O Amante de Lady Chatterley

O Amante de Lady Chatterley D. H. Lawrence




Resenhas - O Amante de Lady Chatterley


305 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Regis 27/12/2022

Um livro que diz mais do que parece à primeira vista...
Um livro polêmico lançado em 1929 pelo autor, (um ano apenas antes de sua morte) já que a pirataria de sua obra o obrigou a fazer significativas modificações no manuscrito original.
Um livro que em 1960 foi processado judicialmente para que não fosse publicado no país de origem do autor (a Inglaterra) e que também foi proibido nos E.U.A.
Um livro que até hoje ainda é mal visto por várias pessoas pelo mundo, mesmo sendo considerado um clássico.
Porém o mais importante (na minha opinião) é que D. H. Lawrence não escreveu apenas um livro sobre sexo e traição, considero O Amante de Lady Chatterley uma história bem escrita com um desenvolvimento sucinto e empolgante que faz vários apontamentos importantes sobre assuntos pertinentes.

Lawrence, que acometido pela tuberculose sabia que lhe restava pouco tempo, considerou o livro como seu testamento. Talvez por isso nele se percebe uma carga de tristeza, de desesperança, finitude, rancor e desprezo pela sociedade. Considero impossível fazer essa leitura focada apenas no romance entre Connie e Mellors, que sim: é o ponto central do livro, é explicitamente gráfico e tem alguns problemas que consigo identificar, como a inabilidade de Lawrence de entender e descrever o prazer feminino e algumas falas problemáticas dos personagens de Clifford, seus amigos e de Mellors.

Vejo no romance bem mais que sexo, considero que os personagens travam uma fuga da solidão a que foram impostos pelas circunstâncias da vida e protagonizam um romance mergulhado em medos, incertezas, desalento e com uma carga enorme de melancolia.
A explicitação do sexo ao meu ver, foi feita exatamente para chocar e calar o puritanismo de uma sociedade hipócrita, reprimida e dissimulada. A temática abordada por Lawrence é uma pregação acalorada contra a sociedade de sua época e sobre a ignorância sexual.
Entretanto o livro também habilmente é usado para criticar o sistema socioeconômico da Inglaterra, mostrar todo o impacto da Primeira Grande Guerra (naqueles que sobreviveram e em seus familiares), o impacto das máquinas inseridas no mercado de trabalho dos ingleses e a transformação no meio ambiente causada por elas.

"A qualidade do horror de Lawrence diante do que acontecia a seu país, a sensação que transmite, certamente nos lembra alguém muito semelhante ? Tolkien. Sabemos que as visões do inferno de Tolkien foram inspiradas pelo que viu na Primeira Guerra Mundial, e as ?oficinas negras e satânicas? de Blake nunca foram mais bem imaginadas que na filmagem de O senhor dos Anéis."

Gostei muito da escrita do autor e da forma como a história é desenvolvida.
O Amante de Lady Chatterley carrega uma grande força literária que considero impossível não impactar o leitor de alguma forma.

Gostei da leitura e recomendo que as pessoas leiam com a mente aberta e tirem suas próprias conclusões.

Obs: Vejam também o filme da Netflix que ficou maravilhoso, primorosamente bem feito e com ótimas atuações.
Cosmonauta 28/12/2022minha estante
Lembrei-me de Tolkien pela crítica à apatia dos habitantes das Midlands e à destruição do meio ambiente na região.


HenryClerval 28/12/2022minha estante
É impressionante como você leu esse livro e conseguiu extrair dele mais que muita gente que só consegue ter olhos para o que está tão obviamente exposto.
Maravilhosa resenha, Régis como sempre. ?


Regis 28/12/2022minha estante
Sim, Cosmonauta. Ele e Tolkien têm os mesmos pensamentos sobre o assunto e temiam pelos mesmos motivos.


Regis 28/12/2022minha estante
Obrigada, Leandro! ?
É impossível fazer essa leitura e não enxergar todo o contexto que o próprio Lawrence descreve tão bem no decorrer da história.


Jakee 28/12/2022minha estante
Eu assisti o filme e gostei muito, não sabia que tinha o livro. Agora fiquei interessada em ler somente pela sua resenha. Sua resenha tá perfeita, parabéns.


Regis 28/12/2022minha estante
Obrigada, Jakee!
O livro tem algumas diferenças do filmes, mas o autor tem uma escrita tão maravilhosa que acho que vai gostar. Sem contar a introdução que e esclarecedora e bem escrita.


Elaine 28/12/2022minha estante
Resenha incrível, este livro já vai para minha lista de leitura do próximo ano! O filme é Lindão de tão bem feito!


Regis 28/12/2022minha estante
Obrigada, Elaine. ?
Gostei muito do filme também. É bem dirigido, ambientado e atuado.


Carolina.Gomes 29/12/2022minha estante
Muito bom! Li faz muito tempo e quero reler.


Regis 29/12/2022minha estante
Releia sim, Carolina. A escrita é muito boa e a história bem interessante. ?


Max 29/12/2022minha estante
Régis, depois de uma resenha sua, só nos resta colocar em nossa lista de leituras... ?


Regis 05/01/2023minha estante
Que fofo, Max. Suas leituras também me instigam. ??




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Martony.Demes 25/12/2022

Eu vim para esse livro por meio do filme homônimo disponível na Netflix (dez/2022). Bem, eu gostei muito da escrita de Lawrence. As descrições de cenas e cenários, os atos sexuais, os sentimentos de Lady e as mudanças na vida do Sr. Chatterley.

O capítulo 10 tem muita coisa 'interessante', sabe! rsrsr

Eu achei o final um pouco inócuo e talvez precisasse de um outro desdobramento. Por isso dou nota 4/5!
comentários(0)comente



Bruna 24/12/2022

Porque esse livro foi sensurado???
Essa história foi completamente diferente de qualquer coisa que eu imaginei que seria!!
Lendo sobre as dificuldades de sua publicação esperava um livro muito mais safadinho do que realmente foi. Quase não li por isso.
Mas fico feliz de ter lido, pois queria conhecer Connie na história e não apenas no que falavam dela.
Gostei bastante do livro, da narrativa.
Não concordei com boa parte dos pensamentos do autor, dado que ele tem visões muito antiquadas (o que, na verdade, era de se esperar) sobre diversos assuntos.
Porém, gostei mais do que imaginava da história.
Vale muito a releitura.
E a edição não deixa nada a desejar. O livro é muito bonito, os textos de apoio e as vídeo aulas são de grande ajuda e enriquecem a experiência. As imagens são gráficas, mas gostei mesmo assim.
comentários(0)comente



Luiza 21/12/2022

Muito bom
Outra leitura herdada do meu pai, mas esse infelizmente não consegui (ainda) resgatar da minha mãe.
Li também durabte as férias do ensino médio, ou seja, pra uns 17 anos atrás.
Leitura interessante, outro que preciso reler para ter a opinião da minha versão adulta, já qie na epoca da leitura eu nem era sexualmente ativa e como o livro tem algumas passagens de sexo.
O curioso é que eu vi referencias ao livro na série Mad Men e como era requisitado pelas mulheres da epoca, mas precisavam manter a leitura só entre elas já que para a epoca o conteudo era muito picante e poderia atrair má reputação.
Recente estreiou na Netflix a série baseada no livro, então essa história irá voltar "a moda".
comentários(0)comente



Anna.Beatriz 20/12/2022

E se...
Eu não resisto a pensar em como seria este livro se tivesse o mesmo conceito, a mesma proposta, mas fosse escrito por uma mulher... Seria bem diferente (e melhor rs..).
Não me levem a mal, num geral, gostei da proposta, apesar de discordar profundamente em muitos momentos, não tenho como negar que este é definitivamente um livro ousado para sua época e uma ruptura em muitos sentidos, mas ainda assim... Visivelmente escrito pela mente de um homem.
Os momentos que ele ousava falar do que a mulher supostamente espera do sexo, por muitas vezes, me provocava risadas porque é uma visão muito distorcida do que supostamente nós queremos, uma visão totalmente masculina, do que eles supõem que a gente queira.
Enfim, a obra, claro, tem o seu valor, mas revolucionária?... Apenas para homens rs.
comentários(0)comente



Nernwie 18/12/2022

altos e baixos
Comecei o livro com o seguinte pensamento: era isso que eu esperava de anna karenina, mas não foi exatamente o que eu imaginava...
Eu gostei muito do início da narrativa, mas é evidente que o livro foi escrito por um homem, afinal, a forma como os pensamentos femininos sobre s*xo são retratados são bem esclarecedores. Mesmo assim, eu vi muito potencial.
Todavia, por mais que eu tenha gostado muito da premissa e da maneira como o livro é escrito, os personagens e o romance deixaram muito a desejar. Não consegui gostar do casal principal, achei forçado e concordei muito com a opinião da irmã da protagonista sobre eles, o autor fez com que a Connie fosse domada e gostasse disso (o que vai contra tudo o que foi narrado sobre ela desde o início). Além disso, o guarda-caça não me fez sentir aquela simpatia...
Mas enfim, não foi uma leitura arrastada, gostei do fluxo em si, porém a história deixou muuuuuito a desejar.
comentários(0)comente



Alessandra 17/12/2022

Os laços do amor são difíceis de desatar
Eu, facilmente, teria dado 5 estrelas ao livro se o autor não tivesse ofendido 415 minorias durante o texto. Mas fora isso eu adorei o livro.
Gostei de tudo sobre ele, os personagens, o desenrolar da história, as críticas aqui colocadas, o final. Eu gosto muito de ver a Lady Chatterley fazendo o que lhe convém e ver o crescimento da relação dela com o amante. Também é curioso ver como a sociedade da época do livro era diferente de um jeito ruim. A cena em que as mulheres se surpreendem com a possível existência de uma "vacina" que vai impedir que elas engravidem é muito boa. As críticas sociais que o autor impõe ao longo só livro são interessantes e ver ele falando sobre como a 1 guerra afetou as pessoas é muito bom. Em um geral, eu gosto de livro que criticam a hipocrisia da sociedade e falam mal da elite no século passado.
Lady Chatterley está no meu Top 3 de livros clássicos favoritos sem pensar duas vezes. Ele só fica atrás de O retrato de Dorian Gray e 1984.
comentários(0)comente



Lara 17/12/2022

o começo é maçante! não vai a lugar nenhum, é uma apresentação de personagens sem fim, mas o decorrer da história salva o romance e encanta.
comentários(0)comente



vi lupielo 11/12/2022

DÊ-ME A DEMOCRACIA DO TOQUE
Eu comecei esse livro não pela história que contém nele, mas pela história que se tinha a respeito de sua publicação, mas agora que terminei eu preciso que o autor ressutive e escreva MAIS, MUITO MAIS.

A história é muito fluída e viciante, e mesmo o final não sendo completamente satisfatório pra mim ele não me desapontou.

É bem evidente pelo título do livro que é um romance, mas o autor foi extremamente perspicaz não focando só nisso, ele trouxe para o livro vários temas pertinentes que aconteciam aonde o livro foi ambientado, e para época em que ele se passava, e o que eu mais gostei foi que em nenhum momento esses temas me deixaram intedianda, o autor teve uma escrita primorosa, e soube fluir do romance, para guerra, a revolução industrial, e a (deusa-cadela), fama, de forma muito assusta, e falou muito bem sobre todos os temas que se propôs a tratar.

Por isso eu preciso de muito mais do que ele deixou, ele poderia ter escrito mais 1000 páginas que continuaria entretida.
comentários(0)comente



Allana.Zene 09/12/2022

Crítica ao modernismo e as classes sociais
O livro é claramente uma crítica ao modernismo, com muitos momentos de uso da natureza como algo extraordinário e o questionamento das minas e de seus trabalhadores, senti que o livro não trás apenas a descoberta da connie sobre seu próprio corpo o que na verdade já faria de um livro bom, mas faz muitas críticas a pensamentos modernistas e industrializados, um pouco machista em outros momentos considerando a nossa atual compreensão, de alguma forma não achei o livro vazio em momento algum, connie mostra a diferença de viver se sentindo amada por alguém e a diferença de viver se sentindo apenas uma peça entre um tabuleiro de classes sociais. Não desconsiderando que em alguns momentos esse sentimento se mostra exagerado.
comentários(0)comente



Klelber 04/12/2022

Um pouco cansativo...
Proibido, proscrito durante décadas como uma obra porno­gráfica, O Amante de Lady Chatterley é hoje um clássico da literatura.
A história da ligação erótica entre Lady Chatterley e o seu amante, Mellors, guarda de caça na aristocrática proprieda­de inglesa do marido dela, despertou a fúria do puritanismo inglês, que não aceitou a natureza do erotismo deste livro, alicerçado na comunhão e fusão espiritual que só a mais física intimidade permite.
Uma explosão de sensualidade faz nas­cer entre os amantes uma «ávida adoração» e Lady Chatterley, numa escrita lírica e veemente, desvela o que de mais instinti­vo e sublime há na natureza humana.
comentários(0)comente



Cris 21/11/2022

O livro conta a história de Connie Chatterley que casou-se com Clifford Chatterley, após o casamento ele vai para guerra e volta numa cadeira de rodas sem os movimentos da cintura pra baixo. O casal vai morar na propriedade de Wragby e entre muitos acontecimentos Connie encontra companhia com o guarda-caça, Olive Mellors.

Por conta de sua história, cenas explícitas de sexo, esposa liberal contra o marido conservador, o livro foi censurado e pirateado.
comentários(0)comente



Supercut09 19/11/2022

Muito bom!!

As descrições sobre o amor, as emoções e o sexo são de uma riqueza de detalhes sem tamanho e entendível o porque os ingleses(que são muito puritanos diga-se de passagem kkk) ficaram tão escandalizados com as passagens do livro.
comentários(0)comente



Aylane Nunes 09/11/2022

Gostei e já estou preparada para o filme !!
Clássico imperdível e que vale a pena ser lido principalmente porque a adaptação atualizada será exibida em dezembro/22.
Leitura fluida, várias notas de rodapé que auxiliam no entendimento e muitas mas muitas passagens de reflexão.
Nesta obra, o autor traz cenas de intimidade humana não só carnal mas também psicológica, no que tange a questionar posições da sociedade frente a rupturas de relacionamentos, fios de esperança e uma busca pela liberdade feminina.
comentários(0)comente



305 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR