A Origem do Lobo

A Origem do Lobo Curtis Jobling

Resenhas - A Origem do Lobo

Diego Matos 25/02/2012

Um mundo dominado por licantropos
Essa é a proposta principal do "A origem do Lobo" tratados normalmente como amaldiçoados os licantropos normalmente são vistos como bestas descontroladas sedentas de sangue e incapazes de conter sua fera interior. Isso é o que a maioria desenformada acredita. Mas aqueles que conhecem um pouco das lendas de licantropos sabem que a realidade não é bem essa. A fera pode ser controlada e o poder pode ser usado a seu favor.
O livro aborda a licantropia como uma dadiva, seus portadores formam uma elite que governa o mundo, tendo em vista suas habilidades superiores. O livro tem uma levada excelente e de fácil leitura. As vezes o texto perde um pouco o ritmo, mas logo é retomado. Muitas intrigas e traições e um mundo pedindo para ser salvo da tirania de um déspota. Um jovem com uma herança mais valiosa que suas habilidades lupinas, a honra e a memória de um pai que até então ele desconhecia.
Para aqueles jogadores de RPG o livro apresenta um cenários alternativo com fundo medieval.
Bem sem mais delonga o livro é ótimo e vale a pena da uma lida.
Mauro RP 08/10/2021minha estante
Concordo com tudo!

Gleydson @juristageek 07/04/2020

Não esperava muito e acabei me surpreendendo
Preciso dizer que o livro me surpreendeu. Eu o li sem esperar muita coisa, pois não conhecia a série, mas acabei me apaixonando pela história e não vejo a hora de ler o segundo volume. O autor soube desenvolver uma história fantástica, capaz de prender o leitor facilmente.

A história é narrada em terceira pessoa. Nenhum detalhe é escondido do leitor. Além do protagonista, os personagens secundários foram muito bem construídos: Hector, que se torna o melhor amigo de Drew; Gretchen, prima de Hector e prometida ao príncipe Lucas; Whitley, filha do Lord Bergan, e muitos outros. Gretchen foi a personagem que mais me surpreendeu e espero que ela tenha um papel maior nos próximos livros.

A leitura flui rapidamente e, em um piscar de olhos, o livro termina. O livro é dividido em seis partes, cada uma com seus devidos capítulos.

Tenho certeza de que os próximos livros nos reservam muito mais! Eu recomendo a leitura para todos que gostam de literatura fantástica e que estejam dispostos a embarcar no perigoso, mas incrível mundo de Drew.

site: http://www.acampamentodaleitura.com/

Lanny 12/07/2020

Infanto-Juvenil
As histórias classificadas como infanto-juvenil hoje em dia são chamada de YA e eu, simplesmente, adoro esse tipo de literatura, mesmo já estando longe da faixa etária. Lendo esse livro, descobri porque. Os YA atuais tem uma linguagem e uma densidade de história que não parece literatura juvenil. Esse livro é. Me senti infantil lendo esse livro.

É uma boa história, um universo rico, personagens fantásticos, mas que só arranhou a superfície do que poderia ser. Eu ficava lendo e imaginando a Cassandra Clare, a Sara J. Maas ou a Laini Taylor escrevendo tudo isso é desenvolvendo esses personagens/ universo / história. Muitas coisas que foram reveladas de modo anticlimático teriam sido melhores trabalhados

Exemplo: a filiação de Drew... na primeira oportunidade que teve, houve alguém que contasse a ele quem eram seus pais, tipo ?Você não sabe quem é teu pai? É fulano, você é a cara dele?. Mas veja que simplicidade.

E é tanto were... werewolf, werefox, wererat, werewyrm, wereshark, werelion, werebear... e por aí vai.

Como estou com os pdf, vou seguir lendo.

Nimori.S 28/11/2020

"Não sou um Lobo. Sou apenas um menino"
Criado na fazenda junto a seus pais e irmão, Drew é um rapaz que tinha rotinas simples como cuidar das ovelhas de seu pai; porém toda calmaria de sua vida é modificada após o ataque de uma criatura a sua casa, trazendo morte, dor, transtornos. Mal sabia Drew que esses trágicos fatos o levariam a conhecer coisas sobre si e sobre seu passado que ele nunca imaginaria ser possível para um filho de fazendeiros.
A origem do Lobo é o primeiro de cinco livros, não sendo necessário ler todos os cinco livros para compreender a história (mas se quiser ler, pode ter certeza que não terá arrependimentos); a história é bem amarrada, com um desfecho bem concluído; uma aventura muito bem feita. Indicaria pra qualquer pessoa de qualquer idade!
Curtis Jobling, um exímio escritor e jogador de RPG, trás aqui uma narrativa leve e compreensível, sem deixar de fazer você viajar na história.
P.s.: o livro tem bastante referências RPGísticas.
Ana 24/03/2023minha estante
Agora faz sentido o fato de ser muito simples imaginar as cenas acontecendo em uma campanha, as falhas críticas e afins. Legal

Ana Rosa @falarosa 03/10/2011

Sempre fui muito fã de vampiros, mas...
Tenho que admitir que tenho achado bastante interessante a história do Drew. Espero que a série continue me surpreendendo.

Júlia 21/05/2012

Um dos melhores livros que eu já li!
O livro conta história de Drew um Werewolf(pode se transformar em lobisomem) o último filho do Rei lobo(não lembro o nome)que foi morto pelo usurpador do seu trono o cruel e atual rei lion que ao matar o rei lobo apossou-se de sua mulher(mãe de Drew), matou os seus filhos e os queimou. Drew que ainda era um bebê conseguiu escapar, pois foi levado embora por uma das servas da Rainha e seu marido que criaram Drew como se fosse seu filho.
Até que um dia um wererat invadiu a sua, matou a sua "MÃE", ele se tranformou pela primeira vez num lobisomem, lutou contra o wererat que foi embora derrotado e quando o "PAI" de Drew chegou em casa pensou que tinha sido ele que matou a sua mulher tentou matá-lo só que como os werelords são muito resistentes o "PAI" dele não conseguiu.
Depois desse acontecimento Drew se refugiou na floresta até conhecer alguns viajantes que o levaram para cidade onde começou a conhecer a verdade sobre as suas origens.
Bom eu vou parar de falar para não contar tudo sobre essa estória maravilhosa cheia de ação e uma pitada de romance.
Breno 26/12/2012minha estante
continua ..continua ..ele me parece um pouco infantil .! mais so comprei :)

TFreitas 15/02/2013minha estante
Eu ri, marcaram o de cima como spoiler sendo que você conta que o Drew é um werewolf e o ultimo filho do Rei Lobo e isso acho que só se descobre no meio. Sei lá, tenho que reler. Mas tudo bem. Conta sobre a mãe dele. Isso é meio chocante depois, eu acho que passei uma boa parte do livro achando que ele era filho bastardo, como todo mundo no livro.

Priscila 30/08/2016

WereWorld
Werewold é uma série de livros contendo seis no total. O primeiro, A Origem do Lobo, nos introduz ao continente da Lyssia, onde existem os Sete reinos que são governados por um rei, mas cada reino em si tem o seu próprio Lord que faz as leis locais.
Eu não conhecia essa série até recebermos o livro de parceria com a editora e já me apaixonei e estou louca para ler os próximos, mas deixando esse detalhe para o final, vamos ao que interessa. Os personagens. Drew Ferran é nosso protagonista, cresceu na fazenda da Costa Gélida, completamente afastado das cidades grandes e das leis mais severas do rei leão. Quando a fazenda onde morava é atacada por um monstro de pelos negros e olhos vermelhos que mata a mãe de Drew é que a coisa começa a ficar interessante, com o ataque Drew descobriu que não é um simples garoto da fazenda, mas que podia se transformar em algo monstruoso, tanto quando o animal gigante que os estava atacando.
Infelizmente para Drew e felizmente para nós, depois que ele afugenta o monstro agressor e volta a sua forma normal seu pai Mack Ferran chega em casa e a encontra completamente destruída. Achando que Drew era o causador de tudo aquilo e principalmente da morte da mãe ele encrava uma espada no estomago do pobre garoto, mas por motivos que descobrimos mais tarde a espada Wolfshead (sim, existia uma cabeça de lobo no punhal da espada, por isso esse nome) não mata o garoto e ele acaba fugindo para uma floresta distante.
Ai sim que o livro realmente começa e fica a cada página mais emocionante. Descobrimos que cada reino do continente da Lyssia é governado por um WereLord. Primeiramente, o que são esses WereLords? Bem, são pessoas, normalmente de sangue nobre que podem se transformar em animais, como Drew se transforma em um lobo, o rei Leopold em um leão, entre outros, existem ursos, raposas, tubarões, cervos, todos os animais que possam imaginar.
Enfim, ao longo da jornada de Drew pela Lyssia, ele descobre ser o último da raça WereWolf e deve fugir do rei leão (sim, é estranho escrever isso e não pensar no Simba xD hahaha) que quer matá-lo.
Com isso conhecemos mais dois WereLords que seguem na aventura com ele. Hector de Redmire, um Boarlord (javali) e Gretchen, a Werefox (raposa). Os dois seguem viagem com Drew em suas inúmeras aventuras e posso dizer até que pintou um possível casal na série entre a Werefox e o WereWolf, mas só lendo os próximos livros para realmente saber.
Enfim, o livro é simplesmente maravilhoso, o autor tem uma escrita gostosa de ler, ela só não flui tão mais rápido por causa desses nomes diferentes que ele utiliza, os nomes dos reinos também são bem complicadinhos. Confesso que me lembrei de Game of Thrones quando comecei a ler a série e vi a rivalidade entre os lobos e os leões xD (qualquer semelhança entre os Starks e os Lannister, realmente não passam disso! hahahah)
Espero realmente que vocês gostem dessa leitura, porque ele superou minhas expectativas e eu estou realmente apaixonada por ele. Tanto que quando terminei de ler e fui dormir eu sonhei a noite toda com os personagens do livro. xD

site: www.amigadaleitora.com

Adriana 05/12/2011

Este é um daqueles livros que promete aventuras épicas, romance, mistério, intrigas e, logicamente, sobrenatural. Wereworld é um livro fantástico, que mistura um universo mutante com um universo histórico, quase feudal, onde o monarca e a nobreza são todos Werelords. O reino é dividido em diversos “distritos” que são de propriedade destes seres, meio humanos meio animais, mutantes por natureza.

Os Werelords tem a capacidade de se transformarem animais. E cada família possui o seu próprio animal: existem os Werelions, Weresharks, Werefox e os lendários Werewolfs.

Há muitos anos atrás, o rei lobo era quem comandava aquele lugar, mas traído pelos amigos e sabotado pelo temido clã dos Werelions, ele acabou morto e sua família, destruída.

É neste contexto que conhecemos a história de Drew Ferran, que entrou de gaiato nessa história e no navio: um simples camponês, que vive com os pais e um irmão. Ele sempre teve uma ligação especial com a floresta e os animais, mas nunca sonhou que isso um dia significaria sangue, morte e sofrimento em sua vida. Em uma noite chuvosa uma terível criatura ataca sua casa e mata a mãe dele. Atiçado com a adrenalina da situação, ele percebe que esta se transformando em uma fera, mas consegue parar a transição no meio.

Graças a uma terrível confusão ele é obrigado a fugir de casa e se esconder na mata, onde vive como um ermitão, até ser capturado por dois viajantes, no mínimo estranhos. Até então, Drew desconhecia a existência dos Werelords, mas logo ele é reconhecido como um deles.

Pior do que isso, ele acaba descobrindo que é filho do grande Rei Lobo, o último que restou do clã Werewolf. Por causa disso, o trono usurpado pelo Werelion é seu por direito, e o povo que sofre com as injustiças deste tirano clama pelo Lobo para assumir o trono e leva-los de volta a um reino justo e pacífico.

A jornada deste jovem não será fácil pois o Rei quer vê-lo morto a qualquer custo e embarca numa perseguição voraz contra o garoto. Fugindo e descobrindo novos aliados, Drew vai conhecendo mais sobre a história de seu povo e de sua família, que foi arrancada tão cedo dele. Sua mãe e pai na verdade eram adotivos e ele descobre não saber nada sobre seus pais biológicos.

A trama de Curtis Jobling é bem complexa e envolvente, me deixou ligada da primeira à última página. Gostei bastante da história e pretendo acompanhar os próximos volumes, que pelo que pude apurar do desfecho, devem ser muito bons!

Porém, a revisão do livro deixou um pouco a desejar e a narração foi muito lenta certas vezes. Como temos muitos personagens, cenários e conflitos para assimilar, houveram momentos em que não conseguia definir o que estava acontecendo. Isso tirou o brilho da obra, que poderia ter sido magnífica, mas não passou de um muito bom.

Essa capa é interessente por que reflete bem o livro, mas acho que a escolha de cores e a arte poderiam ser melhor desenvolvidas. Uma coisa que adorei foi o efeito espelhado, que acho lindo em capas de livro.

Este é o início de mais uma saga de YA books que promete. Recomendo para quem curte o gênero!

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/12/05/curtis-jobling-wereworld-a-origem-do-lobo/

steh 11/04/2012

wereworld
O livro conta a história do menino Drew, de 16 anos, que mora no campo com seus pais e seu irmão.
Uma vida pacata e monótona, cuidando do campo e das ovelhas, até que um dia tudo é despedaçado quando uma criatura horrenda entra em sua casa durante a ausência de seu irmão e seu pai, ataca Drew e acaba por matar sua mãe.
Ao voltar pra casa o pai de Drew o acusa da morte da pobre Jilly e o menino foge de casa. Drew, que já vinha se sentindo estranho, se transforma em Lobo...
No começo ele não entende muito bem, mas depois descobre que é o último Werewolf, a linhagem pura dos lobos, seus pais não são de sangue, Jilly o havia salvado de um incêndio e ele tem muitas descobertas a fazer.
É assim que começa Wereworld. Ao longo de sua jornada pela floresta Drew conhece várias pessoas e se depara com MUITAS aventuras.

O livro tem bastante dessas coisas de Sete Reinos, lutas, espadas, e principalmente metamorfos e magia. Pra quem gosta de MUITA aventura e sobrenatural é o livro ideal. Eu particularmente demorei pra conseguir prender a atenção porque EEEUUU não gosto do estilo de livro, tem muita batalha e não curto isso, mas pra quem gosta do estilo o livro não perde o ritmo. Depois de muitas aventuras, consegui me apegar no final, achei que ia ser bem previsível, mas eu gostei, me surpreendeu. Nos últimos capítulos Drew descobre quem são seus verdadeiros amigos e aliados, e o que ele precisa fazer.
É aquele tipo de final que ficam algumas coisas subentendidas, mas o autor soube bem fazer o desfecho.

É aquilo que eu disse, o livro não faz o meu estilo, achei chatinho o meio dele, mas gostei muito do final, então acho que para quem gosta do estilo é uma leitura bem divertida.

Nayara 23/02/2022

Interessante
História bem interessante, o livro apresenta muitos dos personagens e deixa aberto o caminho de cada um...
Bem desenvolvido, vale muito a pena!

@igormedeiroz 30/11/2013

Os Sete Reinos de Lyssia costumavam ser liderados e governado por werelords - seres transmorfos que podem se transformar em lobos, leões, ratos, ursos, pássaros, cobras... -, até que o Leopold, o werelord leão, decidiu tomar conta de tudo (é aquela velha história leão o rei do pedaço, o rei da floresta). Com a ascensão do leão no poder os Sete Reinos começaram a ser abalados e o povo passou a viver cada vez sobre regras rigorosas e sofrendo cada vez mais, com impostos absurdos, fome e perigo.

Leopold é basicamente um Hitler, assim como Hitler odiava os judeus, Leopold odeia os lobos. Lyssia antes da entrada de Leopold, o poder era governado por Wergar, o Lobo. Com a morte de Wergar os lobos passaram a ser extintos e massacrados pelos leoninos até que... Do outro lado Drew Ferran, fazendeiro e aspirante a pastor de ovelhas, descobre aos 16 anos que é um lobisomem e, que poderá ser filho perdido do rei lobo, Wergar. Drew na sua fuga viverá uma aventura da qual nunca imaginou, com seu mais novo amigo Hector, um wereboar, e uma refém bipolar, werefox. Enquanto ele se vê fugindo das tropas leoninas, sairá sem querer carregando e depositando esperança de liberdade por onde passa.

O primeiro livro da série Wereworld é introduzido em terceira pessoa, mas o autor não peca em descrever o sentimentos do protagonista e nem deixa faltar os pontos de vista dos personagens secundários. O crescimento físico e psicológico do personagem principal foi um dos fatores que mais me fez gostar do livro, acompanhar a evolução de um personagem infantil para um homem facilita o apego e conhecimento sobre o mesmo. Ou seja, não é estabelecido um herói definido, pois este ainda está em formação.

O mundo fantástico criador por Curtis, parece ser louco e confuso. Que é louco é, mas confuso não. A história e a criatividade são bastante originais; nunca imaginei que o mundo poderia ser governado por seres "mutantes", já que o costumeiro dos livros é que seres metamorfos sejam reprimidos e considerados aberrações. Em Wereworld os seres temidos são a salvação e a garantia de paz.
“Ela se ajeitou, encostando no peito do rapaz. Drew ficou feliz, mas se sentindo estranho ao mesmo tempo. Por que será que era necessário estar às portas da morte para ela interessar-se por ele?” Página 301
A Origem do lobo, publicado em 2011 pelo selo de ficção Benvirá, dará sequência a mais três livros, sendo o primeiro livro infanto-juvenil lançado do autor. Sem pontas soltar e bem explicado, o autor não te deixa por fora da história que aconteceu antes de Drew. A história de Drew no primeiro livro deixa expectativas e términos não concluídos para um próximo volume, com diagramação perfeita que a editora preparou para os leitores e que chama bastante atenção. Então prepara o bolso que o segundo volume já foi lançado (A fúria dos leões) e o terceiro livro já está para sair.

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤResenha postada no
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤwww.setecoisas.com
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤPor favor, não copiar ©

Júlia 28/05/2015

O fantástico mundo dos Werelords
A série Wereworld se passa no reino da Lyssia, uma terra onde habitam os Werelords – pessoas que podem se transformar em animais, como leões (Werelions), ursos (Werebears), serpentes (Wereserpents) e outros animais perigosos. É então que o jovem Drew descobre ser um lobisomem (Werewolf), o último de sua espécie, e as consequências desse fato desencadeiam consequências irremediáveis, transformando a vida de Drew para sempre – assim como a de todos os habitantes da Lyssia.

Acredite quando eu digo que o parágrafo anterior é só uma mínima parte da história, de tão vasto que é o mundo criado por Curtis Jobling. Mas eu vi em muitos outros lugares por aí sinopses que revelavam spoilers gigantescos sobre o enredo (inclusive na contracapa do livro), e eu acho que é muito mais interessante desvendar a história durante a leitura do que descobrir antes e não se surpreender (o que foi o meu caso, infelizmente), então espero que esse pequeno trecho tenha atiçado sua curiosidade sem revelar mais do que o necessário, porque tem muito mais nessa história do que você pode imaginar!

Em primeiro lugar, quem não ama histórias que se passam em universos paralelos? Ainda mais com uma ambientação no estilo medieval, repleta de reis, castelos antigos, batalhas travadas com espadas, criaturas sobrenaturais e uma boa dose de magia. Sagas mais famosas como As Crônicas de Nárnia e O Senhor dos Anéis fizeram isso muito bem, e Curtis Jobling demonstra em Wereworld que também sabe conduzir a trama com maestria. Infelizmente, as cenas de magia não foram bem utilizadas durante o enredo, mas espero que o autor procure explorá-las melhor nos próximos livros.

O mesmo não pode ser dito dos Werelords, nobres que carregam no sangue o gene da transmutação, e que são uma das melhores coisas que a história pode oferecer. Cada família nobre apresenta o poder de se transformar em determinado animal, e é interessante ver como todas elas são divididas pelos reinos e como todas se encaixam nesse jogo de intrigas políticas, sejam como aliados ou inimigos uns dos outros. Ursos, leões, raposas, e até mesmo tubarões, entre outras infinidades de transmorfos espalhados pela Lyssia, todos têm seu papel na configuração dos sete reinos como um todo e a decisão do autor de incluir os Werelords na história não poderia ter se mostrado mais acertada.

A Origem do Lobo é o típico clichê agradável de se ler, seguindo aquela fórmula básica dos livros de aventura, que por mais que a gente encontre livros que seguem o mesmo raciocínio, eles são legais demais para que a gente consiga se enjoar deles: o protagonista, que de uma hora para outra descobre ser diferente da maioria das pessoas, e que tem seu mundo virado de cabeça para baixo, enquanto segue em uma jornada rumo a descobrir quem realmente é e o mundo à sua volta.

Drew é o clássico herói: altruísta, corajoso, fazendo de tudo para ajudar os outros e não se contendo ao ver alguém em problemas. Os amigos que faz durante sua jornada, Hector e Whitley, são uns fofos, e já se tornaram meus personagens favoritos, mas tem vários outros personagens incríveis também, como o Duque Bergan e o Conde Vega, que tiveram algumas das aparições mais marcantes da história, além do excelente vilão, o rei Leopold, o tipo de oponente que não deve ser subestimado. Quanto à Gretchen, eu não saberia o que dizer. Eu basicamente vivi uma relação de amor e ódio com relação à personagem no decorrer do livro. Eu ainda não entendo como ela podia ser insuportavelmente irritante em algumas horas e incrivelmente legal em outras. Mas pela minha não tão vasta porém respeitável experiência em leitura, acredito que quase toda saga tenha um personagem assim.

O que mais eu posso dizer? Além dos personagens super legais e o enredo envolvente, algo que me surpreendeu muito foi o detalhamento. As descrições dos cenários, dos personagens e das cenas em geral são simplesmente impecáveis! Tudo tão real e tão envolvente que não tem como não se sentir parte da história, como um personagem vagando pelas terras da Lyssia. A própria Lyssia é um encanto à parte. O autor não só criou uma terra fictícia: ele planejou cada detalhe dela! Parece que ele simplesmente sabe o nome de cada rua, cada rio, cada vilarejo, cada cidade, cada pequena parte dos Sete Reinos da Lyssia! E ele cita esses nomes no decorrer da narrativa (e várias vezes eu acabei me perdendo por conta disso), mas como o autor atencioso que ele é, Jobling deixou um mapa dos Sete Reinos bem explicadinho no início do livro, assim cada leitor pode acompanhar a história e a trajetória dos personagens sem problemas.

Eu ainda não te convenci de como esse livro é maravilhoso? É só dar uma lidinha para conferir as cenas de ação, que são absolutamente fantásticas! O autor ainda conseguiu equilibrar essas cenas com aquelas sem tanta adrenalina, sem carências ou excessos, apenas na medida certa. Jobling também optou por deixar o romance de lado neste primeiro livro da saga, o que eu achei ótimo para consolidar o início da história, mas acredito que já podemos esperar algo realmente promissor nos próximos livros. Apenas um aviso: as cenas de batalha são tão detalhadas quanto brutais, então para aqueles que não têm estômago forte, não digam que não avisei!

Enfim, muito obrigada à editora Benvirá por me enviar esse livro tão incrível! A tradução ficou ótima, apenas com alguns poucos erros de digitação aqui e ali que não prejudicaram em nada. E além de eu ter amado a capa, o livro ainda possui uma excelente diagramação e várias ilustrações bem legais no início de cada capítulo. Agora que você já conhece esse fantástico mundo da série Wereworld, espero que esteja correndo, assim como eu, para ler o próximo volume da saga e se aventurar com Drew pelos reinos dos Werelords.

Resenha do blog Mundo Sereno ;)

site: www.serenomundo.com

Mrs Luna 03/06/2017

Que venham os próximos
Neste primeiro livro somos apresentados Drew Ferran, um rapaz que vive em uma fazenda com seus pais e seu irmão gêmeo, só que nem tudo é o que parece ser e em uma noite de tempestade em que seu pai e seu irmão foram para o vilarejo vender as mercadorias sua mãe é atacada por um monstro que acaba matando-a, no meio desses caos Drew acaba sendo acusado por seu pai e desesperado ele foge de casa.
A partir dai a história toma um rumo totalmente diferente, ele é preso, descobre quem é realmente sua família, conhece os amigos de seus pais, conhece pessoas que futuramente tornam-se seus amigos.
O livro já começa com um clima bem tenso, Drew acaba passando um bom tempo na floresta quase se transformando em um animal pela falta de contato com o mundo em si, e quando ele é encontrado ele acaba sendo resgatado. Com o tempo a história acaba sendo mais leve, mas do meio do livro até o final as coisas acabam se complicando como se é esperado, já que Wereworld é uma saga que até agora tem cinco livros.
A Origem do Lobo é um livro bem feito e completo, mas ainda falta um “que” a mais que faz com que a leitura realmente nos prenda e faz com que tenhamos aquela ânsia por mais e mais.

site: https://sunofposeidon.wordpress.com/2016/08/11/a-origem-do-lobo-saga-wereworld-curtis-jobling/