What a Wonderful World

What a Wonderful World Inio Asano

Resenhas - What a Wonderful World!

1 | 2 | 3 | 4

Maria Tereza 22/08/2022

Vidas que se cruzam
Essa é a premissa das várias histórias dessa coletânea: pessoas que moram no mesmo bairro e compartilham dores e alegrias da vida cotidiana. O puro ouro de Inio Asano.

Resenha completa: https://www.instagram.com/p/Cg-OfFxPccd/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Soph 31/07/2022

Reflexivo
Essa é a terceira obra que leio do Inio e, apesar de vários comentários negativos, me surpreendi positivamente, mais uma vez, com a maestria que o autor apresenta ( desde muito jovem) e com a sensibilidade de suas obras! Recomendo para todos os fãs do Inio e para leitores que gostam de obras que retratem a vida em sua forma mais abstrata ( com um pouquinho de surrealismo) :)

gabi 12/07/2022

perfeito?
as reflexões das histórias são perfeitas!!! amei dms, com ctz favoritado!! as vezes eu ficava chocada um com algm história e nn conseguia superar, ai no final lia o comentário do inio falando sobre como o desenho dele tava ruim e eu pensava ?fala sério, tá perfeito?. incrédula q esses foram os primeiros trabalhos da carreira dele e já tava tão lindo ??

mateusø 19/05/2022

DAORA
primeira obra do inio asano que leio e achei criativo, os diálogos são muito bons mas algumas dessas histórias são meio enchedoras de linguiça, ele até explica isso durante a leitura então tá tudo bem ??

lisa hallowey 18/05/2022

Gostei
Esse mangá tem 20 capítulos. Aqui vamos ver vários temas envolvidos, desde a depressão, o suicídio. Temas bem conflitantes. Jovens que acabaram de sair da faculdade e estão querendo dar um rumo na vida. As histórias é bem sobre o cotidiano mesmo. Algumas até se interligam. Eu nunca tinha lido nada desse mangaka e confesso que me surpreendi.

hiqueamon 09/05/2022

Inio Asano entendeu tudo
Sempre que leio algo do Inio Asano, sou tomado pelo mesmo sentimento de simplicidade que torna tudo mais prazeroso.

"Época das cerejeiras" e "E depois", os dois últimos programas, têm uma carga emocional enorme pra mim. Mesmo sem ter muito texto.

A fotografia de Inio Asano é impecável.

A mensagem.

Tudo.

Wesley Santos 20/04/2022

Uma história cotidiana... Diferente
Amei a obra como um todo, mesmo tendo história bem menos interessantes que outras, todas trazem uma reflexão diferente em relação a uma gama de sentimentos, a maioria sendo ligados a solitude, melancolia e felicidade, porém passando por diversas formas de se sentir e lidar com esses sentimentos!
Uma história muito bela e muitas vezes triste (muitas mesmo, mas não de um jeito que te faz chorar... Tá mais pra uma melancolia)

fellipe! 03/04/2022

"Fatias de Vida"
03/04/2022

Se trata de um Inio Asano menor, mais "freestyle", sem a pretensão de construir uma solidez primorosa como a vista em "Boa noite Punpun", mas pequenos experimentos que refletem estilos e temas de vida. Algumas crônicas se sobressaem a outras (claro),e outras parecem existir mais pra dar volume ao todo. É uma boa coletânea, mas não esperem a genialidade que o autor demonstrou em outras obras. Porém, vale ler para acompanhar o processo de amadurecimento artístico de Asano, pois essa publicação é original de 2005, e muito ainda teria por vir nos anos seguintes.

Ema 24/03/2022

Inacreditável
As histórias, em sua maioria, carregam reflexões tocantes que fizeram meu coração se apertar, mas nada novo vindo desse autor incrível. Amo todas suas histórias.
Minhas histórias preferidas foi do homem urso e do casal das cerejeiras.
Meus lencinhos foram mais que usados.

Paulo 22/03/2022

What a Wonderful World, de Inio Asano, é uma espécie de slice of life antológico, uma coletânea de contos que acompanham o dia a dia de diferentes jovens adultos que vivem na mesma vizinhança na cidade de Tóquio.

Os capítulos, apesar de funcionarem como histórias fechadas e independentes, acabam também tendo uma espécie de vaga conexão, com uma personagem citada em uma história aparecendo em outra, ou através de uma personagem que é figurante num dos contos, e protagonista em outro, e assim por diante. Mas o que une mesmo as histórias é a temática, que gira em torno das difíceis decisões que todos nós somos obrigados a tomar quando do ingresso na vida adulta. As obrigações da vida adulta, e a pressão social de “vencer” na vida se impõem; os sonhos e a realização pessoal acabam jogados para segundo plano. Asano fala do sofrimento proveniente da consciência de que todos temos que crescer, e com isso, mudar. Na maioria das histórias, os personagens tem que tomar decisões importantes, muitas vezes é uma questão de o que fazer com suas vidas agora que estão se tornando adultos, abandonando, se necessário, sonhos juvenis que são claramente inatingíveis. E em cada capítulo, seus personagens encaram essa consciência de maneira diferente. Espanto, amargura, medo... Em várias histórias veremos pessoas se debruçando sobre seguir o sonho ou ser um membro comum da sociedade, sobre serem cobrados e criticados, sobre não pertencimento, fugas, ciclos que se repetem, indiferença e desilusão diante da vida, dentre diversas outras coisas. Mas embora o assunto seja abordado por diversos ângulos, o foco de Asano é invariavelmente o medo do fracasso, a insegurança diante das mudanças naturais da vida, a falta de objetivo e a desesperança ocasional, comuns em pessoas começando a vida adulta. Algumas histórias são protagonizadas por crianças ou adolescentes, mas a temática dificilmente muda: o sofrimento proveniente da consciência de que todos temos que crescer.

Mas tenha em mente que Inio Asano não é um coach, portanto não espere lições de seus contos. Suas narrativas tendem a retratar os personagens como seres humanos da forma mais normal possível. Asano diz que implicitamente ficava introduzindo a mensagem de que “não é possível tornar-se protagonista de mangás” em suas obras. Portanto, suas histórias são protagonizadas por personagens que, paradoxalmente, não são protagonistas. São pessoas ordinárias, com vidas ordinárias. É a representação da pequeneza da vida, em contos tanto curtos quanto poéticos. E por isso, você vai terminar a leitura se sentindo angustiado e melancólico em alguma medida. Mas apesar dessa miríade de temáticas interessantes, não é um mangá pra qualquer um. O formato antológico, somado ao fato de Asano estar ainda em início de carreira, dificulta que você se apegue aos personagens e as histórias. As histórias de What a Wonderful World variam bem em número de páginas, porque elas serviam pra preencher as páginas vazias da revista em que eram publicados, então Asano só descobria quanto espaço teria bem em cima da hora. Por isso, não há muito desenvolvimento de personagens e alguns contos terminam abruptamente. Somos tão brevemente jogados em suas vidas, que às vezes é difícil criar alguma conexão. Some a isso a pegada extremamente mundana de suas histórias (e digo isso da melhor maneira possível), e torna-se compreensível que nem todo mundo seja fisgado pela obra. Então, pense bem antes de comprar se é o seu tipo de leitura.

Dito isso, como qualquer antologia, não vá esperando gostar igualmente de todas as histórias. Alguns contos são excelentes, outros menos impressionantes, mas o saldo final é positivo. Pode não ser a melhor obra de Inio Asano, mas é um mangá altamente indicado para os fãs do autor, para quem gosta de obras com um viés altamente reflexivo e existencialista, e para quem gosta de antologias. Igualmente singelos e tematicamente profundos. Poéticos, belos e igualmente melancólicos, estes contos nos convidam a refletir sobre nossas próprias escolhas de vida e, sobretudo, sobre os próximos passos.

Matheus 02/03/2022

Muito lindo
Eu só acho que a minha preguiça e cansaço foram perfeitos pra que eu pudesse aproveitar cada parte dessa história. Eu simplesmente amei como o Asano conectou cada uma meio que indiretamente.
As histórias são muito boas, naturalmente tem umas que se sobressaem muito mais que outras, mas no geral são bem "coração quentinho".
No quesito arte, os desenhos não são tão ousados quanto em "Boa noite, Punpun", esse é mais pesado em todos os sentidos. Já esse quadrinho é bem cara de "crônicas do dia-a-dia."
O capítulo "Vento primaveril" é com certeza o meu favorito. É o capítulo mais bonito.

Lucas.Fioravante 11/02/2022

O homem é brabo
Inio Asano entende como é ser jovem em qualquer época, simplesmente gênio. A sutileza com que ele passa suas mensagens são sem iguais.

Angelo 07/02/2022

What a Wonderful Mangá
É difícil descrever What a Wonderful World, ao mesmo tempo que tem histórias muito bem escritas e desenhadas, tem também histórias que cansam um pouco a leitura, são os altos e baixos da evolução do Inio, como ele mesmo diz nos resumos dos capítulos, esse mangá foi a construção da carreira dele como mangaká. No geral, é um ótimo mangá, as artes são lindas no começo e perfeitas no final. Recomendo muito!!

Vertinho0 06/02/2022

Nem tudo é flores
Série de histórias bem desenvolvidas, algumas mais do que as outras, mas todas são conectadas. O nível foi mantido entre elas.

1 | 2 | 3 | 4