O Melhor do Mundo

O Melhor do Mundo Seth Godin

Resenhas - O Melhor do Mundo

Richardrx 24/12/2010

Simples - Vai mudar sua vida
O livro parte do conceito que toda e qualquer coisa possui uma grande "depressão", que é exatamente a figura da capa bem próximo do nome em inglês (The Deep).

A idéia é que tudo começa divertido e fácil, após um certo tempo perdemos uma parte da empolgação e a relação esforço/ganho fica mais árdua e é exatamente aí que muitas pessoas desistem.

O autor prega que se você não acha que vale apena atravessar essa depressão nem deve começar algo, e sugere uma ótima reflexão sobre insistir e desistir das coisas, mostrando também que desistir algumas vezes é a melhor decisão que você pode tomar.

Elton.Oliveira 01/03/2023

Um ponto chave
Um ótimo assunto para ser abordado!

Gostei da ideia central do livro , a transposição do "vão" , o detalhe q vai fazer vc progredir, estagnar ou desistir de seus objetivos !

Às vezes ficamos um pouco perdidos e queremos desistir pq estamos apanhando tanto, q não sabemos mais se realmente vai valer a pena todo o esforço e persistência! Esse livro mostra alguns pontos chaves para fazer esses questionamentos.... Bem interessante!

Recomendo, vai ajudar à todos ! Afinal , quem é q nunca se sentiu um pouco perdido ?!

Icaro Silva 24/04/2023

Livro muito bom.
Leitura super fácil e rápida. Livro sobre como gerir e organizar as suas escolhas para saber quando é a hora certa de desistir de algo, da maneira certa, para você evoluir!

Bruna 15/07/2022

Li por uma indicação para refletir sobre o tema. Mesmo sendo um livro curto, foi interessante a sua reflexão. ?Todos os nossos sucessos são iguais. E nossos fracassos também.?

Marta__A 28/04/2022

confesso que achei que seria um livro muito bom, pelo que li comentários e vi resenhas, mas não achei grande coisa.

Gustavo 23/01/2021

Domine a arte de desistir
Os vencedores nunca desistem, certo? Errado.

Essa foi uma releitura de um livro pequeno, que em princípio não me pareceu fazer tanto sentido na primeira vez, por isso, esperei alguns meses, e já com outras ideias em mente, experimentei lê-lo novamente.

De fato, a forma como você irá interpretar esse livro irá depender de como você está se sentindo no seu atual momento. Eu mesmo tive duas tendências pós leitura completamente diferentes, após a conclusão do livro.

Nesse livro Seth Godin explica o porquê e o como se tornar o melhor do mundo na sua área, o que é ser o melhor do mundo, e como você pode se aproveitar da sistemática por trás do nosso mecanismo de desistência para ir além dos concorrentes.

Inicialmente ele explica o porquê ser o melhor do mundo, as vantagens e os desafios, e logo em seguida entra no assunto que ele trabalha bastante no livro, as três classificações que abrangem praticamente qualquer tipo de situação na nossa vida, são elas:

O beco sem saída: O beco sem saída é aquela situação da nossa vida em que as coisas já não vão mais melhorar, não há perspectiva de melhora, e ficar ali será apenas uma perda de tempo imensa, e um desperdício de potencial. Permanecer em um beco sem saída é desistir de viver as possibilidades que a vida tem pra dar. Exemplos de becos sem saída: Um relacionamento que nunca evolui e permanece com os mesmos problemas, um trabalho em que não há chance alguma de promoção, Para o autor, esse é o tipo de situação em que devemos fugir o mais rápido possível.

O vão: O vão é o tipo de situação que diferencia quem é o melhor do mundo, de quem é apenas um em meio a multidão. O vão é o tipo de situação que as pessoas de sucesso buscam e se empenham com todas as suas forças para superar, e a cada vão superado mais concorrentes ficam para trás. Superar o vão é difícil, e é por isso que ele é tão valioso, porque é raro, a maioria das pessoas desiste antes de superar o vão. Quem consegue superar o vão é os que deixam os concorrentes para trás, quanto mais vãos superados, mais distante da concorrência você fica. Esse é o tipo de situação em que você precisa buscar, mas não buscar ultrapassar todos os vãos de uma vez só, e sim buscar os vãos necessários, os vãos da sua área, aquele tipo de situação que fará você se destacar de qualquer outra pessoa da sua área. Temos recursos limitados, tempo e energia são recursos finitos, portanto, escolha qual é o vão que você quer passar, defina com antecedência sob quais circunstâncias você desistiria (é melhor definir com antecedência as únicas circunstâncias de uma possível desistência, pois na hora em que a dor vem, é mais fácil dar desculpas para desistir), e não para até superar o vão. Lembre-se, superar o vão é algo que poucas pessoas fazem, isso é algo raro, e tudo que é raro é valioso, cada vão superado é = a mais concorrentes deixados para trás.

O abismo: O abismo é o terceiro e último tipo de situação. É onde as pessoas costumam desistir quando já é tarde demais. Esse é o mais simples de todos, porém o mais perigoso. Um exemplo de situações abismo são: Hábito de fumar, é algo que é bom com o tempo, cada cigarro é melhor que o último, mas chega a um ponto em que você cai num abismo, que é por exemplo um enfisema pulmonar. Outro exemplo seria o das pirâmides financeiras, parece bom, a cada dia fica melhor, os ganhos cada vez mais altos, e quando você percebe, toda pirâmide foi abaixo e todo seu dinheiro foi embora.

Identifique na sua vida quais tipos de situações que você está vivendo, fuja dos becos sem saída e dos abismos, escolha quais vãos você investirá seu tempo e recursos, certifique-se de ter tempo e recursos o suficiente para superar o vão, e defina antecipadamente sob quais circunstâncias você desistiria. Supere o vão e deixe a concorrência cada vez mais distante.

Jennifer Martins 16/04/2021

Simples e direto
Livro curtinho e com leitura simples, porém sem muita profundidade nos pontos abordados.
Minhas expectativas eram altas e fiquei decepcionada, confesso.

Adolfo Neto 15/02/2010

O começo é excelente...
O começo do livro é excelente. Diz quase tudo de importante que o livro tem a dizer (saiba desistir - tente ser o melhor do mundo em apenas algumas coisas - saiba que para ser o melhor do mundo é preciso passar pelo "vão").

O resto do livro é só repetição/confirmação/explicação do que foi dito no início. Mesmo assim vale muito a pena ler o livro inteiro.

Taci 08/11/2021

Você não pode tentar fazer tudo
"Vencedores desistem o tempo todo. A diferença é que eles sabem a hora certa de desistir das coisas"
Uma das grandes questões é saber quando é a melhor hora para desistir de algo e o livro aborda justamente isso. Quando desistir?

Ana Beatriz 28/12/2021

Desistir não é necessariamente algo ruim
Um livro curto mas cheio de ensinamentos. Retrata muito sobre sucesso, desistência e fracasso. Saber quando desistir de algo é fundamental e não se torna um fracasso, muito pelo contrário, desistir daquilo que não te faz 100% melhor é essencial. As vezes é preciso desistir agora para que o "Beco sem saída" não fique cada vez mais profundo.

Lis 04/05/2021

Lições práticas para qualquer contexto
Gostei da definição do autor sobre o que é ser o melhor do mundo: ser o melhor na sua região, saber identificar o vão, lugar onde aqueles que seguem lutando conseguem ir para o próximo nível, e diferenciá-lo do beco sem saída, lugar onde não há mais possibilidade de progresso.
A maior lição do livro é a de que saber desistir pode ser essencial para o sucesso. Numa cultura onde "desistir" é visto como fracasso, aprendemos na leitura que muitos dos que alcançaram sucesso souberam a hora certa de desistir para focar no que realmente importava em suas vidas.
Isso me lembra uma entrevista que assisti com Sarah Blakely, CEO da Spanx (e self made millionaire). Ela disse que quando era jovem, ainda na escola, seu pai costumava perguntar pra ela e seus irmãos no que eles tinham fracassado no dia, mostrando que valorizar os fracassos também pode contribuir para o sucesso pelo aprendizado que geram em nossas vidas.

Ciso 21/09/2010

Desistir faz parte de ser o melhor do mundo
"Aqueles que desistem nunca vencem e os vencedores nunca desistem". Péssimo conselho. Vencedores desistem o tempo todo. A diferença é que eles sabem a hora certa de desistir das coisas certas.

O livro já começa com uma patada em livros de auto ajuda e aquelas frases que ouvimos sempre como "não desista nunca". Segundo o autor, o conselho está errado, pois desistir faz parte do processo de ser "o melhor do mundo".

A todo momento o autor falará em ser o melhor do mundo (o título do livro em português) e na capacidade de desistir da coisa certa na hora certa.

Bruno 16/02/2010

Em "O Melhor do Mundo", Seth Godin consegue despertar um turbilhão de pensamentos/questionamentos sobre como interpretar as diversas situações as quais somos expostos no decorrer de nossas vidas.

Edson Camara 07/07/2021

Não há fórmulas mágicas, há ingredientes e receitas, mas tempos que meter a mão na massa para fazer acontecer.
Encontrei este livro por acaso, me despertou interesse porque estou enfrentando uma situação complicada no trabalho e a sinopse me fez ver que este texto pode me ajudar.
Saber identificar a hora de continuar ou desistir é a proposta deste livro, entretanto não é só largar tudo e partir pra outra, até para desistir é necessário planejamento e oportunidade é o que o texto de Godin nos indica.
Há vários exemplos de desistências que levaram a um acerto futuro em empresas e pessoas.
Como usual no autor, é um texto curto, mas cheio de gatilhos de reflexão. Não há fórmulas mágicas, há ingredientes e receitas, mas temos que meter a mão na massa para fazer acontecer.
no final como todos os livros do autor temos dever de casa, é o que vou fazer agora. Montei um negócio antes da pandemia, agora estou naquele momento de decisão de continuar ou desistir. O livro me ajudou a refletir mais e melhor.

luizaviana 29/07/2021

"Desistir não é a mesma coisa que fracassar"
Só você sabe o que está enfrentando, e vale a pena entender as circunstâncias e focar recursos em apenas aquilo que vão lhe gerar resultados, ou apenas te deixar feliz.

Às vezes a gente foca em ser medíocre em diversas coisas, o que nos faz sermos metade felizes, ou metade satisfeitos com a nossa vida. Mas viver não é sobre isso, é sobre viver momentos lúdicos, que realmente façam a vida valer a pena, e se qualquer coisa não está trazendo aquilo que você quer, simplesmente desista e foque suas energias no melhor para você, para quem está ao seu redor e para o mundo.