As Vinhas da Ira

As Vinhas da Ira John Steinbeck

Resenhas - As Vinhas da Ira

Luiz.Machado 26/08/2023

Sem dúvida um dos melhores livros que eu já tive o prazer de ler, mesmo o lovro deixando um gosto amargo do inicio ao fim, onde o autor nos mostra durante todo o tempo a desigualdade que existe. E um livro atual que nos mostra a realidade nua e crua.

Crisinha 24/08/2023

Só leiam ?
Um livro escrito na década de 30 mas relata fatos tão atuais e sofridos.
Uma família que com toda dor para a sobrevivência, faz um esforço enorme para continuar unida.
Um livro que começa de mansinho, nos mínimos detalhes, e se torna uma leitura forte com um final arrebatador.

Pisi14 24/08/2023

Solidariedade em tempos difíceis
O livro nos mostra a família Joad pegando a estrada e saindo de Oklahoma para fugir da pobreza e tentar uma sorte melhor na Califórnia. No caminho, as dificuldades materiais e a fome são amenizadas pela solidariedade obtida no encontro com outros grupos de migrantes.

O livro é um retrato ficcional da Grande Depressão americana, período de crise econômica e social nos anos 30 do século XX e suas páginas nos mostram personagens que fogem daquele esperado individualismo presente no cenário social local

lara 19/08/2023

As vinhas da ira
O que eu gostei nesse livro é que mostra que a historia que ele conta sobre a familia pode ser sobre QUALQUER familia que estava passando pela mesma situação na época

Maria Amélia 15/08/2023

"As vinhas da ira" (The Grapes of Wrath), de John Steinbeck (1902-1968) ??
?National Book Award 1939
?Prêmio Pulitzer 1940
?Prêmio Nobel de Literatura 1962

"Publicado em 1939, As vinhas da ira marcou o auge da carreira de John Steinbeck e se mantém como um documento social e um marco da literatura. Assim como o livro, o filme, que rendeu um Oscar ao diretor John Ford e foi protagonizado por Henry Fonda, tornou-se um clássico.
Dez anos depois do início da Grande Depressão de 1929, Steinbeck criou um manifesto perene com foco na luta dos excluídos. As vinhas da ira representa o confronto entre indivíduo e sociedade, através da epopeia da família Joad, expulsa pela seca dos campos de algodão de Oklahoma, para tentar sobreviver como boias-frias nas plantações de frutas do Vale de Salinas, na Califórnia."

Gabriela.Faria 13/08/2023

Nota dó
Queria muito ter gostado, juro!
Muito repetitivo os capítulos, sensação de que não cheguei a lugar nenhum com esse livro
Luiz993 20/08/2023minha estante
Foi o que pensei quando terminei o livro "sensação de que não cheguei a lugar nenhum"... apesar de o autor escrever bem e criar um roteiro interessante, mas não aconteceu.

Bells 29/09/2023minha estante
Entendo que pode ter parecido isso, mas não é sobre aonde irá chegar, é sobre o processo, o caminho de se tentar chegar a algum lugar, a uma vida decente que nunca chega.

Ana Claudia 08/08/2023

O estilo americano de viver
O livro retrata a história de uma família de migrantes durante a Grande Depressão, logo após a Crise de 1929. Várias famílias tem suas terras tomadas pelos bancos e migram para a Califórnia, a fim de conseguir emprego. Vários empresários espalham anúncios de emprego pelo país, com o objetivo de aumentar a mão de obra disponível e diminuir os salários dos trabalhadores. A família migra com muita esperança de conseguir uma casinha branca e um pedacinho de terra, e aos poucos vai sendo frustrada.

No geral, a história não tem grandes acontecimentos, mas os diálogos são incríveis e tem muita fluidez. Os personagens são bem construídos e é impossível não amar a mãe da família Joad. O autor costuma intercalar capítulos longos sobre a família com capítulos curtos que ajudam a contextualizar o que está acontecendo nos EUA.

John Steinbeck faz muitas críticas e mostra a importância da intervenção do Estado na economia. Indico de olhos fechados para quem quer entender melhor o que foi a Grande Depressão.

Rodolfo.Barbosa 03/08/2023

Uma triste migração.
A grande depressão americana(na década de 1930), teve vários efeitos na vida das pessoas daquela época. Esse livro relata a estória de uma família que migra de suas terras natais, para o oeste americano, devido a falta de emprego, e ao desapropriamento de "suas terras".
Todo sofrimento que a família passa é bem triste de se ler no decorrer do livro.

Toda migração, independente do país, sempre vai acontecer (fome, desespero, morte...) logo o livro reflete o que acontece não só naquela época nos EUA, como já acontece em outras migrações no mundo todo.

Os personagens do livro são muito bem construídos, e o enredo é muito bom. Só não dou 5 estrelas porque houveram partes da narrativa que fugiam um pouco da estória principal, e ficava um pouco entediante em alguns momentos.
Recomendo.

Tiago 31/07/2023

Um período muito difícil aos norte-americanos.
Neste livro vemos o cotidiano de famílias que perderam suas terras na crise de 1930. Tendo como protagonistas da história a família Joad.
Muitas dificuldades foram narradas neste livro, muito sofrimento e muitas dores, mas também muita cumplicidade e muita empatia, como em qualquer época difícil a de se despertar o melhor e o pior do ser humano.
Uma leitura bem fluída e envolvente, que se faz passar rápido as 585 páginas. Na minha opinião não vai ser um dos melhores livros de literatura que já li e vou ler, pois devido os prêmio e as grandes indicações como livro preferido de muitos, talvez criei espectativas altas demais.Mas gostei muito de ter o lido e será daquelas histórias difíceis de esquecer e que ficará na memória, presenciando essa época difícil dos norte-americanos.
Fechando aqui indico sim essa leitura, vale a pena.

Isabella Cristina 27/07/2023

Ainda não sei se gostei
Iniciando pelo mais fácil, irei falar da escrita, a leitura dessa história de modo geral foi tranquila, o texto não é difícil, é bem fluído e para mim as páginas passaram voando, mesmo que o autor seja bem prolixo e tenham capítulos gigantes, depois que você engata passa tranquilo.

Agora sobre a história em si, eu gostei de algumas coisas, e desgostei de outras, como eu disse anteriormente o livro tem alguns capítulos gigantes e depois que eu parava para pensar, você tinha passado 30, 40 páginas do livro sem que quase nada de fato ocorresse na narrativa; outra coisa que não gostei muito foi que o autor muitas vezes narra situações com um único proposito de chocar, algo que não precisava, nós acompanhamos a família Joad aqui, que precisa deixar sua terra para buscar uma melhor condição de vida em outro lugar, e nós acompanharemos essa jornada que não só eles, mas diversas outras pessoas estão passando, a vida desses personagens já é sofrida, e tem cenas aqui que tocam de verdade, pois a situação deles é difícil mesmo, mas ai o autor vinha com falas/cenas que pareciam ter o único propósito impactar mesmo sabe?

Eu gostei de alguns personagens, a Mãe, o Tom e o Casey são personagens que adquiriram minha simpatia, a Mãe é a base dessa família e é ela que luta para manter todos juntos e para manter todos em frente na jornada, em vários momentos é ela a pessoa que irá tomar a palavra que irá fazer essa família seguir, principalmente em momentos que eles se acomodam, é de fato minha personagem favorita.

O livro se divide tendo 1 capítulo com a narração da história dos Joad, e no capítulo seguinte uma visão mais geral, narrando o que está acontecendo de maneira geral com as famílias devido a crise que estão passando, a tomada das terras pelo banco, a exploração, a fome, a miséria, e esses capítulos foram todos muito bons para mim.

Bem, não sei mais, eu não tinha aquele desejo de ler, quando eu pegava o livro a fluidez me fazia engatar e ler várias páginas direto, mas não era uma história que eu ficava no desejo de voltar, é um livro com uma história triste, sofrida e apesar de tudo, eu recomendo a leitura, acredito é uma história que irá tocar cada um de maneira diferente.

Mayara 25/07/2023

Chocada
Que leitura sinistra, pra dizer o mínimo. Uma história muito triste? mas necessária. Muito boa para reflexão, de como o capitalismo funciona e como as sociedades ignoram os vulneráveis. Como nesse sistema mais se valoriza os bens materias, riquezas e status do que o bem estar do ser humano. E como pessoas gananciosas destroem a vida de outros e os entregam a pobreza e miséria por causa de lucros. O mais triste é saber e ver que mesmo depois de anos que o livro foi escrito, esse padrão continua. Pessoas na extrema pobreza, baixos salários, exploração do trabalho etc.

GuiDosvaldo 23/07/2023

Ghost of Tom Joad
?Enquanto a ignorância e a miséria permaneceram no planeta, haverá necessidade de livros como esse?.
Um livro marcante, sofrido? e super necessário.

leiturasda.emi 19/07/2023

Leitura impactante!
Mais um pra minha lista de favoritos, sem dúvida. A escrita é envolvente e encantadora. Contamos com mínimos detalhes que nos ajudam a imaginar cenários e personagens.

Me deixou triste, reflexiva... confesso que em alguns momentos senti a necessidade de silenciar e digerir as palavras. A luta por dignidade e sobrevivência se faz presente do começo ao fim. Sensível, real, doloroso...

Consegui fazer relação com dois outros livros "Vidas Secas" pelo enredo "parecido" dos personagens. E "Ensaio sobre a cegueira" que nos faz refletir sobre a necessidade da união entre pessoas quando as coisas desandam. No meio disso tudo a figura da mãe sustenta a família de forma tocante!

Vi a @jucirqueira falando sobre esse livro em alguns dos seus vídeos. Ju fala com carinho dessa leitura e fiquei com vontade de ler. Só acho que devia ter feito isso antes, mas antes tarde do que mais tarde, não é?

Camila 16/07/2023

Escrito há tanto tempo e tão atual... com certeza um dos melhores livros que já li! É daqueles livros que te marca pra sempre! Um final tão simples, mas ao mesmo tempo inesperado e muuuito simbólico que vai te deixar dias pensando sobre a temática. Quem tem senso de coletividade vai sofrer ainda mais! Recomendo fortemente a leitura!