Os pilares da Terra [e-book]

Os pilares da Terra [e-book] Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. I

Dan 14/04/2024

Vale o esforço!
Se fosse uma novela das 8 seria tipo A Viagem. Todo mundo ficaria maluco pra concluir. É desgraça atrás de desgraça.
Tudo muda o tempo todo.
A escrita é incrível.
Fluída.
Você se apaixona por alguns personagens e odeia outros.
É sensacional!
Cris 14/04/2024minha estante
Esse livro é demaaaaais! ??

Dan 14/04/2024minha estante
Mas agora me bateu a depressão quando descobri que é o primeiro de uma pentalogia.

Cris 14/04/2024minha estante
Mas as historias sai diferentes! Sao muitos anos entre eles, personagens diferentes, pelo q entendi a conexao dos livros é a localidade

Nao li os outros!

C. Angelim 06/04/2024

O livro é grande mas a leitura é bastante fluida fazendo com que lermos várias páginas sem perceber.
Ken Follett faz com que a história seja chata e monótona, mas ele peca um pouco quando está descrevendo as catedrais pois é a única parte "chata" do livro para mim

Jaronski 06/04/2024

Minha primeira experiência com o autor e confesso que amei! Demorei um pouco para ler todo o livro por ser extenso de mais. Porém, a atmosfera e o detalhamento de cena escrita pelo autor te deixa completamente envolto na história. A cada capítulo que passa, uma experiência nova com um mar de possibilidades para acontecer.
Esse livro conta a história de diversos personagens ao mesmo tempo, sem perder o rumo da história. Quanto mais interligados os personagens ficam, mais ansiosa para ler eu ficava.
Experiência incrível! Recomendo muito

Whorton 19/03/2024

Quando comprei o livro, peguei o mesmo numa promoção e também vi algumas resenhas relacionadas a ele que traziam excelentes comentários. Confesso que esperei muito mais do livro. É um livro impressionante, com personagens marcantes, mas teve muitas partes que eu queria muito pular porque parecia muitas das vezes, pelo menos para mim, que o autor não queria terminar o livro, o que consequentemente me levou a demorar mais de meses para finalizar., isso sem contar é claro que outras coisas que fizeram jogar o livro para o lado um pouco, para estudar e tal, coisas do cotidiano.

Camila Stéphani 18/03/2024

Uma obra de milhões
A história foi ambientada na Inglaterra do séc. XII, de 1123 a 1174 e acompanha um montante de personagens protagonistas. Sim, muitos protagonistas.
Nesse período, tava rolando a guerra conhecida como "Anarquia", onde Estêvão e sua prima Matilde lutavam pelo o reinado da Inglaterra.

(Vou pular a parte do prólogo pois é um acontecimento que vou te contar, muito bom)

Logo de início, conhecemos Tom e sua família: Agnes, a mãe que está grávida, Alfred, o filho mais velho e Martha, a cacula. Tom é um construtor (tanto que é geralmente chamado assim) que tem a ambição de construir uma catedral, quase que a qualquer custo.
Vi muitas pessoas defendendo esse personagem, mas em minha opinião, ele não é tão admirável.
Depois de um tempo conhecemos Phillip e um pouco do núcleo religioso. Phillip é o prior de um mosteiro próspero e que por conta de sua capacidade organizacional e liderança, acaba parando em Kingsbridge, onde a maior parte da história se passa.
Meu comentário sobre esse personagem é que ele é humano. Um religioso devoto a Deus e à vida monástica que por várias vezes, se deixa levar pelo orgulho e ambição, e ele não é o único.
Temos também Ellen, e seu filho Jack. Ellen que é chamada de "bruxa, feiticeira" é uma figura envolta de mistério, que vive na floresta, mas tem modos refinados. E Jack que é um personagem tão bem desenvolvido que se eu escrever sobre ele, o texto vai ficar enorme.
Citando rapidamente, tem ainda Aliena e Richard, filhos do conde de Shiring, William Hamleigh, filho cruel e mimadíssimo de um lorde (gostaria de xingar tanto, mas tanto esse personagem, ele é detestável) e por fim e muito importante, Waleran Bigod, outro religioso super ambicioso, e quando quer, também cruel.

Todos esses personagens vão se encontrar em algum momento e tenho pra mim que é nisso que o Ken Follet brilha.
Ele consegue amarrar bem a corda que liga esses personagens com outros e com a trama central, deixando quase sempre interessante.
Quase sempre pois tem umas subtramas que, se não existissem, não faria diferença, dava pra amarrar de outra maneira mais bem explicada, desenvolvida.

Um ponto negativo pra mim foi o tanto de descrição sobre a arquitetura das construções. Era transepto daqui, cornijas dali, pilar de cá, fustes de lá, cada coisa que toda hora eu parava e procurava no Google pra saber o que é. Eram muitos detalhes, muita descrição, porém, eu compreendo que tudo isso é de extrema importância pro entendimento da obra, pra ficar bem claro o tanto de dificuldade é o ramo da construção.

No geral, esse livro é fascinante, retrata o período medieval muito bem, tem uma escrita fluída, personagens cativantes, outros nem tanto, um mistério que perdura quase o livro o todo, mas que faz sentido quando é revelado e, no entanto, se torna um pouco cansativo de continuar, mesmo com tudo isso de bom, mas sem dúvida alguma, vale a pena a leitura. Essa obra é uma boa pedida de se aventurar pra quem gosta de Game of Thrones.

Anna intimista/yt 18/03/2024

Essa primeira parte já foi um turbilhão de emoções. Gostando do Philipe e Tom.. veremos o que me aguarda no próximo ?

Hugo9527 17/03/2024

Livro é muito bom, um ótimo retrato da Inglaterra medieval do peíodo. Conta também com tramas elaboradas e personagens marcantes.

O grande problema é que poderia acabar antes

Juliana 12/03/2024

Esperava mais
A história da construção de uma catedral e " dá tudo errado".
Gostei do início empolgante , mas depois a narrativa não me prendeu, foi como ver uma novela morna. A série de acontecimentos é tão ruim que soa artificial .
Não é de todo ruim , mas foi difícil de terminar

Lizzmarcella 12/03/2024

Um destaque para os personagens Philip e Aliena, grandes empreendedores e visionários, sempre pensando em soluções engenhosas que beneficiem a todos. Gostaria que houvesse um maior enredo para a Martha, ela foi uma garotinha tão valente, mas acabou ficando esquecida na história.

j_evandro03 06/03/2024

Uma jornada épica
QUE LIVRÃO! Levei pouco menos de um mês para finalizar, pq decidi ler outras coisas simultaneamente. Se não fosse por isso, teria concluído bem antes, pois a escrita do Follet é simplesmente encantadora! Jornadas cruéis, acontecimentos revoltantes, alertas de gatilhos, mas viciante. Não trata-se apenas de uma historia da construção de uma catedral, é muito mais. É uma história de vingança, redenção, conflitos, sonhos, fé e perseverança. FAVORITADO DEMAIS!

bruprupru 04/03/2024

Indignação e revolta
Estou tão transtornada com essa bomba que nem lhe darei a graça de uma resenha cuidadosa e planejada; em vez disso, será apenas um rant raivoso desse trambolho que me fez perder um mês da minha vida.
Primo, essa espécime literário tem a profundidade de uma poça de lama. Nada é discutido, nada é subentendido, nada é aprofundado. As coisas simplesmente acontecem e todo o seu significado é discorrido em algumas linhas.
Secundo, para reiterar o primeiro, é a expositividade exagerada e quase ofensiva da escrita. Exagerada pois absolutamente nada é deixado sem uma extensa explicação e ofensiva pois pressupõe que o leitor é incapaz de inferir qualquer coisa sobre qualquer personagem e qualquer evento.
Tertio, tudo é muito bidimensional, que é um dos únicos pontos amenos, pois não há pouco de positivo, nesse lenga lenga. Aos personagens são atribuídas duas características principais e ponto; e, claro, o autor se dá ao trabalho de explicar muito didaticamente sobre esses míseros traços de personalidade. Digo que é um ponto ameno pois foi surpreendente para mim a moralidade do livro não ser preto e branco a ponto de se assemelhar a um cartoon.
É uma ótima leitura pra quem deseja meramente matar tempo; não espere nada de construtivo, educativo ou edificante dessa palhaçada.

Gabriela 03/03/2024

Cansativo
Eu gosto do Ken Follett, mas não consegui me conectar a esse livro. Demorei quase 3 meses para concluir a leitura (e eu leio todos os dias). A impressão que eu tive lendo Pilares da Terra foi que estava relendo os mesmos capítulos over and over again. Achei a história repetitiva. O ponto alto pra mim foi a personagem Ellen, sempre que ela era mencionada, a leitura era fluída. De resto, muito arrastado.

Eduardo.Silva 02/02/2024

Um dos livros mais custosos pra terminar que já li, pavoroso! O autor escreve muito mal e o enredo é artificializado demais pra história ocorrer do jeito que ele quer (principalmente mais perto do final). Conforme as centenas de páginas foram se acumulando, mais os defeitos me incomodaram mais.