O Amante de Lady Chatterley

O Amante de Lady Chatterley D. H. Lawrence

Resenhas - O Amante de Lady Chatterley

Regis 27/12/2022

Um livro que diz mais do que parece à primeira vista...
Um livro polêmico lançado em 1929 pelo autor, (um ano apenas antes de sua morte) já que a pirataria de sua obra o obrigou a fazer significativas modificações no manuscrito original.
Um livro que em 1960 foi processado judicialmente para que não fosse publicado no país de origem do autor (a Inglaterra) e que também foi proibido nos E.U.A.
Um livro que até hoje ainda é mal visto por várias pessoas pelo mundo, mesmo sendo considerado um clássico.
Porém o mais importante (na minha opinião) é que D. H. Lawrence não escreveu apenas um livro sobre sexo e traição, considero O Amante de Lady Chatterley uma história bem escrita com um desenvolvimento sucinto e empolgante que faz vários apontamentos importantes sobre assuntos pertinentes.

Lawrence, que acometido pela tuberculose sabia que lhe restava pouco tempo, considerou o livro como seu testamento. Talvez por isso nele se percebe uma carga de tristeza, de desesperança, finitude, rancor e desprezo pela sociedade. Considero impossível fazer essa leitura focada apenas no romance entre Connie e Mellors, que sim: é o ponto central do livro, é explicitamente gráfico e tem alguns problemas que consigo identificar, como a inabilidade de Lawrence de entender e descrever o prazer feminino e algumas falas problemáticas dos personagens de Clifford, seus amigos e de Mellors.

Vejo no romance bem mais que sexo, considero que os personagens travam uma fuga da solidão a que foram impostos pelas circunstâncias da vida e protagonizam um romance mergulhado em medos, incertezas, desalento e com uma carga enorme de melancolia.
A explicitação do sexo ao meu ver, foi feita exatamente para chocar e calar o puritanismo de uma sociedade hipócrita, reprimida e dissimulada. A temática abordada por Lawrence é uma pregação acalorada contra a sociedade de sua época e sobre a ignorância sexual.
Entretanto o livro também habilmente é usado para criticar o sistema socioeconômico da Inglaterra, mostrar todo o impacto da Primeira Grande Guerra (naqueles que sobreviveram e em seus familiares), o impacto das máquinas inseridas no mercado de trabalho dos ingleses e a transformação no meio ambiente causada por elas.

"A qualidade do horror de Lawrence diante do que acontecia a seu país, a sensação que transmite, certamente nos lembra alguém muito semelhante ? Tolkien. Sabemos que as visões do inferno de Tolkien foram inspiradas pelo que viu na Primeira Guerra Mundial, e as ?oficinas negras e satânicas? de Blake nunca foram mais bem imaginadas que na filmagem de O senhor dos Anéis."

Gostei muito da escrita do autor e da forma como a história é desenvolvida.
O Amante de Lady Chatterley carrega uma grande força literária que considero impossível não impactar o leitor de alguma forma.

Gostei da leitura e recomendo que as pessoas leiam com a mente aberta e tirem suas próprias conclusões.

Obs: Vejam também o filme da Netflix que ficou maravilhoso, primorosamente bem feito e com ótimas atuações.
Cosmonauta 28/12/2022minha estante
Lembrei-me de Tolkien pela crítica à apatia dos habitantes das Midlands e à destruição do meio ambiente na região.

HenryClerval 28/12/2022minha estante
É impressionante como você leu esse livro e conseguiu extrair dele mais que muita gente que só consegue ter olhos para o que está tão obviamente exposto.
Maravilhosa resenha, Régis como sempre. ?

Regis 28/12/2022minha estante
Sim, Cosmonauta. Ele e Tolkien têm os mesmos pensamentos sobre o assunto e temiam pelos mesmos motivos.

Obrigada, Leandro! ?
É impossível fazer essa leitura e não enxergar todo o contexto que o próprio Lawrence descreve tão bem no decorrer da história.

Jakee 28/12/2022minha estante
Eu assisti o filme e gostei muito, não sabia que tinha o livro. Agora fiquei interessada em ler somente pela sua resenha. Sua resenha tá perfeita, parabéns.

Obrigada, Jakee!
O livro tem algumas diferenças do filmes, mas o autor tem uma escrita tão maravilhosa que acho que vai gostar. Sem contar a introdução que e esclarecedora e bem escrita.

Elaine 28/12/2022minha estante
Resenha incrível, este livro já vai para minha lista de leitura do próximo ano! O filme é Lindão de tão bem feito!

Obrigada, Elaine. ?
Gostei muito do filme também. É bem dirigido, ambientado e atuado.

Carolina.Gomes 29/12/2022minha estante
Muito bom! Li faz muito tempo e quero reler.

Regis 29/12/2022minha estante
Releia sim, Carolina. A escrita é muito boa e a história bem interessante. ?

Max 29/12/2022minha estante
Régis, depois de uma resenha sua, só nos resta colocar em nossa lista de leituras... ?

Regis 05/01/2023minha estante
Que fofo, Max. Suas leituras também me instigam. ??

Aline MSS 08/02/2023

"Mamilos Polêmicos".
Livro polêmico e com mto séquiço! ?
Gostei bastante e me surpreendi demais com a escrita rápida, história empolgante e nada convencional. Se me entregassem sem capa pra ler, jamais diria se tratar de um clássico.

Eu esperava um livro de romance, com juras de amor e sofrimento e fui surpreendida com personagens reais, com "pensamentos atuais", crítica ao capitalismo e à mineração.

A "mocinha" ñ é aquela q se espera em romances clássicos e o linguajar (machista, preconceituoso e sexual) te remete aos tempos atuais. É surpreendente e vale à pena ler.
Só não curti mto o final, pq senti como se tivesse sido algo interrompido abruptamente (adoro essa palavra, hahahaha?).

Sobre romances...NÃO é meu gênero favorito, pois ñ sou uma pessoa romântica e detesto juras de amor em livros.
Achei esse livro um pouco fora do tom algumas vezes, mas compreendi o contexto histórico da coisa e principalmente o motivo do linguajar "pesado", qdo li o trecho biográfico do autor em uma das resenhas contidas no final.

Oq tem no livro:
- SEXO (tanto do ponto de vista feminino, qto do masculino);
- Mtos diálogos rápidos e pensamentos críticos;
- Poucas descrições de ambientes;
- História envolvente, mto à frente do seu tempo;
- É um livro escrito por um HOMEM heterossexual e durante a leitura isso fica BEM CLARO, principalmente nos exageros em relação à mocinha e nas descrições dos atos sexuais;
- Criticas ao capitalismo e à mineração.
Vc nem acredita q está lendo num livro clássico os temas q HJ estão em alta no Brasil pós período eleitoral.
- O final parece "cortado", mas compreende-se onde o autor queria chegar.
- Na edição da Antofágica vc encontra algumas resenhas ao final do livro q ajudam a compreender melhor o contexto histórico e o pq de tanta polêmica.
- Tem uma adaptação desse livro na NETFLIX e eu sugiro tomar cuidado ao assistir, pq as cenas são "quentes".??

Adquiri o e-book e não me arrependi. Acho os livros da editora lindíssimos, mas são mto caros para o meu bolso. Não recomendaria gastar mais de R$100,00 ? nesse livro, mas cada um é livre pra fazer oq quiser e eu aceito qualquer um deles de presente. ???
Gleidson 09/02/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler depois da sua resenha.

Aline MSS 09/02/2023minha estante
Q bom a Vc curtiu ?. Tento não dar spoiler e acho q consegui. Tem filme sobre o livro tbm na Netflix se Vc preferir, Gleidson. ??

Gleidson 09/02/2023minha estante
Eu comprei esse livro há quase 10 anos e nunca me motivei pra ler. Acho que chegou a hora. Obrigado pela dica, Aline.

Aline MSS 09/02/2023minha estante
De nada. Qdo ler, diga oq achou por aqui. ?

Gleidson 09/02/2023minha estante
Digo sim, pode deixar. Pretendo ler esse ano ainda.

Joao.Alessandre 22/01/2023

Polêmico em sua época, controverso nos dias atuais.
Sensações diversas com O amante de Lady Chatterley. Impressões positivas com a edição impecável da Antofágica: tradução, ilustrações, formatação e textos de apoio próximos da excelência. Questões sociais e ousadia nas descrições "hot" que ruborizaram a ultraconservadora sociedade inglesa do período entreguerras. Negativamente observamos o desenrolar lento, previsível e personagens, em certa medida, rasos.
Apesar das passagens e descrições sem filtro do sexo numa abordagem disruptiva para a época, notamos  a insensibilidade do amante que subjuga e oferece pouco. O prazer feminino não tem espaço na urgência de atender às demandas do gênero dominador.
Contudo, considerando os dois eixos principais da narrativa, Laurence foi eficaz e preciso. Escancara a hipocrisia conservadora agindo através de um texto não rebuscado e sem freios no sentido de expor a sexualidade de maneira explícita e detalhista. Também desnuda uma sociedade em que o proletariado germinava seu  descontentamento com a aristocracia, dando "start" na luta por melhores condições de vida. Enfim é uma leitura decepcionante em alguns aspectos e exuberante em outras questões e momentos. Cada leitor vai estabelecer sua convicção e depurar o que de positivo O amante de Lady Chatterley nos deixou quase um século após sua publicação.
Cris 23/01/2023minha estante
Uou! Já quero ler.

Joao.Alessandre 23/01/2023minha estante
Oi Cris. Apesar dos pontos negativos descritos achei muito corajoso pra época.

Cris 23/01/2023minha estante
Simmmmm! Bem corajosa mesmo. Pelo filme já percebi... ?

Joao.Alessandre 24/01/2023minha estante
Kkk. Ainda não assisti o filme ?

Bianca 12/03/2023

O livro foi escrito por um homem e mostra isso em cada detalhe. A Connie é uma mulher feita por um homem.

Sinto que se esse livro tivesse sido escrito por uma mulher, ele seria um dos melhores romances do mundo. Ele é bom, não me levem a mal, mas falta algo.

Entendo a importância dele para a época que foi escrito, mas a visão dele sobre as mulheres e sobre o sexo é totalmente fechada e masculina. Talvez para outras pessoas, isso não seja um defeito.

Tolstói conseguiu fazer Anna Karenina com muito mais habilidade. Talvez justamente por não falar de sexo tão explicitamente. Não sei. É um livro bom, mas tenho ressalvas.
Natália 13/03/2023minha estante
Ainda não acabei e concordo contigo!

Juliana 26/03/2023minha estante
Fiquei pensando exatamente nisso enquanto lia?

Nélio 08/04/2021

Era vitoriana. Diferença de classes. Erotismo. Liberação sexual, intelectual e emocional da mulher. Eis o que encontrei em “O amante de Lady Chatterlly”, de D. H. Lawrence. A pedida para meu Desafio Literário de 2021 era um livro que fosse polêmico, ou que tivesse sido “banido” por algum motivo, mas que fosse reconhecidamente uma obra literária de destaque. Sou resistência demais, para só ler livros canônicos e (sempre) defensores da boa moral e dos bons costumes – para as mulheres, é claro! Eis o livro escolhido. Com olhos de hoje, o livro nem é tão fora da moral assim. Talvez para extremistas de plantão.
Enquanto narrativa, nada mais do que convencional e conservadora, pois Madame Bovary já trouxe muito da mesma temática de forma mais original para a sua época. É claro que há cenas mais ao gosto de quem deseja “chocolate com pimenta”. Mas isso não é que impera no livro. Há diálogos que são muito apimentados pelas críticas à sociedade opressora da época.
Liberdade feminista ou matrimônio feliz? Qual é o principal tema oferecido pelo autor? Não acho que a intenção era propor uma escolha, de fato. E eu nem conheço a fundo toda a sua produção literária. No entanto, enquanto leitor que busca boas experiências literárias, posso afirmar que há no livro muitos temas que escancaram relações sociais que eram problema antes e que continuam sendo hoje. Não podemos nos limitar. Exemplo disso é o relacionamento (doentio) que há entre um paciente e sua enfermeira.
Lawrence traça uma exímia caracterização psicológica das suas personagens que vai nos levando a compreender a essência de que não há convenção social nenhuma que impeça a aproximação de duas pessoas em sintonia.
Só posso afirmar que esse é um dos poucos livros que acredito valer a pena uma releitura, um dia...
Marcia 03/10/2022minha estante
Estou iniciando essa leitura. Gostei da sua resenha

Nélio 08/10/2022minha estante
Depois me conta se gostou!

Bea Lorena 04/12/2023

Fui ler por conta do filme (que eu adorei) e o livro é chatíssimo! O comecinho é ótimo, a pp é inteligente e tem uma visão ótima das coisas, mas depois fica enrolado, diálogos chatos e repetitivos, e o casal principal (o cara da cabana) tem 0 química. A interação todinha entre eles é HORROROSA, me deu dor física ler tudo, simplesmente PODRE! Fizeram mágica no filme, mil vezes melhor.
Renata 05/12/2023minha estante
Tô em 75% com a mesma sensação

Duda 08/01/2024minha estante
Filme é perfeito em comparação ao livro

Léo 02/01/2023

Publicado em 1929, O Amante de Lady Charttley é um clássico e polêmico livro da literatura inglesa. Nele D. H. Lawrence escreve não apenas sobre um romance e sexo, ele vai além disso colocando na história elementos da sua vida e suas ideias sobre o seu tempo.

Lawrence ao longo do romance vai mostrando o leitor por meio dos personagens e suas discussões, o que ele pensa sobre todas as mudanças ambientais e socio-econômicas que a Inglaterra estava passando e como isso o deixava insatisfeito. Além disso, é claro, ele também deixa sua visão de relacionamento e sexo entre um homem e uma mulher, e os momentos que ele escreve sobre isso, fica claro que ele está fazendo uma crítica ao puritanismo de sua época.

Acompanhar essa história foi interessante, principalmente o avanço do romance de Connie com Mellors, e as mudanças que o relacionamento deles traz a Connie. Antes dos dois se encontrarem, vemos ambos num estado de solidão, causado pelas mudanças da sociedade que torna toda uma vida monótona e baseada em dinheiro e também uma solidão vinda de relacionamentos sem uma chama do amor.

Eu gostei bastante da escrita do autor, e o final do livro foi bom, mesmo eu querendo que o autor fosse além da parte que ele parou. Foi uma ótima leitura e eu agradeço a Régis pela recomendação.

Recomendo muitíssimo.
Regis 05/01/2023minha estante
Ótima resenha, Léo! Que bom que gostou da leitura. ?

Léo 05/01/2023minha estante
Obrigado, Régis! ?

Duda 08/01/2024minha estante
Pse bem podrinho

larissaplath 14/01/2024minha estante
mds, concordo com absolutamente tudo! odiei essa leitura

Andréia 04/09/2020

Criei expectativas demais
O amante de Lady Chatterley" é um livro que não parece nem um romance e nem um livro erótico, e que, ao contrário dos outros dois, não é nada atemporal.
A narrativa lenta mergulha nos sentimentos e pensamentos de Constance, mas para mim foi impossível compreendê-la ou ter empatia por ela. É curioso como ela se apaixona por Mellors, depois de se satisfazer sexualmente. Mais curioso ainda é os dois se tornarem um casal, se desde o início a interação entre eles é fria e rude e nada muda nisso até que eles fazem sexo. Foi difícil torcer por um casal que não me convencia, e mais difícil ainda ler páginas e mais páginas sobre como Mellors é um homem maravilhoso só porque é bom na cama, se fora dela, é um sujeito insuportavelmente machista não é de se surpreender dado a narrativa inteiramente feito por um homem do séc XX
iara 25/10/2020minha estante
Essa foi, de longe, a melhor resenha que eu vi sobre esse livro, a mais sensata e honesta. Penso exatamente o mesmo, e em como os dois indivíduos possuem pouquíssimos traços de personalidade: Mellors, um homem antipático, arrogante e extremamente preconceituoso (e nisso menciono seu machismo, lesbofobia e racismo), e Constance, uma mulher egoísta e movida unicamente pelo prazer carnal. Dei 2 estrelas apenas pela escrita, mas ler a o ponto de vista de uma mulher escrito por um homem do século XX não foi nada prazeroso.

Andréia 28/10/2020minha estante
concordo com tudo o que você disse, antes mesmo de iniciar minha leitura vi vários comentários positivos e eu acreditava que precisava ler o quanto antes... Por mais que seja um clássico precisamos avaliar qualquer livro com total criticidade, e que desprazer eu tive com lady chatterley e companhia, detestei.

larissaplath 14/01/2024

INSUPORTÁVEL
Muito chato, cheio de picuinha. não gostei de nenhum personagem, o que eu mais queria era acabar logo essa leitura. teve até algumas falas interessantes, sobre a vivencia do homem nesse mundo das máquinas e capitalismo:

"treinar as pessoas para poder viver, viver uma vida bela, sem precisar gastar."

mas a história é tão chata! personagens tão elitistas, peguei nojo de tudo e de todos. simplesmente não é pra mim.
dudabassani 14/01/2024minha estante
tava cogitando ler esse mas mudei de ideia hahahahahah

larissaplath 14/01/2024minha estante
ai amg, eu não gostei né, mas sla, se tu se interessar então leia, vai q tu goste né hahaha ?

Priscilla 12/06/2020

D H Lawrence e suas ficções sobre a mulher
Quando o li pela primeira vez, nos anos 1990, eu tinha lá meus 20 anos. Fiquei surpresa pela honestidade do texto, pela sensualidade crua na descrição daquelas relações ali tratadas. Neste sentido o autor é brilhante. Não há sutileza nem vulgaridade. É frio e plano, como se a descrição de um ato sexual ou do amor não pudesse abarcar a realidade em si e não conseguisse passar da descrição pura, da própria imagem. Então essa honestidade ao mesmo tempo encantada e machuca o leitor.
Mas nos meus 20 anos eu não enxerguei algo que agora, aos 46, não me passou desapercebido! A triste visão que o ?homem? (sociedade patriarcal) tem da mulher. Triste porque não é capaz de entender nem a sexualidade feminina, nem a singularidade feminina.
D H Lawrence escreveu a partir do seu lugar de fala pois sua voz é a do narrador e este é um sujeito masculino. Ele conta a história a partir da percepção do homem e nos mostra de forma fria e plana como nós, mulheres, fomos e somos interpretadas desde sempre até hoje.
Não quero dizer o óbvio, que o livro é machista, porque quase tudo que foi escrito até a metade do século XX é machita (ouso dizer). Quero dizer que continuo gostando muito da obra mas agora a leio de outra maneira e sinto um pouco de pena de todos nós, cúmplices dessa sociedade opressora, que ama o estigma.
D H Lawrence é realista porque descreve brilhantemente como os homens viam as relações entre os gêneros no início do século XX, não pelo amante Mellors ou por Connie, mas pela voz do narrador.
O livro é muito bom. Mas não pode ser lido sem uma visão crítica.
Marselle Urman 31/08/2020minha estante
Resenha magistral, parabéns

Andréia 04/09/2020minha estante
Tua resenha disse tudo o que eu pensei durante a leitura desse livro

Lista de Livros 13/02/2015

Lista de Livros: O Amante de Lady Chatterley, de D. H. Lawrence
“Os homens, gratos às mulheres pela experiência física, deram-lhes um pouco das suas almas. Depois, pareciam mais uma pessoa que perde dez tostões e encontra cinco. O jovem de Connie tinha mau feitio e o de Hilda era trocista. Mas os homens são assim! Ingratos e sempre insatisfeitos; se não são aceitos, odeiam a mulher por não os aceitar; se o são, odeiam-na por qualquer outra razão, ou por nenhuma razão, porque são crianças descontentes e nada os satisfaz, por mais que a mulher faça.”
“Não havia lugar para expectativa ou esperança dentro dele. Odiava a esperança. “Uma enorme esperança atravessou a Terra”, era uma frase que tinha lido não sabia onde, e à qual acrescentou “e destruiu na sua passagem tudo o que valia a pena”.”
“As pessoas! As pessoas eram todas iguais, com pequenas diferenças. Só queriam dinheiro.”
Mais em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2015/02/o-amante-de-lady-chatterley-d-h-lawrence.html
Monique @librioteca 29/02/2024minha estante
Mais um que está na minha lista faz tempo. Rs

Lista de Livros 22/03/2024minha estante
É um bom livro, mas não seria exatamente aquele que eu indicaria prioritariamente... ?

Gi 30/09/2011minha estante
A primeira edição não expurgada traz na capa o emblema da fênix, referência a uma obra póstuma do autor.

Nedina 30/09/2011minha estante
Se não me engano esse livro foi citado no 'Sete minutos' desde então tenho curiosidade em lê-lo *.*

Ma | @fofocasdealexandria_ 15/01/2023

Por razões que eu ainda não entendo (isso não é uma resenha)
A velha tensão entre expectativas versus realidade é o grande clichê dessa não-resenha. Haviam inúmeros atrativos para eu ler essa obra que revolucionou o mundo da literatura erótica e em relação a liberdade sexual feminina. No entanto, apesar de saber de sua importância histórica e revolucionária não consegui me encontrar nessa leitura.

Com uma narrativa diferenciada Lawrence me aprisionou dentro da minha própria mente durante minhas sessões de leitura, de uma forma extremamente ruim. Haviam coisas na história e em seu desenrolar que me perturbaram por razões que eu ainda não entendo.

Os personagens ficaram muito inconsistentes no meu imaginário, não reconheci uma fidelidade na história. Isso tudo da maneira mais pessoal. Não irei chamar isso de resenha porque não estou julgando, descrevendo, criticando ou indicando o livro e sim mostrando o quão desconfortável eu fiquei durante a leitura dele.

Então se vocês querem conhecer mais sobre esse livro, indico o perfil da minha amiga isa no Instagram (@alternativeelife). Ela saberá resenhar esse clássico sem este misto de confusões que eu não soube explicar.

Para você que também já leu essa obra, o que você achou? Sentiu algo parecido comigo?
Isabela.Araujo 15/01/2023minha estante
Fiquei até com medo de fazer a resenha dps dos últimos capítulos, mas realmente esse livro merece uma atenção especial em alguns pontos hehehe

Ma | @fofocasdealexandria_ 17/01/2023minha estante
Merece com ctz, e ninguém melhor para fazer isso do que vc

Lavinia 01/03/2019

"O Amante de Lady Chatterley", D. H. Lawrence
"O Amante de Lady Chatterley" acompanha Constance Reid (Connie), que, casada com um homem de classe alta, começa a ter um caso com o couteiro que trabalha na propriedade do marido. O livro causou muita polêmica na época por conta de suas cenas de sexo explícitas e uso de palavras consideradas "chulas".

O livro, lançado confidencialmente em 1928 na Itália, por muito tempo foi lido por meio de cópias piratas. A obra foi publicada no Reino Unido apenas em 1960, quando foi o tema de um julgamento de obscenidade, o qual a editora Penguin venceu ao provar seu valor literário.

Primeiramente, fiquei surpresa com a quantidade de conteúdo erótico no livro, então se você gosta de romances "hot" tipo "50 Tons", olha só, você pode ler um clássico da literatura. Além disso, o assunto do sexo aparece por toda a obra até mesmo com os personagens falando sobre o tema de forma bem aberta. Outra grande questão do livro são as diferenças de classe, que é um assunto muito discutido durante a obra e representa um maior impedimento para o relacionamento do casal principal do que o fato de ambos serem casados.

Gostei da maior parte do desenvolvimento do romance, que é crível e intenso, mas não ao ponto de ser meloso. Teve alguns momentos que me incomodaram como alguns comentários sobre o papel da mulher que já estão defasados, mas até que Connie é uma personagem feminina muito interessante e ousada para a época, com sua busca por uma liberdade que ela nem mesmo sabia definir.

Eu tenho esse livro na minha estante há um bom tempo, tentei lê-lo quando era mais nova e não consegui continuar. Mas agora foi um bom momento, apesar de ter descrições e diálogos um tanto chatos de ler, que muitas vezes me pareciam encheção de linguiça, no geral é um bom livro.

site: @sobrepaginas (instagram)
Zé - #lerateondepuder 20/07/2019minha estante
Comecei a lê-lo e sua resenha foi bem motivadora. São essas minhas expectativas.