A Senhora de Avalon

A Senhora de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Senhora de Avalon

Leitora Viciada 18/07/2009

'Série' As Brumas de Avalon
Esse livro e outros (A Sacerdotiza de Avalon, A Queda de Atlântida, Os Ancestrais de Avalon, A Casa da Floresta, Os Corvos de Avalon) estão ligados aos 4 volumes de As Brumas de Avalon.

A senhora de Avalon é para mim o mais importante que se liga As Brumas de Avalon. Isso porque ele mostra coisas importantes, como por exemplo, Avalon foi 'escondida' nas brumas... e mais: a cronologia mostra três gerações de Senhoras de Avalon, terminando justamente na Viviane, personagem importantíssima de As Brumas de Avalon, com esse livro você conhece sua infância/juventude e passa a compreender melhor a personagem.

Esse livro é fabuloso, mágico!
florcerqueira 29/08/2012minha estante
Tatinda
Na sua opinião então me diga qual seriaa melhor ordem de leitura?

Leitora Viciada 29/08/2012minha estante
Oi, Leka! Apesar de existir a ordem cronológica, existe a ordem em que foram escritos. Acho que se deve começar por As Brumas de Avalon. Apesar de ser o "final" foi o primeiro a ser publicado. Os outros lançados posteriormente contam o passado da Grã-Bretanha e de Avalon e existem as reencarnações das personagens ao longo da História. Por favor leia esta postagem que escrevi sobre a série: http://www.leitoraviciada.com/2011/07/serie-avalon.html Beijos

Raquel Holmes 02/01/2013minha estante
Eu to começando por este. :)

Bianca 06/11/2013minha estante
Eu li As Brumas de Avalon antes deste, acabei de terminar, e vou reler As Brumas de Avalon porque após ler este, obviamente será possível ver mais detalhes

Lu 25/05/2012

Foi difícil, mas decidi abandonar o "A Senhora de Avalon". Acho que há um problema quando, em uma situação de tensão, eu me pego totalmente desinteressada sobre o destino de um personagem. E foi justamente isso o que aconteceu aqui.

Veja bem, o A Senhora de Avalon é um livro bem escrito, acho o tema discutido muito interessante e que gera boas reflexões sobre tolerância, tema que nunca sai de moda. A história é atemporal, não importa se são druidas e romanos, humanos e vampiros, negros, homossexuais e judeus. É um tema universal e ninguém melhor para escrever sobre Avalon do que a Marion.

Porém, eu senti falta do fascínio, da narrativa hipnotizante que eu encontrei no primeiro volume do Brumas. E não foi o que eu achei aqui. Não sei se por culpa da tradução, o que já tinha prejudicado - e muito- a leitura do quarto volume da famosa tetralogia da autora. Especulações à parte, o fato é que não consegui me ligar a nenhum dos personagens. Gawan não tem sal, açúcar ou pimenta. A impressão que eu tinha é que ele vagava pelas páginas do livro, como uma alma penada.

Caillean é bem mais interessante e a história rende muito mais quando se concentra na parte política das sacerdotisas, no choque de egos e personalidades. Achei que renderia um bom caldo dali,bem como do relacionamento mãe-e-filho de Caillean com Gawan. Mas acho que a autora se cansou do assunto e resolveu mudar. E quando mudou, a história ficou chata. Porque o Gawan Gasparzinho é insosso.

Não considero, porém, esse livro encerrado. Quero pegar o A Casa da Floresta e, de repente, retomar a leitura do A Senhora de Avalon. Porque eu me senti perdida em algumas partes e algumas referências. Pode ser que eu até mesmo mude a minha resenha, quem sabe?

Desi Gusson 21/06/2012minha estante
Oi, Lu! Concordo com você, A Senhora de Avalon é o livro mais 'xoxo' da série, mas porque ele atua como ponte entre A Casa da Floresta e A Senhora da Magia. Acho que se você ler A Casa, vai se sentir mais motivada a passar da primeira metade! Ótima resenha.

Mathésley ou Wesleus 24/06/2012minha estante
Eu também sou mega fã de Marion, mas achei Senhora de Avalon muito xoxo... Fatou muita coisa nesse livro. Agora estou lendo sacerdotisa, e estou amando!

Lígia 14/11/2013minha estante
Exatamente o que achei também. Faltou alguma coisa... algum "tempero" adicional nessa narrativa. Faltou a paixão, a entrega às emoções que ela colocou nos outros livros da série (As Brumas, p. exemplo). Sei lá, o que sei é que esse livro não me prendeu e foi uma leitura difícil, chata mesmo. Pena.

Larissa Frade 05/01/2010

...
Adoro Brumas de Avalon, mas esse Senhora de Avalon é um livro muito rico em detalhes, detalhes estes que me fizeram desistir logo no primeiro capítulo.

Erika Moura 10/10/2009

Nem se compara com as Brumas!
Comprei este livro, bem depois de ter adquirido as coleção Brumas de Avalon, imaginei que tinha alguma ligação, me decepcionei...
Bem bobo, dá pra ler no banheiro!

Galahad 23/10/2010

Três Gerações

22/09/2010
A Sabia

Putz. Não sei realmente o que dizer.

Primeiro infelizmente foi Gawem que fudeu com Avalon. Por ter ido atrás de "Roma" seu avo no caso.
Segundo sua iniciação foi muito loca os princípios apresentados pela Deusa e ele sendo o primeiro Pedragon.
Terceiro o modo como Avalon foi parar fora do "tempo-espaço" ficou muito bom pela maneira como teve que ser feito. Por uma trindade.
Os FDP dos nazarenos como sempre estragando o trabalho de Avalon em espalhar a Verdade pelo mundo a fora.
Grande aparição de Jose de Arimateia e seus grandes ensinamentos. Pergunto-me quem ele teria sido. Chedan ou Ardanos?
No posfácio de Caillean ela menciona três personagens do qual quebrei a cabeça e não os descobri completamente. Tenho certeza que um deles e a Morgana. Os outros dois acredito que seja Gym e Gwyndyon (Arthur) ou Gym e Galahad (Lancelot), mas não tenho certeza. Gostei muito de mais essa epopéia.

20/10/2010
A Suma Sacerdotisa.

Acho que o grande marco deste capitulo e a amizade de Carausius com Allectos. Do qual no começo me pareceu que eles eram Arthur e Lancelot, mas como o desenrolar da historia acredito que Allectus seja Mordred, pois os dois golpes se parecem.
Sobre Dierna acredito que ela tem muito a ver com Viviane, pois ela faz as coisas desnecessárias que iriam ocorrer mesmo sem a sua interferência.
As lutas são bem inteligentes principalmente a do barco contra Maximiano.
Carausius era um bom líder. Achei que faltou um pouco de como estava o desenvolvimento dos cristãos. A morte de Carausius e meio sem graça, pois o suicídio não combinava com ele.

A Filha de Avalon.

Bem interessante. Ana a Senhora dessa época e muito “má” com suas filhas vamos dizer. Mostrando assim de onde vem o temperamento de Viviane e o porquê de ela ser do jeito que e nas Brumas.
Vemos também o porquê de Morgause ser tão ambiciosa, pois veio de um ritual em pleno Samhain. O teste para Viviane baixar as brumas e magnífico os mistérios apresentado são muito interessantes. Assim como a transformação de Taliesin em Merlin da Britannia e muito loco esses outros mistérios que são apresentados. Nessa questão do Merlin eles disseram em uma parte que o ultimo Merlim foi à época de Caratacus, mas não me lembro dele em nenhum momento de Os Corvos de Avalon.
Vemos também o nascimento da querida Viviane e os sofrimentos dos quais teve que passar para se transformar em quem e nas Brumas: uma mulher de garra. Analisando com suas vidas passadas mostram que todas elas tinham a mesma característica. Que para alcançar os objetivos independentemente de seus sentimentos a obrigação vinha em primeiro lugar. Interessante também e ver que Vortimer e Lancelot, mas vendo por outro lado. Nas Brumas deveria gostar muito dele o que não e o que acontece uma pena, pois teria ajudado muito no destino de Avalon acredito.

Carol 22/06/2010

Conheça Avalon
Uma ótima leitura para quem gosta de assuntos medievais. Lembra do Rei Artur? Pois é... Marion Zimmer escreveu As Brumas de Avalon, que contava a história da pespectiva mágica, a parte da história da irmã de Artur, que morava em Avalon. Mas esse livro não trata da história de nenhum desses dois famosos personagens, mas sim de Avalon e de sua sacerdotisas e de como elas influenciaram a Inglaterra antiga. Vale muito a pena ler.

dani 30/09/2012

A Senhora de Avalon - Marion Zimmer Bradley
Quando vi o tema desse mês para o desafio literário (Mitologia Universal) decidi ler um livro que eu tinha, vergonhosamente, esquecido na estante há um certo tempo, A Senhora de Avalon, e esta se provou uma das melhores leituras que fiz este ano.
Como a contracapa do livro explica, essa história veio para ligar outros livros da autora, A Casa da Floresta e As Brumas de Avalon, e vai ambientar toda a história no cenário já explorado pelos livros anteriores: a antiga Bretanha, os domínios de Roma, as guerras contra os saxões, o preconceito religioso que ultrapassou impérios e as mulheres que veneram a Deusa, essas fortes mulheres cuja a história é intrinsecamente ligada à história da Bretanha.
A história traz o elementos da mitologia céltica, de Avalon, e é uma introdução ao ciclo arturiano, abordado posteriormente em As Brumas de Avalon. Ela aborda também a mitologia cristão com elementos conhecidos como o personagem José de Arimatéia e com o Graal, elemento característico das histórias que envolvem o rei Artur.
O livro é divido em três partes que contam três momentos diferentes da história de Avalon: a primeira ocorre logo após os acontecimentos de A Casa da Floresta, consequentemente possuindo muitas ligações e referências com esse livro, a segunda ocorre mais de 160 anos depois e a terceira tem uma diferença de quase 150 anos com a antecessora. Em cada parte, Avalon é regida por uma Suma Sacerdotisa diferente, que marcaram a história desse local mitológico e são a base para as histórias seguintes.
A história é inspirada na mitologia celta e aborda a vida, a religião e os amores dessas mulheres que servem a Deusa mostrando todos os rituais e como é a vida dessas mulheres em uma ilha que é separada do mundo, Avalon, e como elas se relacionam com todos os acontecimentos à sua volta, o império Romano, a guerra com os saxões, o preconceito religioso (pois o cristianismo estava em ascensão) e a busca da identidade da terra que defendem, a Bretanha.
As histórias são envolventes e trazem mulheres marcantes, de personalidade forte e inesquecíveis que lutam pelo que acreditam mas que também estão sujeitas às determinações de suas crenças (a vontade da Deusa ou ligações que são de vidas passadas).
A narrativa de Marion Zimmer Bradley é linear e aos poucos fisga o leitor de uma maneira que é quase impossível parar a leitura; e como o livro é dividido em três ciclos há muitos momentos de tensão e descobertas que são essenciais na história.
Essa na verdade não é uma “trilogia” pois as histórias são independentes mas eu recomendo a leitura não pela ordem indicada mas sim começando pelos livros de As Brumas de Avalon depois A Casa da Floresta e por fim A Senhora de Avalon para que todo o ambiente e as descobertas que a autora intencionou possam ser totalmente aproveitados (ps: para ver como essa é só uma sugestão, não foi a ordem que eu li rs, ainda estou na pendência de ler A Casa da Floresta, e senti falta dessa leitura na primeira parte do livro, mas isso não comprometeu o prazer que tive com essa história)
Livro super recomendado para aqueles que gostam de mitologia celta ou do ciclo arturiano.

“Diante dos deuses, nada importa além do que você puder criar para si mesmo” p.38

“No momento final, em que ele achava que estava além do pensamento racional, ouviu Sianna murmurar:
- Eu sou o altar...

- ...e eu sou o sacrifício – ele respondeu, e nessa hora liberou a paixão do homem e o poder do deus que havia dentro dele.” p. 146

“Viviane olhou para ele assustada, querendo avisar que tivesse cuidado com o que dizia, pois tudo o que era dito naquele lugar, naquela noite, tinha poder.” p. 440

Nix 01/10/2011

Muito bom, mas...
Gostei bastante do livro, o estilo dela eh muito legal e nos prende a leitura. Mas acredito que o livro nao tera o mesmo efeito sobre quem ainda nao leu brumas de avalon. Pa ra quem ja leu, muitas coisas passam a fazer sentido. Tive vontade de reler o brumas.

Fábio 03/04/2012

Bom livro!
Bom livro! Vale a leitura.

Entretanto, acho que ficaria melhor se eu já tivesse lido "A Casa da Floresta", que é o livro anterior à este.

Lígia 14/11/2013

Não me cativou...
Marion Bradley tem dessas coisas. Alguns livros, nota 10. Outros, menos que 3...

Esse, apesar de pertencer à série 'Brumas de Avalon', não me cativou. Muito longo, muita enrolação, uma narrativa mais 'pesada', complicada. Levei um ano inteiro para ler, e no final ficou a sensação de "não era bem o que eu esperava".

Tauan 23/09/2015

Sempre Marion
O livro que é o elo de ligação entre A Casa da Floresta e As (quatro) Brumas de Avalon, é dividido em três partes, que contam desde o primeiro contato das sacerdotisas da Deusa com a ilha sagrada até [...]. Neste livro fica claro o complexo ciclo de reencarnações que permeiam e norteiam toda a série.
A primeira parte, que vai do ano 96 ao ano 118, mostra o estabelecimento de Avalon como uma comunidade religiosa, suas primeiras dificuldades, causadas pela intolerância dos cristãos que começavam a habitar a região; e como a ilha deixou de fazer parte no mundo dos Homens, se alocando entre este e o Reino Encantado. Nesta fase, a Senhora de Avalon é Caillean, remanescente de Vernemeton (a Casa da Floresta), que luta com todas as forças para manter seu novo bastião da fé antiga.
A segunda fase vai do ano 285 ao ano 293. No contexto histórico, o Império Romano começa a declinar, enfrentando revoltas e incursões bárbaras em diferentes pontos de seu vasto território, com isso a Britânia, agora resignada com o controle romano, fica ligeiramente esquecida, à merce da onda de invasores anglo-saxões.
A senhora de Avalon deste momento é Dierna, que usará sua influência para dar à Britânia um novo líder, independente de Roma.
Na terceira parte, que vai de 440 a 452, encontramos personagens já conhecidos (para que já leu As Brumas de Avalon), como Viviane, Taliesin, Igraine e Morgause. Só que aqui, foco está dirigido à vidade de Viviane, durante sua juventude.
Nesse momento a senhora de Avalon é Ana, a mãe de Viviane, uma mulher dura fria, que luta para fazer o que entende como sendo o melhor. Juntas elas vão começar a preparar os acontecimentos que levarão ao nascimento do Salvador da Britânia.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Catherine 26/11/2015

A incrível introdução a história da grande sacerdotisa
Este livro conta como Viviane chegou a ser suma sacerdotisa de Avalon e, provavelmente, a mais poderosa que já houve. Viviane fala pela deusa e tem uma forte conexão com o lendário Graal. Uma perfeita representação do paganismo e da conexão entre religião e natureza anterior ao cristianismo. Como sempre, Marion Zimmer Bradley encanta com sua narrativa mística e histórica! Está no top 5.