Doidas e Santas

Doidas e Santas Martha Medeiros

Resenhas - Doidas e Santas

uepa 28/10/2022

Espírito humano
Martha Medeiros, uma mulher, escritora, jornalista e brasileira.
É muito reconhecida por suas cronicas sensíveis que relatam atividades do cotidiano (quase sempre reflexivas! Mas nunca de maneira exagerada ), ganhou diversas premiações e muitas de suas obras adquiriram adaptações - Doidas e Santas, por exemplo, alcançou o teatro e os cinemas -, dentre elas, Divã obteve uma minissérie na Rede Globo em 2011.

Intimo e banal
Nesta obra em específico, reúne-se uma coletânea de títulos ( curtos ) de Martha, retirados dos jornais Zero Hora e O Globo. A colunista comenta desde uma placa gramaticalmente errada ( Vende Frango-se ), até assuntos intrínsecos: " O que me cala profundamente é perceber uma verdade que escapou dos lábios de alguém, um gesto que era pra ser invisível mas eu vi, um olhar que disse tudo, uma demonstração sincera de amizade, um cenário esplendoroso, um silêncio que se basta. E também sensações íntimas e indivisíveis: você conquistou, você conseguiu, você superou. Quem, além de você, vai alcançar a dimensão das suas pequenas vitórias particulares?" ( Emoção x adrenalina ). Afinal, algo mais particular do que detalhes do seu cotidiano?

De certo modo, me intriga a falta de reconhecimento da autora no próprio país. Acredito que se um dia, Martha, em seus anos de ouro, simplesmente decidir ler seus textos no tiktok ( Martha, se você estiver lendo isso, saiba que os jovens adoram avaliações e comentários sobre suas séries favoritas, e ficam tão orgulhosos como se fossem os próprios autores ), bombaria como Isabela Boscov.

Curiosidade
Talvez você se lembre do caso vexaminoso do ex-ministro italiano da Justiça, Clemente Mastella, que, além de ler, atribuiu um dos textos de Martha a Neruda, em pleno Parlamento Italiano. É de uma imbecilidade atroz.

Um daqueles livros simples que um robô nunca entenderá
Sinceramente, são ótimos textos para se ler pela manhã. Doidas e Santas me fez lembrar de conversas com mulheres que vagam perto dos 30 anos, muito ainda as encanta, e todas carregam a mesma paixão por uma aventura.

Vit 02/06/2022

martha medeiros poderia escrever uma lista de compras que eu leria pq amei demais já peguei outros da lenda pra ler e sofrer

ketlenaires 30/05/2022

Aaah esse livro gostoso de se ler
Sou completamente doida pela escrita afiada da Martha Medeiros.
Meu primeiro contato com Doidas e Santas foi no ensino médio quando atuei em uma peça inspirada nesse livro cheio de crônicas repletas de espinhos e realidades.
Foi uma experiência muito interessante reler tanto tempo depois algo escrito entre 2005 e 2007 e perceber que infelizmente pouco mudou e muito não foi para melhor.

Luiza.Andrade 18/11/2021

Seleção de Crônicas
Toda mulher é doida, louca, santa, é simplesmente mulher. Uma seleção de crônicas pouco a ver com o titulo do livro.

Myhh 10/10/2021

Gostei da experiência
Martha Medeiros é uma observadora perspicaz que nota as inquietações individuais e as transforma em histórias universais, que tocam a todos por seu caráter divertido ou triste, mas sempre verdadeiro.

Em um livro com 100 crônicas, é previsível que nem todas sejam tão boas, mas apesar disso, todas têm algo a acrescentar ao leitor.

Adriana @livrosedevaneios 22/08/2021

Reflexões bem humoradas com uma pitadinha de acidez :)
Doidas e Santas é um livro de crônicas, que foram originalmente publicadas nos jornais O Globo e Zero Hora.

Martha Medeiros é uma exímia contadora de causos, seus textos são conversas com o leitor e falam sobre o cotidiano, relacionamentos, solidão, filmes, vida, morte... de tudo um pouquinho. São reflexões bem humoradas e, por vezes, com uma pitadinha de acidez, que eu amo!

Devorei cada página e fiquei até chateada por ter finalizado rápido demais :)
Já estou pronta para próximos livros da escritora! ?

Ricarda Caiafa 17/08/2021

Leitura leve
Adoro as crônicas da Martha Medeiros!
Sempre leves, e tratam de diversos assuntos. Trazem indicações de filmes, livros, séries e isso tudo mesclado com assuntos do cotidiano, como relacionamento a dois, amizade, autoestima, maternidade.... Enfim, uma leitura fluida e que rende boas reflexões!!!

Dilva 22/07/2021

Capa e título não condiz com conteúdo
É um livro razoável. São várias crônicas sobre o dia a dia de uma forma geral. Não entendi o pq da escolha da capa e do título, uma vez que, as mulheres não são as peças centrais do livro.

lauratamanaha 11/07/2021

Muito gostosinho de ler
Foi meu primeiro livro de crônicas e eu adorei. Muito dinâmico, leve e ainda traz reflexões. Foi um presente e uma ótima experiência.

Laris 18/06/2021

As vezes as coisas precisam mudar para que permaneçam da mesma forma!
Incrível como Martha Medeiros, em contos de 2005 a 2007 (se não me engano), consegue transmitir tantas situações que ainda perpetuam nossa sociedade. Claro que mudam-se alguns detalhes, mas determinados problemas são os mesmos.

Papel da mulher na sociedade, relacionamentos, desigualdades sociais, entre outros temas. Amei que a Martha, em vários contos, que são curtos e fáceis de ler, têm essas reflexões por meio de livros e filmes que ela consumiu. Peguei altas referências de suas indicações!

Simplesmente... atemporal

Mello 18/05/2021

Levemente reflexivo
Por serem crônicas curtíssimas, as reflexões são bem superficiais. Muitas são bem no lugar comum de uma pessoa pensantes, algumas trazem um ponto de vista um pouco mais inovador, mas no geral é um livro bem lugar comum de ideias bem gerais sobre assuntos cotidianos.

Gabi 20/04/2021

Por conta das datas de algumas crônicas, temos alguns temas ultrapassados e até machistas. No geral, o livro é ok.

Lucas.Santos 27/03/2021

Crônicas maravilhosas da mestra Martha Medeiros, um pouco datado - as publicações são de 2007, 2008, por tanto também um pouco nostálgico, destaco aqui pontos que ela levanta quanto ao avanço da tecnologia subjugando as relações humanas. Por último e não menos importante uma das crônicas que achei perfeita: "A janela dos outros" onde cita-se como podemos ter visões diferentes de outras pessoas, frente a mesma situação.

Carol 19/03/2021

Divertido e irreverente
Martha Medeiros nos prende na sua forma de escrita leve e fácil. O livro reune diversas crônicas dos mais variados temas do nosso dia a dia. Sempre levando a uma reflexão no final de cada um. Seu toque irônico da uma pitada a mais de sabor na leitura.

Yasmin T. 13/03/2021

Leitura tranquila e fraca na temática
Não sei bem o que eu estava esperando ao ler essa obra, mas definitivamente não era essa mediocridade. Não que seja uma leitura ruim, ela é gostosa e até te faz lembrar daquela tia ?desconstruída? que provavelmente tem na sua família. Aquela que tenta trazer assuntos incomuns pra mesa do almoço de domingo como ?não classificar uma mulher somente pelo número que apresenta em seu RG?, e em contra partida ela julga uma mulher madura que se apaixona por uma bolsa chamativa e com tachas pretas, a classificando como brega e inculta por não ter o repertório fashionista e simplista que uma ?dama? deveria ter.
O livro todo vai trazendo essas antíteses, ao meu ver falta coerência, porem, devemos lembrar que a leitura não foi feita no ?mundo de hoje?. O politicamente correto não reinava plenamente, ele era tímido e pouco visível.