Minha querida Sputnik

Minha querida Sputnik Haruki Murakami

Resenhas - Minha querida Sputnik

Beatriz Melo 24/04/2024

Senhora, já viu alguém levar um tiro e não sangrar?
Aceitar coisas que são difíceis de compreender, e deixá-las ser o que são. E sangrar. Atirar e sangrar.?

deniferreira 24/04/2024

Livro me pegou de sopetão, furou a fila da lista de leitura e não consegui largar. Murakami super preciso.

Isa 22/04/2024

O livro promete uma história de amor e um triângulo amoroso que só existe na cabeça do personagem masculino. Em nenhum momento Sumirê demonstra amor por seu amigo e mesmo assim ele alimenta pensamentos românticos e sexuais quando esta com a mesma.

O livro mostra a trajetória de Sumirê mas pela perspectiva de seu amigo sobre os pequenos momentos que ela conta pra ele. Não trás nenhum grande suspense e o "clímax" é um grande amontoado da história de Miu que tem relação som Sumirê.

No final do livro parece que está no começo, não trás emoção em nenhum momento, nem amor e nem mesmo suspense.

bela 12/04/2024

Acho que cada vez que eu leio um livro do murakami eu tenho menos opiniões, no fim sinto que nunca li com a profundidade requerida. achei bem agua e sal, sem gracinha mas da pro gasto

analuiza2847 11/04/2024

Primeira vez que leio haruki murakami e gostei muito da sua forma de escrita. me envolvi muito com a história e como ela é imprevisível e sua forma de abordar relacionamentos, solidão e a vida. senti diversas sensações lendo este livro principalmente no final. espero que onde sumire esteja, que tenha conseguido finalizar seu romance.

evellyn 11/04/2024

Se eu não tivesse empacado e lido tudo em uma semana eu teria gostado bem mais.
críticas à personalidade do narrador masculino mais uma vez. senti nojo de novo em alguns parágrafos em relação à imaginação dele sobre a sumire.

llouise 30/03/2024

"o quanto realmente nos conhecemos?"
Não compreendi esse livro, mas não posso dizer q não o senti. certas frases bateram diferente, sabe? não há como explicar a sensação. é como se eu não conseguisse raciocinar, certos pensamentos eu nem mesmo conseguia interpretar, mas de alguma maneira me afetaram, alguns deles profundamente.
daqui um tempo, talvez alguns anos, eu o leia novamente. creio q irei entender mais certas metáforas. não o li no tempo errado, mas certamente não foi o tempo certo.
foi uma leitura muito confusa, mas ao mesmo tempo, de alguma maneira, esclarecedora. me deixou desconfortável, me forçou a pensar. não esquecerei tão cedo.

Mari Vannucci 25/03/2024

Já viu alguém levar um tiro e não sangrar?
Aqui, existir é como o satélite Sputnik: ficar à deriva envolto pelo desconhecido. Uma história sobre solidão e a busca de si mesmo. ?Quem sou eu??.

Murakami tem uma escrita ímpar; muito característica e maravilhosa. A história é boa, gostei de verdade, mas o desenrolar para fechar o livro não me pegou tanto? senti umas partes meio desconexas e um pouquinho desnecessárias, até.
Ainda assim, valeu a leitura. Sempre vale. H.M. sempre faz valer.

ellie.0 25/03/2024

Esse livro tem uma escrita incrível. Quando eu finalmente comecei a ler de verdade, não comecei parar. Acho que terminei em uns quatro dias, e com certeza é um dos meus livros favoritos agora. Eu me apeguei tanto aos personagens porque de alguma forma, me identifiquei com todos. Eu queria poder surtar aqui, mas não vou. Simplesmente amei esse livro.

Marcela115 21/03/2024

?Símbolo e signo?
É um livro que, a princípio, parece apenas um triângulo amoroso. No entanto, ao longo da leitura você percebe que a sensação do vazio existencial está sempre presente, com muitas reflexões acerca da nossa própria existência, até mesmo do mundo dos sonhos e da nossa percepção de realidade.
"Qual a diferença entre símbolo e signo?"

Sofia.Zuconelli 27/02/2024

Sendo minha terceira leitura do Murakami, esperava mais. Digo isso particularmente sobre a desconexão entre o final da história, o Cenoura e principalmente, tudo que ficou em aberto. Quando a história começou a tomar forma, se abriram muitas pontas, teorias, e expectativas, nenhuma delas tendo nem uma pequena dica para entendermos como um final de dois caminhos, apenas se perdeu no espaço, como Sumire, e o Sputnik.

Mônica Yamauchi 24/02/2024

Preciso de uma explicação das boasss
A escrita é boa, fluída, os personagens são cativantes e o enredo envolvente o suficiente pra ficarmos ansiosos pela próxima página. Apesar de tudo isso, não entendi nada k k k k

Cris.Vidal 19/02/2024

São mais perguntas do que respostas
Ainda estou digerindo tudo, a história deixa mais dúvidas do que respostas, o que me fez gostar muito. Conta a história de Surime e Miu, narrada pelo ponto de vista do melhor amigo de Surime, não é dito o seu nome. A narrativa é muito boa, o desenrolar e os diálogos são bem interessantes e é um livro bem incomum. Você espera um romance, e o autor entrega um mistério, na vdd senti que é mais sobre a busca da própria identidade, decepções amorosas, solidão e conflitos internos explorados por metáforas. Não é um livro fácil de digerir, mas é muito prazeroso ler.