco no estômago" e essa história também. Mesmo imaginando que não seria do tipo de livro de história com final feliz, foi impossível não torcer para que coisas boas acontecessem na vida da protagonista, um desejo que ela finalmente quisesse mais da vida, que se entendesse mais. E tem tanta realidade nisso, passamos tanto tempo tentando descobrir quem somos e para que estamos nesse mundo, para muitas vezes nunca chegar a descobrir isso. É uma visão bem triste da vida, viver apenas para sobreviver e quando finalmente talvez tenhamos a chance de viver, a vida nos é tirada.
comentários(0)comente



giovana 29/05/2024

Não tem como não amar cada vez mais a história de Macabéa e até se identificar com ela. Clarice muda totalmente sua escrita nesse livro que foi o último lançado pela autora antes de sua morte, e o pseudônimo do escritor não consegue ocultar os verdadeiros sentimentos de apatia de Clarice durante o enredo.

Li pela primeira vez no ensino médio, e até hoje continua sendo um dos meus favoritos da escritora.
comentários(0)comente



Beatriz 29/05/2024

Clarice é um sentimento. Infelizmente nem todos podem compreender a sua escrita da maneira correta. Para aqueles que estão na dúvida, leiam e apreciem. Sintam e compreendam a forma como a autora escreve. ??
comentários(0)comente



catberryx 29/05/2024

A Hora da Estrela
Primeiro livro que li da Clarice e foi um tapa na cara.
A História de Macabéa é triste de fazer pena. Você sente raiva e tristeza o livro toda.
Macabéa só queria conhecer a vida.
comentários(0)comente



solreading0 29/05/2024

Primeiro livro da Clarice que leio e já ganhei um soco no estômago!!
A história de Macabéa te faz sentir raiva, pena e te da outra visão do mundo.
comentários(0)comente



sysswtf 29/05/2024

Este livro é um mergulho profundo na vida e no universo interior de macabéa, uma jovem nordestina que vive em condições precárias no rio de janeiro. a narrativa nos conduz por sua jornada solitária e melancólica, revelando suas reflexões, anseios e a busca por significado em meio à sua existência desprivilegiada.
clarice lispector tece uma prosa poética e introspectiva, penetrando nas camadas mais íntimas da personagem principal, enquanto simultaneamente explora questões universais sobre a vida, a identidade e a solidão. a autora utiliza uma linguagem singular, repleta de metáforas e simbolismos, que convida o leitor a adentrar no mundo interior de macabéa e a refletir sobre as complexidades da condição humana.
através de sua escrita sensível e perspicaz, clarice lispector aborda temas como a marginalização social, a alienação, o contraste entre sonho e realidade, além de questionamentos existenciais profundos. a protagonista macabéa torna-se um ícone da fragilidade humana, representando não apenas sua própria história, mas também ecoando as vozes silenciadas de tantos outros marginalizados.
comentários(0)comente



mari.7 28/05/2024

A vida é um soco no estômago.
Foi o primeiro livro que li da Clarice, é uma leitura fácil, rápida e curta de ser feita. Darei quatro estrelas porque esse é o meu primeiro contato com um livro da autora, eu esperava uma coisa e recebi algo totalmente diferente.

Eu gostei muito da leitura e da história, marquei várias coisinhas no livro físico e passa certas reflexões. Clarice nos faz sentir e nos apegarmos a Macabéa, uma mulher simples e que reflete a imagem de muitos brasileiros nas mesmas condições.

Não estava acostumada com esse tipo de obra, mas eu recomendo super! é uma leitura essencial. Não sei expressar bem o que senti quando estava lendo, me fez parar e pensar sobre alguns tópicos, então acho legal todos lerem para terem uma experiência única.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luana 28/05/2024

Não sei o que sentir
Os 3,5 que dou são apenas pela genialidade de Clarice. que a escrita dela é inovadora é inegável, mas a história, que tem um narrador chato e personagens de dar dó e que irritam o livro inteiro, é difícil de descer. e essa é a ideia do livro, acredito eu, mas é um ponto de vista que não me toca como leitora. ponto pra escrita e mente incríveis da Clarice. além disso, a questão do narrador relembrar - o tempo todo - que essa era uma história desinteressante e nunca chegar aos acontecimentos deixou o processo de leitura muito tedioso. terminei o livro pensando que as obras dela são muito boas, mas não são pra todos os leitores (e talvez eu seja uma das pessoas que não combinam tanto, quem sabe? em outros livros dela talvez eu me prenda e me preocupe com algum personagem, como não ocorreu em A Hora da Estrela).
comentários(0)comente



Felipe | @fe.ituras 28/05/2024

Macabéa é uma figura tão comum no cotidiano que acaba passando despercebida. Uma mulher simples, sem muito conhecimento, de vida pacata, subsistência mínima e cheia de sonhos. A pobre Macabéa nem sabe se defender do mal das pessoas, tamanha sua pureza e inocência.

Apesar de ser uma personagem tão caricata e de a história ser tão crua, a principal característica dessa obra, para mim, foi a escrita de Clarice: uma explosão de sentimentos e vocábulos. Em alguns momentos, a sensação era de estar lendo outra língua e não o português. A tradução do que se sente para o que é escrito é única nas mãos de Lispector.

Uma trama curta que, no fim, deixou em mim a vontade de viver em uma eterna ignorância, olhar o mundo de forma alienada e sem medo de enfrentar o próximo dia, ao estilo de Macabéa, só querendo comer um cachorro-quente com Coca-Cola.
comentários(0)comente



Diego Santos 28/05/2024

A ignorância pode ser uma benção.
A simplicidade às vezes faz uma situação triste parecer irrelevante, ao mesmo tempo que faz com que conhecimentos fora dela pareçam a coisa mais inacreditável e incrível do mundo.

Por mais que o conformismo não seja bom, nem sempre é bom sair da "ignorância".
comentários(0)comente



Nágela Soares 28/05/2024

Tô devastada
Meu deus,que livro! Se tornou facilmente um dos meus preferidos. Literalmente, Clarice não é pra se entender é pra se sentir. O livro é recheado de trechos que conseguiram comunicar com precisão as emoções e os sentimentos que eu não conseguia expressar verbalmente. Eu amo quando encontro um autor/uma autora que consegue colocar no papel o que tá na alma. Simplesmente magnífico.
comentários(0)comente



Sophia.DaAvila 28/05/2024

Ah, que livro magnífico. Uma história que podia ser simples mas Clarice a tornou uma das maiores obras. Essa, vai tocar qualquer um com corações abertos.
comentários(0)comente



Tamires.Ferreira 27/05/2024

Incrível
Livro incrível, primeira vez que leio clarice lispector. me identifiquei com a macabéa kkkkkkkkkkk muito triste, todo mundo deveria ler
comentários(0)comente



5923 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR