Em Algum Lugar do Passado

Resenhas - Em Algum Lugar do Passado

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lívia 28/04/2013

LIVRO MARAVILHOSO
Li esse livro a anos, eu estava senao me engano entre a 5-7 serie. Nao lembro exatamente. Hj eu ja terminei ate a faculdade hehe.
E bem eu DETESTO ROMANCE. Mas detesto msm, filme romantico, livro romantico, odeio td isso. Sempre deteste, sempre achei um saco, ridiculo e etc...
Achei esse livro entre varios que tinham na estante aqui de casa a mt tempo atras(hj nao tem mais pq meus pais doaram tb a mts anos). E fui ler, nem me toquei q era romance, achei q era falando do passado, pq eu sempre adorei coisas historicas(tanto que fiz faculdade de historia). E AMEI o livro. É mt bom. Nao é um romance bobo, é um romance simples, discreto, e mt bom. O livro não é parado. Do inicio ate o meio é a pesquisa dele sobre ela e a epoca em si, q foi otima, gostei mt desta parte do livro. Depois e ele tentando se virar naquele lugar e eles se conhecendo. Do meio pro fim é eles se conhecendo e se apaixonando, e o romance e si, mas com pitadas de aventura e nao ficam o tempo todo naquela: 'ah como eu te amo' 'ah isso' 'ah aquilo'. Não tem mt melodrama nao.
Eu amei, é mt bom msm.

OBS PRA QUEM VIU O FILME: Quem viu o filme, apaga td q viu, o filme é pessimo se comparado ao livro. E nem diga: 'ja vi o filme nao vou ler o livro'. Leia pq 90% do filme é diferente do livro. Como as coidsas acontecem, como se desenrola e ate msm o final é diferente.

Mimi 13/11/2012

Bem escrito!
Não é assim, o meu tipo de leitura preferido! Uma amiga indicou e me emprestou! Mas o livro prende, a história é relativamente boa, mas é muito bem escrito. E eu gostei mesmo foi da descrição que o irmão dá do autor no começo e no fim, e no fato e ser uma história "real"!

Danny 20/09/2012

Isso é romântico!
Não sou fã de histórias românticas, mas esse livro é demais!!
Richard se apaixona pela atriz Elise ao ver sua foto.
O problema é que ele está no século XX e ela no século XIX.
Impossível? Richard achou um meio.
Emocionante!

Ana Paula 01/09/2012

Para mim o livro foi uma decepção. O filme é muito melhor!!!
claudia 05/09/2016minha estante
Concordo plenamente!

Flavio Assunção 03/06/2012

Richard Matheson é um autor mundialmente famoso por seus livros de suspense e de terror. "Em Algum Lugar do Passado" é um dos poucos que foge desses gêneros, embora o fantástico ainda esteja presente ao contar a história de um homem que volta ao tempo para encontrar um grande amor.

E o nome desse homem em questão é Richard Collier, um escritor que em 1971, aos 36 anos, se encontra com um tumor no cérebro. Como seu câncer já é terminal, ele resolve pegar seu carro e viajar pelo país. Ao chegar em um hotel, vislumbra um quadro de uma bela mulher, uma atriz que obteve seu auge em 1896 e morta há algum tempo. Logo, Richard se apaixona por essa mulher e cria uma obsessão em encontrá-la. Realizando técnicas de volta ao tempo, ele espera conseguir viver um intenso romance.

E basicamente a trama toda enfoca isso: o romance. Em alguns momentos dá nos nervos o tanto que é meloso e, principalmente, nos modos medrosos e comedidos dos personagens. Irrita também as ações que o personagem principal toma o tempo todo, com seus excessos de pedidos de desculpas, dentre outras coisas.

O livro não é ruim, tem momentos muito interessantes até porque o tema em si, bastante original, leva a isso. Mas, por outro lado, é extremamente arrastado. Pode ser que leitores mais impacientes até pulem alguns parágrafos pra chegar logo ao que importa. No final das contas o livro deve agradar apenas a quem realmente se interessa por romances românticos. Não é bem o meu caso, já que li mais por Matheson ser um autor incrível, de outras obras marcantes.

Egídio Pizarro 28/10/2011

Excelente
Li uma excelente história de amor, e o que me deixou mais contente é que não fiquei com a impressão de que poderia extrair mel se torcesse o livro. Vi-me envolvido com a narrativa e, por mais absurda que fosse a ideia de Richard Collier, acabei torcendo pelos protagonistas.

Elise Mckenna é descrita de uma forma tão interessante que tive a impressão que Richard Matheson se utilizou de uma atriz que realmente existiu. Ao pesquisar sobre a personagem, descobri que ele realmente se inspirou em uma atriz de teatro que teve muito sucesso na virada do século XIX para o século XX, chamada Maude Adams - o que aumentou a minha sensação de satisfação após a leitura.

Altamente recomendável.

Mel 01/06/2011

Eu o acho fascinante.
Talvez o estilo do autor nesta obra seja muito detalhista, mas cada palavra vale pelo conteúdo, fazendo o leitor acreditar que a história realmente aconteceu.
O ano é 1971. Richard Collier é um homem de 36 anos que descobre ter um tumor inoperável no cérebro, restando pouco tempo de vida. Assim, decide viajar e aproveitar este tempo para escrever seu último livro. Hospeda-se no Hotel del Coronado, onde se depara com um retrato de uma atriz famosa que apresentou uma peça neste mesmo hotel, no ano de 1986.
Apaixona-se por ela instantaneamente, e assim, começa a procurar em registros e bibliotecas informações sobre Elise McKenna. Estuda fenômenos físicos sobre o tempo, e após comprar roupas da época, passa a fazer uma auto hipnose dia após dia, até conseguir transferir-se para 1986 e encontrar a famosa atriz, com quem vive dois dias intensos e marcados por inúmeras coincidências, de acordo com os registros que ele leu a respeito dela e de sua biografia.
O final, escrito pelo irmão de Richard, é surpreendente.

Paulinha 21/02/2011

Paula Cordeiro
Comprei o livro achando que ia adorar, como amo o filme, mas me decepcionei. Falta "vida" nos personagens. Tiro o chapéu para o diretor e o roteirista do filme. Fizeram uma obra de arte.
Bruno Martins 14/05/2013minha estante
O roteirista do filme é o próprio autor do livro.

Cris_Psyche 20/02/2011

Filme melhor que o livro...
...sei que resenha não é local para escrever se gostamos ou não. Mas vou ignorar o fato para fazer uma advertência: livro muito, muito cansativo, o autor descreve e descreve e descreve. Tentei ler super afoita porque amei o filme e no final detestei o livro. Absurdo, mas real. Vou dar mais uma chance e tentar ler novamente, pois minha primeira tentativa eu ainda era uma "aborrescente" e provavelmente a "paciência e tolerância" para uma leitura um pouco mais densa ainda não faziam parte do meu perfil.
Se mudar de idéia após a releitura eu mudo a "resenha" para o que ela merece ser verdadeiramente.

Guilherme 28/11/2010

Em Algum Lugar do Passado
Até hoje nunca tinha lido um livro que tratasse de um amor tão intenso quanto o de Richard Collier e Elise McKenna. Um amor que por algum tempo superou a diferença de 75 anos, contrariou a lei do tempo e que voltou no tempo para que fosse realizado.

Richard Collier vive no ano de 1971, e se apaixonou perdidamente por Elise McKenna, uma famosa atriz que faleceu anos antes. Ele sabe que ela é o seu grande amor, mas nada pode fazer, afinal o tempo já seguiu sua ordem natural... até o momento.

Tomado por um desejo insano de ficar com a mulher amada, Richard volta para o ano de 1896, e encontra com Elise, que misteriosamente já o esperava. Contrariando tudo e todos eles conseguem ficar juntos... mas quando se mexe com o tempo, nem sempre o final é feliz.

Um livro muito bonito que mostra que o verdadeiro amor pode superar tudo, até mesmo o tempo. No início o livro é um pouco confuso e cansativo, mas a leitura vale a pena, e melhora muito no decorrer da narrativa.

Germaine 19/11/2010

Lindo como o filme....
Gostei muito, uma bela história de amor. E o mocinho já tinha a cara do Christopher Reeve....

Cássia | @procureiemsonhos 24/08/2010

Particularmente, gostei da primeira parte inteira do livro. Ao chegar na segunda, não via a história fluir e só conseguia ler inúmeras passagens de amor 'mela mela', o que não faz me tipo (no momento).
Enfim, duas estrelas.

Fran 17/08/2010

Eu encarei esse livro com a mente aberta. Isso pq é a história de um amor arrebatador (e eu sou sempre desconfiada com essas coisas). Richard Collier é um homem de 36 anos que está em fase avançada de um câncer na cabeça e resolve se "aventurar", andar por aí, para escrever um livro. Até que vê o retrato de uma atriz no hotel em que está hospedado e se apaixona, volta no tempo em busca desse amor.

Sendo assim, a primeira parte do livro é de um homem sozinho, visitando lugares e descrevendo-os em seu gravador. Ou seja, um tanto tédio. Essa parte serve para mostrar a solidão do personagem e deixar claro em que situação ele se encontra. Mas é impossível não sentir vontade de pular umas linhas.

Porém, quando a coisa começa a fluir, a gente se depara com um protagonista de humor muito fino e com atitudes hilárias, devido sua adaptação a mudança da época em que vive (de 1971 para 1896 - 75 anos). E a coisa mais forte desse livro é que ele realmente mostra a diferença dos mundos em que Richard e Elise vivem, mas que a liberdade que ele lhe dá, por estar acostumado numa época mais liberal, é fundamental para conquistá-la.

A história é linda, e com mistérios que te prendem no livro. Ele atravessou o tempo para encontrá-la e ela o esperava. Eu fiquei morrendo de angústia até a última página, porque a gente tem idéia de como foi o futuro, e precisa ver como ficou o presente entre os dois amantes.

Ver uma história de amor sob o ponto de vista de um homem (narrado em primeira pessoa por Sr. Collier) parece mais fascinante e menos enfeitado do que com uma protagonista mulher. Ele ama e corre atrás do que sonhou e quer com Elise.

Mas para mim, o desfecho da trama é a melhor parte, pois se esperas um final lindo e feliz, o autor mostra realidade! Um amor intenso, numa atmosfera ficcional, com final real! Simplesmente lindo.

Vanessa Meiser 04/08/2010

ESTAS E OUTRAS RESENHAS NO BLOG LEITURAS PONTOCOM

Sem palavras.....

Nada do que eu diga aqui conseguirá descrever a sintese desta história, ela é belíssima. Trata-se de um amor nunca antes visto e nem sentido, um amor sem fronteiras que transpõe as barreiras do tempo, que não se conforma com o possível, quer (e consegue) o impossível. O livro é rico em detalhes que fazem o leitor sentir-se dentro da história, vibrando com cada passo dado por Richard à caminho do seu grande amor, Elise.

Assisti o filme cerca de uns 15 anos atrás e digo que, tanto o filme quanto o livro, as duas versões são recheadas de encantos, nada devendo uma para a outra. Lembro que na época, quando olhei o filme, ele ficou por muito tempo no topo da minha lista de favoritos e nem sabia que existia em livro.

Vale muito a pena ler e se emocionar com esta história que, mesmo com ares de ficção e de "delírio", é impossível não se envolver nesta paixão, sofrer e amar junto com os personagens.

marouilha 04/08/2010

Sem dúvida uma belíssima obra. Não assisti o filme, mas - como sempre - duvido muito que seja melhor que o livro.
Richard Matheson consegue descrever todas as cenas de forma incomparável, é como se você pudesse recriar tudo em sua mente. Além de toda a confusão e os elementos de ficção científica. Tudo isso faz o livro deixar de ser apenas mais um romance para ser um clássico.

1 | 2 | 3 | 4 | 5