A cidade das feras

A cidade das feras Isabel Allende

Resenhas - A Cidade das Feras

Alana 06/08/2021

nao sabia que era um romance mais adolescente, mas o fato de se passar na amazônia impulsionou muuuito a leitura, Isabel é sempre prazeroso de ler

Nathy @peculiareslivros 19/09/2022

Gostei bastante
Eu adorei a narrativa e as questões que a autora levantou nesse livro, que tem personagens que condizem com a idade, mas não são infantis, e sim realistas. As situações também não são imprevisíveis, mas bem envolventes. Estou bem curiosa para ler os outros livros!

Menndie 10/03/2012

Surpresas e mais surpresas!
É um livro que te prende MUITO do começo ao fim. E não bastasse te prender, o livro tem uma riqueza de detalhes que é infinitamente gostosa. Nada fica mal explicado.
Se passa na floresta, mas isso não torna o livro chato, repetitivo e parado. Muito pelo contrário, o livro é simplesmente fantástico!

A autora me surpreendeu demais com essa história. A criatividade dela foi bem grande e eu amei o modo dela escrever e a história em si. Os personagens são tão cativantes!

Além de tudo isso, é um livro que nos mostra a riqueza que a nossa Amazônia têm. Aprendi bastante coisa que eu não fazia nem idéia.

Cathy 30/12/2021

Leitura gostosa, que escorre facilmente em uma úmida tarde de chuva
Essa foi minha primeira experiência com a famosa autora. Me despertei para sua obra, após assistir a minissérie feita sobre ela. Que mulher interessante!
O livro é aclamado por muitos como brilhante narrativa. E sendo eu brasileira me vi impelida a ler primeiro essa obra que trata da Amazônia, apesar de possuir duas outras obras dela, me aguardando na prateleira de livro ‘por ler’.
Não se pode negar que a narrativa, deveras, prende o leitor, porém, em determinados pontos a achei por demais descritiva, principalmente dos cenários, e olhe que gosto de Machado de Assis, e suas minúcias. Nada que um rápido passar de olhos faça o leitor perder o fio da meada da estória. Agora o mais interessante de tudo é saber que Isabel nunca esteve nos lugares dos quais descreveu. Só imagino o exercício imaginativo que ela fez para escrever o livro e o quanto leu de outras literaturas, talvez até da biologia, para conseguir se aprofundar no cenário.
A história é rica e bem entremeada entre os personagens, com predomínio, é lógico, dos protagonistas. Por vezes, tive que fazer esforço mental para se lembrar que ela estava descrevendo apenas um garoto de 13 anos, pois os feitos a ele delegados, poucos homens vividos teriam a coragem de desempenhar. Acho aí que pecou a autora. Errou na maturidade do protagonista, pois dificilmente um pré-adolescente teria a sabedoria e a experiência requisitada na estória.
Mas tirando isso, é leitura gostosa, que escorre facilmente em uma úmida tarde de chuva. Recomendo.

Jaderson.Felisberto 22/07/2022

Alex o menino que se tornou guerreiro.
O ponto alto deste livro pra mim, sem dúvida, é o crescimento e desenvolvimento do Alex, os enredo e história são legais, mas notei que a Isabel tenta dar enfoque no personagem e sua aventura para ficar mais maduro adulto.
E vejo que pelo menos pra mim me agradou. Mas ela poderia dar mais corda para ele e para a Kate. Vamos para o segundo livro ver como será.

Jessica 11/03/2020

A viagem do ser com a natureza em busca do próprio ser
A esse essência do livro cidades das das feras nos oferece e a interminável busca do homem em ser homem , na história Alex tem de ir ficar com a avó pois a mãe está muito doente , e acompanhá-la em uma viagem a Amazônia. Nessa viagem o garoto Alex irá se aventurar na misticidade dessa grande floresta, discobrir o que é ser homem para outras culturas, (não que seja os holofostes do livro) porém, essa jornada , com o mote de expedição da revista ecológica americana , revela diversas discurções, em diversos níveis , com: preservação da natureza , o que é ser homem , o bem e o mal , diversidade cultural.
Apesar de parecer que o livro seja feito para crianças , não é uma leitura boba ou infantil, e para quem conhece a obra de Isabel Allende pode se surpreender em achar easter eggs por todo o livro.

Bella 12/06/2023

A escrita da Isabel Allende me deixa encantada
Que leitura gostosa, simples e interessante.
Eu achei muito incrível a forma que a Isabel Allende elabora esse livro: ao mesmo tempo que tem protagonistas adolescentes vivendo aventuras fantasiosas, ela traz discussões muito sérias sobre a Amazônia.
Achei fácil de ler, muito fluido e muito envolvente.

fabio.orlandini 27/11/2022

Divertido
Já havia lido vários livros da Isabel Allende e foi com muita surpresa que conheci essa incursão na literatura juvenil. O livro é bem interessante, primorosamente escrito, mas não é uma história que arrebata. Até prende, os personagens são bem construídos, mas falta algo. Vou ler os outros e indico fortemente para quem gosta do gênero.

Núbia Esther 04/03/2012

Quase comecei essa história de trás para frente. Apesar de ouvir falarem sobre Allende e suas obras, ainda não tinha lido nenhum de seus livros e quando me deparei com um exemplar de A Floresta dos Pigmeus em uma livraria, quase o comprei (arrependo-me de não tê-lo feito, agora ele é mais a figurar na minha lista de desejados) porque fiquei interessada na história. Na época não imaginava que ele era o último volume de uma trilogia publicada originalmente em 2002. Consegui A Cidade das Feras por meio de uma troca no Skoob, me encantei com a narrativa de Allende, e ainda que ele possa ser diferente do estilo empregado em seus livros mais adultos fiquei com vontade de desvendar as outras obras dessa escritora e é claro, terminar de acompanhar as aventuras iniciadas neste livro.

Alexander Cold, um garoto de quinze anos, vive em uma pequena cidade na costa oeste americana com seus pais e suas duas irmãs mais novas, Nicole e Andrea. A mãe de Alexander está muito doente e pouco a pouco o garoto vê sua família ruir junto com o sofrimento da mãe. Para tentar salvar a esposa, o pai decide levá-la para um tratamento no Texas, enquanto isso as meninas ficarão com a avó materna e Alex com a avó paterna. O garoto não tem a avó em alta conta e não ficou muito contente com essa história, mas não teve escolha, foi obrigado a ir para Nova York e dali acompanhar sua avó em uma aventura na Amazônia.

A expedição para a Amazônia, na divisa do Brasil com a Venezuela, será financiada pela International Geographic. Tudo por causa de uma misteriosa Fera que tem feito vítimas na selva. A expedição será chefiada por um famoso antropólogo e terá como guia o brasileiro César Santos e uma companhia não planejada, sua filha Nádia, uma menina que tem um macaquinho de estimação e fala a língua dos índios. Antes mesmo dessa aventura começar, os garotos descobrem que interesses escusos parecem estar por trás dessa expedição e guiados por Walimai, um poderoso xamã, irão enfrentar muitos perigos, conhecer mais a fundo o modo de viver dos índios e aprender um pouco mais sobre a Fera que todos buscam.

“[...] aquelas pesadas criaturas jamais tinham recebido uma oferta tão grandiosa. Seus lentos cérebros recolheram cada nota e cada movimento, guardando-os para os séculos futuros. O presente daqueles dois visitantes ficaria com eles, como parte de sua lenda.”

Com uma narrativa leve e repleta de elementos sobrenaturais, Allende cria um romance juvenil rico em informação e aproveita para soltar um grito de alerta contra a destruição massiva da natureza e da cultura indígena pelos interesses cobiçosos dos nahab (“os homens brancos”). Como salvar os índios das últimas tribos intocadas nos recantos escondidos da selva amazônica? Como impedir o avanço dos homens nestas terras de certa forma ainda intocadas? Alex a Nádia nos conduzem nessa aventura, nos apresentam a beleza e a riqueza dessa cultura que deve ser preservada e na selva, descobrem a amizade e mais sobre si mesmos. Essa história até poderia acabar por aqui, mas a avó aventureira os levará para outras aventuras em outros recantos místicos e milenares da Terra.

[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2012/03/04/a-cidade-das-feras-isabel-allende/
Renata CCS 05/03/2013minha estante
Gostei de sua resenha. Vc escreve muito bem! Adoro Isabel Allende, mas ainda não li este livro.

Dearibeiro 08/07/2023

Que nostalgia
Li esse livro a muito tempo atrás, peguei emprestado na biblioteca da escola junto com vários outros.
Me lembro que o título me chamou atenção e eu adorei a leitura.

Gustavo 17/01/2010

Simplesmente Excelente!!!

Esse foi o livro que "me ensinou a ler". .om sua história cheia de
misterios, suspense, me prendi ao livro e a cada página que lia
queria ir mais adiante p/ ver o que aconteceria mas a frente e assim
foi até terminá-lo. Enfim, é uma história fascinante e assim passei a
ler outros livros e aproveitar cada página.

Andressa 23/03/2020

Foi o primeiro livro que eu li e que despertou em mim o vício pela leitura ? Uma história tão envolvente que é impossível não viajar e querer ler tudo de uma vez.

Gabrielle199 28/01/2023

Leitura divertidíssima
Foi meu primeiro contato com a autora e simplesmente amei!!! A narrativa é bem fluída, os personagens são bem apresentados e cativantes, o cenário da história é a floresta amazônica e os detalhes que ela dá sobre os costumes indígenas foi o que mais me prendeu na história; na verdade me fez querer pesquisar mais a fundo sobre suas crenças e os seus costumes. Não é nada atrebatador ou inovador, mas a leitura foi divertida e super valeu a pena "viver" a aventura!

Neilania 02/02/2022

Mágico!
É uma deliciosa surpresa um texto tão atual e tão poético.
A floresta aparece tão viva e pulsante e a sabedoria dos povos antigos tem muito a nos ensinar, assim como faz com Alex e Nádia, a menina cor de mel.