O Clube do Suicídio

O Clube do Suicídio Robert Louis Stevenson

Resenhas - O Clube do Suicídio e outras histórias

paulo.h.rodrigu 19/01/2022

Crítica de quem não sabe
Clube do Suicídio
A qualidade da escrita é imediatamente percebida em todos os contos, mesmo assim, a história de Edward Hyde e de seu infeliz alterego, é de longe a mais interessante. Para mim é a libertação da persona que simboliza a liberdade extrema e, principalmente, o amor a vida, contrapondo a luta diária do homem que precisa viver em sociedade, duas facetas imiscíveis presentes na alma humana. Outro ponto a ser pensado é a questão tão bem descrita por Platão com ?O Anel de Giges?, o limite do ?eu animal? liberto pela certeza da não punição. Esse dilema do homem foi e será sempre eterno, enquanto formos apenas ?sapiens?, e não conseguirá ser transposto apenas com adequação social. Claro isso é, apenas, minha opinião, isso é: nada.
Os contos que emprestam o nome a coletânea, são bons, mas talvez foram os que menos me impressionaram. Lembram os contos de folhetins, tão comuns antigamente, contrastando com a versatilidade do contador de histórias que Stevenson foi em ?O Demônio da Garrafa? e com a simplicidade direta de ?O Vestíbulo?.
Em ?O Demônio da Garrafa?, é perceptível a flexibilidade do autor, onde é perdido parte da rigidez da fala londrina e você percebe a familiaridade com os mares do Pacífico, decorrente pela sua paixão por Samoa durante os últimos anos de sua vida.
?Markheim? leva o leitor novamente novamente a tensão causada pelo mal, este realmente personificado, muito mais presente do que o ?diabo na rua no meio do redemoinho?. Nesse ponto discordo do que li, ao final desse exemplar, onde o autor do posfácio entende muito mais como um ?demônio interno? ao personagem.
A coletânea de contos de Stevenson tem acabamento clássico e primoroso da Cosac Naify, mostra nuances do autor, talvez para um primeiro contato que inspire novos.

Tati 14/06/2018

Apaixonada pela Narrativa
O conto que dá título ao livro se encontra dividido em três partes e narra como um determinado príncipe, desejando viver aventuras, em certa andança noturna, acaba sendo levado a descobrir a existência do Clube do Suicídio com seu confidente e chefe da Cavalaria. Trata-se de um espaço ao qual se filiam secretamente apenas aqueles que desistiram da própria vida, mas que não têm coragem ou ímpeto o suficiente para retirar a própria vida por si mesmos.
Divididos entre a emoção e o dever de sua posição, os protagonistas deverão decidir o que fazer com essa descoberta agora que se tornaram parte desse mórbido clube.

Além de "O Clube do Suicídio", o livro ainda traz os seguintes contos:
• O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde (também conhecido como O Médico e o Monstro, já ouviu falar? ;D)
• Markheim
• O Demônio da Garrafa
• O Ladrão de Cadáveres
• O Vestíbulo
Desses, os que mais me surpreenderam foram a história de Jekyll e Hyde e a do Demônio da Garrafa pela sua impressionante riqueza, com a manutenção de um estado de mistério e de tensão psicológica, com desfechos impressionantes, de modo que os recomendo fortemente.

Além disso, o livro conta com apêndices escritos por conhecidos nomes da literatura:
• A Poesia da Circunstância (Davi Arrigucci Jr.)
• Robert Louis Stevenson (Henry James)
• O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde (Vladimir Nabokov)

Este magnífico volume da Cosac Naify, infelizmente difícil de encontrar agora com o fim da editora, possui capa dura, páginas amarelas para as histórias e de um cinza claro para os apêndices, ainda com sugestões de leitura e um panorama do impacto do escritor no Brasil ao final.

Uma maravilhosa aquisição.

site: https://www.instagram.com/inkdrop__/

Sid Dantas 05/11/2017

Perfeição em estilo.
Nunca tinha lido um escritor como Stevenson. Ele faz do ato de escrever uma arte. Cada frase não há um único desperdício, apenas maestria na sua forma de contar suas histórias.

Leitura obrigatória.

criscat 23/10/2012

Stevenson e suas outras estórias
Comentários no meu blog: http://ads.tt/CBtB2w