Fingindo Ter 19 Anos

Fingindo Ter 19 Anos Alyson Noël

Resenhas - Fingindo Ter 19 Anos

@ARaphaDoEqualize 08/01/2012

[Resenha] Fingindo Ter 19 Anos
RESENHA ESCRITA PARA O BLOG http://equalizedaleitura.blogspot.com PROIBIDA CÓPIA TOTAL OU PARCIAL

Eu tentei mais uma vez ler alguma coisa da Alyson Noel. Precisava mesmo acreditar que a minha decepção era apenas com a série Os Imortais, porém... Bem, vamos a resenha.

Alex é uma garota bonita. Não tão rica, já que precisam economizar depois que os pais se separaram, e apenas a mãe trabalha para sustentar a família. Ela era o exemplo perfeito de filha perfeita: organizada, estudiosa, responsável, comportada. Mas de uma hora pra outra, começa a pensar que a vida não está mais legal como é e diante de tantos problemas – familiares e escolares -, começa a farrear ainda mais com a sua amiga M. Sim, simplesmente M. E em umas dessas festas nas badaladas mansões de Los Angeles, ela conhece Connor, um garoto mais velho, lindo, de bom papo e que felizmente (e surpreendente!) parece gostar dela. Mas ele não pode descobrir que ela ainda só tem 17 anos! Ele, Connor, o garoto que trabalha por conta própria, rico, que viaja e faz tudo o que deseja não sai com garotas que ainda não estão na universidade! Diante da situação, ela diz ter 19 anos (daí o título do livro) e começa todas as confusões.

OK, Fingindo Ter 19 Anos é um livro tipicamente americano, então se você não gosta, pode dispensar a leitura. A Alex é inteligente, bonita, lança moda e etc, se esforça nos estudos, mas tem aquela amiguinha mal caráter para estar desviando do caminho. No entanto, ela quer ser desviada e não quer. Gosta das festas, das farras, mas quer se manter certinha diante dos olhos das outras pessoas. Eu já não gosto de personagens assim, e a amiga M além de tudo é uma pessoa má. Ela usa, abusa e trata as pessoas da maneira como quer, sem se importar com os sentimentos dos outros. E me irritou bastante, que diante de tantas asneiras que ela fez, a Alex continuasse a querer a amizade da indivídua. Tipo amor impossível: sem ele não vivo! (No caso aqui: sem ela eu não tenho outras amigas!) Quando eu cheguei na metade do livro, eu já sabia tudo que ia acontecer, com detalhes minuciosos. E não estava errada.

Eu ganhei o livro do amigo secreto que fizemos em dez/2011 entre blogueiras. E me interessei pela capa que eu acho bem chamativa (de um modo bom) e por que eu estava completamente na crise dos 19 anos (pois é, não sei de onde eu tirei isso) e daí vem um livro com esse título e eu pensei: ‘Vamos ler para saber do que se trata’. Resultado: não foi decepcionante por que eu não fui com tantas expectativas, mas também não foi emocionante. Um livro que se manteve indiferente. E ele é meio enganador também, já pela sinopse, que diz que a amiga da Alex, M., tem um graaande segredo *cara de descrença* Não é nenhuma grande segredo! Eu pensava que fosse algo realmente tenebroso, e quem sabe até um pouco macabro. Mas não, é algo tão simples e tão envolto na vida dos adolescentes de hoje, que eu quase nem acreditei que aquele fosse o tão misterioso segredo.

Fingindo Ter 19 Anos foi o primeiro livro escrito da Alyson antes que ela estourasse com o sucesso da série Os Imortais. Não estou dizendo que detestei o livro inteiro, ele tem suas partes engraçadas, os pensamentos da Alex são divertidíssimos. Porém, é uma história tão igual a todas as outras, e que sempre vamos encontrar em filmes (tipicamente americanos e muito bem representados), que não tem motivos para se tornar empolgante.

A uma conclusão eu cheguei, pelo menos, lendo esse livro: a Alyson Noel sempre será lembrada por mim por causa da sua simpatia e educação, mas nunca por ter me conquistado com os seus livros. Eu simplesmente não consigo gostar totalmente de nada que ela tenha escrito até agora, não faz o meu tipo, não encaixa.

O livro também não foi bem revisado, uma vez o número de erros de digitação, concordância e regência são gritantes. A editora poderia ter prestado um pouco mais de atenção.

Ka Wozniak 26/03/2012

Resenha escrita para o Blog Cinco das Artes:

Posso dizer que a leitura do livro é fácil, sem super emoções e até que engraçadinha ... mas quem em sã consciência vai preferir Richard Branson a Backstreet Boys?! E como boa e pra sempre fã de BSB devo dizer ... "lixo pré-embalado de grupinhos "feitos para adolescentes""?!?! Me desculpe Alyson ... mas ... hã?! Nem vou discutir esse fato nesse post ... rs!

Veja o restante da resenha no Blog Cinco das Artes: